Miguel Coelho prestigia cerimônia que oficializou concessão dos serviços de saneamento para 151 municípios pernambucanos

O presidente estadual do União Brasil (UB) e pré-candidato ao Senado, Miguel Coelho, participou da cerimônia onde a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, oficializou nesta quarta-feira (29) a concessão dos serviços de saneamento para 151 municípios pernambucanos. O contrato foi firmado com a empresa BASA Saneamento Ambiental S.A., durante cerimônia realizada no Palácio do Campo das Princesas, no Recife.

“Pernambuco já era para ter feito isso há muito tempo. Essa é uma pauta que nos é muito cara. Esse ato de hoje é um dos maiores atos de políticas públicas da história do Estado. Raquel Lyra e Priscila Krause estão colocando os seus nomes como as pessoas responsáveis por acabar com a sede, levar saneamento para todas as cidades do Estado”, enfatizou Miguel Coelho.

LEIA MAIS

Quaest: Marília Arraes lidera corrida ao Senado em Pernambuco; Miguel Coelho aparece entre os principais nomes

Levantamento divulgado nesta terça-feira (28) pela Quaest apresenta um panorama das intenções de voto para o Senado em Pernambuco nas eleições de 2026.

No cenário atual, a deputada Marília Arraes lidera com 18% das intenções de voto. Em seguida aparece o senador Humberto Costa, com 12%.

Na terceira posição está o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, com 10%, seguido por Mendonça Filho, que registra 8%.

LEIA MAIS

Miguel Coelho debate demandas do Polo Gesseiro em reunião com empresários do Araripe

Setor é um dos principais geradores de emprego no Sertão

O presidente estadual do União Brasil e pré-candidato ao Senado, Miguel Coelho, se reuniu com a diretoria do Sindicato das Indústrias do Gesso de Pernambuco para discutir pautas consideradas estratégicas para o Polo Gesseiro do Araripe.

Durante o encontro, empresários apresentaram demandas relacionadas à carga tributária, especialmente o ICMS, além da necessidade de viabilizar a chegada do gás natural à região, apontado como alternativa energética para fortalecer a produção.

Outro ponto debatido foi a redução dos custos de transporte da cadeia produtiva. O setor defende a aplicação de um percentual diferenciado no piso mínimo de frete para produtos oriundos do polo gesseiro, visando maior competitividade.

LEIA MAIS

Uva do Vale do São Francisco terá “taxa zero” para exportação à Europa a partir de maio

O ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, anunciou uma importante conquista para o setor fruticultor do Vale do São Francisco. Após diálogo com o Ministro da Agricultura, André de Paula, foi confirmada a retirada da tarifa de importação (DUT) para as uvas brasileiras no mercado europeu.

Atualmente taxadas em cerca de 12%, as uvas da região passarão a ser exportadas com alíquota zero a partir do dia 1º de maio. A medida promete aumentar a competitividade do produto brasileiro frente a concorrentes como o Peru, estimulando a geração de emprego e renda em municípios como Petrolina, Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande.

O Vale do São Francisco é responsável por cerca de 90% das exportações de uvas de mesa do Brasil.

Cidades Beneficiadas: Além de Petrolina (PE), o impacto direto atinge Juazeiro (BA), Santa Maria da Boa Vista (PE), Lagoa Grande (PE) e Casa Nova (BA).

Geração de Empregos: A fruticultura irrigada é uma das atividades que mais emprega por hectare no país. Estima-se que para cada hectare de uva plantada, sejam gerados de 3 a 5 empregos diretos.

Miguel Coelho consolida alianças na Região Metropolitana e no Interior

O pré-candidato ao Senado e presidente do União Brasil em Pernambuco, Miguel Coelho, intensificou suas articulações políticas nesta terça-feira. Em uma série de agendas estratégicas, o ex-prefeito de Petrolina reforçou sua base de apoio ao reunir-se com lideranças da Região Metropolitana e do interior do estado.

Em Jaboatão dos Guararapes, Miguel foi recebido pelo prefeito Mano Medeiros (PSD). O encontro focou em soluções estruturais para a RMR, abordando temas críticos como mobilidade, infraestrutura e a prevenção em áreas de morro. “A distância entre Pernambuco e Brasília precisa acabar. Quero ser um senador presente, que compreende a realidade local para entregar resultados reais”, pontuou Miguel.

A força da pré-candidatura também ecoou no interior. Miguel oficializou o apoio do prefeito de Feira Nova, Joel Gonzaga (PSD), e do ex-prefeito Danilson Gonzaga. No Agreste, a adesão veio de Elton Martins (Republicanos), prefeito de Águas Belas, que destacou a experiência executiva de Miguel como diferencial: “Ele conhece as dificuldades das prefeituras e sabe como destravar recursos no Senado”.

Lideranças deixam disputa local de lado e miram reeleição de Raquel Lyra

A visita da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, a Petrolina nesta terça-feira foi marcada não apenas por agenda institucional, mas também por fortes sinalizações no campo político.

Durante participação em evento do Circuito Literário de Pernambuco (Clipe), o deputado federal Fernando Filho destacou a construção de uma aliança que, segundo ele, representa um novo momento na política local.

LEIA MAIS

Fernando Bezerra destaca Centro Esportivo do Dom Avelar e anuncia novos investimentos com visita de Raquel Lyra

A equipe de jornalismo do Blog Waldiney Passos ouviu, na noite desta quarta-feira, o ex-senador Fernando Bezerra Coelho durante a solenidade de entrega do Centro Esportivo do bairro Dom Avelar, em Petrolina. Na ocasião, ele destacou a importância do equipamento para a comunidade e reforçou a expectativa de novos investimentos para o município.

Ao comentar a obra, Fernando Bezerra elogiou a iniciativa da gestão municipal e afirmou que o espaço representa um avanço significativo na qualidade de vida da população. Segundo ele, o prefeito Simão Durando tem ampliado as áreas de lazer, esporte e convivência em diferentes regiões da cidade.

LEIA MAIS

Miguel Coelho confirma pré-candidatura de Diogo Hoffman a deputado estadual em Petrolina

O cenário político de Petrolina e do Sertão de Pernambuco começa a ganhar novos contornos visando as eleições de 2026. O pré-candidato ao Senado e presidente estadual do União Brasil, Miguel Coelho, confirmou a pré-candidatura do vereador Diogo Hoffman a deputado estadual.

O anúncio foi feito por meio de um vídeo publicado nas redes sociais, ao lado do deputado federal Fernando Filho, também filiado ao União Brasil.

LEIA MAIS

Bastidores indicam possível entrada de aliados de Miguel Coelho no governo Raquel Lyra

O governo da governadora Raquel Lyra vive dias de forte movimentação nos bastidores políticos, após a exoneração de nomes ligados ao grupo do deputado federal Eduardo da Fonte, em um movimento que já provoca especulações sobre uma possível reconfiguração da base aliada no Estado.

As mudanças atingiram cargos estratégicos da administração estadual, incluindo funções ocupadas por indicados do Progressistas (PP). Entre os nomes que deixaram o governo estão Plínio Pimentel, que presidia o Lafepe, Bruno Rodrigues, à frente da Ceasa, e Paulo Nery, ligado ao Porto do Recife, além de outros cargos em áreas importantes da estrutura estadual.

Nos bastidores, a leitura predominante é de que a decisão representa uma reação direta ao distanciamento político entre o governo e o grupo de Eduardo da Fonte, abrindo espaço para uma reorganização interna e para a entrada de novos aliados no núcleo da gestão.

LEIA MAIS

Governadora confirma aliança com Miguel Coelho e reforça articulação

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), anunciou nesta quarta-feira (18) o apoio do União Brasil à sua base política para a disputa pelo Governo do Estado em 2026.

O anúncio foi feito após reunião em Brasília, que contou com a participação do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, além do presidente estadual do União Brasil, Miguel Coelho, que também é pré-candidato ao Senado.

Em publicação nas redes sociais, a governadora destacou a importância da aliança. “Recebo com confiança o apoio do União Brasil, que chega para somar ao propósito de fazer Pernambuco crescer e transformar a vida das pessoas”, afirmou.

Com a adesão do União Brasil, o grupo político da governadora ganha reforço em um momento estratégico de articulação para as eleições de 2026. A movimentação fortalece a base governista e amplia o leque de alianças no cenário estadual.

LEIA MAIS

Fernando Filho e Miguel Coelho dizem que ação da PF tem motivação política

Nesta tarde, o deputado federal Fernando Filho (UB) e o ex-prefeito de Petrolina e pré-candidato ao Senado, Miguel Coelho (UB), divulgaram nota pública em que se posicionam sobre a Operação Vassalos. A manifestação ocorre após as diligências realizadas na manhã desta quarta-feira (25), que repercutiram ao longo do dia no cenário político estadual e nacional. No texto, os dois líderes políticos defendem a legalidade das emendas parlamentares destinadas a Petrolina e classificam a operação como tendo viés político.

Confira a íntegra da nota:

Na manhã desta quarta-feira (25) o Estado de Pernambuco foi surpreendido com uma operação cujo alvo principal é o crescimento da cidade de Petrolina.

A petição do STF para tudo o que vimos hoje, apresenta como motivação emendas parlamentares destinadas durante o mandato de Fernando Bezerra Coelho e Fernando Filho, para a nossa terra, emendas estas que transformaram o município, que foi o que mais cresceu no Nordeste na última década, com a melhor qualidade de vida, indicadores educacionais e desenvolvimento humano. Com a convicção que nossa força política é fundamental neste processo, reafirmamos que iremos continuar lutando para que mais recursos cheguem à cidade. Petrolina não vai parar de crescer e nem voltar ao passado.

Por meio da decisão do Ministro Flávio Dino, constatou-se que alguns fatos já foram objeto de apuração pelo STF com o consequente arquivamento (INQ 4513). Segundo consta na decisão do Ministro, a PGR manifestou-se contra as medidas postuladas pela polícia federal.

Impossível não destacar o viés político desse tipo de operação, uma vez que jamais deixamos de prestar quaisquer informações aos órgãos de controle, sejam estaduais ou federais. As contas de Petrolina, aliás, estão devidamente regulares e aprovadas.

Seguimos com tranquilidade e confiantes na Justiça brasileira.

Nossa luta política não será abalada por perseguições de onde quer que elas venham.

Fernando Filho e Miguel Coelho

Miguel Coelho diz que candidatura ao Senado “está posta e é irreversível”

Durante o café da manhã do Galo da Madrugada, realizado neste sábado (14), o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (UPB), reforçou sua intenção de disputar uma vaga no Senado Federal e comentou o cenário de articulações políticas em Pernambuco. Ele abordou as negociações envolvendo a federação formada pelo Progressistas e o União Brasil, além da aproximação com o projeto político liderado pelo prefeito do Recife, João Campos (PSB).

A federação entre as duas siglas reúne um grupo expressivo de lideranças políticas no estado, incluindo dezenas de prefeitos e parlamentares estaduais e federais. O bloco busca ampliar sua influência no cenário eleitoral e pode desempenhar papel estratégico tanto na base da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), que deve disputar a reeleição, quanto na composição da Frente Popular, que pode ser encabeçada por João Campos. Nesse contexto, Miguel Coelho tenta viabilizar seu nome para integrar a chapa majoritária ao Senado.

“É natural que haja discussões em uma federação que envolve dois partidos grandes, como o Progressistas e o União Brasil. O que Antônio Rueda me disse é que minha candidatura está posta e é irreversível. Estou muito confiante neste trabalho, afirmou. O ex-prefeito também destacou que a construção da candidatura está inserida em um projeto político maior, voltado para ampliar a representatividade do estado no cenário nacional.

“Tenho confiança no projeto que estamos construindo há muito tempo. A candidatura ao Senado não é apenas minha, mas de uma frente política que busca representar um novo tempo, mas acima de tudo um candidato a senador que tenha protagonismo, voz e altivez para aproximar Brasília das pessoas e conseguir dinheiro e recursos para poder fazer mais postos de saúde, obras de saneamento, mais investimento na segurança, modernizar o sistema de transporte que é um caos”, complementou Coelho.

Disputa por espaço nas chapas

As negociações para a formação das chapas majoritárias em Pernambuco envolvem diferentes forças políticas e podem redefinir alianças. Além da federação entre PP e União Brasil, outras legendas também buscam espaço nas composições eleitorais. Entre elas está o Partido dos Trabalhadores (PT), que defende prioridade para a candidatura à reeleição do senador Humberto Costa como condição para um eventual apoio ao projeto liderado por João Campos. A movimentação pode reduzir o espaço para nomes da federação PP-União Brasil e ampliar a disputa interna por vagas.

Apesar das divergências, Miguel Coelho afirmou que mantém confiança no diálogo entre os partidos. “Acho natural que todos estejam dialogando. Política se faz com diálogo, não com rancor. Já deixei claro meu posicionamento, assim como o do União Brasil, e seguimos conversando com os demais partidos envolvidos. Estou confiante no trabalho e no resultado que esperamos alcançar nas eleições de outubro”, finalizou.

Diario de Pernambuco

Após especulações sobre resistência, Humberto Costa se reúne com Miguel Coelho e fala em “conversa produtiva”

O senador Humberto Costa (PT) publicou nesta quinta-feira (12) em suas redes sociais uma foto ao lado do ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (UB), acompanhada da seguinte mensagem:

“Recebi hoje o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho. Tivemos uma conversa produtiva sobre os cenários políticos estadual e nacional e os desafios que estão colocados para o futuro de Pernambuco e do Brasil.”

A publicação ocorre em meio às articulações para a formação da chapa majoritária que poderá ter como candidato ao Governo de Pernambuco o prefeito do Recife, João Campos.

Miguel Coelho é um dos nomes cotados para compor a chapa ao Senado ao lado de Humberto Costa e é visto como o legítimo representante do Sertão pernambucano nesse processo de construção política. Dentro dessa lógica, a presença do Sertão na formação da chapa majoritária é considerada estratégica, e o nome de Miguel surge como a principal referência regional. Já Humberto Costa desponta como um dos nomes consolidados da esquerda para a disputa, fortalecendo o desenho de uma composição que una capital e interior em 2026.

A pergunta que circula nos meios políticos é inevitável: teria havido um entendimento para a formação de uma chapa ao Senado com Humberto Costa e Miguel Coelho marchando juntos ao lado de João Campos em 2026?

Oficialmente, o que existe é a sinalização pública de diálogo. Mas, na política, fotos e palavras costumam carregar significados que vão além do registro formal.

O encontro reacende o debate sobre composição, alianças e eventual superação de resistências internas. Se houve alinhamento estratégico ou apenas uma conversa institucional, o tempo e os próximos movimentos dirão.

João Campos aposta em Miguel Coelho para aproximar federação União-PP da Frente Popular

O prefeito do Recife e pré-candidato ao Governo de Pernambuco, João Campos (PSB), afirmou confiar na condução política de Miguel Coelho para que a Federação União Progressista — formada por União Brasil e PP — possa se aproximar da Frente Popular nas eleições deste ano.

“Eu acredito na condução de Miguel Coelho dentro da federação”, disse, nesta segunda-feira (9), durante a entrega do segundo Centro Arrecifes de Cidadania do Recife, no bairro de Afogados.

Ao comentar se o deputado federal Eduardo da Fonte (PP) estaria alinhado com a governadora Raquel Lyra (PSD) ou com o grupo socialista, João evitou cravar definições individuais e destacou a necessidade de clareza na formação dos campos políticos. Segundo ele, a lógica da federação, após homologação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), impõe decisões coletivas às legendas que a compõem.

LEIA MAIS

Fernando Bezerra Coelho diz que Petrolina voltará a eleger um filho ao Senado

Durante a solenidade de posse do vereador Wenderson Batista, popularmente conhecido como Pé-de-Galo, realizada nesta segunda-feira (12) no plenário da Câmara Municipal de Petrolina, o ex-senador Fernando Bezerra Coelho fez um discurso emocionado e contundente ao destacar a força política de Petrolina no cenário estadual e nacional.

Pai do ex-prefeito Miguel Coelho, Fernando Bezerra ressaltou que Petrolina tem histórico de eleger grandes nomes para cargos elevados e afirmou que, mais uma vez, a cidade deverá colocar um petrolinense no Senado Federal.

Em sua fala, o ex-senador destacou o protagonismo político da cidade e demonstrou confiança no futuro:

“Petrolina é uma cidade que já provou sua grandeza política. Aqui já saíram homens públicos preparados, que honraram Pernambuco e o Brasil. E eu não tenho dúvida de que, mais uma vez, Petrolina vai elevar um filho seu ao Senado da República.”

Fernando Bezerra fez referência direta ao nome de Miguel Coelho, apontando que o ex-prefeito reúne experiência administrativa, capacidade política e respaldo popular para disputar cargos maiores, reforçando que o Sertão tem voz ativa nas grandes decisões do país.

O discurso ocorreu em clima de forte emoção, sendo aplaudido por vereadores, lideranças políticas e convidados presentes à solenidade.

1234