Campo Alegre de Lourdes. Curaçá e Uauá celebram curas de pacientes com covid-19

Notícias dão esperança na batalha contra o vírus (Foto: Ilustração)

Enquanto os números de casos confirmados do coronavírus cresce, também sobe o total de pessoas curadas da doença. Três cidades baianas celebraram na segunda-feira (18) a recuperação de pacientes. Em Campo Alegre de Lourdes, de 14 contaminados, oito já se curaram.

A história mais marcante até o momento é de Sheila da Luz Sousa, de 32 anos. Diabética, ela precisou ser internada, posteriormente intubada e conseguiu superar a covid-19. Sheila apresentou os primeiros sintomas dia 21/04, passou por três hospitais e ficou 10 dias em estado grave.

Os médicos me indicaram continuar em isolamento social, para que eu não corra o risco de pegar o vírus novamente, e é o que eu estou fazendo, e indico para todos, se cuidem”, disse a paciente que já está em casa.

De Curaçá vem outra boa notícia: das 29 confirmações da doença, 27 estão curadas. A cidade tem ainda 23 pacientes em investigação, com sintomas da covid-19. Uauá, que ontem confirmou os dois primeiros casos da doença, hoje (19) informou que o primeiro paciente já está curado.

Trindade tem salto nos casos positivos de coronavírus

Município confirmou segunda morte (Foto: Google Street/Reprodução)

O boletim de segunda-feira (18) em Trindade (PE) apresentou um salto nas confirmações de coronavírus. Até domingo (17) eram 21 pacientes contaminados e ontem, esse número subiu para 31. O prefeito Everton Costa informou que cinco novos pacientes são profissionais de Saúde.

A boa notícia é que o número de recuperados também cresceu. No final de semana eram 10 e agora são 14 curados da covid-19. Oito casos permanecem em investigação. Há ainda quatro óbitos.

Parnamirim tem mais um caso

Outra cidade a ter mais pacientes contaminados foi Parnamirim (PE), que confirmou o segundo caso positivo da doença. O paciente é um homem de 55 anos, diabético e que trabalha às margens de uma rodovia federal. Ele teve contato com caminhoneiros e pode ter se infectado durante o trabalho

“Ele foi transferido para um hospital de referência em Ouricuri. O estado de saúde dele é considerado estável“, informou a Prefeitura.

Salgueiro chega a 44 casos positivos de coronavírus e prefeito adota medidas mais restritivas

Subiu para 44 o número de casos confirmados do novo coronavírus em Salgueiro (PE). O único teste positivo – feito no LACEN – de segunda-feira (18) é de um homem, cuja idade não foi informada. Ele está em isolamento domiciliar.

Desse total, 18 já se curaram e há quatro óbitos. Oito casos permanecem em investigação. Ainda ontem a Prefeitura de Salgueiro anunciou medidas mais restritivas que começam a valer nesta quarta-feira (20).

Além de obrigar o uso de máscara – que já é determinação estadual – o prefeito Clebel Cordeiro (MDB) limitou a entrada e saída de veículos ao município. O transporte alternativo deverá funcionar com no máximo 60% da sua ocupação; somente será permitida a circulação de pessoas pelas ruas da cidade mediante declaração de serviços essenciais.

Vacina para covid-19 mostra resultado promissor

O laboratório americano Moderna informou nesta segunda-feira (18) que sua vacina experimental contra a covid-19 mostrou potencial em um estudo de estágio inicial, já que produziu anticorpos neutralizadores do vírus semelhantes àqueles encontrados em pacientes recuperados, o que fez o preço das ações dispararem cerca de 25%.

A vacina da empresa está na vanguarda dos esforços de desenvolvimento de um tratamento para o vírus de disseminação veloz e, na semana passada, recebeu o selo de “aprovação rápida” da agência de saúde dos Estados Unidos para que a revisão regulatória seja acelerada. A Moderna espera iniciar um estudo de estágio final mais amplo em julho.

Atualmente não existem tratamentos ou vacinas aprovados para a covid-19, causada pelo novo coronavírus, e especialistas preveem que uma vacina segura e eficiente pode demorar de 12 a 18 meses.

LEIA MAIS

Petrolina tem mais 14 casos confirmados da Covid-19

A Prefeitura de Petrolina confirmou mais 14 casos positivos do novo coronavírus (Covid-19) nesta segunda-feira (18). Confirmados através de análise do Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE) são dois homens de 33 e 36 anos e uma mulher de 37. Os 11 pacientes confirmados por testes rápidos da prefeitura são 6 mulheres com idades entre 29 e 71 anos e 5 homens entre 18 e 55 anos. Todos estão em isolamento domiciliar.

Com isso, o total de infectados no município subiu para 124. São 94 casos confirmados através de testes rápidos feitos pela prefeitura e 30 diagnosticados através de exame laboratorial. A boa notícia é que as curas clínicas aumentaram de 41 para 58. Óbitos somam cinco.

SRAG

O boletim da prefeitura aponta que os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) subiram para 49 em investigação, enquanto 30 já foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de 1 óbito.

Brasil ultrapassou 245 mil casos confirmados do novo coronavírus

(Foto: Cadu Rolim/FotoArena/Estadão Conteúdo)

O Brasil ultrapassou 245 mil casos positivos do novo coronavírus, nesta segunda-feira (18). Os dados fazem parte do levantamento exclusivo que o G1, site de notícias do grupo Globo, realiza todos os dias junto às secretarias estaduais de saúde.

Foram registradas 16.370 mortes provocadas pela Covid-19 e 245.595 casos confirmados da doença em todo o país. O balanço do Ministério da Saúde divulgado neste domingo (17) informa 16.118 mortos e 241.080 casos. As 20 cidades com maior mortalidade e incidência de casos estão no Norte e Nordeste.

Agentes comunitários de saúde orientam sobre prevenção a Covid-19 e dengue na cidade de Curaçá (BA)

(Foto: Ascom)

A ação foi realizada na manhã desta segunda-feira (18) em bairros com famílias em situação de vulnerabilidade como o Minha Casa Minha Vida e Casas Populares. Parte da diretoria do Sindicado dos Agentes Comunitários de Saúde distribuiu máscaras de tecido e fez orientações com o objetivo de diminuir o fluxo de pessoas nas ruas e consequentemente conter o avanço de contaminação da Covid-19.

A ação faz parte das ações do sindicato da categoria para contribuir com a prevenção contra a doença que já vitimou 29 pessoas no município de Curaçá, em relação a Covid-19. Desse total, 27 já tiveram cura clínica diagnosticada. Apenas 2 continuam ativas, mas ambas em isolamento domiciliar e sendo acompanhadas por equipes da Secretaria de Saúde do Município.

Pernambuco bate triste recorde e confirma mais 120 mortes pela Covid-19 em 24h

(Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, nesta segunda-feira (18), 642 novos casos da Covid-19 em Pernambuco. Também foram confirmados laboratorialmente 124 óbitos. O aumento no número de mortes nesta segunda foi motivado pelo atraso na informação sobre os resultados dos hospitais da rede privada. Os óbitos do boletim de hoje ocorreram entre os dias 18 de abril e 17 de maio. O estado totaliza 1.640 mortes pela Covid- 19.

Entre os confirmados hoje, 400 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 242 como leves. Agora, Pernambuco totaliza 20.094 casos já confirmados, sendo 10.103 graves e 9.991 leves. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

Juazeiro já soma 48 pessoas infectadas com o novo coronavírus

(Foto: Blog Waldiney Passos)

A Secretaria da Saúde informou que mais duas pessoas foram diagnosticadas com a COVID 19 em Juazeiro. Agora, o município registra 48 casos positivos para a doença. Um paciente é do sexo masculino, tem 53 anos e teve o diagnóstico por teste rápido, a outra é uma criança do sexo feminino, tem 5 anos e o resultado foi por meio do Laboratório Central (LACEN). Ambos estão em isolamento domiciliar e sem gravidade. Do total de casos confirmados, 29 são do sexo feminino e 19 do sexo masculino. Deste quantitativo, 22 são profissionais de saúde.

Para o coronavírus, estão notificadas 420 pessoas, sendo que 250 exames já foram descartados por testarem negativo e outros 122 estão em análise ou aguardando coleta. O município tem ainda o registro de dois óbitos pela COVID 19. A SESAU informa que mais de 200 testes rápidos já foram usados para testar pacientes. A secretaria informa ainda que os pacientes só são submetidos à testagem rápida a partir do 10º dia de sintoma gripal.

Para o H1N1 não há alteração nos dados, permanecem as 73 notificações com confirmação de 18 casos, incluindo dois óbitos. Os demais pacientes positivos para H1N1 estão em domicílio e sem gravidade, uma vez que existe tratamento para tal. Estão em investigação 28 exames e outros 27 já foram descartados.

A secretaria permanece testando e monitorando pacientes de acordo com as diretrizes e normas técnicas do Governo do Estado da Bahia e do Ministério da Saúde, por isso o aumento considerável nas notificações para a doença. Qualquer dúvida referente a estas doenças a população pode tirar através do WhatsApp (74) 99819- 3089 em horário comercial e dias úteis de segunda a sexta-feira.

Parnamirim (PE) confirma mais um caso positivo para Covid-19

(Photo by KARIM SAHIB / AFP)

Um homem de 55 anos de idade, é a mais nova vítima da Covid-19 no município de Parnamirim, em Pernambuco. Além de diabético, ele trabalhava às margens de uma BR e tinha contato com caminhoneiros e motoristas que passam com frequência pelo local.

O paciente foi transferido para um hospital de referência em Ouricuri (PE) e o estado de saúde do mesmo é considerado estável.

A Secretaria de Saúde de Parnamirim está investigando ainda outro caso suspeito da doença. O paciente apresenta sintomas leves e está em casa n isolamento domiciliar.

Município do Cedro, em Pernambuco, confirma primeiro caso de Covid-19

(Foto: Freepik/Banco de Imagens)

Por meio de teste rápido, a Secretaria de Saúde do Cedro, no Sertão de Pernambuco identificou o primeiro caso da Covid-19. Trata-se de um homem de 33 anos de idade, que apresentou sintomas moderados da doença após viagem por locais onde já tinham casos confirmados da doença.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente encontra-se em bom estado, sem sintomas graves e sendo internado nos leitos de retaguarda da Unidade Mista de Saúde.

Os familiares foram orientados a ficarem em isolamento domiciliar, sendo monitorados  pela equipe da Secretaria de Saúde Municipal, que está tomando todas a providências necessárias.

A gestão municipal reforça que todas as pessoas devem tomas todos os cuidados que já estão sendo orientados, como, ficar em casa o máximo que puder, lavar as mãos com água, sabão e álcool gel,  evitar aglomerações e só sair de casa se for extremamente necessário.

Capim Grosso confirma mais um caso de covid-19

A Secretaria de Saúde de Capim Grosso (BA) confirmou hoje (18) mais um caso positivo de coronavírus. Trata-se de um paciente do sexo masculino, com 41 anos de idade. Ele é residente do bairro Novo Oeste e testou positivo nessa segunda-feira.

O paciente tem quadro estável e encontra-se em isolamento domiciliar, mas segue monitorado pela equipe da vigilância epidemiológica do município. Com os dados de hoje, são 13 pacientes contaminados pelo vírus, dos quais três vieram a óbito.

Veja a seguir o boletim dessa segunda-feira:

LEIA MAIS

Juazeiro terá toque de recolher de 22h às 5h a partir desta terça-feira

O prefeito Paulo Bomfim anunciou durante uma coletiva de imprensa nessa segunda-feira (18) mais medidas de enfrentamento ao coronavírus. A principal delas é a implantação de um toque de recolher. Tal medida passará a vigorar a partir desta terça-feira (19), das 22h às 5h.

“Apenas os serviços essenciais irão funcionar nesses horários, que são as farmácias, as unidades de saúde e os deliverys que já têm esse trabalho de entrega. O objetivo é evitar a circulação em massa. A orientação que foi dada e todos entenderam é que não temos o objetivo de prender ninguém. As abordagens serão educativas“, pontuou o gestor.

Enfrentamento ao vírus

A partir de quarta-feira (20) serão montados pontos para aferir a temperatura corporal da população urbana. Esse método também será aplicado nos distritos rurais, inclusive com uma unidade móvel. “Já temos vários profissionais de saúde sendo treinados para que a gente atinja a maior quantidade de munícipes“, disse Bomfim.

Após 1ª sessão online, vereadores reforçam pedido para encontros virtuais em Petrolina

Vereadores fazem mais pressão para sessões (Foto: Arquivo)

O coro por sessões virtuais durante a pandemia do coronavírus em Petrolina ganhou força após a votação de dois projetos de Lei do Poder Executivo na semana passada. Nessa segunda-feira (18) Ruy Wanderley (PSC) apresentou um ofício à Mesa Diretora, reforçando a reivindicação dos colegas.

LEIA TAMBÉM

Câmara de Vereadores de Petrolina aprova em sua primeira sessão online projetos do prefeito Miguel Coelho

Vereadores de Petrolina pedem retomada das sessões de forma virtual

No pedido de Ruy, as sessões seriam retomadas a partir de quinta-feira (21) das 9h às 12h, com transmissão ao vivo pelo site oficial da Casa Plínio Amorim. Esse é o modelo que já é aplicado em outras Câmaras do país, incluindo em Juazeiro (BA) que hoje fará mais uma sessão online.

“Requeremos de Vossa Excelência a retomada dos trabalhos legislativos, através da realização de Sessões Ordinárias remotamente, através de videoconferência, observando as orientações da Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde, Secretaria Estadual e Municipal de Saúde, evitando aglomerações e preservando a integridade física de nossos edis e dos servidores da Câmara Municipal de Petrolina“, destaca o ofício.

Coronavírus: Belém do São Francisco confirma cura de paciente 

(Foto: Internet)

A semana começou com uma boa notícia em Belém do São Francisco (PE). O primeiro e único paciente que testou positivo ao coronavírus está curado. A informação foi confirmada no boletim divulgado pela Prefeitura na noite de domingo (17).

O paciente testou positivo no dia 14, através de teste rápido, que somente é feito após sete dos primeiros sintomas aparecerem. Esse intervalo se faz necessário, já que é o tempo para o corpo humano produzir os anticorpos ao vírus.

Ele estava em isolamento domiciliar, mas com sintomas gripais leves. Belém do São Francisco ainda soma quatro casos descartados e outros dois em investigação.