governo autoriza contratação de mais de 5 mil profissionais para ações de combate a Covid-19

(Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

O Ministério da Economia autorizou a contratação temporária de 5.158 profissionais de saúde para ações de enfrentamento a Covid-19. A portaria foi publicada hoje (26) no Diário Oficial da União (DOU).

Os profissionais poderão ser contratados já a partir deste mês de maio e os contratos terão validade de até seis meses. A remuneração e a distribuição dos profissionais ficarão a cargo do Ministério da Saúde.

As vagas estão distribuídas da seguinte forma: 192 médicos intensivistas, 100 enfermeiros intensivistas, 60 fisioterapeutas intensivistas, 606 médicos, 18 médicos para Unidade Básica de Saúde, 698 enfermeiros, 684 fisioterapeutas, 2.259 técnicos de enfermagem, 101 técnicos em laboratório, 102 farmacêuticos, 57 nutricionistas, 61 biomédicos, 120 fonoaudiólogos e 100 psicólogos.

Para custear a contratação, o governo publicou, também na edição desta terça-feira do DOU, uma Medida Provisória (MP) que um crédito extraordinário de R$ 338,2 milhões em favor do Ministério da Saúde.

Na mesma MP, o governo também abre crédito de R$ 28,720 bilhões para o Ministério da Cidadania para cobrir despesas de auxílio emergencial para proteção a pessoas em situação de vulnerabilidade, devido à pandemia do novo coronavírus.

De acordo com o texto, o valor total, de mais de R$ 29 bilhões, será liberado a partir da contratação de operação de crédito interno (contratos ou emissão de títulos da dívida pública).

Mais dez pessoas testam positivo para Covid-19 e o número de casos confirmados em Petrolina chega a 215

Petrolina registrou 10 novos casos da Covid-19 nesta terça-feira (26). A prefeitura realizou 180 testes rápidos, com três resultados positivos para o novo coronavírus. São dois homens de 61 e 90 anos e uma mulher de 45. Os outros sete casos foram confirmados por meio de exames analisados pelo Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE). Os pacientes são quatro mulheres com idades entre 27 e 55 anos e três homens de 37, 54 e 71 anos.

O caso confirmado de 54 anos é um homem que faleceu no Hospital Universitário, no último domingo (24). Ele tinha problemas vasculares e estava internado desde o dia 6 de maio.

Com isso, o número total de pessoas infectadas na cidade subiu para 215. São 154 casos confirmados através de testes rápidos feitos pela prefeitura e 61 diagnosticados através de exame laboratorial. A boa notícia é que as curas clínicas aumentaram para 76. Sete mortes foram registradas.

SRAG

O boletim com casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) permanece sem alterações. São 59 casos em investigação, enquanto 30 já foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de 1 óbito.

Vereadores de Curaçá vão retomar as sessões sem a presença da comunidade

(Foto: Internet)

Com as 29 pessoas infectadas pelo novo coronavírus curadas, a Câmara Municipal de Curaçá deverá retomar as sessões ordinárias, a partir de 1º de Junho, de portas fechadas.

Após decisão acordada entre os vereadores, o presidente da Casa Legislativa, Januário Ferreira Brandão, comunicou que serão tomadas medidas que garantirão a proteção dos parlamentares e funcionários. Os vereadores poderão apresentar seus requerimentos, indicações e projetos em sessão quinzenal e presencial, porém não haverá público para evitar aglomeração, manter o distanciamento social e diminuir as chances de disseminação do novo Coronavírus.

Não haverá atendimento externo presencial. Os contatos deverão ser através dos canais de atendimento via telefone (74) 3531-1130 e e-mail ([email protected]) e os funcionários executarão suas atividades em forma de rodízio, de forma que garantam os trabalhos na câmara, funcionando com carga horária reduzida, somente nas segundas e terças-feiras.

Outra mudança será com relação ao horário das sessões que, excepcionalmente devido à pandemia, passará a acontecer 9 horas da manhã. A população poderá acompanhar através de transmissão ao vivo pela página do Facebook da Câmara e pela Rádio Comunitária Curaçá FM.

Um homem de 16 anos e uma mulher de 20 são as duas novas pessoas infectadas com o novo coronavírus em Juazeiro

(Foto: Blog Waldiney Passos)

No boletim desta terça-feira (26), a Secretaria da Saúde de Juazeiro confirma mais dois novos casos da Covid-19. Um paciente é do sexo masculino de 16 anos e outra do sexo feminino, 20 anos, ambos tiveram resultado por meio do Laboratório Central (LACEN) em Salvador. Os pacientes estão em isolamento domiciliar, sem gravidade e sendo acompanhados pelas equipes de saúde municipal. Com estas confirmações, Juazeiro chega a 60 casos positivos para a Covid-19, sendo que destes, 23 já estão recuperados, ou seja, com cura clínica.

A SESAU informa ainda que constam 542 notificações em Juazeiro. Deste quantitativo, 362 exames já foram descartados por testarem negativo para a doença, outros 120 estão aguardando resultado ou realização de coleta. Dos casos confirmados, 35 são do sexo feminino e 25 do sexo masculino e, desse total, 26 são profissionais de saúde. O município tem ainda a confirmação de quatro óbitos.

Para o H1N1 não há alteração nos dados. Permanecem as 73 notificações com confirmação de 18 casos, incluindo dois óbitos. Os demais pacientes positivos para H1N1 estão em domicílio e sem gravidade, uma vez que existe tratamento para tal. Estão em investigação 28 exames e outros 27 já foram descartados.

A secretaria permanece testando e monitorando pacientes de acordo com as diretrizes e normas técnicas do Governo do Estado da Bahia e do Ministério da Saúde e, por isso, registra o aumento considerável nas notificações para a doença. Qualquer dúvida referente à COVID 19 a população pode tirar através do WhatsApp (74) 9 9819-3089 em horário comercial e dias úteis de segunda a sexta-feira.

A Prefeitura de Juazeiro também solicita à população para que siga as orientações e medidas adotadas na prevenção e combate ao novo coronavírus. Higienize as mãos, só saia de casa em situação de necessidade ou urgência, use máscara e mantenha o distanciamento padrão de segurança.

Universidade inicia produção de álcool gel em Petrolina

Um dos principais itens de combate ao novo coronavírus (Covid-19), o álcool gel, começa a ser produzido pela Faculdade UNINASSAU Petrolina. A iniciativa visa atender a uma parcela vulnerável da população, as pessoas em situação de rua, colaborando com o controle do vírus na cidade.

Professores e estudantes do curso de Farmácia irão produzir o álcool no Laboratório de Farmacotécnica da Instituição. Os docentes David Silva e Pedro Guilherme testaram os insumos e conseguiram desenvolver uma fórmula que garante maior rendimento do produto.

A coordenadora do curso de Farmácia da UNINASSAU Petrolina, Victória Regina, pontua que “a ideia é atender a todos da melhor forma e, assim, formar uma grande teia de esforços em combate à pandemia da Covid-19. As pessoas em situação de rua precisam de um olhar especial e, também, do item que é eficaz na higienização das mãos e prevenção da doença”, disse. Apesar disso, ela destaca outra medida recomendada e ainda mais eficaz: lavar as mãos com água e sabão.

A coordenadora faz um alerta em relação à produção caseira. “O Conselho Federal de Química não orienta produzir o álcool em casa, pois não passa por controle de qualidade, podendo ocasionar riscos à saúde. Há padrões a serem seguidos e etapas a serem monitoradas, então, fazer álcool gel em casa não pode”, frisa.

A doação está programada para o início de junho, com uma produção de 30L de álcool gel 70%.

Projeto do curso de Jornalismo da UNEB combate disseminação de fake news durante pandemia do coronavírus

Da academia para as ondas dos rádios

Desde o início da pandemia do novo coronavírus muitas fake news começaram a ser veiculadas a respeito da doença. Buscando esclarecer dúvidas sobre transmissão e sintomas da covid-19, dois estudantes de Jornalismo da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro, estão a frente do “Tome Tento Coronavírus”, projeto de extensão criado especialmente para esse momento de pandemia.

À frente da iniciativa estão Jayanne Rodrigues e Pedro Miranda, alunos do 7º período, sob a supervisão da professora Teresa Leonel, coordenadora do projeto. O formato escolhido por eles foi o “spot”, com áudios curtos e informativos.

O conteúdo é veiculado em rádios comunitárias e comerciais de Juazeiro, Curaçá e Senhor do Bonfim (BA), além de Tauá (CE). O público com acesso a internet também pode acompanhar os informativos através do YouTube ou Spotify.

LEIA MAIS

Coronavírus: Pernambuco tem mais 488 casos confirmados e 80 mortes

O boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) nessa terça-feira (26) confirma mais 488 novos casos de coronavírus. O Estado tem agora 28.854 contaminados pela covid-19. Dos novos pacientes, 228 são graves e 260 leves.

Também foram confirmadas através de exames laboratoriais mais 80 mortes. Pernambuco chegou a 2.328 vítimas fatais da covid-19. As informações detalhadas de hoje serão veiculadas ao final do dia.

Sobradinho chega a 13 casos positivos do novo coronavírus

(Foto: Agência CH)

Depois de declarar transmissão comunitária do coronavírus, Sobradinho (BA) confirmou 13 casos positivos da doença, ainda na noite de segunda-feira (25). O 13º paciente foi testado pelo LACEN, que confirmou a contaminação. Ele tem 36 anos.

LEIA TAMBÉM

Decreto que proíbe transporte intermunicipal na Bahia afeta profissionais da saúde de Sobradinho

Sobradinho registra mais 3 casos positivos do novo coronavírus em dois dias e número de infectados chega a 12 no município

Segundo a Prefeitura de Sobradinho, os pacientes têm idades entre três anos a 83 anos. Até o momento os seguintes bairros já têm casos confirmados da covid-19: Vila Santana, Quadra S 19, Portelinha e Quadra 1 da Vila São Francisco.

A Secretaria de Saúde pede respeito ao isolamento social e que “os sobradinhenses evitem reuniões, aniversários, encontros e festas, como forma de fazer o enfrentamento a pandemia no município”.

Ipubi registra 3ª morte por covid-19

Já são três mortes em Ipubi

Ipubi, no Sertão de Pernambuco, registrou na segunda-feira (25) mais uma morte pelo novo coronavírus. O paciente é um homem de 31 anos, obeso e que estava internado na UTI do Hospital Santa Maria, em Araripina. Ele é a terceira vítima fatal de Ipubi.

O prefeito Chico Siqueira (PSB) gravou um vídeo onde comentou o óbito. De acordo com o gestor, todas as vítimas fatais da cidade eram jovens. “É um momento muito difícil. Nossa preocupação maior é com você, nós temos que seguir as orientações da Organização Mundial da Saúde: usar máscaras, manter-se em casa, higienização total“, disse.

Cidades vizinhas

Araripina contabilizou ontem mais dois casos positivos. A cidade tem 37 contaminados, 23 recuperados, dois óbitos e outros seis pacientes em investigação.

Em Trindade a Prefeitura confirmou mais dois pacientes contaminados, elevando para 46 o número de registros positivos. O município soma ainda quatro mortes pela covid-19. Também foram registradas 14 recuperações de pacientes. Há ainda 10 pessoas em investigação.

PF apura desvios de recursos à saúde e cumpre mandados na residência do governador do RJ

Governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC) é um dos alvos da operação

A Polícia Federal deflagrou nessa terça-feira (26) a Operação Placebo, para apurar desvios de verbas destinadas à saúde no Rio de Janeiro. Os mandados estão sendo cumpridos no Palácio das Laranjeiras, residência oficial do governador Wilson Witzel (PSC).

A PF cumpre 12 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). O foco da ação é encontrar possíveis indícios de fraude e desvios dos recursos públicos nas ações de enfrentamento ao novo coronavírus.

A PF entende que há um esquema de corrupção envolvendo uma organização social contratada para a instalação de hospitais de campanha e servidores da cúpula da gestão do sistema de saúde. Os mandados também estão sendo cumpridos no Leblon, no escritório da primeira-dama Helena Witzel.

Parte da equipe também está na casa do ex-subsecretário de saúde, Gabriell Neves, também no Leblon. Outro alvo da operação é o ex-secretário estadual de saúde do Estado, Edmar Santos, exonerado há poucos dias.

Com mais cinco casos positivos, Serra Talhada soma 80 contaminados pela covid-19

Serra Talhada tem 80 casos confirmados (Foto: Reprodução)

Serra Talhada (PE) confirmou no boletim de segunda-feira (25) mais cinco casos positivos do novo coronavírus. Com isso o município chegou ao número de 80 contaminados pela covid-19. Três desses pacientes são profissionais da saúde com 34, 36 e 42 anos.

Os demais pacientes são uma idosa de 80 anos e uma adolescente de 18. Serra Talhada tem ainda 33 casos em investigação e 383 já descartados. Também foram registrados três óbitos pela doença. A cidade também tem transmissão comunitária do vírus e apesar das medidas mais rígidas, como implantação de barreiras sanitárias,  não conseguiu achatar a curva.

O prefeito Luciano Duque (PT) criticou a parte da população que está descumprindo o isolamento social para promover festas aos finais de semana. “Soube que em uma dessas festas numa chácara, já na terça-feira, uma pessoa que estava lá adoeceu e neste final de semana ficou todo mundo em pânico e ninguém mais apareceu nesta chácara“, comentou o prefeito.

Salgueiro confirma 7º morte por covid-19

Salgueiro tem 7 mortes e 63 casos confirmados (Foto: Arquivo)

Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, confirmou na segunda-feira (25) a sétima morte pelo novo coronavírus. A vítima é uma mulher de 53 anos, com comorbidades. Ela havia testado positivo através de exame feito no LACEN, foi submetida ao tratamento, mas não resistiu.

Ontem o município registrou mais dois casos positivos, chegando a 63 casos confirmados. Ambos os pacientes são homens, um está em isolamento domiciliar e o outro, no hospital. A boa notícia é que mais duas pessoas se recuperaram da doença.

Veja a seguir o boletim completo de Salgueiro:

Petrolina já tem mais de 200 pessoas infectadas com o novo coronavírus; saiba quem são os novos infectados

Petrolina tem 13 novos casos da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Nesta segunda-feira (25), a prefeitura realizou 193 testes rápidos; destes, 11 deram positivos. São 6 mulheres com idades entre 18 e 63 anos 5 homens entre 21 e 55 anos. O Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE) também enviou dois resultados positivos.

Os pacientes são dois idosos – um homem de 82 anos e uma mulher de 70 – que estão internados no Recife. A idosa faz tratamento oncológico, mas o tipo de comorbidade que o idoso tem não foi detalhado pela Vigilância em Saúde do Estado.

Com esses 13 novos casos, o número total de pessoas infectadas na cidade subiu para 205. São 151 casos confirmados através de testes rápidos feitos pela prefeitura e 54 diagnosticados através de exame laboratorial. As curas clínicas são 68, com seis óbitos registrados.

Petrolina registrou nesta segunda a morte de uma idosa de 71 anos. Ela deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com sintomas respiratórios e faleceu logo depois. A paciente foi notificada como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Foi coletado o material biológico e enviado para o laboratório do governo do estado. A prefeitura aguarda o resultado para confirmar o tipo de síndrome respiratória.

SRAG

O boletim com casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) aponta que são 59 casos em investigação e 30 já foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de 1 óbito.

Decreto que proíbe transporte intermunicipal na Bahia afeta profissionais da saúde de Sobradinho

Transporte intermunicipal foi suspenso através de decreto estadual (Foto: Camila Souza/GOVBA)

Servidores da saúde que moram em Sobradinho (BA) estão enfrentando dificuldades para ir ao trabalho em Juazeiro. O governador Rui Costa (PT) decretou a proibição do transporte intermunicipal no início da pandemia do novo coronavírus, mas com isso acabou afetando esse grupo considerado essencial no combate a doença.

Cerca de 33 profissionais atuam não apenas nos hospitais de Juazeiro, mas também em e Petrolina e estão passando por essa situação. Nem todos possuem veículo próprio e apenas algumas instituições disponibilizaram carros para que as viagens sejam realizadas.

No grupo há quem more em Sobradinho e trabalhe nas duas cidades e há quem more em Juazeiro e Petrolina, mas trabalha aqui em Sobradinho, todos nós dependemos do transporte público”, relata um desses servidores.

Em busca de uma solução, eles iniciaram um abaixo-assinado a ser entregue à Prefeitura de Sobradinho, para que seja negociado com o Governo do Estado uma medida urgente. O Blog Waldiney Passos procurou as duas partes para saber o que pode ser feito, porém até o momento não obtivermos respostas. O espaço segue aberto aos esclarecimentos.

Bodocó ganhará 11 leitos especializados no tratamento da covid-19

Bodocó (PE) já confirmou seis casos positivos de coronavírus e está intensificando as ações para atender os pacientes na cidade. Nessa segunda-feira (25) a Prefeitura anunciou a implantação de 11 leitos especializados na covid-19, que funcionarão no Hospital Municipal Eulina Silva Lócio de Alencar.

Os leitos estão em fase de finalização e em breve atenderão os novos pacientes. No final de semana o prefeito Túlio Alves visitou a unidade para acompanhar a evolução do trabalho. Serão oito leitos de retaguarda disponíveis também a moradores de cidades vizinhas.

Os três restantes serão destinados a pacientes em isolamento, exclusivo a casos suspeitos. “Até o próximo dia 31 todos os equipamentos, a exemplo de três respiradores, devem chegar ao município para que os leitos estejam completamente prontos“, pontua a gestão.