Henrique Leite ganha quadra poliesportiva

(Foto: Ascom)

O bairro Henrique Leite ganhou uma quadra poliesportiva na noite de quarta-feira (5). O espaço foi entregue ontem pelo prefeito Miguel Coelho, acompanhado dos moradores e políticos locais. A reforma durou oito meses e essa é a nona quadra entregue pela gestão.

No pacote de obras constam 26 quadras até o final do mandato. A área esportiva do Henrique Leite ganhou iluminação nova, arquibancadas, rampas de acessibilidade, traves de futebol e cestas de basquete. A estrutura formada por piso interno e calçadas também foi revitalizada.

“A crença dos moradores do Henrique Leite já tinha acabado nos políticos. Mas quando eu vim aqui em 2016, mesmo sem as pessoas acreditarem, eu pedi uma oportunidade de provar que seria diferente. Pois, hoje, entregamos a primeira parte, essa nova quadra, e para concluir o nosso compromisso de melhorar a qualidade de vida, vamos pavimentar 10 ruas e construir uma ciclovia”, disse Miguel.

Petrolina: Estrada da Banana será duplicada e contará com ciclovia

A licitação da Estrada da Banana está prevista para a próxima quarta-feira (29).

A prefeitura irá investir na duplicação da Estrada da Banana, que deve receber também uma ciclovia no trecho duplicado. A ação faz parte do pacote de planejamento e investimentos “Petrolina Cresce”, que prevê obras em mobilidade e estruturação na Capital do Sertão.

A avenida será duplicada entre a Sete de Setembro, no Antônio Cassimiro, até a rotatória do bairro Pedra Linda. São quase 3 quilômetros de pavimento que devem ser alargados. A obra está em fase de licitação e tem previsão de investimento de cerca de R$ 7 milhões.

“Petrolina passou muito tempo sem grandes obras e, principalmente, sem um planejamento de mobilidade. A gestão do prefeito Miguel Coelho tem trabalhado não só para sanar os gargalos já existentes, como também planejar para os próximos anos. Esta obra da Estrada da Banana é fruto da visão do gestor que percebe o alto crescimento do município e precisa se adequar às demandas”, justifica o secretário de Infraestrutura, e Mobilidade e Serviços Públicos, Fred Machado.

Vale do São Francisco será contemplado com recurso federal de R$ 500 milhões

(Foto: Ascom)

Durante sua passagem por Petrolina, na sexta-feira (24) o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL) inaugurou um residencial do Minha Casa, Minha Vida e também anunciou investimentos na cidade. A fruticultura, motor da economia local receberá investimentos de R$ 500 milhões.

LEIA TAMBÉM:

“Não há recompensa maior do que estar entre amigos”, disse Bolsonaro em Petrolina

“Eu não estou no Nordeste, eu estou no Brasil”, diz Bolsonaro durante evento em Petrolina

Parte desses recursos será destinada a Petrolina e ao Vale do São Francisco através de linhas de crédito da Caixa Econômica para fruticultura e obras. “Em relação à parte local, a Caixa está lançando uma linha de R$ 500 milhões em toda essa região do São Francisco”, disse o presidente do órgão federal, Pedro Guimarães.

LEIA MAIS

“A prefeitura parece querer manter a briga jurídica por interesses políticos”, afirma presidente da Compesa ao rebater declarações de Miguel Coelho

Roberto Tavares, presidente da Compesa (Foto: André Nery/JC Imagem)

Por meio de nota, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) rebateu as declarações do Prefeito Miguel Coelho sobre a permanência da empresa como responsável pela operação dos servições de saneamento, água e esgoto de Petrolina (PE).

Na última sexta-feira (17), o gestor municipal disse durante um evento de inauguração de pavimentação de ruas no bairro Loteamento Recife, que recebeu a ligação do presidente da empresa, Roberto Tavares, propondo um acordo para manter a empresa operando os serviços na cidade sem passar pelo processo de licitação.

De acordo com a Companhia, os serviços não avançam em Petrolina, por causa de um impasse judicial. “A Compesa informa que, desde o ano passado, o presidente da companhia, Roberto Tavares, vem alertando o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, sobre o quanto o município está perdendo de investimentos por causa do impasse jurídico em relação à concessão da operação dos serviços de água e esgoto. Desde janeiro de 2018, a Compesa conseguiu recursos do FGTS junto à Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 38 milhões, para concluir obras inacabadas da Prefeitura de Petrolina nas bacias do Dom Avelar e Antônio Cassimiro. São mais de 60 mil petrolinenses prejudicados por uma briga judicial que nunca trouxe nenhum benefício à cidade”, diz um trecho da nota.

LEIA MAIS

Compesa quer continuar operando em Petrolina, segundo Miguel

O prefeito Miguel Coelho afirmou, durante a entrega de ruas pavimentadas no bairro Loteamento Recife, na sexta-feira (17) que recebeu uma ligação do presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares, solicitando a manutenção da empresa em Petrolina (PE) sem participar do processo de licitação.

LEIA TAMBÉM:

Após impasses com a Compesa, Prefeitura anuncia investimento de R$ 6 milhões para recuperar saneamento do Dom Avelar

“O presidente da Compesa me ligou querendo que a gente aceitasse um acordo, que não fosse para licitação”, disse. Em resposta, Miguel teria dito que “a população de Petrolina não aceita qualquer acordo com a Compesa que não seja o melhor e maior investimento na nossa cidade”.

LEIA MAIS

Primeiro final de semana do São João dos Bairros leva bom público ao pátio de eventos da Cohab

(Foto: Ascom)

O primeiro final de semana do São João dos Bairros lotou o pátio de eventos do bairro Cohab Massangano. No sábado (18), segunda noite de festa cerca de cinco mil pessoas foram dançar forró e fazer um esquenta para a programação de junho.

Foram quase sete horas de shows, embalados por Taline Clara, Adenys Vaqueiro, Lenno e Brega e Vinho. O prefeito Miguel Coelho acompanhou a festa e destacou a importância do São João dos Bairros. “Todo ano, o São João dos bairros é bem recebido pelos petrolinenses. A população compareceu em peso, isso mostra a força dessa festa”, disse.

Neste final de semana será a vez do bairro José e Maria receber a festa, com shows na sexta-feira (24) e sábado (25). Subirão ao palco Arreio de Ouro, Danilo Pernambucano, Césio Tenório e Ítalo e Maciel; Iohannes, Ney Alves, Gean Mota e André Mendes.

Secretário de Governo e Agricultura cita diálogo com a comunidade para sucesso das ações em Petrolina

Secretário falou da dinâmica de trabalho e comentou ações das pastas (Foto: Ascom)

Um dos principais nomes da equipe do prefeito Miguel Coelho, o secretário de Governo e Agricultura, Simão Durando Filho fez um balanço das ações de suas pastas e destacou o maior compromisso da gestão até o final do mandato: valorizar o agricultor.

Anteriormente apenas com Governo sob seus cuidados, com a reforma administrativa anunciada no começo de 2019, Simão passou a ter também como missão a pasta de Agricultura. São demandas distintas, mas de acordo com o secretário, possíveis de conciliar.

“A secretaria de Governo tem essa relação com todas as entidades de classe da sociedade de Petrolina, com a Câmara de Vereadores e a gente já fazia toda a articulação com as outras secretarias. Com a reforma administrativa o prefeito nos convidou para assumir também a Agricultura, foi uma integração”, disse.

LEIA MAIS

Pilar da gestão municipal, pavimentação contemplará bairros da zona leste de Petrolina

Secretário destacou ações de pavimentação na cidade (Foto: Blog Waldiney Passos)

Além das obras de recapeamento já iniciadas em Petrolina na semana passada e da entrega da pavimentação de vários bairros da cidade com o recurso do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), a Prefeitura de Petrolina investirá em mais obras de pavimentação até o fim do mandato de Miguel Coelho.

LEIA TAMBÉM:

Secretário destaca “canteiro de obras” em Petrolina e antecipa serviços que serão realizados ainda no primeiro semestre

Segundo Fred Machado, titular da secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA), “um dos grandes pilares é tratarmos da pavimentação”. Ao todo, R$ 3 milhões serão investidos em bairros com grandes demandas, a exemplo do Jardim Petrópolis, Terras do Sul, São José, São Joaquim, Henrique Leite e Fernando Idalino Bezerra.

LEIA MAIS

Comunidade do Vale do Grande Rio lota quadra inaugurada pela Prefeitura de Petrolina

(Foto: Jonas Santos/Ascom)

A população do Vale do Grande Rio compareceu em peso para a inauguração da quadra tão esperada por eles. O prefeito Miguel Coelho esteve ontem (2) à noite na comunidade, para entregar o equipamento que foi recuperado após anos de abandono.

Agora a quadra Clesio Arruda Marques tem piso novo, pintura, traves de futebol, cestas de basquete, arquibancadas e gradis de proteção foram algumas das ações promovidas para transformar o equipamento público. Segundo o o serviço custou R$ 192 mil.

“São crianças que poderiam estar expostas à influência ruim. São mulheres que passam a interagir e cuidar da saúde. Idosos que ganham uma opção de diversão. Enfim, é uma obra de imenso valor social e de autoestima para essa comunidade que passou tanto tempo largada e sem um equipamento público de qualidade”, disse o prefeito.

Destinação de assento preferencial em pontos de ônibus a idosos agora é lei em Petrolina

Por lei, ao menos um assento deve ser preferencial (Foto: Jonas Santos)

Os idosos e deficientes de Petrolina ganharam mais um instrumento na luta por seus direitos. A lei nº 3.161/2019  que trata da destinação preferencial de assentos nos abrigos de pontos de ônibus foi sancionada pelo prefeito Miguel Coelho e publicada no Diário Oficial de quinta-feira (25).

A proposta foi aprovada na Câmara nesse mês, de autoria da vereadora Cristina Costa (PT). Pela lei, torna-se obrigatório a destinação de pelo menos um assento em cada parada de ônibus.

As empresas prestadoras do serviço de transporte coletivo deverão fixar cartazes informativos a respeito da preferência. Além dos idosos e deficientes, também são acolhidos pela lei, gestantes e pessoas com crianças de colo.

Cristina Costa critica fake news sobre seu futuro político

Vereadora criticou fake news sobre seu futuro político (Foto: Blog Waldiney Passos)

Cristina Costa (PT) foi curta e grossa em relação aos boatos de que estaria deixando o Partido dos Trabalhadores. Em um discurso forte na Tribuna Livre durante a sessão de terça-feira (16), Costa foi categórica: “se quiser saber para onde eu vou, me pergunta”.

Para a vereadora, as notícias falsas veiculadas na última semana – uma delas afirmando que ela teria se aproximado do grupo do prefeito Miguel Coelho – tiram a credibilidade da imprensa local e deu um recado: “Eu sou muito autêntica e faço política para o bem. Eu não faço política para se dar bem”.

Antes de concluir seu discurso a edil criticou engrossou sua fala sobre a falta de critérios das notícias envolvendo seu nome. “É preciso saber quem está a serviço do bem e do mal, se quiser saber pra onde eu vou, o que eu penso, o que acho, me pergunta”, finalizou.

“É igual a um namoro. Você não chega se abrindo”, diz Miguel Coelho sobre escolha de futuro partido

(Foto: Jose Britto/Folha de Pernambuco)

Em entrevista por telefone à Rádio Folha nesta quinta-feira (18), após anunciar a desfiliação do PSB, o prefeito de Petrolina Miguel Coelho, não antecipou qual será a escolha do novo partido para disputar as eleições municipais de 2020. “É igual a um namoro. Você não chega pra sua paquera se abrindo, senão ela vai lhe maltratar”, brincou.

Segundo o prefeito, conversas com os partidos de oposição ao Governo do Estado estão sendo feitas, a fim de decidir dentro do prazo qual legenda abrigará sua candidatura. O ex-deputado federal Bruno Araújo, cotado para assumir a presidência nacional do PSDB, revelou à coluna Folha Política que procurou Miguel Coelho para trazê-lo ao partido. Segundo a coluna, teria sido oferecido a presidência estadual ao prefeito.  Miguel, no entanto, afirmou que a conversa foi preliminar e não discutiu-se cargos. Segundo ele, não é razoável chegar no partido “e já querer sentar na janela”, citando lideranças de destaque como a prefeita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB) e a deputada estadual Alessandra Vieira (PSDB).

LEIA MAIS

PSDB flerta com Miguel Coelho após prefeito se desfiliar do PSB

Miguel e Bruno estiveram no mesmo lado na campanha de 2018

A notícia de que o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho se desfiliou do PSB já correu pelos bastidores da política e segundo a Folha de Pernambuco, o PSDB está de olho em Miguel. Presidente estadual dos tucanos, Bruno Araújo já teria conversado com o governador de São Paulo, João Dória que preside o partido a nível nacional.

Segundo a Folha, Araújo já teria formalizado um convite a Miguel com aval de Dória. “Para o projeto que está sendo construído de reapresentação do PSDB, a cara de Miguel tem tudo a ver com isso”, disse o candidato a senador no ano passado.

LEIA TAMBÉM:

Miguel coelho formaliza desfiliação do PSB; futuro partido do gestor ainda é desconhecido

O prazo legal para Miguel trocar de legenda e concorrer à reeleição é abril do ano que vem.  Os tucanos, no entanto, querem agilizar esse processo. “Se ele tiver de vir para o PSDB, a gente quer construir num período curto. Se alternativa for essa a gente quer que ele se integre o mais rápido para participar desse processo de construção”, informou Araújo à Folha.

A desfiliação de Miguel ao PSB foi oficializada ontem (17). A saída do prefeito de Petrolina encerra o ciclo da família Coelho no partido que já teve o senador Fernando Bezerra Coelho e o deputado Fernando Filho integrando o bloco. Hoje o clã é oposição ao projeto do Governo de Pernambuco.

Miguel coelho formaliza desfiliação do PSB; futuro partido do gestor ainda é desconhecido

Nesta quarta-feira (17), o prefeito de Petrolina (PE), Miguel Coelho, formalizou sua saída do Partido Socialista Brasileiro (PSB). O gestor entregou, pessoalmente, em Brasília (DF), a carta de desfiliação ao presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira. Miguel passou sete anos associado ao PSB, primeiro e único partido ao qual foi filiado.

Na carta, o prefeito de Petrolina alega divergências na forma de praticar política para tomar a decisão, mas ressalta a importância histórica dos socialistas. Miguel cita ainda como referências da convivência no PSB seu pai, o senador Fernando Bezerra (MDB-PE) e o ex-governador Eduardo Campos (In Memoriam). “Semeamos juntos desejos da população de levar água para os irmãos do interior, asfalto para porta de casa, desenvolvimento que gera emprego e oportunidade, educação que alimenta sonhos, renda que impulsiona o futuro”, lembrou.

LEIA MAIS

Com benção de Dom Francisco Canindé, Rádio Jornal inaugura nova sede em Petrolina

Nova sede foi inaugurada hoje (Foto: Blog Waldiney Passos)

Uma cerimônia prestigiada que demonstra a credibilidade do sistema Jornal do Commercio. Foi assim que a Rádio Jornal Petrolina inaugurou sua nova sede, na manhã dessa quinta-feira (11). Políticos, autoridades e ouvintes viram de perto a nova estrutura da rádio, localizada na Rua Fernando Góes, 860, Centro de Petrolina, e que hoje tem uma programação especial, com a participação de Geraldo Freire.

“Pra nós é um grande momento fazermos esse movimento, que é cada vez mais aproximar a Rádio Jornal da população de Petrolina e região. Sabemos do potencial econômico da região e sabemos como é importante cada vez mais na rua, fazendo parte do dia a dia das pessoas. Para a gente é cada vez mais [fazer] isso: promover discussões e ser a voz da população”, afirmou Ciro Bezerra em entrevista a nossa equipe.

Dom Francisco Canindé Palhano, bispo de Petrolina celebrou uma pequena cerimônia onde abençoou o prédio e seus funcionários. Ele estava acompanhado do prefeito Miguel Coelho (PSB) que parabenizou a equipe pelo novo projeto. “Parabéns ao sistema Jornal do Commercio, a Rádio Jornal pela nova casa, a todos os colaboradores”, disse.

Representando o prefeito de Juazeiro, Pedro Alcântara Filho é comunicador e ressaltou a importância do projeto da Jornal que tem uma programação cada vez mais local. “Sou ouvinte assíduo, estamos na Bahia, mas sabemos da força da Rádio Jornal em Pernambuco e em todo país”, finalizou.