Mais Luz: Prefeitura de Petrolina entrega 10 ruas iluminadas em Nova Descoberta

Programa criado há quase dois anos já investiu mais de 13 milhões na iluminação (Foto: Jonas Santos/Ascom)

10 ruas de Nova Descoberta, no interior de Petrolina receberam iluminação pública. O serviço é resultado de uma ação da Prefeitura, através do programa Mais Luz. Foram investidos R$ 56 mil na implantação de 75 pontos em vários trechos da localidade.

A nova iluminação foi entregue ontem (8) pelo prefeito Miguel Coelho. “Essa área viveu por muito tempo na escuridão completa, abandonada. Entregamos uma ambulância, investimos na iluminação e faremos mais ações porque agora o interior é tratado com prioridade durante todos os anos“, discursou o gestor.

Criado há quase dois anos, o Mais Luz já investiu mais de R$ 13 milhões na cidade, expandindo a rede de iluminação em bairros e distritos.

Obra de duplicação da BR-428 pode ter início ainda em 2019, afirma Miguel Coelho

Prefeito anunciou ontem duplicação de mais uma via de Petrolina (Foto: Reprodução/Google Maps)

Não foi só de São João que o prefeito Miguel Coelho tratou na coletiva de imprensa realizada na quarta-feira (3), para fazer um balaço da festa no mês passado. Segundo o gestor de Petrolina, outra grande obra deve ter início ainda em 2019: a duplicação da BR-428.

“Estava em uma reunião com o DNIT vendo tanto a obra da Sete de Setembro, como outra obra tão esperada que é a duplicação da saída para Recife. Hoje foi publicado pelo DNIT a licitação do projeto, no valor de R$ 700 mil reais”, disse.

O processo licitatório está no início, mas segundo o prefeito, se tudo correr sem problemas, as obras devem ter início em dezembro. “A gente espera, se tudo der certo, em dezembro estar iniciando a obra de duplicação, do Trevo até pertinho do Posto Umburuçu“, finalizou.

Prefeitura celebra crescimento no turismo e economia durante São João de Petrolina 

Prefeito comemorou crescimento na geração de empregos e impacto na economia (Foto: Blog Waldiney Passos)

Os números do São João 2019 de Petrolina foram apresentados pela Prefeitura durante uma coletiva de imprensa realizada na manhã dessa quarta-feira (3), na Secretaria de Turismo, no Centro de Convenções. Segundo o balanço apresentado, houve um crescimento em diversos segmentos, como comércio, turismo e na avaliação do evento.

A festa – levando em conta o São João dos Bairros e no Pátio – foi aprovada por 97,93% do público, de acordo com a gestão. A rede hoteleira registrou 100% de lotação, com um aumento de 10% na procura em comparação a 2018. Pontos como limpeza do Pátio, acessibilidade, segurança e diversidade de atrações tiveram média de 97% de aprovação pelo público.

O Expresso do Forró transportou mais de cinco mil passageiros, totalizando aumento de 123% em comparação a 2018. Somente no Pátio Ana das Carrancas foram nove dias de festa, com 42 atrações locais, regionais e nacionais. “Tudo funcionou conforme planejado e até melhor, isso nos alegra. Tivemos um público de 700 mil, dos nove dias a gente teve que fechar os portões em três noites”, comemorou o prefeito.

LEIA MAIS

Coletiva de imprensa: Miguel Coelho apresenta resultados econômicos e avaliação do São João de Petrolina nesta quarta-feira

Os dados de avaliação do público e resultados econômicos do São João de Petrolina serão apresentados pelo prefeito Miguel Coelho em entrevista coletiva nesta quarta-feira (03).

Na oportunidade, o gestor vai detalhar informações obtidas em pesquisa a respeito da movimentação no comércio, hotéis, nível de aprovação sobre estrutura, atrações entre outros números que apontam o crescimento do circuito junino petrolinense.

De acordo com a ASCOM da prefeitura, Aa coletiva ocorre a partir das 10h, no auditório da Secretaria de Turismo, no Centro de Convenções.

Prefeitura de Petrolina entrega 18ª quadra poliesportiva

(Foto: Ascom)

A 18ª quadra poliesportiva da gestão Miguel Coelho foi entregue na noite da última segunda-feira (1°). O novo equipamento atenderá os moradores do bairro Vila Vitória e custou aos cofres públicos R$ 234 mil, sendo fruto do programa Petrolina Cresce.

O espaço é cercado, servirá para a prática de diversas atividades físicas e ainda conta com iluminação.  Durante a entrega da obra o prefeito fez um balanço das ações esportivas na cidade.

“Reformamos o Estádio Paulo Coelho, o ginásio Osvaldo do Flamengo, entregamos 18 quadras, desenvolvemos projetos como o Movimenta Petrolina e o PELC (Programa de Esporte e Lazer da Cidade). Tudo em apenas dois anos e meio de gestão. A gente fez isso porque acreditamos que uma quadra nova, o incentivo ao esporte pode representar o resgate de uma comunidade, um processo de inclusão social, ou seja, levar crianças e jovens para o caminho do bem“, disse.

Exemplo de fé e tradição, 78ª Missa do Vaqueiro encerra ciclo Junino em Petrolina

As vestes tradicionais, como gibão e chapéu de couro já podiam ser vistas logo cedo nas imediações do Estádio Paulo Coelho. Era dali, que, um pouco mais tarde, cerca de 1.000 vaqueiros de todas as regiões de Petrolina, sairiam em cortejo até a Orla da cidade, repetindo o que ocorre há quase 80 anos. Numa relação de fé e cultura, a Missa do Vaqueiro já virou tradição no calendário municipal. Após dois meses de festividades, foi com a bela celebração que o ciclo junino, promovido pela Prefeitura de Petrolina, foi encerrado.

De pequenas crianças sorridentes a idosos com as marcas do tempo em seus rostos, a comemoração da fé, da vida e da lida do vaqueiro emocionava a todos que lotaram as margens do Rio São Francisco. A missa, celebrada pelo padre Expedito Claudino, teve um dos momentos mais bonitos quando os objetos de trabalho da vaqueirama foram abençoados.

João Bosco, o “Bosquinho da Caiçara”, 72 anos, era um dos vaqueiros mais animados. “É o momento de agradecer a Deus e fazer uma bonita festa de fé para todos os vaqueiros e seus familiares. É muito emocionante participar mais uma vez”, diz.

Montado a cavalo e acompanhando o cortejo de perto, o prefeito Miguel Coelho, ao lado do deputado estadual Antônio Coelho, destacou o quanto a Missa do Vaqueiro é importante para a manutenção da tradição local. “É uma festa que carrega muita história, e nós temos que apoiar e prestigiar. O vaqueiro faz parte do imaginário popular do povo pernambucano, portanto, é nossa obrigação manter isso vivo. Só temos a agradecer pelos dois meses de festa que fizemos, confirmando Petrolina como o Melhor São João do Brasil”, comemorou.

Durante a missa, cinco vaqueiros receberam a medalha de honra ao mérito Carlos Augusto Amariz, uma justa homenagem ao radialista falecido em 2015. A celebração contou ainda com a presença do coral de aboiadores de Serrita, o coral dos homens do terço do Quati e o encerramento com uma bela apresentação do Quinteto Violado.

História

A Missa do Vaqueiro de Petrolina, segundo os mais antigos participantes, foi iniciada em 1941 por conta de um acidente envolvendo um sertanejo ferido por um pedaço de pau durante uma cavalgada pela caatinga. A queda e o ferimento profundo deixaram o vaqueiro chamado Timóteo em condições graves. Para auxiliar na recuperação, amigos do sertanejo pediram uma missa ao padre Américo Soares. O vaqueiro Timóteo conseguiu sobreviver e voltar a montar a cavalo pouco tempo depois e, desde então, a cerimônia é realizada anualmente para pedir proteção a toda vaqueirama de Petrolina.

Rua Eraldo Gueiros ganhará Centro Gastronômico, obra deve ser concluída em seis meses

(Foto: Ascom)

A Rua Eraldo Gueiros, no Centro de Petrolina, ganhará um Centro Gastronômico. O prefeito Miguel Coelho assinou na quinta-feira (27) a ordem de serviço da obra, cujo investimento é de R$ 680 mil. O prazo para conclusão do projeto é de seis meses.

De acordo com a Prefeitura de Petrolina serão construídos quiosques cobertos, banheiros públicos, sistema sanitário e rede de iluminação mais potente. Além disso, as calçadas serão reformadas, com instalação de rampas e piso tátil para acesso de pessoas com deficiência.

Queremos entregar tudo antes do Natal porque é a época de maior movimentação. Mas o importante mesmo é que essa obra tão aguardada, finalmente, será realizada após tanta espera”, disse Miguel.

Em decorrência da obra, os comerciantes da via foram realocados para a Avenida das Nações, onde funcionava a antiga feira de artesanato.

Humberto Costa manda recado a Cristina Costa sobre possível aliança com Miguel: “É melhor que ela mude de ideia”

Senador refutou ideia de se aliar a bolsonaristas (Foto: Blog Waldiney Passos)

A eleição municipal de 2020 já movimenta o xadrez da política em Petrolina. E na visão do senador Humberto Costa (PT), uma das principais lideranças em Pernambuco, não há chances de a sigla desenhar alianças com bolsonaristas.

LEIA TAMBÉM:

Candidato a prefeito por três vezes, Gonzaga Patriota declara seu apoio a Lucas Ramos

Marília Arraes defende nome de Cristina Costa como candidata a prefeita de Petrolina

Ele concedeu uma entrevista ao programa Super Manhã com Waldiney Passos nessa quinta-feira (27) e foi curto e grosso: “Nós não vamos permitir em qualquer lugar do Brasil [alianças] do PT com bolsonaristas“, disse na Rádio Jornal Petrolina.

LEIA MAIS

Miguel vistoria pavimentação de 18 ruas na Agrovila Massangano

(Foto: Jonas Santos)

A Prefeitura de Petrolina iniciou a maior obra de infraestrutura da Agrovila Massangano, área ribeirinha do município. Serão pavimentadas 18 ruas da localidade com um investimento de cerca de R$ 1 milhão. A expectativa é concluir o trabalho em agosto deste ano.

O prefeito Miguel Coelho acompanhou os serviços iniciais, na manhã desta quarta-feira (26). Máquinas estão na Agrovila aplicando a primeira camada de brita para depois cobrir com asfalto. “São mais de 20 anos de espera por essa obra. Todas essas ruas estavam na terra e serão pavimentadas, garantindo mais conforto e qualidade de vida a todos os moradores”, ressaltou o prefeito.

Moradora da Agrovila Massangano, dona Francisca Santos agradeceu pessoalmente ao prefeito durante a vistoria. “Estou em cadeira de rodas e, nesse ‘areião’, eu não podia ir para a igreja. Agora com esse asfalto poderei voltar a assistir às missas”, resumiu a moradora.

Candidato a prefeito por três vezes, Gonzaga Patriota declara seu apoio a Lucas Ramos

Deputado apoiará colega de partido (Foto: arquivo)

Gonzaga Patriota (PSB) bateu na trave por diversas vezes na corrida eleitoral para assumir a Prefeitura de Petrolina. Na eleição de 2020 ele já deixou claro q não disputará o pleito, mas apoiará um companheiro do seu partido: o deputado estadual Lucas Ramos.

LEIA TAMBÉM:

Marília Arraes defende nome de Cristina Costa como candidata a prefeita de Petrolina

“Eu vou apoiar o Lucas, já assumi esse compromisso. É do meu partido, tenho uma dívida muito grande com ele, com o pai dele e vamos trabalhar para chegar no segundo turno. Não sei com quem, obviamente se no segundo turno não for meu candidato, eu vou apoiar o candidato que for da oposição”, disse durante uma entrevista por telefone no programa Super Manhã com Waldiney Passos dessa terça-feira (26).

LEIA MAIS

Orla de Petrolina recebe requalificação no valor de R$ 2,2 milhões

Investimento faz parte do programa “Petrolina Cresce”.

Nesta terça-feira (25), o prefeito Miguel Coelho assinou a ordem de serviço para a requalificação da Orla 1 de Petrolina (PE). A intervenção receberá investimento de R$ 2,2 milhões.

A obra abrange o trecho da Ponte Presidente Dutra até próximo ao antigo Varanda. No projeto estão contemplados aspectos de embelezamento, mobilidade e conforto para os frequentadores e turistas.

Serão construídos dois blocos de banheiros, reformados bancos e guarda-corpos. Ainda serão reconstruídos o calçadão em piso intertravado, a ciclovia e instalada uma nova iluminação em LED. Por fim, lixeiras e árvores serão implantadas ao longo da orla.

LEIA MAIS

Para prefeito, visita de autoridades a Petrolina mostra que força política resulta em investimentos

Prefeito comentou visita de Ministro da Educação e presidente da Caixa (Foto: ASCOM)

Por nove dias Petrolina respirou São João com diversas apresentações no Pátio Ana das Carrancas. Na avaliação do prefeito Miguel Coelho, a festa foi tranquila e confirma que a cidade faz o maior São João do país. E mesmo no clima de festa a cidade recebeu figuras importantes do cenário político, trazendo recursos ao município.

LEIA TAMBÉM:

“Está sendo um São João muito tranquilo”, avalia Miguel Coelho

Ao lado do presidente do Senado, chefe da Caixa anuncia Superintendência Regional em Petrolina

“O que temos de fazer agora é construir um novo Brasil”, afirma Miguel Coelho na visita do Ministro da Educação

“Em uma semana recebemos o ministro da Educação, onde trouxe mais de R$ 5 milhões em obras e investimentos para nossa cidade. Quarta e quinta recebemos o presidente da Caixa, trazendo de volta a Superintendência Regional, a primeira do Brasil será em Petrolina e recebemos o presidente do Senado, uma visita institucional importantíssima“, afirmou Miguel.

LEIA MAIS

“Está sendo um São João muito tranquilo”, avalia Miguel Coelho

Segundo prefeito, números mostram São João mais seguro em 2019 (Foto: Ascom/PMP)

Faltam apenas duas noites para o encerramento do São João de Petrolina e na avaliação do prefeito Miguel Coelho, a festa tem, até o momento, números positivos. Na sexta-feira (21) ele concedeu uma coletiva durante a festa e comentou os dados obtidos juntamente com as forças policias e de saúde.

LEIA TAMBÉM:

São João dos Bairros deve aquecer a economia de Petrolina; confira a programação dos festejos

Pelos números que estamos fazendo [junto com as polícias] está sendo um São João muito tranquilo, inclusive mais seguro que no ano passado. Isso nos deixa muito orgulho, porque é resultado de muito planejamento e trabalho sério da nossa equipe. Preciso agradecer aos nossos parceiros que acreditaram no evento”, afirmou.

LEIA MAIS

Ao lado do presidente do Senado, chefe da Caixa anuncia Superintendência Regional em Petrolina

Solenidade contou com participação de Davi Alcolumbre na manhã de hoje (Foto: Blog Waldiney Passos)

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães anunciou na manhã dessa quinta-feira (20), em Petrolina a nova Superintendência do banco na cidade. A solenidade realizada na Fundação Nilo Coelho – que na segunda recebeu o ministro da Educação – também contou com a presença do presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM).

Alcolumbre desembarcou em Petrolina na tarde de ontem (19), para conhecer o São João, numa comitiva formada pelo senador e líder do Governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (DEM), o senador Marcos Rogério (RO) e o deputado federal Fernando Filho (DEM).

Superintendência em Petrolina será polo no Sertão

Anfitrião, o prefeito Miguel Coelho saudou a presença do “amigo e presidente do Senado”, bem como de Pedro, que em sua terceira visita “faz um anúncio que há muito tempo Petrolina aguardava”. “Petrolina tem que ter o seu polo, sua referência, não apenas para atender os interesses da Prefeitura que são muitos. A distância e a burocracia muitas vezes gera empecilho”, comemorou o gestor.

LEIA MAIS

Presidente do Senado cumpre agenda oficial nessa quinta-feira, em Petrolina

Alcolumbre (dir.) cumpre agenda oficial nessa quinta-feira (Foto: Ascom)

Depois de receber o ministro da Educação na segunda-feira (17), Petrolina agora tem como visitante o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM). Ele desembarcou na cidade na tarde de ontem (19) e nessa quinta-feira (20) cumpre agenda oficial ao lado do presidente da Caixa Econômica Federal, às 9h.

Turismo

Na quarta-feira Alcolumbre visitou o Museu de Petrolina, a Igreja Catedral, além de conhecer a culinária típica do Sertão. “O Brasil precisa conhecer esse modelo de desenvolvimento voltado para a produção, a gente precisa levar para o Brasil esse sentimento de que o país dá certo“, destacou o presidente.

LEIA MAIS