Tribunal de Justiça de Pernambuco prorroga trabalho remoto até 14 de junho

Palácio da Justiça (PE).

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) prorrogou até o dia 14 de junho o prazo de vigência do regime diferenciado de trabalho remoto estabelecido pelo Ato Conjunto nº 06/2020 nas unidades administrativas e judiciárias de 1º e 2º graus. A prorrogação foi estabelecida mediante Ato Conjunto nº 13/2020, assinado pelo presidente do TJPE, desembargador Fernando Cerqueira, e pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Luiz Carlos Figueiredo, na última terça-feira (26/5), e publicado no Diário de Justiça eletrônico.

O Ato também mantém suspensos os prazos processuais dos feitos administrativos e judiciais do 1º e 2º graus, que tramitam em meio físico, nos termos do Ato Conjunto nº 08/2020. Os prazos processuais dos processos judiciais e administrativos de 1º e 2º Graus, que tramitam em meio eletrônico, retomados no dia 4 de maio de 2020, continuam mantidos. O Ato Conjunto nº 13 entra em vigor a partir dessa segunda-feira (1º).

A medida busca assegurar a preservação da saúde de servidores, magistrados, agentes públicos, advogados e jurisdicionado.

A Assessoria Especial da Presidência ressalta que as unidades criminais devem observar as regras definidas no Termo de Cooperação Técnica 02/2020, de 19 de maio de 2020, notadamente no que se refere ao fluxo virtual dos processos novos e daqueles em curso que são prioritários.

Paulo Câmara anuncia primeiros setores da economia que poderão retomar as atividades

Paulo Câmara, governador de Pernambuco.

Em pronunciamento divulgado hoje (1°), o governador Paulo Câmara avaliou os últimos dados da saúde, que indicam a estabilização dos casos da pandemia do novo coronavírus, e anunciou a retomada das atividades econômicas. Na próxima segunda-feira (08), a construção civil e o comércio atacadista estarão liberados a operar em todo o Estado.

Semanalmente, o comportamento da epidemia será avaliado, com critérios técnicos e sanitários, e novos setores poderão ser liberados a partir dos dados desse monitoramento. Caso ocorra uma nova onda da epidemia, ou mesmo um recuo na estabilização, o Governo poderá voltar a adotar medidas restritivas mais rígidas, além das que continuam vigentes.

Por fim, Paulo Câmara reforçou a importância de manter o isolamento social e o uso máscaras de proteção em todo o Estado para garantir a redução dos casos de Covid-19.

Agência bancária Itaú da cidade de Senhor do Bonfim fecha depois que funcionária apresenta sintomas da Covid-19

(Foto: Ilustração)

A informação foi divulgada pelo Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Juazeiro e Região (SEEB) no fim da tarde desta segunda-feira (1º). De acordo com o SEEB, o banco Itaú da cidade de Senhor do Bonfim, fechou depois que uma bancária apresentou sintomas do Covid-19.

Para garantir a segurança dos clientes e dos funcionários, a agência do Itaú Caixa foi fechada e higienizada. A precisão de retomada das atividades está prevista para a próxima segunda-feira (08).

Esses fechamentos das agência são uma cautela, já que o serviço bancário é considerado essencial.

Prefeitura reforça protocolos de prevenção à covid-19 a serem adotados na retomada das atividades econômicas de Petrolina

(Foto: ASCOM/PMP)

Depois do anúncio do novo decreto municipal realizado na última sexta-feira (29), a Prefeitura de Petrolina reforça junto à população os protocolos de prevenção ao novo coronavírus. Tais medidas visam uma maior segurança para a retomada gradual das atividades econômicas na cidade e que devem ser seguidas, obrigatoriamente, a partir desta segunda-feira, 1º de junho.

No artigo 17º do decreto municipal nº 037/2020 estão descritos os protocolos obrigatórios a serem acatados pela população com o intuito de preservar a saúde de todos os cidadãos. Vale ressaltar que, caso tais medidas não sejam seguidas, as fases de retomada poderão sofrer alterações, seja no tocante às datas de retomada, bem como dos tetos de ocupação, com a troca de bandeiras que determinam a porcentagem de funcionamento dos mais variados seguimentos.

LEIA MAIS

No dia da reabertura do comércio, Juazeiro registra mais uma morte pela Covid-19

(Foto: Ascom/PMJ)

Segue o boletim da Secretaria da Saúde.

A Secretaria da Saúde de Juazeiro lamenta informar a confirmação no boletim desta segunda-feira (01/06) de mais um óbito de paciente que testou positivo para o novo coronavírus. O mesmo é do sexo masculino, 75 anos, era hipertenso e diabético, deu entrada no Hospital Regional de Juazeiro vindo a óbito no mesmo dia (27/05). Foi coletado material sorológico para análise laboratorial e o resultado foi positivo para a COVID 19. Com esta confirmação, sobe para cinco o número de óbitos pela doença em Juazeiro.

Os outros dois pacientes positivos para a COVID 19 são: um do sexo masculino de 51 anos e profissional de saúde e outra é do sexo feminino, 16 anos. Um resultado foi por teste rápido e outro pelo LACEN de Salvador. Ambos estão em isolamento domiciliar, não apresentam gravidade e estão sendo acompanhados pelas equipes de saúde do município. Com estas três confirmações, sobe para 79 o número de pessoas diagnosticadas com a doença. O município registra ainda 39 recuperações, ou seja, pacientes que estão com cura clínica.

A SESAU informa ainda que tem atualmente 695 notificações e, destas, 487 já estão descartadas por testarem negativo para a doença, outras 129 estão aguardando resultado ou realização de coleta. Dos 79 casos confirmados, 44 são do sexo feminino, 35 do sexo masculino e deste quantitativo total, 30 são profissionais de saúde.

Para o H1N1 não há alteração nos dados, permanecem as 73 notificações com confirmação de 18 casos, incluindo dois óbitos. Os demais pacientes positivos para H1N1 estão em seus domicílios e sem gravidade, uma vez que existe tratamento para a enfermidade. Estão em investigação 28 exames e outros 27 já foram descartados.

A secretaria permanece testando e monitorando pacientes de acordo com as diretrizes e normas técnicas do Governo do Estado da Bahia e do Ministério da Saúde, por isto o aumento considerável nas notificações para a doença. Qualquer dúvida referente à COVID 19 a população pode tirar através do WhatsApp (74) 99819- 3089 em horário comercial e dias úteis de segunda a sexta-feira.

18 municípios pernambucanos receberão ajuda extra para enfrentamento ao coronavírus

Senador falou de ajuda extra a Pernambuco (Foto: Ascom)

Os municípios pernambucanos receberão uma ajuda de R$ 49,8 milhões para custear despesas no combate ao novo coronavírus. O repasse foi articulado pelo senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), juntamente ao Ministério da Saúde.

O dinheiro será repartido a 18 cidades, incluindo a Região Metropolitana do Recife que concentra a maior parte dos casos do novo coronavírus. “Os recursos que articulamos junto ao Ministério da Saúde é um importante reforço para as prefeituras investirem em leitos e equipamentos de proteção individual e contratarem pessoal. Sabemos que a principal medida para conter o avanço do coronavírus é o distanciamento social, mas os municípios precisam estar preparados para vencer esta primeira onda da pandemia e preservar o maior número de vidas”, explica o senador que é líder do governo no Senado.

O valor é um extra ao já liberado pelo Governo Federal. “O governo federal tem feito todo o esforço para ajudar estados e municípios neste momento de dificuldade, inclusive, liberando recursos para aliviar as finanças, que sofreram forte impacto com a perda de arrecadação. Os recursos do pacote de ajuda aprovado pelo Congresso Nacional devem chegar nos próximos dias, a tempo, portanto, do pagamento da folha e assegurando a manutenção de serviços essenciais”, destacou.

Balanço aponta queda semanal nos casos de coronavírus em Petrolina

Números reforçam busca pela “normalidade” (Foto: Jonas Santos)

Petrolina fechou a última semana com menos casos de coronavírus do que o período anterior. No sábado (29) a cidade teve 61 casos confirmados, 19 a menos quando comparado a semana de 17 e 23/05. Os números foram repassados pela Prefeitura nessa segunda-feira (1°).

O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus de Petrolina aponta queda de 23% nas ocorrências da covid-19. O número de óbitos também não teve crescimento. Tudo isso, segundo a Prefeitura, indica os primeiros sinais de estabilidade da doença no município.

LEIA TAMBÉM

Miguel nega “rebeldia” e afirma que reabertura do comércio em Petrolina foi autorizada pelo Governo do Estado

Movimentação no Mercado Turístico de Petrolina ainda é pequena nessa segunda-feira

Petrolina teve o primeiro caso confirmado em 23 de março. De lá para cá são 10 semanas, das quais nove tiveram números crescentes, com exceção da última. “Já tínhamos diversos indicadores de estabilização da propagação do vírus na cidade. Agora é um novo sinal positivo, pela primeira vez, temos um horizonte de queda. Mas ao invés de comemorarmos, temos que ver isso como um resultado do dever de casa bem feito“, disse o prefeito Miguel Coelho (MDB).

Outro indicador que fortalece os dados do Comitê é a taxa de ocupação dos leitos de UTI. Petrolina já teve 75% de ocupação, mas hoje o índice é de 66,6%. Do total de vagas, apenas 20% é ocupada por moradores de Petrolina; 40% é utilizada por pacientes da Bahia; e 6,6% por pessoas de outros municípios de Pernambuco.

Comércio não essencial permanecerá fechado em Serra Talhada

Serra Talhada chega a 109 casos confirmados (Foto: Reprodução)

Com mais de 100 casos confirmados de covid-19, a Prefeitura de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, anunciou que manterá o comércio não essencial fechado nessa segunda-feira (1°). Um grupo de trabalho será montado para discutir os próximos passos na retomada da atividade comercial.

“Hoje terenos uma reunião com os vereadores e na terça-fera (2) com os empresários. Seguimos a orientação do estado. Apenas as óticas irão funcionar. Tudo é muio complexo e estamos nos preparando para fechar o nosso modelo, para que todos tempo de ir adequando a sua atividade as exigências que faremos”, disse Luciano Duque (PT) ao Farol de Notícias.

Pelo decreto do Estado, apenas os serviços essenciais estão mantidos. Escolas, universidades, faculdades, praias, academias e espaços de lazer seguem fechadas. Até sábado (30) Serra Talhada já havia contabilizado 115 casos positivos, três óbitos e 19 pacientes em investigação.

Pernambuco tem mais 450 casos de covid-19 e 68 mortes

Estado se aproxima de 35 mil contaminados (Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou o boletim dessa segunda-feira (1º) há pouco e confirmou mais 450 casos de covid-19 no Estado. Agora são 34.900 pacientes contaminados. Dos novos registros, 199 são graves e 251 leves.

Também foram contabilizadas mais 68 mortes, elevando para 2.875 o total de vítimas fatais em Pernambuco. O boletim completo será divulgado ao final do dia, apresentando também as curas.

Miguel nega “rebeldia” e afirma que reabertura do comércio em Petrolina foi autorizada pelo Governo do Estado

Comércio inicia Fase 1 da retomada (Foto: Cortesia)

Junho começa com a reabertura gradual do comércio em Petrolina. Mas alguns petrolinenses ainda estavam em dúvida sobre o plano municipal, já que ainda na sexta-feira passada o Governo do Estado negou ter autorizado a retomada das atividades comerciais.

LEIA TAMBÉM

Movimentação no Mercado Turístico de Petrolina ainda é pequena nessa segunda-feira

Apesar de decreto do Governo do Estado reabertura das atividades econômicas está mantida em Petrolina

URGENTE: Decreto mantém restrições em praias e parques de Pernambuco; escolas seguem fechadas

Para colocar os “pingos nos is” o prefeito Miguel Coelho (MDB) foi entrevistado no Bom Dia Pernambuco hoje (1º) e esclareceu os fatos. “Todas as nossas decisões têm sido combinado com o Governo do Estado. Na última quinta-feira conversei com o governador Paulo Câmara, mostrei os números da saúde, mostrei o nosso Plano de Reabertura, não só a ele, mas a equipe dele que está a frente do Gabinete de Crise”, disse.

LEIA MAIS

Movimentação no Mercado Turístico de Petrolina ainda é pequena nessa segunda-feira

Nem todos os boxes estão abertos hoje no Mercado Turístico (Foto: Cortesia)

Setor alimentício segue fechado

O primeiro dia de junho começa com a retomada gradual do comércio em Petrolina. Mas nem todos os empresários optaram por abrir as portas nessa segunda-feira (1°).

No Mercado Turístico, no Centro da cidade, há muitos boxes fechados. O Blog apurou que há clima de insegurança por conta da covid-19 e por isso, alguns optaram por não abrir.

Nas entradas do Mercado há fiscalização dos agentes da Prefeitura. Seguindo o decreto, os boxes de lanches e refeições permanecem fechados. Bares e restaurantes somente retornarão na etapa 5 do Plano de Reabertura. A movimentação no Centro segue tranquila.

Polícia Civil da Bahia deflagra operação contra empresa que fraudou venda de respiradores pulmonares

Três pessoas foram presas na Operação Ragnarok (Foto: Divulgação/Polícia Civil do DF)

A Polícia Civil da Bahia deflagrou uma operação na manhã dessa segunda-feira (1°) com o intuito de investigar uma quadrilha que fraudou a venda de respiradores pulmonares a hospitais na pandemia do coronavírus. “Ragnarok” já cumpriu três mandados de prisão e 15 de busca em apreensão.

Os alvos da ação estão em Salvador (BA), São Paulo, Rio de Janeiro e no Distrito Federal. O grupo foi descoberto após uma denúncia do Consórcio Nordeste que tentou adquirir 300 respiradores juntamente à empresa, mas o grupo não fez a entrega.

De acordo com a PC da Bahia, a empresa se apresentava como revendedor dos respiradores e tentou negociar de forma fraudulenta a aquisição do item, inclusive com o Hospital de Base do Exército, em Brasília (DF). Como reflexo da operação, mais de 150 contas bancárias vinculadas ao grupo foram bloqueadas pela Justiça.

A operação é coordenada pela Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), com apoio das polícias civis dos estados e do Distrito Federal; e também do Ministério Público da Bahia (MP-BA).

Salgueiro chega a 79 casos confirmados do novo coronavírus

Já são 79 casos e oito mortes (Foto: Arquivo)

O boletim divulgado pela Prefeitura de Salgueiro (PE) no domingo (31) apontou mais um caso confirmado de coronavírus. Dessa forma o município chegou a 79 pacientes contaminados e soma ainda oito óbitos provocados pelo vírus.

O 79º paciente é um homem submetido a teste no LACEN. Ele encontra-se em isolamento domiciliar e segue acompanhado pela Secretaria de Saúde. A Prefeitura, no entanto, não forneceu detalhes sobre faixa etária e o estado de saúde dele. Veja a seguir o boletim completo:

Petrolina: com funcionamento liberado, templos religiosos devem seguir orientações a partir de junho

Decreto de sexta-feira (29) autoriza reabertura dos templos e igrejas (Foto: Jonas Santos/Ascom PMP)

A partir desta segunda-feira (1°) Petrolina tenta retomar a normalidade mesmo em meio à pandemia do coronavírus. Apesar de autorizar as atividades comerciais, a Prefeitura mantém algumas restrições para evitar a disseminação do vírus pela cidade.

LEIA TAMBÉM

Comerciantes de Petrolina devem ficar atentos ao número de pessoas no interior da loja após reabertura

Prefeito de Petrolina anuncia reabertura gradativa do comércio

Pelo decreto de sexta-feira (29), os templos e igrejas de Petrolina podem voltar a realizar celebrações religiosas, mas com assentos bloqueados ou distanciados; os fiéis devem ficar a 2 metros uns dos outros; está proibida a formação de grupos e rodas de conversas e o tradicional “dar as mãos”.

Também deve ser fornecido álcool em gel para assepsia dos fiéis e o uso de máscaras permanece obrigatório.  Outra determinação é a suspensão dos feriados de Corpus Christi (11 de junho) e São João (24 de junho). O plano de retomada das atividades comerciais deve ser concluído apenas em agosto.

Petrolina encerra domingo sem novos casos de covid-19

O domingo (31) encerra sem nenhum novo caso de coronavírus confirmado em Petrolina. A cidade permanece com os mesmos 253 de ontem, além de 97 curas e oito óbitos. Hoje a Secretaria de Saúde testou 48 policiais militares do 2º BIEsp e nenhum foi positivo.

Sobre os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) também não houve mudanças. São 66 casos em investigação e 30 descartados, além de nove casos confirmados e uma morte. Veja o boletim completo desse domingo: