Juazeiro registra mais dois casos positivos para o novo coronavírus; agora são 46 infectados no município

(Foto: Ascom/PMJ)

Na atualização de dados deste sábado (16), a Secretaria da Saúde informa que mais duas pessoas foram diagnosticadas com a COVID 19 em Juazeiro. Agora, o município registra 46 casos positivos para a doença. Um paciente é do sexo masculino, tem 53 anos e teve o resultado por meio do Laboratório Central (LACEN), a outra é do sexo feminino, 31 anos e teve o diagnóstico por teste rápido, a mesma é profissional de saúde. Do total de casos confirmados, 28 são mulheres e 18 são homens e, deste quantitativo, 22 são profissionais de saúde.

Para o coronavírus, estão notificadas 411 pessoas, sendo que 239 exames já foram descartados por testarem negativo e outros 126 estão em análise ou aguardando coleta. O município tem ainda o registro de dois óbitos pela COVID 19. A SESAU informa que mais de 200 testes rápidos já foram usados para testar pacientes. A secretaria informa ainda que os pacientes só são submetidos à testagem rápida a partir do 10º dia de sintoma gripal.

Para o H1N1, os dados permanecem como na última atualização, sendo 73 notificações com confirmação de 18 casos, incluindo dois óbitos. Os demais pacientes positivos para H1N1 estão em domicílio e sem gravidade, uma vez que existe tratamento para tal. Estão em investigação 28 exames e outros 27 já foram descartados.

A secretaria permanece testando e monitorando pacientes de acordo com as diretrizes e normas técnicas do Governo do Estado da Bahia e do Ministério da Saúde, por isso o aumento considerável nas notificações para a doença. Qualquer dúvida referente a estas doenças a população pode tirar através do WhatsApp (74) 99819- 3089 em horário comercial e dias úteis de segunda a sexta-feira.

Bahia registra mais de mil casos de coronavírus em 24h e número chega a 8.128; n° de mortes sobe para 281

A Bahia registrou 1.173 casos de pacientes com coronavírus e 19 mortes nas últimas 24 horas. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesab) no início da noite desta sexta-feira (15), o estado totaliza 8.128 pessoas contaminadas com a Covid-19, com 281 mortes, 19 a mais do que os números apresentados no boletim última quinta (14).

Segundo informações da Sesab, os 19 novos óbitos foram registrados em Salvador, Anagé, Itabuna, Mirante e Simões Filho.

Segundo informações da Sesab, o número de novos casos registrados nas 24 horas não representam o número de pessoas infectadas neste período. Ele se deve a integração das bases de dados com o Ministério da Saúde, em virtude do sistema criado pelo órgão federal desde 27 de março, não ter permitido que os estados tivessem acesso as informações nominais notificadas pelas unidades de saúde diretamente ao Ministério.

O órgão informou que ao longo das duas últimas semanas, o Governo do Estado da Bahia vinha trabalhando no desenvolvimento de um software de integração, tendo sido possível baixar e integrar as diferentes bases de dados do ministério da saúde e consolida-las de forma confiável.

Secretaria da Saúde de Afrânio anuncia cura clínica do primeiro paciente com o novo coronavírus

(Foto: Arquivo)

O paciente, um jovem de 20 anos de idade, estava internado na cidade do Recife quando contraiu o coronavírus. Na última quinta-feira (14), os médicos informaram que o mesmo estava curado clinicamente da doença.

Em tratamento contra um câncer, o paciente teve o diagnóstico para Covid-19 divulgado no dia 30 de abril e seguiu internado em um hospital da capital pernambucana. Por se tratar de um morador de Afrânio, o caso entrou para as estatísticas do município.

Mesmo sem ter casos de contaminação na cidade, a prefeitura está intensificando os cuidados e anunciou a suspensão da circulação do ônibus que faz a linha Petrolina/Afrânio. O objetivo é reduzir a circulação de pessoas e consequentemente da Covid-19. A prefeitura reforça o apelo de que quem puder, fique em casa e ao sair use máscara.

Governo de Pernambuco prorroga proibição do acesso às praias e parques do Estado até o dia 31 de maio

Governador Paulo Câmara. (Foto: Aluísio Moreira /SEI)

O governador Paulo Câmara assinou nesta-feira (15) um novo decreto vedando o acesso aos parques e praias e também aos calçadões próximos a essas localidades. A medida, contida no Decreto Nº 49.025/2020, já está em vigor e vale até o dia 31 de maio para todo o Estado de Pernambuco.

A proibição do acesso às praias, parques e calçadões foi decretada inicialmente no dia 03 de abril. Com o avanço da pandemia, o Governo decidiu estender ainda mais o prazo de fechamento, agora para o dia 31 maio. A iniciativa reforça, no âmbito do Estado, as medidas de isolamento social, evitando a expansão da pandemia do novo coronavírus.

LEIA MAIS

Câmara de Vereadores de Petrolina prorroga suspensão de sessões presenciais até 31 de maio

(Foto: Arquivo)

O Presidente da Câmara de Vereadores de Petrolina, Vereador Osório Siqueira, publicou uma portaria nesta sexta-feira (15) prorrogando o prazo das sessões ordinárias, solenes e outras, até o dia 31 deste mês. A portaria Nº. 1.605/2020 estabelece também que ficam suspensos o atendimento ao público neste período, na Sede do Poder Legislativo Municipal.

O documento estabelece ainda, que por conta do período em que a Câmara de Vereadores ficou sem ter sessões ordinárias, solenes  e outras reuniões que aglomera pessoas, no mês de julho, não haverá recesso parlamentar.

Para baixar a portaria, Osório Siqueira levou em consideração, dentre outras coisas, o Decreto nº 011/2020, reeditado em 31 de março pelo prefeito Miguel Coelho, que estabelece medidas temporárias no âmbito do Território do Município de Petrolina, de prevenção ao contágio pelo Coronavírus e a Portaria nº 188/2020 do Ministério da Saúde, que declarou emergência em saúde pública de importância nacional em decorrência de infestação humana pelo novo Coronavírus.

Cidade de Campo Alegre de Lourdes (BA) registra 14 casos positivos de Covid-19

No boletim atualizado no início da noite dessa sexta-feira (15), a Secretaria da Saúde do Município de Campo Alegre de Lourdes, na região norte da Bahia, na divisa com o Piauí, informou que a cidade já registra 14 casos positivos da doença. Com uma população de cerca de 29 mil habitantes, segundo a última estimativa do IBGE, a velocidade com os casos avançam preocupa as autoridades.

“Agora, mais do que nunca, precisamos precisamos intensificar os cuidados. Use máscara e evite sair sem necessidade”, diz uma mensagem da secretaria no boletim epidemiológico.

Os números mostram que em todo o município são 47 notificações, 28 casos descartados, 5 em investigação, 5 curados clinicamente e 14 casos confirmados. Os bairros mais afetados são: Centro com 9 casos, Farinha Quente 3 casos e Pedro Alcântara com 2 casos.

Brasil pode chegar a 2º país com mais casos de Covid-19 com 14 vezes menos testes que EUA

Em meio à segunda troca de ministros em menos de um mês, o Brasil deve chegar nas próximas semanas ao segundo lugar no número de casos confirmados da Covid-19. O problema é que, mesmo sendo um número alto, o país realizou quatorze vezes menos testes que o primeiro lugar, os Estados Unidos.

Com 330 milhões de habitantes, os EUA adotaram uma política intensa de testes em todo o território nacional, chegando a mais 10,7 milhões de análises concluídas até esta sexta-feira (15). A informação está disponível no site Worldometers, que faz o acompanhamento de dados da doença em todo o mundo.

LEIA MAIS

Bodocó registra primeiros casos positivos de Covid-19

(Foto: Prefeitura de Bodocó)

Até esta quinta-feira (14), o município de Bodocó (PE) contava apenas com casos suspeitos do novo coronavírus, mas nesta sexta-feira (15) veio a notícia que ninguém gostaria de divulgar. A secretaria da saúde informou que os exames de três pacientes deram positivo para a Covid-19.

A pasta no entanto, não informou se as pessoas contaminadas são do sexo masculino ou feminino, ou se estão internadas. Informou apenas que o município tem mais 7 casos suspeitos e 2 descartados.

Juazeiro confirma mais três casos positivos da Covid-19 e divulga cura clínica de mais dois pacientes

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Na atualização de dados desta sexta-feira (15), a Secretaria da Saúde informa que mais três pessoas foram diagnosticadas com a COVID 19 em Juazeiro. Agora, o município registra 44 casos positivos para a doença. Os pacientes são dois do sexo masculino, 18 e 60 anos e uma do sexo feminino com 78 anos. Os mesmos tiveram resultado por meio do teste rápido. Do total de casos confirmados, 27 são mulheres e 17 são homens. Deste quantitativo, 21 são profissionais de saúde.

Os casos clinicamente curados nesta sexta-feira são de dois homens, com isso, a cidade agora tem 19 pacientes recuperados da COVID 19. A Secretaria ressalta ainda que o isolamento social é a medida mais eficaz para evitar a propagação do vírus, conseqüente a esta ação, um número menor de novos casos podem começar a acontecer.

LEIA MAIS

PE registra mais 621 casos de coronavírus e 83 mortes

São mais 83 mortes em PE (Foto: Ilustração)

Os números divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE- nessa sexta-feira (15) indicam 83 novas mortes e 621 novos pacientes contaminados pelo coronavírus. Com isso o Estado já soma 16.209 casos positivos e 1.381 óbitos.

Desses novos registros, 349 são considerados graves e os outros 272, leves. Na quinta-feira (14) foram 687 novos registros e 74 mortes. O número de recuperados ainda não foi liberado. O boletim completo será publicado ao final do dia pela pasta.

 

URGENTE: Ministro da Saúde, Nelson Teich pede exoneração do cargo

Nelson Teich não é mais ministro da Saúde do Brasil. Ele pediu exoneração nessa sexta-feira (15), antes mesmo de completar um mês na pasta. O Governo Federal confirmou a demissão em uma breve nota divulgada à imprensa e convocará uma coletiva ainda hoje.

“O ministro da Saúde, Nelson Teich, pediu exoneração nesta manhã. Uma coletiva de imprensa será marcada nesta tarde“, afirma a nota do Governo. Teich substituiu Luiz Henrique Mandetta, que já havia se desentendido publicamente com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre as ações federais durante a pandemia da covid-19.

Nessa semana Teich foi pego de surpresa em uma coletiva ao saber que Bolsonaro autorizou a reabertura de academias sem consultar a pasta. Outro ponto de divergência foi o uso da cloroquina, que Teich recomendou calma, mas o presidente insiste ser a cura do coronavírus.

Salgueiro chega a 37 casos confirmados de coronavírus

São 37 infectados, 15 curados e 4 mortes (Foto: Divulgação)

O boletim divulgado pela Prefeitura de Salgueiro (PE) na noite de quinta-feira (14) trouxe mais cinco casos confirmados de coronavírus. Um teste foi realizado no LACEN e os demais, através de testes rápidos do município.

Os pacientes são três do sexo feminino e dois do masculino. Uma das mulheres está em isolamento hospitalar e  os demais, em isolamento domiciliar. Salgueiro tem ainda 15 curados e quatro mortes provocadas pelas covid-19. Das 231 notificações, 179 testaram negativo e 15 ainda estão em investigação:

Bahia: Sobradinho e Paulo Afonso confirmam mais casos positivos de covid-19

Sobradinho (BA) atualizou para dois o número de casos confirmados do novo coronavírus, registrando também a primeira cura da doença. Segundo o boletim divulgado na noite de quinta-feira (14), o paciente está no Rio de Janeiro (RJ), mas com endereço na cidade baiana.

LEIA TAMBÉM

Sobradinho confirma 1º caso positivo de coronavírus

Ele testou positivo no dia 29 de abril e teve a cura clínica declarada. O paciente atualmente reside no RJ, porém, seus familiares em Sobradinho estão sendo acompanhados pela Vigilância Epidemiológica. A cidade soma seis testes negativos, dois positivos e dois em investigação.

Já em Paulo Afonso, o número de casos subiu para 11, dos quais cinco já se curaram. Um dos testes positivos é de Rodelas (BA), mas foi notificado em Paulo Afonso. Há ainda 40 suspeitas e 142 testes negativos.

 

Coronavírus: Belém do São Francisco confirma 1º caso; Trindade chega a 19

Belém do São Francisco: paciente tem sintomas leves (Foto: Internet)

Assim como Lagoa Grande, Belém do São Francisco (PE) confirmou, na quinta-feira (14), seu primeiro caso de coronavírus. O paciente foi submetido a um teste rápido, depois de apresentar sintomas como tosse e perda de apetite, e o resultado deu positivo para covid-19.

O paciente está em isolamento domiciliar e tem sintomas leves. A Secretaria de Saúde não forneceu mais detalhes sobre faixa etária e se há alguma comorbidade. A cidade tem quatro casos já descartados e um ainda em análise.

Trindade tem mais um caso confirmado

A Prefeitura de Trindade, na região do Araripe, atualizou para 19 o número de casos confirmados da covid-19. Desse total, sete já se recuperaram e quatro morreram. O município tem 88 notificações, 13 em investigação e 56 casos descartados.

 

Teste confirma 1º óbito por covid-19 em Lagoa Grande

Morte estava sob investigação (Foto: Ascom PMLG)

Lagoa Grande (PE) confirmou na noite de quinta-feira (14) a primeira morte pelo coronavírus. O óbito já estava sob investigação e ontem o LACEN liberou o resultado do exame, atestando o primeiro registro da covid-19 na cidade. A vítima era um homem que precisou ser hospitalizado em outro município.

Ele tinha comorbidades, segundo a Secretaria de Saúde. “Infelizmente nós tínhamos um óbito que estava sendo investigado , foi recolhido o material para análise e hoje tivemos a informação que testou positivo para covid-19. Lagoa Grande registra o primeiro caso“, comentou o prefeito Vilmar Cappellaro.

De acordo com o prefeito, todas as pessoas que tiveram contato com essa pessoa estão sendo acompanhadas pelas equipes de vigilância epidemiológica. Ele pediu que a população colabore com a prevenção. “Que as pessoas tenham consciência do perigo e das consequências que isso traz à população“, finalizou.