Dados sobre despesas da Covid-19 em Pernambuco disponibilizados em formato aberto

Para ampliar ainda mais o acesso dos cidadãos às informações financeiras relacionadas ao combate ao novo coronavírus em Pernambuco, o Governo do Estado está disponibilizando no seu Portal de Dados Abertos os arquivos com o detalhamento de todos os valores referentes às despesas nas compras e contratações emergenciais realizadas desde o mês de março. Os dados apresentados na plataforma foram obtidos a partir de alguns parâmetros, como os empenhos das fichas financeiras relativas à Covid-19; empenhos das fontes de recursos destinados ao tratamento de casos da doença e do fundo estadual de enfrentamento à pandemia; além dos empenhos que tenham no campo ‘Observação’ diferentes termos associados ao vírus. 

“A grande vantagem de publicar os dados na forma bruta é que, a partir deles, qualquer pessoa pode gerar diferentes aplicações para análise e visualização das informações”, explicou a secretária da Controladoria-Geral do Estado, Érika Lacet. O Portal, coordenado pela SCGE, foi lançado no mês de abril. Antes, era uma seção dentro do Portal da Transparência. “Identificamos a necessidade de aprimorar as ferramentas de transparência e controle social e, por isso, resolvemos criar um novo site, em parceria com a Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI)”, disse.

Além dos dados relacionados às despesas, no Portal de Dados Abertos também é possível encontrar uma área onde estão disponíveis as informações sobre todas as doações de equipamentos de proteção individual (EPIs) e outros produtos recebidos pela administração pública para ajudar nas ações de combate ao novo coronavírus. O conteúdo é atualizado semanalmente. 

Dados Abertos

O Portal Dados Abertos (https://dados.pe.gov.br) foi idealizado no contexto da Lei de Acesso à Informação (LAI), funcionando como um catálogo que facilita a busca e uso de dados publicados pelos órgãos do Poder Executivo estadual. Com os recursos oferecidos pela plataforma, é possível desenvolver aplicativos, visualizar dados e obter informações essenciais sobre as políticas públicas e a administração do Estado. O Portal utiliza a maior plataforma em software livre para catalogação de dados, o CKAN. A mesma utilizada por grupos de usuários e governos, tais como: Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Japão, Brasil e outros.

Prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, está com coronavírus

O prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, divulgou um comunicado nesta quinta-feira (28), informando ter testado positivo para Covid 19, o gestor pediu para que as pessoas continuem com o isolamento social.
Confira o comunicado do prefeito:
Pessoal, desde segunda-feira à tarde, quando um dos secretários da Prefeitura apresentou um teste positivo para a COVID-19, estou em isolamento domiciliar por precaução. Hoje, dia 28, fiz o teste rápido e o resultado foi positivo. Quero tranquilizar a todos que estou bem, assintomático e que cumprirei o prazo da quarentena em casa. Com a proteção de Deus logo estarei recuperado. Peço que continuem com as medidas de isolamento social, pois é a única maneira de evitar o contágio do novo coronavírus. Vou ficar aqui de olho nas nossas obras e interagindo com vocês pelas redes sociais. Um grande abraço e cuidem-se!

Pernambuco anuncia plano de reabertura das atividades econômicas

Nos últimos dois meses, o Governo de Pernambuco vem realizando uma série de reuniões com representantes de vários setores produtivos para estabelecer os parâmetros para um plano de convivência das atividades econômicas com a pandemia da Covid-19. O estudo foi conduzido pelas Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Gestão, da Fazenda, do Trabalho e Qualificação e de Desenvolvimento Urbano.

O estudo prevê uma retomada gradativa, respeitando as orientações sanitárias e com um período de 11 semanas para ser totalmente posto em prática. A data de início da estratégia dependerá de um conjunto de indicadores definidos pelas autoridades sanitárias e científicas que fazem parte do Gabinete de Enfrentamento ao Novo Coronavírus, do governo estadual.

O plano também inclui a análise da quantidade de trabalhadores por setor e como o retorno de cada atividade influencia em pontos complementares, como o transporte público. A ideia é que os setores adotem horários diferentes de expediente para não saturar o sistema nos horários de pico.

“Sem vacina ou medicamento comprovadamente eficaz contra o Coronavírus, todos teremos que conviver com a doença. Nosso plano pesa quais atividades têm menos impacto nas curvas de contaminação e a relevância econômica de cada setor para definir o cronograma de liberação”, detalhou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach.

Também nesta quinta, o governador do Estado, Paulo Câmara, que se recupera da Covid-19 em isolamento domiciliar, utilizou as redes sociais para pedir que a população respeite o período ainda vigente de quarentena rígida para que as ações de retomada possam ser iniciadas.

Pilão Arcado (BA) anuncia que o município possui 41 casos positivos do novo coronavírus

De acordo com o último boletim da Secretaria da Saúde de Pilão Arcado, região norte da Bahia, o município chegou ao número de 41 pessoas contaminadas com o novo coronavírus, 38 desses casos confirmados em menos de 24 horas. 39 teriam sido submetidos a testes rápidos e 2 a exame de laboratório. Desse total uma pessoa já teve a cura clínica diagnósticada. Os números foram confirmados depois que uma pessoa que trabalhava no Consórcio Linhão TBAPI, que tem canteiro de obras no Distrito de Nova Holanda, ter morrido com suspeitas da Covid-19 e a secretaria da saúde ter feito uma força tarefa para testar funcionários da empresa e moradores do Distrito.

Durante a força tarefa, 278 testes foram realizados. 38 pessoas testaram positivo para Covid-19, sendo 34 funcionários da companhia Andrade Gutierrez (prestadora de serviço do Consórcio Linhão) e 4 moradores da comunidade.

A Prefeitura de Pilão Arcado emitiu nota sobre o assunto. Veja a nota na íntegra.

A Prefeitura Municipal de Pilão Arcado, informa que nas datas de 25 e 26/05/2020, foram realizados cerca de 278 testes rápidos para o novo CORONAVÍRUS no Povoado de Nova Holanda, entre os quais, 38 casos deram positivos. Sendo 34 deles funcionários do Consórcio Linhão TBAPI que possui canteiro de obras na região, e 04 são moradores do Município de Pilão Arcado. Registra-se que, todos os casos identificados apresentam-se assintomáticos.

O Município de Pilão Arcado informa ainda que os servidores da Empresa sem residência na localidade de Nova Holanda já foram transferidos, conforme informações do Consórcio Linhão TBAPI

Em tempo, a Prefeitura Municipal informa que está tomando todas as providências necessárias ao alcance do Município, entre elas a paralisação das atividades da Empresa no local, bem como, acompanhamento dos infectados da região, além de higienização e combate à propagação do vírus.

Informamos que estaremos publicando diariamente por meio de Boletim Epidemiológico a situação dos casos em tratamento e tomando todas as medidas para reestabelecer a tranquilidade e a segurança do nosso povo.

Juazeiro recebe ambulância para uso exclusivo de pacientes com Covid-19

(Foto: Ascom/PMJ)

O município de Juazeiro recebeu, em mais uma parceria estabelecida com o governo do estado, uma ambulância para uso exclusivo de pacientes com a Covid-19. O veículo ficará à disposição da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com o objetivo de reforçar o combate à pandemia proporcionando mais segurança e agilidade em casos de transferências de pacientes para unidades de maior complexidade.

Juazeiro foi a primeira cidade da Bahia a adotar medidas preventivas no enfrentamento à Covid-19 e possui hoje o menor índice entre as grandes cidades do estado, constando no último boletim divulgado, 68 casos confirmados da doença. Para o prefeito Paulo Bomfim, esse resultado é fruto também da parceria estabelecida com o governo do estado. “Essa união com o governo estadual tem sido fundamental para que o município siga protegendo a população. A vinda da ambulância exclusiva, que também é fruto dessa parceria, vem para reforçar ainda mais a nossa rede e nossas ações voltadas ao enfrentamento ao novo coronavírus. Estamos trabalhando em conjunto e dessa forma conseguimos minimizar os efeitos da pandemia em nossa cidade”, afirmou o prefeito.

De acordo com o diretor médico da UPA, Júnior Tanuri, o veículo vai contribuir com o trabalho de enfrentamento da Covid-19 no município. “O prefeito conseguiu essa ambulância junto ao governador para dar esse suporte à população de Juazeiro e agora com esse veículo exclusivo em nossa unidade poderemos fazer transferência de pacientes de forma mais tranquila. O paciente poderá ser deslocado em um veículo muito mais apropriado e o risco de contaminação se torna muito menor”, destacou Tanuri.

Prefeitura realiza mais de 500 testes rápidos e confirma mais 4 novos casos positivos da covid-19

Em mais um dia de intensificação de testes rápidos, a Prefeitura de Petrolina testou 519 pessoas para o novo coronavírus (covid-19) e confirmou 4 novos casos da doença, nesta quinta-feira (28). Do Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE), o município recebeu apenas um exame positivo. Foram confirmados por testes rápidos 2 homens de 41 e 49 anos e 2 mulheres  de 41 e 45 anos, enquanto o paciente positivado após análise laboratorial é um homem de 32 anos, que está em isolamento domiciliar.

Com isso, o total de casos subiu para 233. São 168 casos confirmados através de testes rápidos feitos pela prefeitura e 65 diagnosticados através de exame laboratorial. As curas clínicas aumentaram para 94. Sete mortes foram registradas.

Hospital de campanha

Também nesta quinta-feira, o hospital de campanha da prefeitura recebeu mais dois pacientes: duas mulheres – de 78 e 88 anos. De acordo com a direção médica da unidade, elas ainda são suspeitas de contágio pelo novo coronavírus e aguardam o resultado de exames. A paciente de 78 anos foi atendida numa Unidades Básicas de Saúde (UBS) com quadro de tosse seca associada a calafrios, enquanto a mulher de 88 anos passou pelo posto de saúde com tosse seca associada a calafrios e dores no corpo.  O estado de saúde delas é estável.

O primeiro paciente que deu entrada no hospital de campanha na última terça-feira (26) segue com manutenção da estabilidade clínica, em bom estado de saúde.

SRAG

O boletim com casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) segue sem alterações nas últimas 24 horas. São 60 casos em investigação, enquanto 30 já foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de 1 óbito.

Jaguarari confirma mais dois casos positivos de covid-19

Jaguarari (BA) confirmou nessa quinta-feira (28) mais dois casos positivos do coronavírus. Os pacientes foram submetidos a testes rápidos e tratam-se de uma servidora do município e seu esposo. Com isso a cidade chega a 17 testes positivos, dos quais cinco estão curados.

“A secretaria de saúde informa que foram realizados testes rápidos em parentes e colegas de trabalho e nenhum novo caso foi registrado. O que deixa claro que a servidora não contraiu a Covid-19 em seu local de trabalho”, destaca a Secretaria de Saúde.

Diante da gravidade da situação, o prefeito Everton Costa decretou toque de recolher no Distrito de Pilar, onde há maior concentração dos casos. Quem tiver dúvidas e precisar entrar em contato com a Secretaria de Saúde deve acionar os seguintes números: (74) 99948 0045 ou (74) 99976-4748 (Ouvidoria).

Araripina confirma 3ª morte por covid-19

Mais quatro casos da doença também foram confirmados

Araripina, no Sertão de Pernambuco, chegou a três mortes pelo novo coronavírus. A terceira vítima fatal foi confirmada no boletim dessa quinta-feira (28). Até o momento a Secretaria de Saúde não forneceu detalhes sobre faixa etária e sexo do paciente.

A cidade contabilizou ainda mais quatro testes positivos, chegando a 48 casos confirmados de covid-19. Desses, 23 já estão recuperados e nove permanecem em investigação. Veja a seguir o boletim completo de hoje:

 

Petrolina: Miguel Coelho anunciará plano para retomada do comércio nesta sexta-feira

Atividade comercial será retomada de forma gradual na segunda-feira (Foto: Reprodução/Google Maps)

Assim como Juazeiro (BA), Petrolina reabrirá o comércio gradualmente durante a pandemia do novo coronavírus. O plano de retomada das atividades será anunciada na tarde desta sexta-feira (29), em uma coletiva de imprensa transmitida pelas redes sociais do prefeito Miguel Coelho (MDB).

LEIA TAMBÉM

Paulo Bomfim autoriza retomada do comércio em Juazeiro a partir de 1° de junho

Em um vídeo Miguel disse ter se reunido hoje (28) com o Ministério Público do Estado (MPPE) e com o governador Paulo Câmara (PSB), que autorizou a retomada das atividades consideradas não essenciais. “Agradeço ao governador pela sensibilidade de atender nosso pleito. Desde o começo da pandemia, fizemos todas as medidas de controle social, segurança e prevenção em saúde. Investimos na prevenção, na testagem, e numa grande estrutura de atendimento médico“, disse o prefeito.

A retomada acontece a partir do dia 1º de junho, próxima segunda-feira, seguindo normas de higiene impostas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e de distanciamento entre as pessoas.

Fernando Filho acredita na prorrogação do Auxílio Emergencial: “É quase uma unanimidade”

Junho será o mês decisivo sobre o futuro do Auxílio Emergencial e de acordo com o deputado federal Fernando Filho (DEM), já se debate nos bastidores da Câmara dos Deputados a prorrogação do benefício criado para ajudar os brasileiros durante a pandemia do novo coronavírus.

Contudo, o valor a ser pago ainda é incerto. “Já há discussões na Câmara sobre a prorrogação do auxílio emergencial, e a decisão deve ser tomada em junho. Ainda não se sabe o valor e o período, mas é quase uma unanimidade a decisão de se prorrogar por mais um tempo”, disse em uma live nas redes sociais na quarta-feira (27).

Ele lembrou que mais de 55 milhões de pessoas  receberam o auxílio federal. O deputado petrolinense também destacou o impacto do coronavírus na economia nacional. “Passado esse primeiro momento da crise da saúde, teremos o segundo momento tão crítico quanto, que é a crise econômica que vamos enfrentar. A nossa expectativa é que, no segundo semestre, o governo possa lançar um programa de habitação popular para reaquecer a economia”, explicou.

Com mais sete casos, Juazeiro atinge marca de 68 contaminados pela covid-19

São 68 casos positivos e quatro mortes pela covid-19 (Foto: ASCOM)

Após anunciar a retomada gradual do comércio, a Prefeitura de Juazeiro (BA) confirmou mais sete casos positivos do novo coronavírus. Com isso a cidade salta para 68 pacientes contaminados, dos quais 23 já estão recuperados, de acordo com o boletim dessa quinta-feira (28).

LEIA TAMBÉM

Paulo Bomfim autoriza retomada do comércio em Juazeiro a partir de 1° de junho

Os novos pacientes são quatro homens com 36, 43 e dois com 45 anos, além de três mulheres com 35, 36 e 56 anos. Dois foram submetidos a testagem no LACEN os demais na testagem rápida municipal. Todos estão em isolamento domiciliar e não apresentam gravidade.

Até hoje Juazeiro tem 616 notificações da covid-19, das quais 428 foram descartadas. Há ainda 120 pacientes em investigação. O município também soma quatro óbitos. Para H1N1 os números são os mesmos: 73 notificações, com 18 testes positivos e duas mortes.

Pernambuco contabiliza mais 794 casos de covid-19

Pernambuco tem 30.713 casos e 2.566 mortes (Foto: Internet)

O boletim dessa quinta-feira (28) divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) aponta mais 794 casos do novo coronavírus. Desse total, 268 pacientes foram classificados como graves e 526 como leves. Com isso o Estado tem 30.713 pacientes contaminados.

O número de vítimas fatais também foi atualizado. Com mais 98 óbitos, Pernambuco soma 2.566. O número de recuperados e os detalhes do boletim serão divulgados ao final do dia.

Paulo Bomfim autoriza retomada do comércio em Juazeiro a partir de 1° de junho

Comércio será reaberto segundo três etapas (Foto: Blog Waldiney Passos)

O comércio de Juazeiro (BA) será retomado de forma gradual a partir da próxima segunda-feira (01/06). A medida foi anunciada nessa quinta-feira (28) pelo prefeito Paulo Bomfim durante uma coletiva de imprensa, realizada no Paço Municipal.

A abertura, no entanto, não significa que o Poder Executivo não possa mudar de posicionamento futuramente. Bomfim deixou claro que, havendo uma maior ocupação dos leitos nos hospitais, o comércio poderá ser novamente fechado.

Para evitar novos casos os comerciantes e empresários deverão obedecer normas como controle de consumidores nas lojas (pessoas acima de 60 anos e crianças estão proibidas nos estabelecimentos), aferição de temperatura, uso de máscaras pelos funcionários e clientes; e disponibilização de álcool em gel para empregados e consumidores.

Confira a seguir o cronograma da reabertura do comércio:

Fase 1: 01/06 – Segmento de lojas, óticas, suplementos e demais serviços não essenciais poderão abrir das 8h às 18h, com exceções de sábados, domingos e feriados. Também está autorizada a cobrança de Zona Azul e o trabalho dos vendedores ambulantes;

Fase 2: 15/06 – Segmento das feiras, mercados, salões de beleza, barbearias (em horário comercial), shopping (das 12h às 20h) e galerias (em horário comercial);

Fase 3: 29/06 – Segmento dos bares, restaurantes,lanchonetes e academias, mas apenas com 30% da capacidade (podem funcionar em horário comercial).

Ficam proibidas aglomerações de pessoas, funcionamento de teatros, espaços culturais, centros esportivos e de lazer, além das aulas presenciais.

Grupo de empresários organiza mais uma carreata para cobrar reabertura do comércio em Petrolina

Um grupo de empresários e lojistas de Petrolina está organizando mais uma carreata pedindo a reabertura do comércio durante a pandemia do coronavírus. A concentração está marcada para 9h desta sexta-feira (29), no Pátio de Eventos Ana das Carrancas.

LEIA TAMBÉM

Ministérios públicos se manifestam sobre carreatas e cobram cumprimento de decreto do Governo do Estado

Manifestantes vão às ruas cobrar reabertura do comércio de Petrolina

A expectativa é que o grupo faça o mesmo percurso da última manifestação, registrada na semana passada. A orientação dos organizadores é que todos permanecem em seus carros a fim de evitar aglomerações.

Diante da pandemia da covid-19, a Prefeitura seguiu os decretos do Governo do Estado e decretou o fechamento do comércio não essencial. Tal medida está em vigor há dois meses.

PF faz buscas na Prefeitura do Recife para investigar compra de ventiladores pulmonares sem licitação

Compras levantaram suspeita do Poder Judiciário (Foto: Reprodução/TV Globo)

A Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão na sede da Prefeitura do Recife (PE) na manhã dessa quinta-feira (28). A operação faz parte da investigação que apura se ventiladores pulmonares, utilizados no tratamento de pacientes com covid-19 foram superfaturados.

500 respiradores foram adquiridos sem licitação e para a PF há indícios de irregularidades. A ação de hoje acontece em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF) e da Controladoria Geral da União (CGU). Os órgãos entendem que empresas com débito na União se utilizaram como fantasmas nesse processo de compras. Os valores dos contratos da Prefeitura e o faturamento daquela foram indícios de irregularidades.

Além da sede do Poder Executivo municipal, os mandados também são cumpridos no bairro do Espinheiro, zona Norte da capital. Em nota a Prefeitura emitiu uma nota confirmando a ação de hoje. “Segundo a nota da Polícia Federal, a investigação diz respeito a uma compra de respiradores de uma empresa de São Paulo. Cada respirador foi comprado a R$ 21,5 mil. A referida compra foi cancelada pela Secretaria de Saúde e o único valor pago, de R$ 1,075 milhão, já foi devolvido pela empresa à Prefeitura no último dia 22. Portanto, não há possibilidade de haver qualquer prejuízo à Prefeitura do Recife“, destaca.