“O que temos de fazer agora é construir um novo Brasil”, afirma Miguel Coelho na visita do Ministro da Educação

Prefeito destacou que eleição passou e é hora de trabalhar pelo bem do país (Foto: Blog Waldiney Passos)

Na passagem do ministro da Educação, Abraham Weintraub por Petrolina nessa segunda-feira (17), o prefeito Miguel Coelho adotou o discurso apaziguador. Para o gestor, o tempo de interpor ideologias foi na campanha, vencida pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL).

“Tem muito mais gente para atrapalhar do que para ajudar, mas saiba que aqui em Petrolina o senhor tem amigos, tem gente leal para poder construir um Brasil melhor. Conte com a força do senador Fernando Bezerra, conte com o nosso apoio para que possamos, não para tratar de questões políticas partidárias. O lugar de falar isso é na campanha e vencemos a campanha. O que temos de fazer agora é construir um novo Brasil”, afirmou em seu discurso.

LEIA TAMBÉM:

Petrolina e municípios do Sertão do São Francisco receberão mais de R$ 7 milhões em recurso do MEC

Weintraub assinou a liberação de recursos para a educação básica em Petrolina e cidades vizinhas, como Afrânio, Bodocó e Dormentes. Para Miguel, o caminho para a transformação do país começa pela educação e o Governo Federal precisa continuar nesse caminho.

Se a gente quer um amanhã melhor, temos que trabalhar de hoje. A gente cuida das nossas crianças e cuida do mais importante nessa estrutura, que são os nossos professores”, finalizou.

Petrolina e municípios do Sertão do São Francisco receberão mais de R$ 7 milhões em recurso do MEC

Ministro da Educação assinou liberação de recursos para Petrolina e cidades vizinhas (Foto: Blog Waldiney Passos)

O ministro da Educação, Abraham Weintraub visitou Petrolina nessa segunda-feira (17) onde anunciou a liberação de recursos para a educação básica e ensino técnico na região do Sertão do São Francisco. Sua passagem trouxe boas notícias à Araripina, Afrânio, Dormentes, entre outros municípios vizinhos.

Na cerimônia realizada na Fundação Nilo Coelho, Weintraub anunciou a entrega da quadra poliesportiva do campus zona rural do IF-Sertão Petrolina, garantiu o pagamento dos bolsistas do projeto Hacktown e compra de mobília. Já em Ouricuri foi autorizada a aquisição de mobílias à unidade do Instituto.

Recursos para escolas

Na educação básica o Ministério da Educação (MEC) anunciou recursos de R$ 2 milhões e  100 mil a Afrânio, Araripina, Bodocó, Dormentes e Serrita, cuja destinação é a compra de mobília, climatizadores e instrumentos musicais para alunos da educação básica. Já em Petrolina o valor saltou para R$ 5 milhões e 730 mil, pois além da compra de climatizadores, uma unidade escolar de 12 salas será construída no bairro Quati 2.

LEIA MAIS

Obra paralisada em Petrolina deverá ter placa sinalizando motivo da interrupção do serviço

Na tumultuada sessão de ontem (13) na Casa Plínio Amorim, os vereadores aprovaram o projeto de Lei n° 061/2019, cujo autor é Paulo Valgueiro (MDB), líder da Oposição. A matéria torna obrigatória a colocação de placa em obra pública paralisada.

Caso seja sancionada pelo prefeito Miguel Coelho, a matéria fará com que o Poder Executivo exponha as informações pela qual o serviço foi interrompido. O PL recebeu pareceres favoráveis das comissões e teve 18 votos a favor.

No texto da lei fica determinando que obra paralisada é aquela “que esteja há mais de 90 dias parada” e a placa deverá ser colocada em local que tenha boa visibilidade para os cidadãos.

Bairro Vila Eulália ganha quadra poliesportiva

(Foto: Ascom/PMP)

Uma reivindicação antiga dos moradores do bairro Vila Eulália chegou ao fim na noite de quinta-feira (13). A comunidade ganhou uma quadra poliesportiva novinha, construída em um terreno até então abandonado e que agora será o espaço de lazer da população.

A obra é resultado de um investimento de R$ 234 mil. O valor foi utilizado na colocação de traves, tabelas, arquibancadas, piso multiuso, alambrados e iluminação especial. A estrutura conta também com rampas e piso tátil para garantir maior acessibilidade a pessoas com deficiência.

“Esse tipo de equipamento não é apenas tinta e concreto. Trata-se de um espaço para acolher principalmente a juventude, que poderia estar fazendo coisas erradas. Então, é uma obra de incentivo ao esporte, cuidado com a saúde e qualidade de vida”, destacou Miguel Coelho na solenidade de entrega da obra.

A quadra foi construída com recurso obtido através de uma emenda parlamentar do deputado federal Fernando Filho. Outras 25 serão entregues, também com verba federal, de acordo com o Poder Executivo.

Miguel disse ter notificado Compesa por reparo não adequado na Avenida da Integração

Miguel Coelho afirmou que não aceitará um mau serviço de reparo da Integração.

A prefeitura de Petrolina tem realizado um grande programa de recapeamento das principais avenidas da cidade. A Avenida da Integração foi uma das vias a receberem o novo asfalto.

No entanto, logo após o serviço da prefeitura, alguns trechos têm sido quebrados pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) para manutenção de tubulações e o reparo da via não é feito com qualidade.

Por esse motivo, o prefeito Miguel Coelho afirmou – em entrevista ao programa “Super Manhã”, com Waldiney Passos, na Rádio jornal – que notificou a empresa responsável pelo reparo da via e a Compesa para refazer o trecho. “A prefeitura não gastou quase R$ 2 milhões na Integração para a Compesa vir e fazer uma bagaceira daquela e deixar de qualquer jeito”, criticou.

No início do mês, o prefeito gravou um vídeo na Av. da Integração ao lado do secretário de Infraestrutura de Petrolina, Fred Machado, mostrando a cratera feita pela Compesa para manutenção de uma tubulação. “Vamos cobrar a Compesa para que faça o reparo do pavimento como ela encontrou, um reparo digno, dentro das normas técnicas”, disse Fred.

Nosso blog entrou em contato com a Compesa e aguarda resposta.

Miguel Coelho detalha São João de Petrolina em coletiva de imprensa

Palco do São João de Petrolina 2019 (Foto: Blog Waldiney Passos)

Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quinta-feira (13), no Pátio Ana das Carrancas, o Prefeito Miguel Coelho detalhou o São João de Petrolina. O gestor abordou todos os setores envolvidos no evento, que acontece de 14 a 23 de junho, passando por áreas como segurança, saúde, economia, cultura, turismo, mobilidade, infraestrutura, entre outras.

Este ano, o São João de Petrolina será marcado pelo empenho das forças de segurança, aliadas à gestão municipal, para garantir ao público, um evento mais seguro. De acordo com Miguel Coelho, cerca de 200 policiais militares e civis atuarão na festa, além da Guarda Civil Municipal. Seis viaturas da PRF foram destinadas ao evento, sem contar com a Polícia Civil que atuará dentro da festa, através de um posto policial.

“A gente pede que as pessoas que venham, que de fato venham pra se divertir, venham para brincar, venham para namorar, venham para relaxar, por que aqui, no São João de Petrolina, não tem espaço para malandragem, não tem espaço para vagabundo, não tem espaço para nenhum tipo de pessoa que venha cometer qualquer ato de violência”, ressaltou Miguel Coelho.

LEIA MAIS

Com bancadas divididas, Câmara aprova projetos que tratam da iluminação pública em Petrolina

(Foto: Ascom)

Foi com muita discussão, gritaria e críticas que os projetos de Lei n° 10/2019 e n° 11/2019, de autoria do Poder Executivo receberam aprovação da Câmara de Vereadores de Petrolina, na sessão dessa quinta-feira (13). Por 16 votos a favor e quatro contra – da Bancada de Oposição – as proposições seguem para sanção do prefeito Miguel Coelho.

Prospostas

Os projetos tratam da iluminação pública em Petrolina. O n° 11 propunha a criação de uma parceria público privada (PPP) para execução dos serviços na cidade. Já o de n° 10 “altera e acrescenta dispositivos à Lei Municipal n.º 1.609, de 21 de dezembro de 2004, que institui a Contribuição para Custeio dos Serviços de Iluminação Pública”.

A função da CIP, segundo o PL é “custear o planejamento, a operação, a manutenção, a recuperação, a ampliação, a instalação, a implantação, a modernização, a eficientização, o melhoramento e o desenvolvimento da rede e demais infraestruturas aplicadas ou que impactem na iluminação” de vias e bens públicos.

LEIA MAIS

Gabriel Menezes diz desconhecer convite do PSL a Miguel

Vereador Gabriel Menezes – PSL. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Após o prefeito de Petrolina Miguel Coelho afirmar que havia recebido convites de filiação de vários partidos, dentre eles do PSL, o vereador Gabriel Menezes (PSL) disse em entrevista ao Blog Waldiney Passos, que desconhece o convite e afirmou que, caso se confirme a filiação do prefeito à sigla, não lhe faltará opções.

LEIA TAMBÉM

Miguel Coelho afirma ter recebido convite para filiar-se ao PSL e pode atrapalhar planos de Gabriel Menezes

“Se alguém convidou, não fui eu! Desconheço o convite, embora não me surpreenda, sobretudo por saber o ‘modus operandi’ [modo de agir] de Miguel e seu grupo. Puro fisiologismo e oportunismo. Miguel está com medo de disputar a eleição comigo ano que vem. É a leitura que faço. Seu pai está no MDB, os irmãos no DEM, o que ele quer com o PSL? Certamente me enfraquecer. Mas pensando assim engana a si próprio”, disse o parlamentar.

Gabriel garantiu, ainda, que vai disputar as eleições para prefeito, independentemente de partido. “Irei para cima com tudo, independente de partido. São 35 siglas no país e tenho certeza que, caso se confirme, não nos faltarão opções. Ano que vem ele vai topar com um vaqueiro, matuto, disposto, que sonha em libertar Petrolina dessa gestão truculenta, perseguidora, midiática e sem transparência, que gasta milhões em propaganda enganosa, ao tempo em que afunda o município em empréstimos. ”

Miguel Coelho afirma ter recebido convite para filiar-se ao PSL e pode atrapalhar planos de Gabriel Menezes

(Foto: Arquivo/Blog Waldiney Passos)

Em entrevista a Waldiney Passos, no programa “Super Manhã”, da Rádio Jornal, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, foi questionado sobre o ingresso em um novo partido político, já que se desfiliou do PSB em abril deste ano.

De acordo com o gestor municipal, vários partidos enviaram convites de filiação. “Ficamos felizes com esse reconhecimento, seja para ir para o PSL, PSDB, PR, ou outros partidos que abriram as portas. Mas essa decisão precisa ter calma”, disse.

A revelação do prefeito em relação ao convite do PSL mostra que o vereador Gabriel Menezes poderá encontrar empecilhos em sua candidatura a prefeito, pois teria que buscar outro partido, já que Miguel disputará a reeleição.

Em abril deste ano, o presidente estadual do partido, Marcos Amaral, confirmou o nome de Gabriel como candidato da legenda. O vereador se disse lisonjeado em ser apontado como pré-candidato, mas não confirmou que se candidataria pelo partido.

LEIA MAIS

Miguel Coelho confirma vinda de ministro da Defesa e presidente do Senado

Prefeito divulgou agenda da próxima semana, que envolve política e São João (Foto: ASCOM)

O prefeito Miguel Coelho confirmou a visita de mais um representante do Governo Federal a Petrolina. Nesta sexta-feira (14) o ministro da Defesa, Fernando Azevedo desembarcará, acompanhado de Gustavo Canuto, titular da pasta de Desenvolvimento Regional.

LEIA TAMBÉM:

Ministro da Educação visitará Petrolina na próxima semana

“Sexta-feira vamos receber os ministros da Defesa e do Desenvolvimento Regional aqui na cidade. A gente espera que eles possam vir com mais notícias importantes, novas parcerias e mais investimentos para a nossa cidade“, informou durante participação no programa Super Manhã, com Waldiney Passos, nesta quarta-feira (12).

LEIA MAIS

Sem ficar em cima do muro, Zé Batista confirma saída do PDT: “Vou procurar um partido para me agasalhar”

Vereador comentou sobre obra na UPAE e seu futuro político (Foto: Blog Waldiney Passos)

“Tô pouco me lixando para isso”. Foi assim que o vereador José Batista da Gama hoje no PDT comentou a situação da sigla em Petrolina que agora tem como líder Edinaldo Lima, ex-vereador e candidato a prefeito pelo grupo de Julio Lóssio, oposição ao governo de Miguel Coelho, de quem Zé é aliado de longa data.

Na sessão de terça-feira (11) o vereador afirmou que está deixando o PDT porque não é de ficar em cima do muro. “Tomei conhecimento semana retrasada, boa viagem ao PDT e boa viagem a Edinaldo Lima. Tô pouco me lixando pra isso, tenho luz própria e posso muito bem me filiar a qualquer outro partido da base aliada. Vou procurar um partido para me agasalhar e agasalhar meu filho, Pé de Galo que será candidato a vereadora na próxima eleição”, afirmou.

Apesar do posicionamento de sair do PDT, Zé Batista destacou que ainda não escolheu sua próxima casa. “Não existe dono do nariz em política. A gente tem que ouvir as lideranças maiores, nós dependemos delas. Vou ouvir o senador, o deputado federal e o prefeito. O partido que a gente achar que vai ser mais conveniente para a gente, a gente vai se filiar. Existe o MDB, o PSL, o DEM que é minha origem, mas eu sou daqueles que não olha para partido, eu olho para a pessoa. Não é o partido que vai definir eleitorado”, ressaltou.

LEIA MAIS

Coletiva de imprensa apresentará detalhes do São João no Pátio Ana das Carrancas

O prefeito Miguel Coelho apresentará os detalhes do São João no Pátio Ana das Carrancas durante uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira (12), às 16h.

No encontro, o gestor comentará sobre os serviços de transporte, segurança e infraestrutura da festa que começa nesta sexta-feira (14).

Ao todo, serão nove dias de festa no Pátio. A coletiva será realizada no próprio local do evento e reunirá secretários.

Ministro da Educação visitará Petrolina na próxima semana

Na próxima segunda-feira (17) o ministro da Educação, Abraham Weintraub desembarcará em Petrolina. Ele lançará um convênio para a construção de uma escola municipal. A informação foi confirmada pelo vereador Gaturiano Cigano (PRP) e confirmada pelo prefeito Miguel Coelho.

“Bote aí na agenda, dia 17, o ministro da Educação vai estar aqui em Petrolina para que a gente possa assinar o convênio para construir uma escola de 12 salas, no bairro Quati, para toda a criançada“, contou Miguel nas redes sociais.

Essa será a terceira visita de um ministro de Jair Bolsonaro (PSL) a cidade. Antes o ministro de Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto e da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, além do próprio Bolsonaro.

Concurso de quadrilhas e Corrida dos Namorados fizeram esquenta de São João em Petrolina

Concurso foi realizado no sábado (Foto: Ascom)

Definitivamente já é junho em Petrolina. Depois do São João dos Bairros em maio, a cidade respira as festas do mês e para fazer um aquecimento da programação que se inicia essa semana no Pátio Ana das Carrancas o final de semana foi marcado por muita cor e irreverência.

No sábado (8) as quadrilhas disputaram no Ginásio do Sesc o título de a Melhor do São João 2019. A Danado de Bom ficou com o primeiro lugar, levando R$ 7 mil, seguida pela Buscapé e Explode Coração.

Desde quando comecei a acompanhar as quadrilhas juninas, fiquei encantado. É uma das principais manifestações culturais do período junino e temos buscado fortalecer essa tradição ano após ano. Dessa vez, ficamos ainda mais impressionados pelo grande público e principalmente pelas apresentações incríveis, ousadas e criativas”, disse o prefeito Miguel Coelho.

Já no domingo (9) foi a vez das ruas da Orla ganharem cor com a Corria dos Namorados. Casais jovens e idosos participaram da festa esportiva que premiou em dinheiro os primeiros colocados.

Após a corrida eles tomaram um café da manhã. AMMPLA, SAMU e Polícia Militar deram suporte ao evento. A programação pré-São João no Pátio continua com o Concerto Junino e o Concurso de Violeiros, na Concha Acústica.

Portadores de fibromialgia de Petrolina terão direito a vagas prioritárias de estacionamento

Vale tem Associação de portadores de fibromialgia, que celebram aprovação de projetos na Câmara de Petrolina (Foto: Ascom)

Os portadores de fibromialgia em Petrolina ganharam duas leis municipais que vão beneficiá-los. O prefeito Miguel Coelho sancionou na sexta-feira (7) duas propostas aprovadas na Câmara de Vereadores no mês passado. A primeira delas é a Lei n°3.186/2019, a qual institui o atendimento preferencial em vagas de estacionamento e assentos em transportes públicos.

Proposta por José Batista da Gama (PSB), a lei prevê que eles também tenham atendimento preferencial na fila de estabelecimentos como bancos, assim como gestantes, idosos e deficientes. No tocante às vagas de estacionamento, os portadores da doença poderão estacionar nas vagas destinadas a idosos e deficientes.

Caberá à secretaria Municipal de Saúde emitir uma carteira aos portadores de fibromialgia, a ser utilizada por eles na sinalização do veículo estacionado em vaga preferencial. A lei já está valendo a partir da data de sua publicação, no caso, ontem.

LEIA MAIS