Boletim divulgado pela prefeitura de Lagoa Grande informa mais um caso positivo para a Covid-19

(Foto: https://www.lagoagrande.pe.gov.br/)

O município de Lagoa Grande, no Sertão de Pernambuco, contabilizou nesta sexta-feira (29), no mais recente boletim divulgado, 7 casos positivos para o novo coronavírus. O novo caso positivo foi confirmado através de teste rápido.

Das 7 pessoas contaminadas, 2 já estão recuperadas. 28 casos foram descartados por testagem negativa, 04 continuam em investigação e uma pessoa morreu no município devido a Covid-19.

Prefeitura de Parnamirim informa mais 10 novos casos positivos para a Covid-19

Parnamirim – PE. (Foto: Internet)

Com a divulgação feita nesta sexta-feira (29), o município contabiliza agora 16 casos positivos para o novo coronavírus. A Prefeitura realizou 31 testes em profissionais da saúde e 6 deram positivos para a Covid-19. As outras 4 pessoas positivas nesta sexta-feira foram 2 que já estavam na lista de monitoramento e 2 que não estavam mas, que haviam tido contato com pessoas infectadas. Dois testes foram feitos pela Secretaria da Saúde e os outros dois feitos em laboratórios particulares.

Dos dez novos pacientes diagnosticados, 7 são mulheres e três homens. Todos os pacientes apresentam sintomas leves da doença e permanecerão em quarentena domiciliar por 14 dias. As autoridades de saúde de Parnamirim recomendam que, quem teve contato com eles, permaneça em casa, em isolamento total, e busque ajude caso apresente sintomas.⁣

Testes rápidos realizados em militares de Petrolina registram 13 policiais com a Covid-19

(Foto: Ascom)

A Prefeitura de Petrolina realizou nesta sexta-feira (29), mais um mutirão de testagens rápidas para detectar a Covid-19. Além das pessoas que já estavam notificadas pela Secretaria de Saúde, também foram testados policiais militares do 5º Batalhão (BPM) e do 2º BIEsp. Dos 717 testes rápidos realizados nesta sexta-feira, 13 deram positivos para o novo coronavírus. Do Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE), o município recebeu três exames positivos.

Foram confirmados por testes rápidos 8 mulheres com idades entre 07 e 49 anos, 5 homens entre 06 e 59 anos. Os pacientes positivados após análises laboratoriais são dois homens de 32 anos e 35 anos, e uma mulher de 39.

Com essas 16 novas confirmações, o total de casos subiu para 249. São 181 casos confirmados através de testes rápidos feitos pela prefeitura e 68 diagnosticados através de exame laboratorial. As curas clínicas aumentaram para 97. Sete mortes foram registradas.

Hospital de campanha

O hospital de campanha da prefeitura não recebeu novos pacientes nesta sexta-feira, permanecendo três leitos ocupados. Os três pacientes internados seguem sob os cuidados da equipe multidisciplinar do hospital.

SRAG

O boletim com casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) aponta que são 66 casos em investigação e 30 já foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de um óbito.

Prefeitura de Campo Alegre de Lourdes emite nota sobre funcionários de Consórcio testados positivamente para Covid-19

A nota foi divulgada nesta quinta-feira (28) após funcionários do Consórcio Linhão T-BAPI, que estavam hospedados na cidade de Campo Alegre de Lourdes testarem positivo para o novo coronavírus.

Segundo a Prefeitura, o documento vem esclarecer os fatos ocorridos sobre esses funcionários na sede de Campo Alegre de Lourdes (BA), para cumprir quarentena. Confira a íntegra da nota:

LEIA MAIS

Bahia registra 16.917 casos e 609 mortes por coronavírus

A Bahia registrou 954 novos casos de coronavírus e 39 mortes desde o último boletim da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Nesta sexta-feira (29) a Bahia chegou a 16.917 casos e  609 óbitos.  Na quinta (28) eram 15.963 casos confirmados e 570 mortes.

A secretaria destaca que os óbitos que constam no boletim desta sexta referem-se a um período de 36 dias e que as notificações tardias estão sendo apuradas pela Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e pela Corregedoria.

O boletim informa que o estado possui 10.806 casos ativos. Até o momento 289 municípios do estado registraram casos da doença.

Santa Filomena registra primeiro caso de Covid-19 no município

Uma mulher é a primeira pessoa a contrair o novo coronavírus no município de Santa Filomena, no Sertão de Pernambuco. Segundo a Secretaria de Saúde, a paciente chegou a fazer o teste rápido, mas deu negativo. Foi feita a coleta de sangue e enviada ao Laboratório Central do Governo de Pernambuco (LACEN), em Recife, que é mais seguro em relação a Covid-19 para confirmar ou descartar a doença.

Com o laudo emitido na manhã desta sexta-feira (29), o resultado foi positivo para o novo coronavírus. A paciente está isolamento domiciliar, como sintomas leves. Todas as pessoas que tiveram contato com a mesma também estão em isolamento e sendo monitoradas por funcionários da Secretaria da Saúde de Santa Filomena.

Comércio de Petrolina volta a funcionar nesta segunda-feira (1º)

(Foto: Arquivo)

A partir de segunda-feira (1º) o comércio de Petrolina começa a tender seus clientes de forma gradativa. O prefeito Miguel Coelho distribuiu a abertura das lojas em cinco fases.

Na fase 1, que começa no dia 1º de Junho, próxima segunda-feira, voltam a funcionar os serviços da administração pública que estavam suspensos, o comércio e serviços, construção civil, o parque Josepha Coelho, Orla Fluvial e parque da cidade estarão liberados para atividades individuais, templos religiosos também já podem funcionar a partir do dia primeiro de junho, também com 50% da sua capacidade de atendimento.

O transporte público também vai voltar a funcionar de forma gradativa, assim como os táxis, mototáxis e motoristas de aplicativos, desde que façam higienização de seus veículos e acessórios e usem máscaras e disponibilizem também a seus clientes. Neste primeiro momento os restaurantes e bares somente por serviço Delivery.

Os velórios continuam suspensos, acontecendo apenas para familiares, exceto se o óbito for causado pela Covid-19.

Na fase 2, que começa no dia 15 de junho, os bares e restaurantes voltam a funcionar atendendo apenas 50% de sua capacidade.

Na fase 3 que começa a partir de 1º de julho, academias, teatros, museu, centro de artesanato passam a funcionar com 50% de sua capacidade. Já os restaurantes e bares podem voltar a funcionar com sua capacidade total de atendimento.

A fase 4 começa dia 04 de agosto e aí as academias passam a funcionar com 75% de sua capacidade.

A última fase inicia em 31 de agosto com os todos os serviços voltam a funcionar com 100% de sua capacidade.

Para voltar a funcionar, todo estabelecimento deve elaborar e deixar exposto um plano de contingenciamento informando a observância do teto de ocupação, que é a quantidade de pessoas dentro do estabelecimento comercial, incluindo funcionários e clientes, informando também o distanciamento entre as pessoas, a escala entre funcionários, quantidade de pessoas a serem atendidas em cada estabelecimento.

Também terá que ter a disponibilização de álcool gel 70% nas lojas, o uso de máscara será obrigatório para clientes e funcionários, a higienização do ambiente também será obrigatória, assim como o uso de EPis.

Vai ser obrigatório também o uso do aplicativo DyCovid, para identificar pessoas que podem estar com sintomas da doença e será preciso um atendimento diferenciado para pessoas dos grupos de riscos e a aferição da temperatura e testagem dos colaboradores. As pessoas com mais de 60 anos ou com doenças crônicas vão poder continuar trabalhando em casa.

Juazeiro não registra novos casos da Covid-19 nas últimas 24 horas

(Foto: Blog Waldiney Passos)

No boletim epidemiológico desta sexta-feira (29), a Secretaria da Saúde informa que nas últimas 24h não houve a confirmação de novos casos da Covid-19 em Juazeiro. O município tem hoje, 657 notificações para o novo coronavírus e, desses, 461 exames já foram descartados por testarem negativo para a doença. Outros 125 estão aguardando resultado ou para fazer o exame.

Dos 68 casos positivos, 38 são do sexo feminino e 30 do sexo masculino e, desse total, 26 são profissionais de saúde. O município já tem 23 recuperações, ou seja, cura clínica, e o registro de quatro óbitos.

Para o H1N1 não há alteração nos dados. Permanecem as 73 notificações com confirmação de 18 casos, incluindo dois óbitos. Os demais pacientes positivos para H1N1 estão em domicílio e sem gravidade, uma vez que existe tratamento para tal. Estão em investigação 28 exames e outros 27 já foram descartados.

Detran prorroga validade do CRLV 2019 em Pernambuco

Veja o calendário na matéria (Foto: Internet)

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) prorrogou o prazo de validade do licenciamento dos veículos, referente ao ano de 2019. A medida foi anunciada nessa sexta-feira (29), pelo Governo do Estado através da Portaria n°2271/2020.

A decisão tem como justificativa a pandemia do novo coronavírus, que provocou uma crise também na economia e afetou a renda dos pernambucanos. Com a mudança, o prazo limite para quitar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) do ano passado será o seguinte:

– Placa 1 e 2: tem até julho para portar o licenciamento 2019;

– Placa 3,4 e 5: tem até agosto para portar o licenciamento 2019;

– Placa 6, 7 e 8: tem até setembro para portar o licenciamento 2019;

– Placa 9 e 0: tem até outubro para portar o licenciamento 2019.

Vencido esse cronograma, o condutor pego sem o CRLV 2020 será multado e poderá ter o veículo apreendido. A reabertura das unidades do Detran e Ciretran ainda dependem de decreto do governador Paulo Câmara (PSB).

Após cidade atingir 57 casos confirmados de covid-19, prefeito de Trindade prorroga suspensão das feiras livres

Cidade se aproxima de 60 casos positivos (Foto: Google Street/Reprodução)

Trindade, no Sertão de Pernambuco, chegou a 57 casos confirmados do novo coronavírus na quinta-feira (28). Diante desse cenário o prefeito Everton Costa prorrogou a suspensão das feiras livres realizadas aos finais de semana na cidade.

A decisão inclui as feiras de sexta-feira e aos domingos, no Centro e Vila Saraíva. A medida é válida até uma nova posição do Poder Executivo municipal. Trindade já soma quatro mortes provocadas pela covid-19. Por outro lado, dos 57 casos positivos, 37 já estão recuperados.

Outros 17 pacientes continuam em investigação. Desde a semana passada a Secretaria de Saúde tem testado os profissionais da saúde. Ontem oito testaram positivo, mas seis já estão considerados curados.

Pernambuco confirma mais 1.542 novos casos de covid-19

Estado tem mais de 32 mil casos positivos (Foto: Danny Lawson/AFP)

No último dia útil do lockdown na região metropolitana do Recife, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou mais 1.542 novos casos de covid-19 em todo Estado. De acordo com o boletim dessa sexta-feira (29), 425 pacientes foram classificados como graves.

Outros 1.117 tem quadro leve. Com os números de hoje, Pernambuco chegou a 32.255 casos confirmados do novo coronavírus. A SES-PE também atualizou as mortes. Com mais 103 óbitos, o Estado totaliza 2.669 vítimas fatais.

O boletim completo será divulgado ao final do dia, trazendo também os dados sobre curados.

Petrolina: Abrigo Noturno já atendeu mais de 1.200 moradores de rua durante pandemia

População de rua ganhou atenção especial (Foto: Ascom/PMP)

Mais de 1.200 pessoas em situação de rua foram atendidas no abrigo criado especificamente para atender esse grupo durante a pandemia do coronavírus. O balanço foi apresentado nessas sexta-feira (29) pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (Sedesdh), ligada a Prefeitura de Petrolina.

O abrigo está em funcionamento desde o início da pandemia e além de ofertar um espaço para o repouso dos moradores de rua, também conta com alimentação e espaço para higiene. Os cães que acompanham essas pessoas também ganharam um espaço especial.

Segundo a Prefeitura, em dois meses foram distribuídas mais de 10 mil refeições nos três turnos. O abrigo funciona no Ginásio Osvaldo Carvalho, com horário de entrada das 18h às 19h e saída a partir das 6h. A Guarda Civil faz a segurança do local.

Covid-19: Casa Nova e Sobradinho registram mais casos positivos

Sobradinho teve mais uma morte confirmada (Foto: Ilustração)

Os boletins divulgados na quinta-feira (28) pelas Prefeituras de Casa Nova e Sobradinho (BA) apontam mais casos positivos do coronavírus. Casa Nova teve mais dois testes positivos e chegou a 22 pacientes contaminados, a maior parte dos registros está na zona rural.

A boa notícia é que não há óbitos. Situação diferente de Sobradinho, onde a Secretaria de Saúde confirmou mais uma morte. Também foram registrados mais seis casos, elevando para 24 o número de infectados. Os pacientes são três homens de 50, 76 e 86 anos e duas mulheres, com 51 e 75 anos. Também foi contabilizada mais uma morte.

Além dos dois óbitos, sete pacientes em investigação e dois já recuperados da covid-19. Sobradinho teve transmissão comunitária declarada nessa semana.

Serra Talhada ultrapassa 100 casos confirmados do coronavírus

Cidade tem ainda três mortes e 24 casos em investigação (Foto: Reprodução)

Serra Talhada no Sertão de Pernambuco superou a marca de 100 casos confirmados do novo coronavírus na quinta-feira (28). De acordo com o boletim divulgado pela Prefeitura, apenas ontem mais 13 casos fora registrados e a cidade tem 105 pacientes contaminados.

Três desses pacientes são profissionais da saúde, com 31, 36 e 40 anos. Os demais são um trabalhador da segurança, com 33 anos; três homens com 33, 51 e 60 anos; cinco mulheres de 33, 45, 49, 51 e 53 anos; além de uma criança com três anos.

A cidade tem ainda 24 casos em investigação e três mortes. Por outro lado, 58 pessoas já estão recuperadas. Confira a seguir a lista dos bairros onde já há registro da doença:

LEIA MAIS

Araripina: 3ª morte registrada por covid-19 era de criança com 1 ano e 5 meses

Criança estava na capital pernambucana e morreu dia 18/05 (Foto: Freepik/Banco de Imagens)

O boletim divulgado na quinta-feira (28) pela Prefeitura de Araripina, no Sertão de Pernambuco, confirmou a terceira morte pela covid-19. A vítima era uma criança de apenas 1 ano e cinco meses que fazia tratamento médico na capital Recife.

LEIA TAMBÉM

Prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel, está com coronavírus

Araripina confirma 3ª morte por covid-19

Ela estava em tratamento de leucemia quando contraiu o vírus. O óbito foi registrado no dia 18 de maio, mas apenas confirmado ontem através de exame feito no LACEN. Por se tratar de uma moradora de Araripina, a morte fica registrada na cidade.

“Externamos nossas sinceras condolências aos familiares e reforçamos a necessidade da manutenção das medidas de isolamento social”, disse a secretária de Saúde de Araripina, Roberta Falcão.