Execução e cumprimento de sentença serão temas de Workshop em Petrolina

(Foto: Divulgação)

Os advogados e advogadas de Petrolina e região terão a oportunidade de adquirir mais conhecimento a cerca das novas orientações do Código de Processo Civil (CPC) sobre Execução e cumprimento de sentença. Nos dias 27 e 28 de julho, das 18h30 às 21h30, a Subseccional Petrolina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) está organizando um Workshop para tratar sobre o tema.

No curso, os participantes vão conhecer os novos meios coercitivos trazidos pelo CPC para compelir o devedor-réu no pagamento de sua dívida; execução de títulos e cumprimento de sentença (teoria e prática); novos poderes do Juiz para compelir o devedor a realizar o pagamento; como pedir tutelas provisórias de urgência na execução e no cumprimento de sentença;estudo dos precedentes judiciais obrigatórios; incidente de desconsideração da personalidade jurídica (normal e inversa) e execução da pensão alimentícia.

O Workshop será ministrado por Fernanda Resende que é professora de graduação e pós-graduação em direito há 15 anos, com experiência em diversas instituições da capital e Mestre em Direito Processual Civil.

As inscrições devem ser realizadas na sede da Subseccional da OAB, localizada na Avenida José de Sá Maniçoba, Centro, Petrolina, próximo ao Hospital Universitário.

O valor é diferenciado para advogados adimplentes, público em geral e estudantes e concederá certificação de 10h. Outras informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico: http://bit.ly/WorkshopPetrolina ou pelo telefone (87) 3861-3494.

Prefeitura promove seminário sobre os impactos da nova legislação de regularização fundiária, em Petrolina

(Foto: Ivaldo Regis)

A regularização fundiária foi o tema escolhido para seminário, que aconteceu nesta sexta-feira (7) no auditório da sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Petrolina. A iniciativa da prefeitura de Petrolina, aconteceu através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS).

Ministrado pelo o Diretor do Departamento de Assuntos Fundiários Urbanos, Silvio Figueiredo, o evento contou com a presença do prefeito de Petrolina Miguel Coelho (PSB), secretários municipais, o procurador geral do município Diniz Eduardo e advogados da região.

O novo marco da regularização fundiária no Brasil, a partir da aprovação da medida provisória 759/2016, pelo o Senado Federal, apresenta desafios que foram debatidos durante o seminário.

“Eu acho que essa é uma das pautas, onde a prefeitura e a OAB, e a classe dos advogados, representando aqui toda a justiça, tem que convergir mais, afinar mais o estudo, afinar mais os nossos pontos de interesses em comum, para que a gente possa realizar e entregar mais para a população. Não adianta olhar para trás, temos que olhar para frente e apresentar soluções e a solução está aqui, agora com esse projeto de lei”, declarou Miguel Coelho durante o evento.

Miguel Coelho ainda anunciou a entrega de 71 posses de títulos de propriedade e o início do processo de outras 300 unidades, além de entregas que deverão ser feitas ainda este ano.

OAB Petrolina arrecada 1 tonelada de donativos para desabrigados da Chuva em PE

(Foto: Divulgação)

A Subseccional Petrolina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), divulgou nesta segunda-feira (19) a quantidade de donativos arrecadada para os desabrigados da Chuva em PE. Quase 1 tonelada de alimentos, roupas, sapatos, água e material de higiene pessoal foram enviados para os desabrigados com as chuvas de Pernambuco na Zona da Mata e Agreste organizada no último mês.

O recolhimento e a distribuição são de responsabilidade do Banco de Alimentos do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, entidade que tem longa experiência operacional no atendimento a populações em situação de vulnerabilidade.

A participação dos advogados de Petrolina e de entidades da sociedade civil chamou atenção da direção da entidade. “Estamos muito felizes com a adesão generosa dos advogados e de toda sociedade petrolinense em favor dos nossos irmãos pernambucanos”, pontuou Deivson Alves, representante da Caixa de Assistência aos Advogados (Caape) na subseccional.

CAAPE promove vacinação contra a gripe em Petrolina

(Foto: Internet)

Visando reforçar o compromisso de interiorização de suas ações, a CAAPE promove vacinação em Petrolina contra a influenza A (H1N1 e H2N3). A ação, que tem a advocacia da região como público-alvo, vai ser realizada nesta quinta-feira (22), das 9h às 17h, na sede da Subseccional da OAB em Petrolina. Para participar o advogado e advogada precisa apenas apresentar a carteira da OAB.

Recentemente, a Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE) promoveu a ação CAAPE Presente em Petrolina. A iniciativa levou para a advocacia da região uma série de serviços e benefícios gratuitos, a exemplo de engraxate, manicure e massagem, distribuição de brindes e esclarecimento sobre planos de saúde e previdência privada. O CAAPE Presente marcou ainda a assinatura de novos convênios para a advocacia da região e o anúncio da instalação do Ponto CAAPE na sede da Subseccional da OAB Petrolina.

Advocacia Legal 2017: OAB apresenta forma de pagamento especial para anuidades em atraso

(Foto: Divulgação)

A OAB de Pernambuco iniciou a campanha “Advocacia Legal 2017” onde oferece, no mês de junho, condições especiais para que os advogados inadimplentes possam pagar suas anuidades à instituição. Nesta terça-feira (13) os advogados de Petrolina terão a opção de aderir à campanha pagando suas dívidas com desconto.

A equipe exclusiva da campanha Advocacia Legal estará na sede da Subseção das 8h ao meio-dia e das 14h às 17h exclusivamente para atender e ajudar os profissionais que estão nessa situação a ficar em dia com a Ordem.

Para quem optar por pagar à vista, com cartão de débito ou em espécie, haverá redução de 100% de juros e multa. Quem optar por pagar com cartão de crédito, poderá parcelar a dívida em até 12 vezes, mas sem descontos. Para pagamento em até 6 vezes, haverá redução de 40% no valor dos juros e da multa. E para o pagamento em até 3 vezes, o desconto no valor dos juros e da multa será de 60%.

Os advogados que estão em dia, terão direito a uma série de serviços oferecidos pela OAB-PE, tais como Recorte Digital, estacionamentos gratuitos, convênios com lojas e instituições, plano de saúde e odontológico e cursos de qualificação e pós-graduação.

Seminário é tema de debate entre OAB Petrolina e AMMA

(Cartaz Divulgação)

Para celebrar à semana e Dia Mundial do Meio Ambiente, Subseccional Petrolina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), promove na próxima quinta-feira (8), a II º Seminário de Meio da OAB: Aspectos Legais, Economia e Eficiência Ambiental.

Durante o evento serão debatidos os temas: Economia Circular, Política Nacional de Resíduos Sólidos, Logística Reversa e os Aspectos Jurídicos e Institucionais do Licenciamento Ambiental de Unidades Agroindustriais.

As palestras serão proferidas pelos advogados Fabrício Soler e Ana Rubia.  Fabricio Soler foi organizador do Código dos Resíduos, é consultor do Banco Mundial, professor e presidente da Comissão de Direito da Energia da OAB de SP e Conselheiro do Conselho Superior de Meio Ambiente da FIESP e virá de São Paulo especialmente para o evento.  Ana Rúbia é Promotora de Meio Ambiente do Ministério Público de Pernambuco, Diretora de Relações Internacionais da ABRAMPA – Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público.

O evento é aberto aos advogados e público em geral e está previsto para começar a partir das 17h30, na sede da entidade, localizada no Centro de Petrolina. As inscrições custam R$15,00, podem ser feitas através do e-mail [email protected] e terão certificação de 3h.

Artigo: Poluição Sonora: o que fazer?

O número de reclamações sobre ‘poluição sonora’ chamou atenção do advogado Alberto Rodrigues, que é presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB Petrolina (PE). Através de um artigo, o advogado presta esclarecimentos a população, veja a seguir:

(Foto: Divulgação/Ascom)

“O problema da poluição sonora tem crescido na nossa comunidade, como é possível observar nas reclamações e repercussões nos meios de comunicações e dados do Ministério Público, que recebe inúmeras denúncias.  Neste contexto, é necessário ter um entendimento sobre como o problema do barulho pode impactar nos direitos dos cidadãos.

A poluição sonora é a emissão de som ou ruído que, direta ou indiretamente, resulte ou possa resultar em ofensa à saúde, à segurança, ao sossego ou bem-estar das pessoas (definição do MPPE).  Não precisa ser som alto, pequenos ruídos também se enquadram na definição.

O som/barulho pode incomodar de diferentes maneiras: um ruído de um vizinho provocado por uma rede em movimento, um animal de estimação, aparelho de som ligado, o ensaio de uma banda, ou provocado por uma igreja, dentre incontáveis situações.  A paz e o sossego são direitos dos cidadãos, assegurados por nossa legislação desde a lei superior, a Constituição Federal, passando pelo Código Civil, Lei Penal, normas federais, estaduais e municipais e resoluções.  Ou seja, todos os entes da Federação possuem normas para proteger as vítimas quanto ao ilícito da perturbação do sossego e da poluição sonora.   Neste ponto explicamos: o barulho pode se configurar tanto como um ilícito penal, que é a “perturbação do sossego alheio”, como pode configurar um ilícito ambiental, a “poluição sonora”, ou se enquadrar em ambos os casos de ilegalidade.  

A Lei das Contravenções Penais estabelece que comete crime “aquele que perturbar alguém, o trabalho ou o sossegoalheios” e apresenta algumas situações exemplificativas, que pode ser através de “gritaria ou algazarra”, “exercendo profissão incômoda ou ruidosa”, “abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos”, “provocando ou não procurando impedir barulho produzido por animal de que tem a guarda”.  Então, aqui estão alguns exemplos previstos na lei penal em que pode incidir aquele que produz o som ou barulho.  Neste ponto, importante salientar que não há necessidade de aferição de nível de barulho através do aparelho chamado decibelímetro, pois a lei penal (federal) não faz esta exigência.  O mesmo ocorre com a proteção dada pela lei estadual ” Da Proteção do Bem Estar e do Sossego Público”, nº 12.789/05.

A poluição sonora pode se configurar como ilícitos previstos na lei de crimes ambientais e no código de trânsito. Comete infração de trânsito o motorista que for flagrado com som automotivo audível do lado externo do veículo, independente do volume, e que perturbe o sossego público (de acordo com o Código de Transito e o Contran).

Por fim, para que um estabelecimento comercial funcione regularmente (bares e restaurantes, por exemplo), são necessárias as autorizações legais, os respectivos alvarás, incluindo o ambiental, que deve passar por estudo de impacto ambiental, quando o potencial de emissão sonoro em suas atividades for evidente.  Mas, mesmo possuindo o alvará, o estabelecimento incorrerá nos ilícitos aqui descritos, se estiver incomodando o sossego público ou de alguém. Uma eventual licença que um estabelecimento possua não concede o direito infringir o sossego das pessoas vizinhas.

E por fim, quais os caminhos a serem tomados por quem tem seus direitos desrespeitados?  A resposta é: procurar todos os órgãos públicos ligados ao problema,

Como a Prefeitura, Detran, Polícia Militar (deve autuar o flagrante), Polícia Civil (registrar ocorrência e pedir andamento do inquérito), o Ministério Público (como órgão fiscalizador da lei), ou acionar todas estas instituições, a depender do caso.  Mas não deve o cidadão ficar limitado a estes órgãos. 

Deve acionar o Judiciário, seja individualmente, no Juizado Especial Cível e Criminal, ou seja assistido de advogado particular, que poderá buscar todas as medidas para proteger suas garantias legais, seja individual ou coletiva. Apenas agindo, será possível reverter o crescente problema da poluição sonora. Exerça seus direitos!”

ISS entra em pauta de reunião da OAB e prefeitura de Petrolina

(Foto: Divulgação)

A diretoria da Subseccional Petrolina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) esteve em reunião, nesta quarta-feira (24) com o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB). Entre as demandas da reunião, estava o Imposto Sobre Serviços que incide sobre a advocacia.

Participaram do encontro os advogados Alexandre Torres, presidente local da Ordem; Leonardo Bahia, vice-presidente; Ingrid Almeida, secretária geral; e Deivson Alves, representante da CAAPE. O grupo fez uma visita em caráter de cortesia institucional e colocou a entidade à disposição da gestão municipal para projetos sociais.

Durante o encontro, a OAB levou ao prefeito a questão relativa ao Imposto Sobre Serviços (ISS) que incide sobre a advocacia, tema que foi abordado no debate promovido pela Ordem durante o processo eleitoral.

“O prefeito solicitou que, junto com a Procuradoria do município, a Ordem articulasse a elaboração de um Projeto de Lei que beneficie os novos advogados, bem como toda a advocacia petrolinense”, contou.

 O prefeito Miguel Coelho se mostrou bastante animado com a visita e com a cooperação entre as duas instituições. “É uma grande alegria receber a OAB. Como advogado inscrito na Ordem, sei do compromisso da nossa instituição com a sociedade. Vamos sim ser parceiros no projeto de atendimento à comunidade e em outras demandas da entidade”, frisou.

Após o encontro com Miguel, a diretoria vai agendar reuniões com os prefeitos da área de abrangência da Subseccional. “Vamos ampliar o diálogo com os prefeitos da região para construir essas e outras parcerias para o bem da advocacia e, claro, da comunidade”, destacou Alexandre Torres.

OAB deve protocolar pedido de afastamento de Temer até quinta-feira

(Foto: Internet)

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) deve protocolar o pedido de impeachment do presidente da República, Michel Temer, até a próxima quinta-feira (25). Para o presidente da entidade, Carlos Lamachia, Temer cometeu crime de responsabilidade ao não informar às autoridades competentes o teor da conversa que teve com o empresário Joesley Batista, dono da JBS, no Palácio do Jaburu, no início de março deste ano.

“A peça da OAB e a decisão que foi tomada têm como base as declarações do próprio presidente da República. Em nenhum momento, ele nega os fatos e a interlocução que teve. Mesmo que os áudios pudessem ter alguma edição, as próprias declarações do presidente da República reconhecem o diálogo que ele teve com o investigado”, disse Lamachia.

LEIA MAIS

OAB vota a favor do impeachment de Michel Temer

(Foto: Ilustração)

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, promoveu neste sábado (20) uma reunião para decidir sobre a aprovação do relatório que recomenda que a entidade ingresse com pedido de impeachment do presidente Michel Temer. O pedido será protocolado nos próximos dias na Câmara dos Deputados.

Depois de mais de sete horas de reunião, por 25 votos a 1, onde cada voto representa a OAB de um estado ou do Distrito Federal (DF). O Acre, ausente, não votou. A representação do Amapá foi a única a votar contra o pedido de impeachment. Todos as demais unidades da federação votaram a favor do pedido.

O relatório foi elaborado por uma comissão formada por seis conselheiros federais e concluiu que “as condutas do presidente da República, constantes de inquérito do STF, atentam contra o artigo 85 da Constituição e podem dar ensejo para pedido de abertura de processo de impeachment”.

Na votação, o Conselho Pleno da OAB decidiu pelo pedido de abertura de processo de impeachment por considerar que o presidente Michel Temer cometeu crime de responsabilidade.

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, afirmou que o momento é de “tristeza”.

“Estamos a pedir o impeachment de mais um presidente da República, o segundo em uma gestão de um ano e quatro meses. Tenho honra e orgulho de ver a OAB cumprindo seu papel, mesmo que com tristeza, porque atuamos em defesa do cidadão, pelo cidadão e em respeito ao cidadão. Esta é a OAB que tem sua história confundida com a democracia brasileira e mais uma vez cumprimos nosso papel”, disse.

Com informações do G1

OAB Petrolina promoveu a primeira edição do ‘CAAPE Presente’ neste sábado

(Foto: Blog Waldiney Passos)

A Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE) promoveu neste sábado (13) a primeira edição do ‘CAAPE Presente’. O evento contou com diversas atividades de embelezamento e de confraternização entre os participantes.

(Foto: Blog Waldiney Passos)

A iniciativa faz parte das ações itinerantes da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco e contou com a presença de diversos filiados da região.

Entre as ações promovidas estão serviços maquiagem, design de sobrancelha, distribuição de brindes, limpeza dentária e esclarecimentos sobre planos de saúde odontológico.

OAB promove ações de bem-estar para a advocacia de Petrolina

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Com o compromisso de interiorizar suas ações, a Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco (CAAPE) promove em Petrolina s primeira edição do CAAPE Presente. O evento acontece no próximo sábado (13), das 09h às 13h, na subseccional da OAB na cidade e vai promover uma série de ações gratuitas em benefício da advocacia na região.

“Temos um compromisso de interiorização das ações, de replicar no interior tudo o que acontece no Recife”, afirma o presidente da CAAPE, Bruno Baptista. “O CAAPE Presente tem um simbolismo muito grande, pois estamos levando todas as ações da CAAPE para o interior”, completa.

Para o presidente local da OAB, advogado Alexandre Torres, o momento é muito importante para confraternização e socialização dos advogados. O representante da CAAPE em Petrolina, Deivson Alves, reforça o convite para participação dos colegas. “Todos os colegas estão convidados para participar, inclusive as advogadas que são mães, pois vamos comemorar o dia. Essa ação é muito importante, pois aproxima a Caixa da advocacia do Sertão”, comenta.

Entre as ações que serão promovidas pelo CAAPE Presente estão serviços maquiagem, design de sobrancelha, distribuição de brindes, limpeza dentária e esclarecimentos sobre planos de saúde odontológico.

OAB tenta derrubar a decisão que liberou a cobrança por bagagens em voos comerciais

(Foto: Ilustração)

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) um pedido de reconsideração, para que a ministra Assussete Magalhães revise sua decisão.

A OAB sustenta em seu recurso que como a Justiça Federal do Ceará já havia dado uma sentença anterior a favor do pagamento não poderia ter recebido o processo que tratava do tema. A entidade sustenta ainda que somente o STJ poderia ter derrubado a liminar que impedia a cobrança porque o assunto já tinha sido até submetido ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região, que tinha concordado com a liminar concedida pela Justiça Federal de São Paulo. A OAB entende que a cobrança prejudica o consumidor.

“Com a aplicação dos artigos impugnados o consumidor ficará desguarnecido de parâmetros normativos de proteção quanto ao preço a ser cobrado pelos serviços de bagagem despachada, caindo, assim, no vácuo normativo que permite às empresas de transporte aéreo impor todo e qualquer tipo de cobrança abusiva e onerosa”, argumenta a OAB.

Com informações de O Globo

OAB promove Caravana do Processo eletrônico para qualificar advogados em Petrolina

(Foto: Waldiney Filho/blog Waldiney Passos)

Na próxima quarta-feira (4) a Ordem dos Advogados do Brasil Subseccional Petrolina (OAB) promove Caravana do Processo eletrônico para qualificar os advogados em Petrolina.

Certificação digital, novidades da lei, prática do processo eletrônico e peticionamento eletrônico na Justiça do Trabalho serão os temas trabalhados no curso, que vai ser ministrado pelos advogados Frederico Preuss Duarte, Paloma Mendes Saldanha, Fábio Queiroz, Rafael Alves Pontes de Miranda e Natália Ramalho Santiago.

O curso ocorrerá no auditório da OAB Petrolina, às 18h00. As inscrições são gratuitas e limitadas e devem ser realizadas na sede da OAB, centro da cidade. A capacitação é voltada para os advogados da região.

Outras informações, através do telefone 3861 3494.

MEC autoriza curso superior de tecnologia em serviços jurídicos; OAB critica

(Foto: Internet)

O Ministério da Educação (MEC) homologou o parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) que autoriza o funcionamento de curso superior de tecnologia em serviços jurídicos. A autorização foi publicada  nessa terça-feira (18), no Diário Oficial da União. O parecer havia sido aprovado em 15 de fevereiro deste ano pelo CNE e encaminhado para homologação do MEC.

A decisão trata de recurso interposto pela Faculdade de Agronegócio Paraíso do Norte contra a decisão da própria Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC que, no ano passado, negou a abertura do curso.

A aprovação de um curso ténico em serviços jurídicos é polêmica. Antes da homolgação pelo MEC, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) manifestou-se contra o parecer. Em nota, a OAB  diz que, com a medida, o CNE “mais que se distancia de sua função de zelar pelo rigoroso padrão de qualidade do ensino” e abre caminho para o surgimento de uma “classe indefinida de profissionais, criando problemas ainda mais sérios às centenas de milhares de bacharéis em direito que hoje formam-se e não encontram posição favorável no mercado de trabalho”.

(Foto: Internet)

A OAB diz ainda que procurou a Presidência da República para se manifestar contra a abertura indiscriminada de cursos de direito. “Os cursos técnicos e tecnólogos não são habilitados a formar bacharéis em direito, como já ficou claro em tentativas anteriores de autorizar esse tipo de curso”.

LEIA MAIS
45678