Museu de Fauna da Caatinga promove programação especial durante a 24ª Semana Nacional de Museus

Ciência, biodiversidade e educação ambiental vão se encontrar em uma programação especial preparada pelo Museu de Fauna da Caatinga (MFC), equipamento do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna), vinculado à Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), durante a 24ª Semana Nacional de Museus. Desde esta segunda-feira (18) até 24 de maio, estudantes e comunidade terão a oportunidade de mergulhar no universo da fauna da Caatinga por meio de oficinas educativas, visitas mediadas e atividades interativas. Neste ano, o evento traz como tema “Museus unindo um mundo dividido”.

Com oficinas educativas, visitas mediadas e ações de portas abertas, a programação irá contemplar estudantes da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio Edson Nolasco, localizada na Vila C1 do Projeto Senador Nilo Coelho, além da comunidade dos núcleos irrigados adjacentes. As atividades começaram no dia 18 de maio, às 7h, com a oficina educativa “Aves da Caatinga”, voltada para estudantes do 6º e 8º ano do Ensino Fundamental II. Já no dia 20 de maio, a programação segue com oficinas sobre “Serpentes da Caatinga” e “Morcegos da Caatinga”, direcionadas a estudantes do Ensino Médio.

LEIA MAIS

Prefeitura conclui ciclo de ações de saúde no sistema prisional de Petrolina

A Prefeitura de Petrolina, concluiu, neste mês de maio, mais uma etapa das ações de educação em saúde e testagens rápidas realizadas na Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes. A iniciativa segue as diretrizes do Ministério da Saúde voltadas ao fortalecimento do acesso à saúde, ao diagnóstico precoce e à assistência integral da população privada de liberdade. Desenvolvida entre novembro de 2025 e maio de 2026, a ação contou com a parceria da VIII Gerência Regional de Saúde.

Ao longo do período, 618 pessoas privadas de liberdade foram contempladas, com a realização de 2.472 testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Além da testagem, as equipes promoveram atividades educativas, orientações e ações de conscientização voltadas ao autocuidado e à ampliação do acesso à informação qualificada no ambiente prisional.

A iniciativa integra as estratégias permanentes do Programa Municipal de Doenças Vetoriais Negligenciadas e Infecções Sexualmente Transmissíveis fortalece as ações de vigilância, prevenção e assistência, além de ampliar o cuidado integral ofertado pela Secretaria de Saúde.

Lagoa Grande fortalece protagonismo no turismo nacional com renovação no Mapa do Turismo Brasileiro

O município de Lagoa Grande, no Sertão de Pernambuco, teve sua permanência confirmada no Mapa do Turismo Brasileiro, programa coordenado pelo Ministério do Turismo que identifica municípios focados no desenvolvimento do setor. Conhecida pela produção de uvas e vinhos no Nordeste, a cidade também renovou, com validade até 2027, a certificação do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).

A certificação atesta o cumprimento das diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), que exige critérios de governança local e planejamento estratégico para o setor.

LEIA MAIS

Antonio Coelho destaca papel estratégico do IFSertãoPE e do IFPE em audiência na Alepe

Debate reuniu reitores e representantes das instituições para discutir educação, pesquisa e inovação no estado.

O deputado estadual Antonio Coelho conduziu, ontem, terça-feira (19), uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para discutir o papel estratégico do IFSertãoPE e do IFPE no desenvolvimento técnico e sustentável do estado.

O encontro foi realizado no âmbito da Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação (CFOT), presidida por Antonio Coelho, e reuniu os reitores Jean Carlos Alencar, do IFSertãoPE, e José Carlos de Sá, do IFPE, além de representantes de diversas unidades das instituições em Pernambuco.

LEIA MAIS

Faturas da Compesa recebem alerta e canais de denúncia contra violência doméstica

Campanha nas contas de água busca ampliar conscientização e incentivar denúncias de violência de gênero

As contas de água emitidas pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) passaram a exibir mensagens de conscientização sobre violência doméstica e feminicídio em Pernambuco. A ação, realizada em parceria com a Secretaria da Mulher de Pernambuco, busca ampliar a divulgação dos canais de denúncia e acolhimento às vítimas.

Com a frase “O silêncio mata! Denuncie a violência doméstica”, as faturas distribuídas pela companhia agora também funcionam como instrumento de orientação para a população. A expectativa é que a campanha alcance mais de 1,67 milhão de contas impressas até o dia 2 de junho, data prevista para o encerramento da iniciativa.

Segundo a Compesa, a proposta é aproveitar o alcance das faturas mensais para fortalecer a rede de proteção às mulheres e incentivar denúncias de casos de violência de gênero. A empresa afirma que a ação integra medidas voltadas à promoção dos direitos humanos e à conscientização social.

LEIA MAIS

São João de Petrolina ganha playlist no Spotify e esquenta o clima da festa

Seleção com cerca de 170 músicas e nove horas de reprodução reúne os hits dos artistas confirmados na programação do Pátio Ana das Carrancas

Faltando exatamente um mês para o início do São João de Petrolina 2026, os forrozeiros já podem começar a entrar no clima da festa mais aguardada do ano. A Prefeitura de Petrolina disponibilizou uma playlist especial no Spotify com os maiores sucessos dos artistas que irão se apresentar no tradicional Pátio Ana das Carrancas.

A seleção reúne cerca de 170 músicas e oferece aproximadamente nove horas de reprodução contínua, com canções que atravessam gerações e fazem parte da história do São João. A proposta é permitir que moradores e turistas já sintam a energia da festa antes mesmo da abertura oficial.

LEIA MAIS

Homem é encontrado morto na região central de Petrolina

Corpo foi localizado na manhã desta terça-feira na Avenida do Centenário; causa da morte será esclarecida por exame do IML

Um homem foi encontrado morto na manhã desta terça-feira (19) em Petrolina, no Sertão de Pernambuco.

De acordo com informações do repórter Ivo da Hora, da Rádio Petrolina FM 98.3, o corpo foi localizado nas proximidades de uma lanchonete situada na Avenida do Centenário, na região central da cidade.

LEIA MAIS

Secretária da Mulher do Cabo é indiciada por forjar tentativa de homicídio

De acordo com a Polícia, o cruzamento de imagens e as contradições em depoimentos foram cruciais para concluir a investigação a respeito da suposta tentativa de homicídio registrada na PE-28, estrada de acesso à praia de Gaibu

A secretária executiva da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, identificada como Aline Melo, foi indiciada pela Polícia Civil de Pernambuco após a investigação concluir que uma suposta tentativa de homicídio registrada na PE-28, estrada de acesso à praia de Gaibu, teria sido forjada pelos próprios envolvidos.

Os detalhes da investigação foram apresentados no final da manhã desta segunda-feira (18), durante coletiva de imprensa com a delegada Myrthor Freitas, titular da 14ª Delegacia de Polícia de Homicídios (14ªDPH) e o delegado Eduardo Tabosa.

LEIA MAIS

Pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos cumpre agenda em Petrolina

João Campos estará em Petrolina na próxima sexta-feira (22) para cumprir agenda política e conversar com a imprensa e lideranças locais

O ex-prefeito do Recife e pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos, estará em Petrolina na próxima sexta-feira, dia 22 de maio.

Embora a agenda oficial ainda não tenha sido divulgada, informações de bastidores indicam que João Campos deverá conceder entrevista à imprensa no período da manhã e cumprir uma série de visitas e reuniões com representantes de diversos segmentos da sociedade petrolinense.

LEIA MAIS

Raquel Lyra anuncia que contrato para retomada da Transnordestina será assinado nesta terça-feira

Governadora confirmou ontem, em Brasília, que o primeiro lote da obra em Pernambuco terá 73 quilômetros

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, anunciou ontem (segunda-feira, 18), em Brasília, que o contrato para a retomada das obras da Transnordestina em Pernambuco será assinado nesta terça-feira (19).

O anúncio foi feito após reunião com a ministra da Casa Civil, Miriam Belchior. Segundo a governadora, o primeiro lote da obra contemplará 73 quilômetros de ferrovia em território pernambucano.

LEIA MAIS

Flávio Cabral, assessor da Codevasf, precisa de doação de sangue no Recife

Flávio Cabral está internado no Hospital Português e precisa de doações de sangue para auxiliar em seu tratamento

O assessor especial de Comunicação da 3ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Flávio Cabral, está internado no Hospital Português, no Recife, em tratamento de problemas cardíacos.

Familiares e amigos fazem um apelo para que voluntários realizem doações de sangue, independentemente do tipo sanguíneo, para ajudar no tratamento do comunicador.

LEIA MAIS

João Campos participa de ato com trabalhadores rurais e amplia articulação política no Agreste

Durante a solenidade, o pré-candidato ao Governo do Estado recebeu o título de cidadão bonjardinense e defendeu mais oportunidades para os filhos dos trabalhadores do campo

O prefeito do Recife e pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos, participou neste domingo (17) da posse da nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Bom Jardim, no Agreste do Estado.

Durante o evento, João Campos destacou a ligação histórica de sua família com o movimento sindical e com o homem do campo, lembrando os ex-governadores Miguel Arraes e Eduardo Campos. Em discurso, afirmou que pretende ampliar programas de qualificação profissional e reforçou que o povo pernambucano “vai voltar a mandar em Pernambuco”.

O socialista também anunciou a intenção de levar para todo o estado o programa Embarque Digital, criado em Recife, integrando a iniciativa ao tradicional Chapéu de Palha, com foco na formação de jovens em tecnologia.

LEIA MAIS

Com 82,76% de crianças alfabetizadas, Salgueiro supera metas nacionais e ganha destaque internacional

Prefeito Fabinho Lisandro apresentou experiência do município em evento realizado em Fortaleza, que reuniu representantes de oito países

O excelente desempenho de Salgueiro no Indicador Criança Alfabetizada (ICA) de 2025 colocou o município em evidência no cenário educacional. Com 82,76% dos estudantes das escolas municipais alfabetizados na idade certa, a cidade superou as médias de Pernambuco e do Brasil, além de ultrapassar a meta estabelecida pelo Governo Federal para 2030.

Os resultados foram apresentados pelo prefeito Fabinho Lisandro durante um encontro internacional realizado na última semana, em Fortaleza, no Ceará. O evento reuniu delegações de oito países da América Latina e do Caribe para discutir estratégias e experiências exitosas na área da alfabetização.

LEIA MAIS

Manutenção emergencial da Compesa suspende abastecimento de água em Afrânio e Dormentes

Foto: Google Street/Reprodução

A Compesa informa que a Estação Elevatória (sistema de bombeamento) Afrânio/Dormentes encontra-se fora de operação desde a madrugada de hoje (18), devido à necessidade de uma manutenção emergencial.

Em razão da intervenção, foi necessário suspender temporariamente o abastecimento de água nos municípios de Afrânio e Dormentes.

A previsão é que os serviços sejam concluídos ainda hoje, quando o sistema será reativado. Após a retomada da operação, o fornecimento de água será restabelecido gradativamente para a população das duas cidades.

Petrolinense morre durante ofensiva na guerra entre Rússia e Ucrânia

Foi confirmada na última sexta-feira (15) a morte do brasileiro Douglas Domingo Fernandes, natural de Petrolina, durante os combates na guerra entre Rússia e Ucrânia. O jovem, que era morador do bairro Santa Luzia, faleceu após uma forte ofensiva russa registrada na última quinta-feira (14).

Segundo informações oficiais, Douglas atuava na região do conflito e foi uma das vítimas de um grande ataque coordenado pelas forças russas contra a capital ucraniana, Kiev. A ação, que envolveu o disparo de dezenas de mísseis e centenas de drones, deixou pelo menos 24 mortos e causou severos danos à infraestrutura local.