Com recorde de casos, Bahia ultrapassa 21 mil registros da Covid-19; óbitos chegam a 736

Com um número recorde de novos casos em 24h, a Bahia registra, nesta terça-feira (2), o total de 21.430 infectados pela Covid-19 e 736 óbitos. Os dados contam no Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

Os números revelam um acréscimo de 2.532 novas ocorrências da doença. De acordo com a pasta, o número expressivo é resultado do “lançamento, por parte dos municípios, das notificações positivas por testes rápidos que foram acumulados nas últimas semanas”.

Em 21 de maio, uma matéria do Bahia Notícias noticiou o não repasse dos registros dos testes rápidos realizados, por exemplo, pela capital da Baiana (leia aqui). Fato considerado pela pasta, e que se repetiu em outros municípios, para justificar o aumento no número de casos.

Em relação ao número de mortes, o crescimento apresentado, se comparado ao boletim anterior, é 35 ocorrências. A pasta alega que o número refere-se a um período de 27 dias. Neste caso, inclui registros retroativos. “Estas notificações tardias estão sendo apuradas pela Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e pela Corregedoria”, afirma a secretaria.

Do total de casos confirmados no estado, 7.247 já são considerados curados e 13.447 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. Os casos confirmados ocorreram em 311 municípios do estado.

Sobradinho registra 36 casos confirmados de Covid-19 nesta terça-feira

Em novo boletim divulgado nesta terça-feira (2)  a Prefeitura de Sobradinho, foram confirmados mais seis casos do novo coronavírus no município. Até ontem (1º) eram 30 casos.

Com os novos registros, o município totaliza 36 casos confirmados da Covid 19, e dois óbitos.

Os novos casos são de uma mulher de 36 anos, uma criança de 10 anos, e um homem de 49 anos, que foram diagnosticados através de teste rápido; Os outros três casos, são de dois homens, de 47 e 35 anos, e um idoso de 81 anos, que foram testados pelo Lancen.

Já declarada transmissão comunitária no município, a Vigilância epidemiológica informa os bairros e quadras com casos da doença, são: Bairro Santana, Portelinha, Quadras S19, S21, S13, S09, S15, N18, N14, N16, N22 do bairro São Joaquim, Loteamento Paulo Pacheco e Quadras 1 e 2 do Bairro São Francisco.

A Secretaria de Saúde pede a comunidade que reforce todas as medidas preventivas, como o distanciamento social, o uso de máscaras e a higienização das mãos.

Profissionais da Vigilância em Saúde são testados para a Covid-19 em Juazeiro

(Foto: Ascom/PMJ)

Nesta terça-feira (02), profissionais da Vigilância em Juazeiro foram testados contra a Covid-19. Ao todo 60 profissionais entre auxiliar de serviços gerais, motoristas, enfermeiros, médicos, dentistas, técnicos de enfermagem e do administrativo foram testados para a Covid-19. Nenhum profissional da vigilância testou positivo para a doença.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta, a realização de testes rápidos nos profissionais é para um mapeamento imunológico. “Estamos avaliando os servidores que estão na linha de frente e precisamos assegurar que estes profissionais estão sem o vírus. Caso algum teste positivo, todas as medidas serão tomadas quanto à notificação, isolamento e acompanhamento pelas equipes de saúde do município”, explicou.

A equipe da vigilância é subdividida em Epidemiológica, Sanitária, Centro de Informações em IST/HIV/AIDS (CIDHA), Laboratório Central (LACEN), Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), setor de combate às endemias e SINAN – Sistema de agravos; SIM – Sistema de Mortalidade e SINASC – Sistema de Nascidos Vivos, o Núcleo de Educação e Promoção à Saúde (NEPS) e a Rede de Frios.

Campo Alegre de Lourdes: Povoado do Angico repudia versão de que população tentou ferir trabalhadores com coronavírus

Moradores do Povoado do Angico, localizado no município de Campo Alegre de Lourdes (BA), repudiam a acusação de que o protesto realizado na última quinta-feira (28) tenha tido a intenção de ferir os trabalhadores da empresa Andrade Gutierrez infectados com coronavírus, conforme o que foi noticiado em diversos meios de comunicação.

De acordo com a população local, o incêndio provocado em um galpão de ferramentas da construtora foi um pedido de socorro, com a finalidade de chamar a atenção do poder público para as vidas em risco, tanto dos trabalhadores, que não foram levados a um local com infraestrutura de saúde adequada, quanto da comunidade, que ficou exposta ao contágio do vírus.

LEIA MAIS

Juazeiro registra 14 novos casos positivos de Covid-19 nesta terça-feira

(Foto: Blog Waldiney Passos)

No boletim desta terça-feira (02), a Secretaria de Saúde informa que 14 novos casos da COVID 19 foram diagnosticados nas últimas 24h em Juazeiro. A SESAU ressalta que este crescimento é esperado em decorrência do mapeamento do status imunológico que o município tem realizado na cidade, ou seja, a testagem em profissionais dos serviços essenciais como saúde, segurança, limpeza e imprensa. Estão em andamento os testes nos profissionais de saúde.

Com as confirmações de hoje, sobe para 93 o número de pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus. Dos casos confirmados, 8 são do sexo masculino e 6 do sexo feminino, sendo que 4 destes são profissionais de saúde. Todos os resultados foram por meio do teste rápido, os pacientes estão em isolamento domiciliar, sem gravidade e sendo acompanhados pelas equipes de saúde do município. Os casos confirmados neste boletim têm idades de 22 a 64 anos.

A SESAU informa que tem atualmente 731 notificações e, destas, 510 exames já estão descartados por testarem negativo para a doença, outros 128 estão aguardando resultado ou realização de coleta. Dos 93 casos confirmados, 50 são do sexo feminino, 43 do sexo masculino e deste quantitativo total, 34 são profissionais de saúde.

Para o H1N1 não há alteração nos dados, permanecem as 73 notificações com confirmação de 18 casos, incluindo dois óbitos. Os demais pacientes positivos para H1N1 estão em seus domicílios e sem gravidade, uma vez que existe tratamento para a enfermidade. Estão em investigação 28 exames e outros 27 já foram descartados.

A secretaria permanece testando e monitorando pacientes de acordo com as diretrizes e normas técnicas do Governo do Estado da Bahia e do Ministério da Saúde, por isto o aumento considerável nas notificações para a doença. Qualquer dúvida referente à COVID 19 a população pode tirar através do WhatsApp (74) 99819- 3089 em horário comercial e dias úteis de segunda a sexta-feira.

Trindade: idoso de 80 anos se cura da covid-19

Paciente se recuperou da doença

Os idosos são grupo de risco do novo coronavírus e cada cura deles é uma vitória para as equipes médicas. Na segunda-feira (1°) a Prefeitura de Trindade (PE) celebrou a recuperação de um paciente de 80 anos, diagnosticado com covid-19.

Ele tem diabetes e sofre do mal de Parkinson, mas mesmo assim conseguiu se recuperar do vírus. Sua alta foi celebrada ontem por toda equipe médica que prestou atendimento. “Todos os dias, quando enviamos o resultado do boletim agradecemos a Deus em ver que as pessoas estão sendo curadas, ao exemplo desse senhor de 80 anos. Obrigado a todos os profissionais que vem desenvolvendo tanto zelo com nossos pacientes”, disse o prefeito Everton Costa.

Casos confirmados

O idoso é um dos 43 recuperados por covid-19 em Trindade. O município tem ainda 63 testes positivos e quatro óbitos. Outros sete casos estão em investigação.

River Shopping reabre com cuidado redobrado para evitar contaminação de clientes

Shopping está aberto, mas com restrições (Foto: Ascom)

O River Shopping de Petrolina reabriu as portas na segunda-feira (1°) após mais de dois meses. A movimentação na unidade foi tranquila no primeiro dia de retomada das atividades comerciais e quem passou pelo local percebeu os cuidados tomados.

Nas entradas há vigilantes controlando o fluxo de pessoas, aferindo temperatura e cobrando o uso de máscaras. Também há totens com álcool em gel, para higienização das mãos do público consumidor. Apenas as lojas estão abertas e a Praça de Alimentação permanece somente com delivery.

“Todos colaboram, entraram de máscaras, respeitaram a necessidade da aferição de temperatura logo na entrada e também o distanciamento entre as pessoas. Esses cuidados são essenciais para o shopping permaneça funcionando“, ressalta o superintendente, Welton Carvalho.

A realização de eventos permanece proibida no shopping. O funcionamento nesse primeiro momento é especial: das 12h às 20h. O Big Bompreço, Caixa Econômica, Drogasil e Estação Saúde permanecem abrindo 8h às 20h.

Pernambuco ultrapassa marca de 35 mil casos positivos e se aproxima de 3 mil mortes por covid-19

São 35.508 casos positivos (Foto: Internet)

Mais 608 casos de coronavírus foram confirmados em Pernambuco nessa terça-feira (2). De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), 262 pacientes foram classificados como graves e outros 346 têm quadro leve.

LEIA TAMBÉM

Paulo Câmara anuncia primeiros setores da economia que poderão retomar as atividades

Com mais esses registros Pernambuco totaliza 35.508 pacientes contaminados. Os exames laboratoriais também contabilizaram mais 58 óbitos, subindo para 2.933 o número de vítimas fatais. Os casos recuperados serão divulgados ao final do dia.

Salgueiro chega a 80 casos confirmados do novo coronavírus

A Prefeitura de Salgueiro (PE) confirmou mais um caso positivo do novo coronavírus no boletim divulgado na noite de segunda-feira (1°). A paciente é uma mulher de idade não informada. Ela fez um teste rápido que atestou a contaminação.

A paciente está em isolamento domiciliar. Com isso a cidade chegou a marca de 80 pacientes contaminados pelo vírus. Salgueiro tem ainda oito óbitos e 31 pessoas curadas. Outros dois pacientes estão em investigação.

Outra cidade a confirmar mais um caso ontem foi Santa Maria da Boa Vista, também no Sertão. Agora são cinco pacientes que testaram positivo. Dois estão recuperados e não há mortes registradas. Uma pessoa permanece em investigação.

Aulas na rede estadual da Bahia continuam suspensas até 21 de junho

Aulas estão suspensas até 21/06 (Foto: G1/Reprodução)

As aulas na rede estadual da Bahia estão suspensas até o dia 21 de junho. O anúncio foi feito na segunda-feira (1°) pelo governador Rui Costa (PT) que decidiu renovar o decreto sancionado pela primeira vez em março, quando o calendário escolar foi paralisado.

De acordo com Costa, a retomada do ano letivo será discutido posteriormente e a depender dos números de covid-19 na Bahia, o decreto poderá ser prorrogado ou revogado. Ontem o governador também manteve a suspensão da realização de eventos com mais de 50 pessoas na Bahia.

Isso inclui eventos esportivos, feiras, shows, apresentações culturais e eventos. O governador lembrou que a decisão busca conter o avanço do vírus na Bahia, já que algumas regiões registraram alta nos índices de contaminação por coronavírus.

Idoso de 88 anos morre por covid-19 em Serra Talhada

Já são 124 contaminados e quatro mortes (Foto: Reprodução/ Internet)

Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, confirmou o quarto óbito por covid-19. De acordo com o boletim divulgado na segunda-feira (1°), a vítima é um homem de 88 anos que estava internado na Hospam e já havia sido diagnosticado com o novo coronavírus. Ele faleceu na madrugada de ontem e foi sepultado durante a manhã.

Novos casos

Também foram registrados mais nove casos positivos da doença, elevando para 124 o total de contaminados. Os novos pacientes são mulheres com 24, 34, 39 e 75 anos, além de uma criança do sexo feminino de apenas seis anos; e quatro homens com 16, 28, 64 e 73 anos.

Bairros

A divisão de pacientes em Serra Talhada é a seguinte: 70 pacientes mulheres e 54 homens. Sete bairros já têm registros da doença, além de comunidades rurais. Veja a seguir a lista fornecida pela Prefeitura dos locais onde há contaminados:

Testes rápidos confirmam primeiros casos positivos da covid-19 em Sento Sé

A Prefeitura Municipal de Sento-Sé, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que foram confirmados, através de teste rápido, os dois primeiros casos de Covid-19 no município.

Trata-se de um homem de 33 anos, oriundo de cidade com transmissão comunitária, assintomático, e de uma mulher de 51 anos, que também veio de cidade com transmissão comunitária e teve contato com caso confirmado da Covid-19. Sintomática.

Ambos encontram-se em isolamento domiciliar sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Em nota a Secretaria de Saúde esclarece que desde o início da pandemia de Coronavírus, a SMS tem tomado todas as medidas protocolares necessárias no sentido de assistir a população no que diz respeito às orientações para evitar o contágio, bem como a realização de Testagem em pacientes que se enquadram no protocolo de síndrome gripal e nos critérios de coleta.

“Sempre atuamos com lisura, ética e transparência em nome do cuidado da saúde da população sentoseense. Finalmente, reforçamos, como sempre fizemos, a necessidade de todos seguirem as medidas de isolamento social determinadas pelas autoridades de saúde e amplamente conhecidas como a higiene das mãos, o uso das máscaras, evitar aglomerações e procurar unidades de saúde somente em situações inevitáveis”, finaliza.

Sobradinho registra 30 casos de covid 19

 

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Saúde, divulgou ontem (01/06) a confirmação de mais de 02 casos do novo coronavírus, totalizando 30 casos no município, e dois óbitos.

Os dois casos são de uma mulher de 28 anos e de um homem de 34 anos, ambos diagnosticados através de teste rápido.

Já declarada transmissão comunitária no município, a Vigilância epidemiológica informa os bairros e quadras com casos da doença, são: Bairro Santana, Portelinha, Quadras S19, S21, S13, S09, S15, N18, N14, N16, do bairro São Joaquim, Loteamento Paulo Pacheco e Quadras 1 e 2 do Bairro São Francisco.

A Secretaria de Saúde pede a comunidade que reforce todas as medidas preventivas, como o distanciamento social, o uso de máscaras e a higienização das mãos.

Petrolina confirma 14 novos casos positivos da covid-19

A prefeitura de Petrolina realizou 344 testes rápidos nesta segunda-feira, 1º de junho, e confirmou 14 novos casos positivos dacovid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Os pacientes são 6 mulheres com idades entre 34 e 68 anos e 8 homens entre 4 e 49 anos. Além disso, recebemos um exame positivo analisado pelo Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE). Trata-se de uma mulher, de 42 anos. Todos estão em isolamento domiciliar.

Com esses 15 novos casos, o total de pessoas infectadas na cidade subiu para 268. Por testes rápidos realizados pela prefeitura são 196 confirmações e 72 casos diagnosticados através de exames laboratoriais. Do total de positivados, 97 pessoas já estão curadas clinicamente. Óbitos somam nove – o último ocorrido nesta segunda-feira. O paciente, um idoso de 74 anos, estava internado no Hospital Universitário (HU). Ele tinha quadro de diabetes e doença cardiovascular crônica.

SRAG

O boletim com casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) mostra que são 70 casos em investigação e 30 já foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de um óbito.

Hospital de campanha

O primeiro paciente a dar entrada no hospital de campanha da prefeitura recebeu alta hospitalar nesta segunda-feira, após apresentar evolução clínica. O teste rápido dele será realizado após o 10º dia de sintoma gripal. A unidade recebeu mais dois pacientes nesta segunda – um homem de 58 anos e uma mulher de 41, ambos suspeitos de contágio pelo novo coronavírus e aguardando o diagnóstico. Com isso, quatro leitos do hospital de campanha estão ocupados.

Covid-19: Brasil chega a 526,4 mil casos e 29,9 mil mortes

O balanço diário divulgado pelo Ministério da Saúde trouxe 12.247 novas pessoas infectadas pela covid-19, totalizando 526.447. O resultado marcou um acréscimo de 2,2% em relação a ontem (31), quando o número de pessoas infectadas estava em 514.819.

A atualização do Ministério da Saúde registrou 623 novas mortes, chegando a 29.937. O resultado representou um aumento de 2,1% em relação a ontem, quando foram contabilizados 29.314 falecimentos por covid-19. Geralmente, os dados são menores aos domingos e segunda, quando há menos alimentação do banco de dados, e maiores na terça-feira, quando há acúmulo de novos dados do fim de semana.

Do total de casos confirmados, 285.430 estão em acompanhamento e 211.080 foram recuperados. Há ainda 4.412 óbitos sendo analisados.

São Paulo se mantém como epicentro da pandemia no país, concentrando o maior número de falecimentos (7.667). O estado é seguido pelo Rio de Janeiro (5.462), Ceará (3.188), Pará (2.925) e Pernambuco (2.875).

Além disso, foram registradas mortes no Amazonas (2.071), Maranhão (976), Bahia (701), Espírito Santo (614), Alagoas (461), Paraíba (370), Rio Grande do Norte (323), Minas Gerais (278), Rio Grande do Sul (232), Amapá (228), Paraná (190), Distrito Federal (171), Piauí (168), Sergipe (166), Acre (161), Rondônia (159), Santa Catarina (146), Goiás (127), Roraima (116), Tocantins (76), Mato Grosso (66) e Mato Grosso do Sul (20).

Já em número de casos confirmados, o ranking tem São Paulo (111.269), Rio de Janeiro (54.530), Ceará (50.504), Amazonas (41.774) e Pará (38.046). Entre as unidades da federação com mais pessoas infectadas estão ainda Maranhão (35.297), Pernambuco (34.900), Bahia (18.898), Espírito Santo (14.069) e Paraíba (13.695).