Boletim de sábado não registra novos casos confirmados de covid-19 em Juazeiro

São 55 casos confirmados até agora (Foto: Blog Waldiney Passos)

Não foram registrados novos casos positivos de coronavírus em Juazeiro (BA) nesse sábado (23). O boletim divulgado pela Secretaria de Saúde (SESAU) na tarde de hoje manteve-se com 55 testes positivos, dos quais 23 já estão curados clinicamente.

Juazeiro soma ainda 531 notificações, das quais 125 aguardam resultado de exame laboratorial. Outros 351 testes já deram negativo. Os números também não mudaram em relação à H1N1. “Qualquer dúvida referente à COVID 19 a população pode tirar através do WhatsApp (74) 99819-3089 em horário comercial de segunda a sexta-feira”, orienta a Prefeitura.

Pernambuco confirma mais 1.026 casos positivos de covid-19

Também foram registradas mais 87 óbitos (Foto: Internet)

Pernambuco confirmou nesse sábado (23) mais 1.026 casos do coronavírus. Com isso o Estado já soma 26.786 registros positivos da doença desde o início da pandemia. Desses novos casos, 223 são graves e 803 foram classificados como leves.

Em relação aos óbitos, foram contabilizados mais 87 óbitos, elevando 2.144 o total de vítimas fatais. O número de recuperados e mais detalhes sobre o boletim de hoje serão divulgados ao final do dia.

Covid-19: Araripina, Ouricuri e Trindade somam mais casos positivos

Cidades tiveram mais casos positivos (Foto: Ilustração)

Os casos positivos do novo coronavírus seguem em alta no Sertão de Pernambuco. No boletim de sexta-feira (22) mais três municípios registraram alta no total de pacientes contaminados, mas por outro lado, o número de óbitos não se alterou.

Araripina anunciou ontem 35 casos confirmados, isso representa sete a mais do que na quinta-feira (21). Desse total, 17 já estão curados e há dois óbitos registrados. Seis pessoas permanecem em observação pelas equipes de vigilância epidemiológica.

Ouricuri contabilizou ontem mais três casos positivos, elevando para 16 o número de contaminados. A cidade tem ainda uma morte e quatro pessoas em investigação.

A cidade com mais casos confirmados das três é Trindade, com 43. Ontem a Prefeitura confirmou mais dois testes positivos. 20 pacientes já se recuperaram e há quatro mortes. 17 pacientes estão sendo monitorados e aguardam resultado dos exames.

Remanso confirma 1º óbito por coronavírus

Vítima é um idoso de 91 anos (Foto: ASCOM)

Remanso é mais uma cidade do interior baiano a registrar morte por coronavírus. A primeira vítima é um idoso de 91 anos, cuja morte foi confirmada no boletim de sexta-feira (22). De acordo com o secretário de Saúde, Pedro Paulo, a vítima tinha apresentado os sintomas, foi submetido a testagem e o resultado deu positivo.

Comunico a todos o primeiro óbito confirmado no município. Trata-se de uma vítima de 91 anos de idade acamada. Com isso a gente confirma as estatísticas da Organização Mundial de Saúde que o maior número de óbitos é justamente nessa faixa“, disse o secretário.

Além desse óbito, Remanso tem 17 casos confirmados, 10 recuperados e outros 18 pacientes em observação, aguardando resultado dos exames.

Pernambuco supera marca de 2 mil mortos por covid-19

O boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Pernambuco na sexta-feira (22) confirmou mais 1.840 casos positivos de coronavírus e 132 mortes. Com esses novos números o Estado chegou a 25.760 infectados e tem 2.057 óbitos.

No balanço da pasta, em 12 dias o total de mortes dobrou. Dos novos casos confirmados ontem, 432 são considerados graves e 1.417 leves. Por outro lado a boa notícia é que mais 185 pacientes estão recuperados, somando 4.361 pessoas curadas em Pernambuco.

Dos 132 óbitos confirmados ontem, 72 são de pacientes do sexo masculino e 60, do sexo feminino, que morreram entre o dia 1º de maio e a quinta-feira (21). Eles tinham idades entre 8 e 93 anos de idade.

Governador da Bahia anuncia antecipação de feriados no estado

O governador Rui Costa anunciou durante pronunciamento, nesta sexta-feira (22), a antecipação de feriados em Salvador e interior da Bahia. A informação foi divulgada em videoconferência conjunta com o prefeito da capital baiana, ACM Neto. Logo após anúncio, o governador se reuniu com os gestores de municípios do interior.

Rui definiu que duas datas de comemoração regional, o 24 de junho (São João) e o 2 de julho (Independência da Bahia), serão transferidas para os dias 25 e 26 de maio, respectivamente, em toda a Bahia. Na quarta-feira, dia 27 de maio, os municípios baianos que desejarem poderão decretar feriado municipal. Em Salvador, por exemplo, o prefeito ACM Neto antecipou o feriado de 8 de dezembro, referente aos festejos de Nossa Senhora da Conceição da Praia, para o dia 27 de maio.

Para os dias 28 e 29 de maio (quinta e sexta-feira), o Governo do Estado publicará decreto com a suspensão dos serviços não essenciais em nove cidades com mais de 100 casos confirmados da Covid-19. São elas: Salvador, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Itabuna, Ilhéus, Jequié, Candeias, Ipiaú e Camaçari.

LEIA MAIS

Casos positivos do novo coronavírus aumentam em mais de 100% na cidade de Sobradinho (BA) em 15 dias

(Foto: Sajjad HUSSAIN / AFP)

Os casos do novo coronavírus, na cidade de Sobradinho (BA), passaram de 4 para 9 em menos de 15 dias. O anúncio foi feito em redes sociais no início da noite desta sexta-feira (22) pelo prefeito Luiz Vicente Berti. Veja o vídeo.

Das cinco novas pessoas com testagem positiva, 04 são da mesma família. A Secretária de Saúde alerta os moradores da Quadra S 19 para redobrarem os cuidados em função da proporção de casos confirmados nesta região. Diante dessa realidade, a gestão municipal faz um apelo a comunidade para que mantenha o distanciamento social, a higienização das mãos, fique em casa e se precisar sair para alguma necessidade, use máscaras.

Casa Nova registra 7 casos positivos do novo coronavírus e prefeito decreta toque de recolher em Distrito com 6 casos

Wilker Torres, prefeito de Casa Nova (BA).

Em live realizada na noite desta sexta-feira (22), o prefeito Wilker Torres, do município de Casa Nova (BA), na região norte do estado da Bahia, anunciou o registro de 7 casos do novo coronavírus. 6 destes pacientes, trabalham em fazendas de produção de frutas no Distrito de Santana do Sobrado. O outro paciente pertence ao quadro de funcionários da rede municipal de saúde.

O prefeito também anunciou toque de recolher no Distrito de Santana das 22h às 4h30 do dia seguinte. Decretou também o fechamento da feira livre do Distrito e da Sede do Município, fechamento dos comércios não essenciais do dia 25 a 31 de maio e suspensão de cultos religiosos presenciais. Ficam abertas a lojas de defensivos agrícolas, lojas de rações, lojas de peças de veículos, supermercados, padarias e açougues.

“Queremos trabalhar, Bomfim não quer deixar”, era o grito de guerra de manifestantes hoje no centro de Juazeiro

Dezenas de manifestantes, alguns comerciantes, a maioria não, saíram as ruas de Juazeiro no fim da manhã desta sexta-feira (22), pedindo a reabertura do comércio. Ao contrário de Petrolina, onde os participantes do protesto usaram carros, em Juazeiro eles saíram a pé, pelas ruas da cidade, contrariando os decretos municipais que proíbem atos com aglomeração de pessoas.

Em entrevista coletiva na última segunda-feira (18), o prefeito Paulo Bomfim disse que 70% do comércio da cidade já está funcionando, mas o município não irá liberar a abertura total das lojas nesse momento. Na oportunidade, Bomfim também decretou toque de recolher na cidade entre as 22h e 5h do dia seguinte. O decreto municipal que determina o fechamento do comércio fica em vigo até o dia 30 de maio.

Na tarde desta sexta-feira (22), o prefeito convocou uma nova entrevista coletiva para a próxima segunda-feira (25), às 9h, no Paço Municipal, para anunciar novas medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

Secretaria da Saúde de Dormentes adota cloroquina e hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com Covid-19

(Foto: Ascom/PMD)

A Prefeitura de Dormentes (PE) anunciou nesta sexta-feira (22) que, resolveu adotar a orientação do Ministério da Saúde e vai adotar o uso da Cloroquina e Hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com a Covid-19.

Seguindo as instruções do documento intitulado “Orientações do Ministério da Saúde para tratamento medicamentoso precoce de pacientes com diagnóstico da Covid-19”, lançado pelo Ministério da Saúde no dia 20 de maio de 2020, e considerando que o Conselho Federal de Medicina autorizou recentemente a prescrição médica da Cloroquina e da Hidroxicloroquina, em condições excepcionais para o tratamento da COVID-19 (PROCESSO-CONSULTA CFM nº 8/2020 – PARECER CFM Nº 4/2020). Será ofertado aos pacientes positivos, com sintomas leves, de forma gratuita, medicações como: Sulfato de Hidroxicloroquina, Azitromicina,  Ivermectina e Paracetamol ou Dipirona, em casos de febre ou dor.

Os medicamentos serão adotados após minuciosa análise médica e expressa autorização do paciente, que receberá toda a orientação necessária sobre os efeitos colaterais e a ausência de evidências sólidas de que o tratamento possa ter efeito de cura da Covid-19. Pensando na segurança do paciente e da população, o acompanhamento médico será realizado em domicílio para evitar o contato com outros pacientes.

Petrolina faz mutirão de testes rápidos da Covid-19 em mais de 300 servidores da Segurança Pública

(Foto: Jonas Santos)

Na linha de frente das ações de enfrentamento à Covid-19 estão os profissionais que atuam na Segurança Pública Municipal. Em Petrolina, são mais de 300 servidores que se expõem ao risco todos os dias para garantir a segurança da população e, neste momento, também são essenciais no enfrentamento ao inimigo invisível, o novo coronavírus.

Eles atuam de diferentes formas, como em fiscalizações, patrulhas e segurança de patrimônios públicos, por exemplo. Atenta à necessidade de cuidar dos servidores, nesta sexta-feira (22) a administração municipal realizou testes rápidos para diagnóstico da doença nesses profissionais.

LEIA MAIS

Prefeitura de Araripina instala 30 totens com álcool em gel para a população

Prefeitura de Araripina instala 30 totens com álcool em gel para a população (1)

A Prefeitura de Araripina instalou nesta sexta-feira (22), totens de higienização com álcool em gel a 70% nas unidades de saúde e estabelecimentos comerciais, principalmente agências bancárias e casas lotéricas, onde existe diariamente, fluxo de pessoas. A higienização das mãos é uma das principais medidas de combate ao novo coronavírus seja com água e sabão ou com álcool em gel a 70%.

Ao todo foram colocados 30 totens em todas as unidades de saúde da cidade e dos distritos. Para higienizar as mãos, o usuário aciona com os pés, o que evita o contato direto com o equipamento. Desta forma, as pessoas podem limpar as mãos e evitar o contágio do vírus.

Outra medida importante feita pela Prefeitura de Araripina foi a colocação de tendas na rua da Caixa Econômica Federal para que as pessoas que necessitem estar nas filas, tenham mais conforto durante o período que estão fora de casa.

Prefeito Paulo Bomfim concede entrevista coletiva para anunciar novas medidas contra o coronavírus nesta segunda-feira (25)

Prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim. (Foto: Ascom/PMJ)

O prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, concede entrevista coletiva, nesta segunda-feira (25), às 9h no Paço Municipal para anunciar novas medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Será garantido o distanciamento entre as pessoas, uso de máscaras e higienização com álcool em gel de mãos e microfones.

Um homem de 42 anos é a mais nova vítima da Covid-19 em Juazeiro

(Foto: Blog Waldiney Passos)

A Secretaria da Saúde de Juazeiro lamenta informar a confirmação no boletim desta sexta-feira (22), de mais um óbito de paciente positivo para a COVID 19. O mesmo é do sexo masculino, tinha 42 anos e estava internado no Hospital Universitário em decorrência de um traumatismo craniano grave.

O paciente evoluiu com síndrome respiratória aguda grave, vindo a óbito na segunda-feira (18) na unidade. Foi coletado material sorológico para análise laboratorial e o resultado foi positivo para a COVID 19. Com esta confirmação, sobe para quatro o número de óbitos pela doença em Juazeiro.

LEIA MAIS

Senhor do Bonfim registra 1º óbito por coronavírus

Mais um município do interior baiano registrou morte pelo novo coronavírus. Senhor do Bonfim informou no boletim de quinta-feira (21) o óbito de um idoso de 75 anos. Ele é o primeiro paciente a morrer em decorrência da covid-19 na cidade.

O idoso estava internado em um hospital da rede particular desde 16 de maio, com sintomas gripais. Ele tinha comorbidades as quais agravaram o caso. No dia 19 ele sofreu uma piora no quadro clínico e morreu. O teste foi feito nessa mesma data, mas o resultado somente divulgado ontem.

Senhor do Bonfim tem ainda 17 casos confirmados, 314 descartados e quatro recuperados. O primeiro caso positivo da cidade se contaminou em Petrolina, após uma viagem para acompanhar a esposa no Hospital Universitário.