Organização adia Moto Chico por conta da pandemia do coronavírus

Um dos eventos mais tradicionais de Petrolina, o Moto Chico não será realizado em julho desse ano. Em um comunicado, a organização anunciou o adiamento do encontro agendado para os dias 9, 10, 11 e 12/07. O motivo é a pandemia do novo coronavírus.

O Moto Chico está incluindo no calendário oficial de eventos de Petrolina desde 2018 e em 2020 comemoraria sua 21ª edição. Na nota, a organização afirmou que em breve anunciará uma nova data para a realização do evento. Veja a seguir a íntegra da nota:

Coronavírus: Trindade, Araripina e Ipubi confirmam novos casos positivos

Todas essas cidades já somam mortes (Foto: Ilustração)

Três municípios do Sertão de Pernambuco contabilizaram mais casos positivos de coronavírus na quarta-feira (20). Araripina, Ipubi e Trindade atualizaram os dados da covid-19 e elevaram os números no Estado, que já soma 22.560 contaminados.

Araripina tem mais seis casos positivos, totalizando 26. A Prefeitura não forneceu detalhes sobre faixa etária, sexo e se há comorbidades. Desse total, 14 pessoas já se recuperaram. Há ainda dois óbitos registrados e sete pacientes em investigação.

Em Ipubi agora são 15 casos positivos, quatro a mais do que o último boletim. Nove pessoas já se recuperaram e o município também soma uma morte. Quatro pacientes permanecem em investigação.

Trindade, que começou a testar os profissionais de saúde, confirmou ontem que cinco deles testaram positivo. Dessa forma, são 38 casos confirmados da covid-19. 16 pessoas já se recuperaram e quatro morreram. 23 pacientes permanecem em investigação.

Paulo Afonso e Sobradinho registram novos casos confirmados de covid-19

(Foto: Freepik/Banco de Imagens)

Os municípios baianos de Paulo Afonso e Sobradinho atualizaram os números de casos positivos de coronavírus nos boletins divulgados na quarta-feira (20). Em Paulo Afonso agora são 13 contaminados pelo vírus, sendo um deles pertencente a Rodelas, mas notificado na cidade.

Há ainda 23 pacientes em investigação e outros 192 negativos. Cinco pessoas já se recuperaram e não há nenhum óbito contabilizado em Paulo Afonso.

Em Sobradinho, que passou 14 dias sem novos casos, ontem a Prefeitura confirmou mais dois pacientes infectados. Os pacientes são um idoso de 83 anos – atualmente na UTI do Hospital Regional de Juazeiro – e um outro homem de 69 anos, internado em Sobradinho, com quadro estável.

Sobradinho tem quatro casos positivos, dos quais um já se curou. Sete pessoas permanecem em investigação e 33 testes deram negativo. Não há óbitos.

Embrapa integra esforço internacional para monitorar a Covid-19

(Foto: Internet)

A Embrapa, que já contribui em âmbito nacional de diversas formas no enfrentamento da pandemia causada pelo novo coranavírus, entra em mais uma frente de atuação e vai coordenar no Brasil uma iniciativa que já envolve 13 países. A Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP), um de seus 42 centros de pesquisa, está integrando um esforço internacional batizado de projeto “CoronaSurveys”. A proposta da iniciativa é monitorar a incidência da Covid-19 por meio de pesquisas abertas e anônimas.

O projeto vai coletar e publicar dados referentes ao número de pessoas que contraíram e/ou manifestaram sintomas compatíveis com a Covid-19 em diferentes países. Os dados serão úteis para estimar o número de pessoas infectadas pelo Coronavírus em um determinado momento, assim como a evolução ao longo do tempo.

LEIA MAIS

Novas barreiras sanitárias são montadas em Juazeiro

(Foto: Ascom/PMJ)

A Secretaria de Saúde instalou nesta quarta-feira (20), novas barreiras sanitárias com medição de temperatura com termômetro infravermelho em pontos que reúnem um fluxo maior de pessoas na cidade de Juazeiro. Os locais escolhidos foram o ponto das barquinhas, área bancária e terminal de transbordo municipal. Os profissionais estarão de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h nos locais.

Neste primeiro dia 600 pessoas mediram a temperatura nos três pontos instalados na área central. Estão sendo programadas outras barreiras para a área rural também, contemplando assim os distritos da cidade. Inicialmente serão montadas barreiras fixas na entrada dos distritos de Maniçoba e Itamotinga, além de barreiras volantes pelos demais distritos.

LEIA MAIS

Trinta pessoas testam positivo para o novo coronavírus em Petrolina; número de infectados chega a 165

A Prefeitura de Petrolina realizou nesta quarta-feira (20), a testagem para detectar Covid-19 em profissionais de saúde da rede municipal. Foram feitos 1.513 testes rápidos nos postos de saúde, com resultados entregues em até 15 minutos após a coleta.

É importante destacar que o protocolo de realização do teste não mudou, o critério continua sendo em pessoas com sintomas gripais, notificadas pela Secretaria de Saúde. Porém, como os profissionais de saúde estão na linha de frente do combate à Covid-19, o Ministério da Saúde recomenda a testagem. Como os testes foram feitos em profissionais assintomáticos, o objetivo é fazer o levantamento epidemiológico do resultado para a Secretaria de Saúde identificar quantos testarão reagentes mesmo sem sintomas.

Boletim

Além dos profissionais de saúde, as equipes também realizaram 117 testes em pessoas que apresentam sintomas gripais há mais de 10 dias e que já estavam agendadas. De todos os testes realizados nesta quarta-feira, 17 deram positivos (13 mulheres com idades entre 23 e 66 anos e 4 homens com idades entre 25 e 55 anos). Também nesta quarta, o município recebeu 13 resultados positivos, 10 do Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE) e 3 analisados por laboratório particular. São 12 mulheres (com idades entre 26 e 53 anos) e um homem de 36 anos.

Com isso, o total de pessoas infectadas pela Covid-19 em Petrolina subiu para 165. São 119 casos confirmados através de testes rápidos feitos pela prefeitura e 46 diagnosticados através de exame laboratorial. As curas clínicas subiram para 64, com seis óbitos registrados.

SRAG

Quanto aos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o boletim aponta que são 51 casos em investigação, enquanto 30 já foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de 1 óbito.

Por videoconferência, Paulo Câmara mantém rotina de trabalho em casa

Governador Paulo Câmara. (Foto: Aluísio Moreira /SEI)

Em pronunciamento divulgado pelas redes sociais, o governador Paulo Câmara fez um balanço das últimas ações de combate à pandemia da covid-19 em Pernambuco. Ele reforçou a necessidade de manter o isolamento social, enfatizou a importância da abertura do novo Hospital de Referência para Covid-19 em Goiana, município da Mata Norte, em parceria com a Fiat e destacou a chegada de 35 respiradores que serão distribuídos às unidades hospitalares do Estado.

A unidade de Goiana, que vai atuar como Hospital de Referência à Covid-19, começou a funcionar hoje (20), com 30 leitos dedicados aos pacientes suspeitos e confirmados da doença. Quando estiver com toda a capacidade, a unidade vai abrigar um total de 100 leitos, sendo 10 de UTI. O serviço ainda vai realizar exames de raios-x e laboratoriais. Sobre o hospital, aberto em parceria com a Fiat, o governador comentou: “Já temos 30 leitos em operação e vamos chegar a 100, sendo 10 de UTI, nesse esforço de ampliar o atendimento também no interior do Estado”.

Durante a videoconferência, o governador também acompanhou o andamento dos trabalhos do Gabinete de Crise, juntamente com o secretário estadual de Planejamento, Alexandre Rebelo, e discutiu a distribuição dos 35 respiradores recebidos ontem (19) pelo Estado.

Nesta quinta-feira (21), às 10h, Paulo Câmara participará também por  videoconferência, direto da sua residência, da reunião convocada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, com os governadores de todo o País.

Link com o pronunciamento do governador: https://we.tl/t-ZIAYauOz3j

Casos do novo coronavírus aumentam em Remanso e Campo Alegre de Lourdes

(Foto: Sajjad Hussain/AFP)

De acordo com os últimos boletins divulgados pelas Secretarias da Saúde, os casos positivos do novo coronavírus tiveram aumento significativo nos municípios de Remanso e Campo Alegre de Lourdes, ambos na região norte da Bahia.

De 14 casos no último fim de semana, a cidade de Campo Alegre registrou nesta terça-feira (19) mais 6 casos positivos e o número chegou a 20 pessoas infectadas, porém 8 delas já apresentam cura clínica. Outros seis suspeitos estão em investigação e trintas casos foram descartados.

Em Remanso que apresentava 7 casos positivos no fim de semana, o número passou para 13 nesta terça-feira (19) e apenas um apresentou cura clínica. 59 casos já foram descartados por testarem negativo, 27 estão em investigação e nenhum óbito foi registrado nas duas cidades.

Vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos testa positivo para Covid-19

(Foto: Diego Galba/VG)

Depois que o governador do Estado, Paulo Câmara (PSB), testou positivo para Covid-19 e anunciou isso na última segunda-feira (18), novos casos apareceram no Palácio do Campo das Princesas, onde o chefe do Executivo estadual e auxiliares vinham atuando na linha de frente do combate à Covid-19. Nesta quarta-feira (20), segundo pessoas próximas, quem testou positivo foi a vice-governadora Luciana Santos (PCdoB).

Ela, inclusive, estava prestes a participar da reunião do Fórum de Governadores, junto com o secretário da Fazenda, Décio Padilha, na manhã desta quarta-feira (20), quando teve conhecimento do resultado do exame. Avisou a Décio, então, que não mais poderia cumprir a agenda e Décio, então, participou da videoconferência em nome do governador.

LEIA TAMBÉM

Governador de Pernambuco, Paulo Câmara, testa positivo para coronavírus

Ainda no último domingo, Luciana participou de reunião ao lado de Paulo Câmara e de outros secretários, no Palácio do Campo das Princesas, em torno do monitoramento da “quarentena em cinco municípios” de forma presencial. Agora, assintomática ela permanece em isolamento domiciliar.

Nesta terça-feira (19), testaram positivo no governo, o secretário de Saúde, André Longo, e o chefe de Gabinete do governador, Milton Coelho.

Juazeiro inicia toque de recolher com 70% do comércio funcionando, diz prefeito

Como medida de contenção em relação ao novo coronavírus, o município de Juazeiro iniciou na noite desta terça-feira (19), toque de recolher entre 22h e cinco horas da manhã do dia seguinte. Dezenas de viaturas e homens das forças de segurança estão patrulhando as ruas neste período com o objetivo de orientar as pessoas a irem pra casa.

Porém, durante o dia, o fluxo de pessoas no centro e nos bairros de Juazeiro é intenso. Durante entrevista coletiva nesta segunda-feira (18), o prefeito Paulo Bomfim, informou que não tomará nenhuma medida, pelo menos por enquanto, para diminuir o movimento no centro da cidade.

O novo decreto, também não flexibiliza a abertura das lojas, mas segundo o próprio prefeito, 70% do comércio já está funcionando. “Entendemos que ainda não é a hora de abrir. Se a gente for avaliar friamente, mais de 70% do comércio de Juazeiro está aberto. A gente tem farmácia aberta, a gente tem casa lotérica aberta, a gente tem bancos abertos, supermercados, casas de peças, casas de rações… então muitos dos nossos comércios estão abertos. Infelizmente alguns serviços que a Organização Mundial de Saúde e os infectologistas da nossa rede entendem que não são essenciais para o momento, a gente entendeu de deixar por hora fechado, mas acompanhando e avaliando a necessidade de ir abrindo gradualmente”, justificou Paulo Bomfim.

O decreto que obriga o fechamento do comércio em Juazeiro tem validade até dia 30 de maio.

Prefeitura de Petrolina faz levantamento para liberação de linha de crédito emergencial

(Foto: ASCOM/PMP)

Neste período de pandemia devido à covid-19, em que diversas atividades, não essenciais, estão suspensas através de decretos estaduais e municipais em todo o Brasil, muitos microempreendedores estão sem trabalhar. Para auxiliar e minimizar os efeitos da crise para esses trabalhadores, a Prefeitura de Petrolina está fazendo um levantamento, através da Agência Municipal de Empreendedores (AGE), para lançar uma linha de crédito emergencial.

A pesquisa está sendo feita através de um cadastro no site da prefeitura. Podem participar do levantamento os profissionais que não tenham recebido o auxílio emergencial do Governo Federal e que tenham renda mensal de até R$ 3 mil. Além disso, não pode ter restrições em órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa e deve ter uma atividade econômica.

Os interessados que se enquadrem neste perfil, devem acessar o site www.petrolina.pe.gov.br e fazer o cadastro, exclusivamente, pela internet clicando no banner ‘Petrolina na luta contra o coronavírus’.

De acordo com a gestão, esse cadastro vai avaliar o quantitativo de empreendedores que necessitam desta linha de crédito, além de validar os pré-requisitos.

Juazeiro chega a 50 casos positivos do novo coronavírus

(Foto: Blog Waldiney Passos)

No boletim desta quarta-feira (20), a Secretaria da Saúde de Juazeiro confirma mais um caso positivo para a COVID 19. Agora são 50 casos confirmados da doença na cidade. O paciente é do sexo masculino, tem 44 anos, teve o diagnostico por meio do teste rápido, está em isolamento domiciliar sem gravidade e sendo acompanhado pelas equipes de saúde municipal. A Secretaria também informa que mais uma paciente positiva com a doença teve cura clínica, sendo a mesma uma mulher idosa de 78 anos.

A SESAU informa ainda que constam 475 notificações em Juazeiro. Deste quantitativo, 302 exames já foram descartados por testarem negativo para a doença, outros 123 permanecem aguardando resultado ou realização de coleta. Do total de casos confirmados, 29 são do sexo feminino e 21 do sexo masculino. Desse total, 22 são profissionais de saúde. O município tem o registro de três óbitos.

Para o H1N1 não há alteração nos dados.  Permanecem as 73 notificações com confirmação de 18 casos, incluindo dois óbitos. Os demais pacientes positivos para H1N1 estão em domicílio e sem gravidade, uma vez que existe tratamento para tal. Estão em investigação 28 exames e outros 27 já foram descartados.

A secretaria permanece testando e monitorando pacientes de acordo com as diretrizes e normas técnicas do Governo do Estado da Bahia e do Ministério da Saúde e, por isso, registra o aumento considerável nas notificações para a doença. Qualquer dúvida referente a estas doenças a população pode tirar através do WhatsApp (74) 99819- 3089 em horário comercial e dias úteis de segunda a sexta-feira.

A Prefeitura de Juazeiro também solicita à população para que siga as orientações e medidas adotadas na prevenção e combate ao novo coronavírus. Higienize as mãos, só saia de casa em situação de necessidade ou urgência, use máscara e mantenha o distanciamento padrão de segurança.

Moradora chama atenção para aglomeração causada as 5 horas da manhã em frente ao mercado do produtor em Juazeiro

(Foto: Freepik/Banco de Imagens)

Uma moradora de Juazeiro usou as redes sociais para desabafar. Segundo ela, as aglomerações em frente ao Mercado do Produtor nunca deixaram de acontecer, principalmente por volta, das cinco horas da manhã.

Segundo a senhora, que pediu para não ser identificada, não são apenas caminhoneiros que esperam o entreposto abrir. Existe pessoas que não trabalham no ambiente.

Ela fez críticas ao toque de recolher que não se preocupou com a questão do Mercado do Produtor, o maior do Vale do São Francisco que emprega milhares de pessoas e movimenta a agricultura da região.

Boa notícia: Curaçá celebra recuperação de todos pacientes contaminados pelo coronavírus

Outros 24 casos seguem em investigação (Foto: Internet)

Em meio a tantas notícias de casos confirmados e mortes pelo coronavírus, a boa nova vem de Curaçá (BA). Todos os 29 pacientes contaminados pelo vírus estão curados. A informação foi confirmada e celebrada pela Prefeitura no boletim de terça-feira (19).

A cura clínica acontece quando o paciente chega ao 14º dia sem sintomas da doença. “A estabilização do quadro de positivos se deu devido às medidas adotadas pela Gestão Municipal, pelo isolamento social orientado pela Secretaria de Saúde e pelo monitoramento das equipes envolvidas no acompanhamento dos pacientes“, pontuou a Prefetiura.

Por outro lado, Curaçá tem ainda 24 casos em investigação. O município não registrou, até o momento, mortes pela covid-19.

Pernambuco registra mais 1.318 novos casos de coronavírus

Foram mais 83 mortos (Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) registrou mais 1.318 casos de coronavírus, totalizando 22.560. No boletim dessa quarta-feira (20) a pasta informou ainda mais 93 óbitos. Dos novos casos positivos, 518 são graves e 800 foram classificados como leves.

Com mais 93 óbitos, Pernambuco chega a 1.834. Não foram informadas as recuperações. O boletim completo será veiculado ao final do dia.