Senhor do Bonfim confirma mais cinco casos de coronavírus

Subiu para seis o número de casos confirmados do novo coronavírus em Senhor do Bonfim (BA). Mais cinco pessoas testaram positivo, através de testagem rápida, ainda no sábado (16). Os pacientes estão em isolamento domiciliar e seguem sendo observadas pelas equipes de vigilância epidemiológica.

LEIA TAMBÉM

Senhor do Bonfim: prefeito critica manifestações violentas contra paciente que testou positivo para covid

1º caso confirmado de covid em Senhor do Bonfim foi importado de Petrolina

Vale destacar que o primeiro registro da doença na cidade foi de um homem que esteve em Petrolina e apresentou sintomas gripais no retorno a Bonfim. Em uma live no final de semana, o prefeito Carlos Brasileiro (PT) explicou que os boletins diários sofreram alterações com base nas diretrizes do Estado.

Por orientação do Governo do Estado, ele começou a distribuir os testes rápidos que até então nós não tínhamos. O governador comprou e chegou para nós 3.500 e a gente começou a fazer esses trabalhos, primeiramente com os profissionais de saúde“, disse.

Confira a seguir o boletim completo divulgado na noite de domingo (17):

LEIA MAIS

Número de pacientes recuperados da covid em Trindade sobe para 10

Cidade tem 10 curados e 4 óbitos (Foto: Google Street/Reprodução)

O boletim divulgado pela Prefeitura de Trindade (PE) no domingo (17) trouxe uma boa notícia. Dos 21 casos positivos, 10 já se recuperaram. Isso representa uma alta em relação ao sábado (16), que apresentava apenas sete curados. Há ainda quatro óbitos confirmados.

Até ontem Trindade somava 120 notificações da covid-19, das quais 87 já haviam testado negativo e 12 permanecem em investigação. Através das redes sociais o prefeito Everton Costa orientou os trindadenses que apresentarem sintomas gripais.

“Pacientes que apresentarem os sintomas de febre, tosse, dor de cabeça, perca do olfato, falta de ar ou dores pulmonares devem procurar as unidades de saúde; Hospital Municipal, UPA 24h, PSF’s e Vigilância Sanitária localizada na Secretaria de Saúde, procurar as unidades para investigação“, destacou o gestor.

Prefeitura confirma óbito por Covid-19 em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina confirmou um óbito por Covid-19 neste domingo (17). Trata-se do paciente de 76 anos, que por um equívoco na data de nascimento, foi anunciado neste sábado (16) que tinha 56. Ele fazia tratamento oncológico e estava internado na UTI Covid do Hospital Universitário (HU) desde o último dia 11.

Com isso, o número de mortes pelo novo coronavírus em Petrolina subiu para cinco. O total de infectados é 110, enquanto as curas clínicas somam 41.

Paulo Câmara pode reabrir comércio em junho após quarentena

O governo de Pernambuco comemorou no final de semana o aumento da média do isolamento em todo o estado para 53,8% e nos municípios com uma política mais rígida, esse contingente alcançou 60%, número superior ao identificado no sábado anterior, que atingiu 48%.

Os números animadores do governo, estabeleceu uma quarentena mais rígida até 31 de maio, abriram a possibilidade de considerar uma retomada do comércio já no mês de junho, hipótese admitida pelo próprio secretário de Saúde, André Longo.

Pela primeira vez nesses dois meses de isolamento social que o governo de Pernambuco considerou a hipótese de retomada, isso leva a crer que possamos estar próximos do pico da Covid-19 e que essa fase mais aguda do isolamento social seja apenas uma transição para uma retomada lenta e gradual da economia em nosso estado.

O governador sublinhou que acredita ser possível atingir 70% de isolamento, índice que ajudará a frear ainda mais a doença, isso dependerá da responsabilidade de cada pernambucano. Caso tenhamos êxito, apesar dos quase 20 mil casos registrados e cerca de 1.500 óbitos, a luz no fim do túnel de que possamos, enfim, nos livrar da Covid-19 e do isolamento social começa a aparecer com mais precisão e traz esperança em dias melhores para todos os pernambucanos.

Petrolina fecha domingo sem novos casos de covid-19

Assim como Juazeiro (BA) Petrolina encerrou o domingo (17) sem mudanças no boletim do coronavírus. O município segue com 110 casos confirmados da doença, os mesmos do último sábado (16).

Pacientes recuperados totalizam 41. Petrolina soma ainda quatro óbitos pela covid-19. Dos 110 testes positivos, 83 vieram dos rápidos obtidos pela Prefeitura e 27 através do LACEN, na capital Recife.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Petrolina, também não houve alteração em relação a SRAG. A cidade permanece com 46 casos em investigação, dos quais 30 já foram descartados. Há nove positivos e um óbito.

Pastoral da Criança denuncia impedimento de pesquisa sobre impacto da covid-19 em Juazeiro

Pesquisa busca conhecer impactos da covid-19 em 133 cidades (Foto: CDC/Unsplash)

A Pastoral da Criança emitiu uma nota denunciando o impedimento de uma pesquisa sobre os impactos do novo coronavírus em Juazeiro (BA). O levantamento é realizado pela Universidade Federal de Pelotas em 133 municípios do país, mas mesmo aprovada pelo Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), os pesquisadores encaram dificuldades na cidade baiana.

“Apesar dessa pesquisa ser extremamente importante e realizada por uma equipe séria e comprometida, em algumas cidades, os pesquisadores têm tido dificuldades com a população e com autoridades, apesar do apoio do Ministério da Saúde”, destaca a Pastoral.

Além de Juazeiro, a pesquisa acontece em Irecê e Paulo Afonso (BA); Petrolina e Serra Talhada (PE). Veja a seguir a nota da Pastoral:

LEIA MAIS

Pernambuco registra mais 964 casos de coronavírus

PE tem mais recuperados do que mortos (Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou há pouco o boletim desse domingo (17), com dados atualizados do coronavírus. São 964 novos casos confirmados da doença e 55 óbitos. Também foram contabilizadas 45 curas.

De acordo com a SES, dos 964 novos registros, 455 são graves e 519 leves. Ao todo Pernambuco já soma 19.452 casos positivos. Em relação aos 55 óbitos, 33 foram de homens e 22 de mulheres. No quadro geral são 1.516 mortos pela covid-19.

Quanto as curas, com as 45 novas recuperações, o Estado chegou a 2.969 pessoas com alta hospitalar. O boletim completo pode ser conferido no link a seguir: Boletim Covid-19 PE.

No 1º final de semana com lockdown, PE tem o melhor índice de isolamento social do Brasil

No primeiro dia da quarentena mais rígida em cinco municípios do Estado, Pernambuco alcançou o maior índice de isolamento social do país. O sábado (16) representou uma de 53,8% da população em suas casas, segundo o georreferenciamento feito pela InLoco, muito acima do que os 48% do sábado anterior.

Desde ontem o chamado lockdown está em vigor na capital Recife, em Olinda, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes e São Lourenço da Mata. Pernambuco ficou a frente de estados como Ceará (52.7%) e Amapá (52,7%). Recife teve o maior índice entre as cinco cidade: 62,1%.

O Governador Paulo Câmara (PSB) fez um pronunciamento na tarde desse domingo (17) para celebrar a marca alcançada ontem e agradeceu a população. Confira:

Prefeito de Juazeiro apresentará novas medidas de enfrentamento ao coronavírus nesta segunda-feira

Paulo Bomfim divulgará novas medidas (Foto: Blog Waldiney Passos)

O prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim convocou uma coletiva de imprensa para esta segunda-feira (18), a fim de apresentar novas medidas de combate ao coronavírus. O encontro está agendado para 10h30, no Paço Municipal.

Juazeiro tinha, até sábado (16), 46 casos confirmados de coronavírus. 126 permanecem em análise, pois apresentaram sintomas gripais. O município também já contabiliza óbitos e assim como Petrolina, teve a situação de transmissão comunitária decretada.

 

Corpo é encontrado às margens da PE-390, em Serra Talhada

(Foto: Ilustração)

O corpo de um homem foi encontrado na noite de sábado (16), às margens da PE-390, em Serra Talhada, Sertão de Pernambuco.

A vítima estava sem os documentos e não apresentava sinais de violência. De acordo com o Blog Mais Pajeú, trata-se de um homem de 45 anos que havia desaparecido na sexta-feira (15).

Ele teria surtado dentro de um ônibus que vinha de Brasília (DF) até Afogados (PE). A Polícia Civil de Pernambuco investiga o caso.

Boletim da SESAU não indica novos casos de covid-19 em Juazeiro

Casos confirmados permanecem em 46 (Foto: ASCOM)

O número de casos positivos de coronavírus em Juazeiro (BA) permanece em 46. O boletim divulgado pela Secretaria de Saúde (SESAU) nesse domingo (17) não aponta novas contaminações em relação ao último sábado (16).

Dos 46 pacientes da covid-19, 28 são mulheres e 18 são homens. 22 são profissionais da saúde. No total, 416 pessoas foram notificadas, 244 exames testaram negativo e outras 126 aguardam resultado. Há ainda dois óbitos.

Também não houve mudanças no quadro de H1N1: são 73 notificações com 18 exames positivos – duas mortes – 28 exames em investigação e 27 já confirmados.

Bahia tem 8.314 casos positivos e 286 pela covid-19

8.314 casos confirmados e 286 óbitos. Esse é o saldo da Bahia no boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), na noite de sábado (16). A boa notícia é que 2.151 pacientes já recuperaram da covid-19, mas outras 5.877 pessoas seguem monitoradas pela vigilância epidemiológica.

Para unificar os dados e evitar equívocos a Sesab lançou um sistema integrado, que incluirá também as notificações. Até as 18h de ontem foram contabilizados mais cinco novas mortes: uma mulher de 83 anos, um homem de 39, uma mulher de 80, uma mulher de 54 e outro homem de 79 anos.

Desde a semana passada a Sesab passou a divulgar seus boletins apenas no final da tarde. Os dados desse domingo (17) serão informados ao início da noite.

Salgueiro registra mais seis casos positivos de coronavírus

Os números de contaminados pelo coronavírus em Salgueiro (PE) aumentaram no boletim divulgado pela Prefeitura na noite de sábado (16). Agora são 43 casos positivos, seis a mais do que na sexta-feira (15). Os novos pacientes são cinco homens e uma mulher.

Os resultados foram obtidos através de testes rápidos (três) e do LACEN (três). De acordo com a Secretaria de Saúde do município, apenas um paciente está em isolamento hospitalar. Nove casos permanecem em investigação e 182 já foram descartados.

Dos 43 positivos, 15 já se recuperaram e há ainda quatro mortes pela covid-19. Veja a seguir o boletim completo de ontem:

LEIA MAIS

Cabrobó e Orocó registram 1º óbitos por covid-19

Os boletins divulgados no sábado (16) pelas Prefeituras de Cabrobó e Orocó (PE) contabilizaram os primeiros óbitos por coronavírus em ambas as cidades. Em Cabrobó, o paciente era o único caso positivo da doença. A Secretaria de Saúde não forneceu mais informações sobre faixa etária e sexo da vítima.

A morte em Orocó é de uma mulher de 67 anos, que veio a óbito no último dia 9, mas o exame do LACEN apenas foi liberado ontem. Ela tinha comorbidades e havia dado entrada no hospital com dor abdominal, tosse e desconforto respiratório.

Além desse óbito, Orocó tem mais um caso confirmado, que já se recuperou da covid-19. Outros dois pacientes permanecem em investigação.

Empregados da Caixa representam quase metade de bancários com suspeita de contaminação do coronavírus em Pernambuco

(Foto: Ascom)

Um total de 271 bancários de Pernambuco contraíram ou apresentam sintomas da Covid-19. Destes, 105 são empregados da Caixa Econômica Federal e 54 deles são casos suspeitos de terem sido contaminados pelo coronavírus. O número (54) representa 46% — quase a metade — dos 116 trabalhadores de seis bancos com suspeitas da doença no estado, segundo levantamento atualizado nesta sexta-feira (15) pelo Sindicato dos Bancários de Pernambuco e a Associação do Pessoal da Caixa (Apcef-PE).

No Ceará, 12 agências da Caixa estão fechadas por suspeitas ou confirmações de empregados contaminados pela Covid-19. A medida foi tomada, de acordo com a Apcef-CE, em duas unidades da capital Fortaleza (Virgílio Távora e José Walter) e em dez agências do interior: Baturité, Camocim, Cascavel, Horizonte, Itaitinga, Limoeiro, Pacajus, Pecem, Sobral e Tauã. Em Pernambuco, mais uma unidade precisou suspender o atendimento nesta quinta-feira: a da Rua Capitão João Velho, no centro de Caruaru, agreste do estado.

LEIA MAIS