Pesquisadores da Univasf desenvolvem respiradores mecânicos para ajudar no tratamento de pacientes com covid-19

Respirador foi desenvolvido na instituição (Foto: Reprodução)

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) desenvolveu uma tecnologia que automatiza um respirador manual criado por eles. O material pode ajudar no tratamento dos pacientes com a covid-19, internados no Hospital Universitário de Petrolina.

Essa automatização transforma o respirador criado por eles em mecânico, fortalecendo a rede de atendimento aos contaminados. A equipe é formada por nove pessoas, entre professores dos cursos de Medicina, Engenharia Mecânica e Engenharia da Computação e funcionários do Hospital Universitário (HU-Univasf).

De acordo com a equipe, o “ambu é um aparelho utilizado no transporte de pacientes até o acoplamento de um respirador mecânico nas unidades de saúde. Este instrumento funciona como uma espécie de bolsa de ar que, para ventilar, exige que os profissionais da área de saúde realizem, manualmente, o constante movimento de pressionar e, em seguida, soltar o balão de ar do aparelho, de acordo com uma frequência específica”.

Petrolina tem até hoje 253 casos confirmados do novo coronavírus. O HU tem sido utilizado como referência no tratamento dos pacientes e com essa tecnologia desenvolvida os profissionais esperam dar mais suporte a quem precisa do respirador no tratamento da covid-19.

Ministério da Saúde da Rússia anuncia 1º antiviral eficaz contra covid-19

O Ministério da Saúde da Rússia anunciou nesse domingo (31) o registro do primeiro antiviral eficaz no combate ao novo coronavírus. O Afivavir apresentou, segundo os russos, grande eficácia nos ensaios clínicos. A informação foi confirmada pelo Fundo de Investimento Direto da Rússia (Frid).

“O afivavir não é apenas o primeiro medicamento antiviral registrado na Rússia para tratar o coronavírus, mas talvez o medicamento mais promissor para curar a covid-19 em todo o mundo“, disse o diretor-geral da Frid, Kiril Dmítriev.

O medicamento foi desenvolvido em “tempo recorde”. Ele é contraindicado a mulheres grávidas e pessoas em processo de planejamento familiar. Apesar da boa notícia, o antiviral não está à venda em farmácias. (Com informações do R7).

Pernambuco tem mais 1.023 novos casos de covid-19

(Foto: Internet)

Pernambuco chegou a 34.450 casos confirmados de covid-19. O boletim desse domingo (31) traz o registro de mais 1.023 pacientes contaminados, dos quais 236 são graves e outros 787 foram classificados como leves.

Também foram contabilizadas mais 67 óbitos, elevando para 2.807 vítimas fatais em todo Estado desde o início da pandemia do coronavírus, em março. O boletim completo será divulgado ao final do dia pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE).

Juazeiro registra mais 16 curas clínicas e 4 casos positivos nesse domingo

(Foto: ASCOM/PMJ)

O boletim divulgado pela Prefeitura de Juazeiro (BA) nesse domingo (31) traz uma boa notícia. Foram confirmadas 16 novas curas clínicas. Agora a cidade tem 39 pessoas recuperadas da covid-19. Por outro lado também foram contabilizados mais quatro testes positivos.

Os pacientes são três mulheres com 23, 31 e 66 anos; e um homem de 74. Com isso a cidade vai a 76 pacientes contaminados pela covid-19. Juazeiro tem ainda quatro óbitos e outras 28 pessoas permanecem em investigação. Para H1N1 não há alteração nos dados: 73 notificações, 18 casos positivos, incluindo dois óbitos.

Veja o boletim completo abaixo:

Aulas continuarão suspensas até junho, afirma secretário de Educação de Pernambuco

Aulas serão retomadas de forma virtual nesta segunda-feira (Foto: Ascom)

O plano de reabertura do comércio em Pernambuco será apresentado pelo governador Paulo Câmara (PSB) nesta segunda-feira (1°), mas de acordo com o secretário de Educação, Fred Amâncio, as aulas das escolas e instituições de ensino superior seguirão suspensas até 30 de junho.

LEIA TAMBÉM

Governo de Pernambuco afirma que não liberou o funcionamento do comércio

“Ao longo deste fim de semana o governador Paulo Câmara vai publicar um novo decreto, que não trata exclusivamente da educação, tem uma série de outras atividades envolvidas. Em paralelo, há todo um trabalho de planejamento da retomada das atividades“, disse Fred ao Programa Balanço de Notícias, da Rádio Jornal.

Aulas remotas

Também na segunda-feira as aulas da rede estadual voltarão, mas de forma remota. Foram duas semanas de suspensão e o programa Educa-PE transmitirá os encontros ao vivo pelo YouTube e TV. As aulas do 9º ano do ensino fundamental passam a ser exibidas a partir das 13h, em seguida permanecem as aulas do ensino médio. (Com informações do JC Online).

Paulo Afonso e Sobradinho registram alta nos casos positivos de covid-19

Municípios contabilizam mais casos (Photo by KARIM SAHIB / AFP)

Os boletins de sábado (30) confirmaram mais casos em Paulo Afonso e Sobradinho (BA). Em Paulo Afonso agora são 29 pacientes contaminados pela covid-19. 11 já estão recuperados e outros 32 pacientes estão em investigação. Há ainda uma morte confirmada.

Já Sobradinho, que teve um salto nos últimos dias, chegou a 26 casos positivos. O único teste positivado ontem é de paciente com 22 anos, foi submetido a teste rápido. A cidade tem dois óbitos registrados, dois casos recuperados e outros 11 em investigação.

Vale destacar que Sobradinho já tem transmissão comunitária do vírus, assim como Paulo Afonso. As seguintes localidades na terra da Barragem somam casos confirmado: Bairro Santana, Portelinha, Quadras S19, S21, S13, S09, N18, N16, do bairro São Joaquim, Loteamento Paulo Pacheco e Quadras 1 e 2 do Bairro São Francisco.

Casos confirmados do novo coronavírus sobem para 55 em Araripina

Cidade tem ainda três mortes confirmadas (Foto: Freepik/Banco de Imagens)

Araripina, no Sertão de Pernambuco, chegou a marca de 55 casos confirmados no novo coronavírus. De acordo com o boletim divulgado pela Prefeitura no sábado (30), 25 pacientes já estão recuperados e há três óbitos registrados no município.

Outros seis pacientes estão em investigação por apresentarem sintomas da covid-19. Outra cidade da região do Araripe a registrar mais casos positivos foi Ouricuri. Agora são 23, quatro a mais do que o último boletim notificou.

13 pacientes já tiveram cura clínica declarada e a cidade também soma uma morte. Sete casos permanecem em investigação.

Petrolina chega a 253 casos positivos de covid-19 e confirma 8ª morte

O boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Petrolina no sábado (30) apontou mais quatro casos confirmados do coronavírus. Com isso a cidade chega a 253 pacientes contaminados. Os novos infectados são três mulheres com 31, 39 e 64 anos; e um homem de 27. Todos estão em isolamento domiciliar.

Mais um óbito

A Prefeitura também confirmou mais um óbito, elevando para oito o número de vítimas fatais. A oitava morte é de uma mulher com 54 anos, que estava internada no Hospital Universitário (HU) e tinha comorbidades.

Bairros

O boletim de ontem também trouxe uma atualização nos bairros onde já registro da doença. A Areia Branca está na ponta, com 19 registros, seguido por Centro e Cohab Massangano. Confira a lista completa:

LEIA MAIS

Policiais Militares entregam cestas básicas em Petrolina

(Foto: Polícia Militar)

Moradores da Vila da Paz e da Vila da Fé, em Petrolina, foram surpreendidos neste fim de semana. Policiais Militares do 5º Batalhão da Polícia Militar de Petrolina foram até as duas comunidades levar um pouco de esperança e solidariedades aos moradores destes bairros.

Os militares distribuíram 100 cestas básicas que haviam arrecadados no período de  04 a 22 de maio, durante uma campanha solidária, na qual fizeram com comerciantes, farmacêuticos e outras pessoas da sociedade civil. Uma dádiva para a maioria das famílias dos dois bairros.

Juazeiro vai usar aplicativo para monitorar casos suspeitos de Covid-19

(Foto: ASCOM)

O prefeito Paulo Bomfim assinou nesta sexta-feira, 29, parceria com empresa que atua com tecnologia em saúde e está desenvolvendo o aplicativo Liga Saudável para monitoramento dos casos suspeitos e confirmados da COVID-19. O ato aconteceu no gabinete do Paço Municipal e contou com as presenças da secretária da Saúde Fabíola Ribeiro e do diretor executivo da Sisvale, Eugênio Marques.

“A nossa luta no combate à pandemia e para proteger a população é diária e essa parceria com a Sisvale, que é especializada em sistemas tecnológicos para a área da saúde, é mais um importante passo nesse sentido. Será mais uma ferramenta para a população interagir com a nossa rede de atendimento e assim ampliarmos as informações nesse enfrentamento ao novo coronavírus”, atesta Paulo Bomfim.

O aplicativo Liga Saudável permitirá ao cidadão e à cidadã juazeirense realizar uma autoavaliação do seu estado de saúde. “Essas informações serão encaminhadas para a nossa equipe de Vigilância em Saúde da Sesau e assim teremos mais uma fonte de dados epidemiológicos, com mapeamento dos bairros e distritos. Sem dúvida contribuirá para as nossas ações de gestão no enfrentamento à COVID-19”, explica a secretária Fabíola Ribeiro.

Dois homens e duas mulheres são os novos infectados pelo o coronavírus em Juazeiro

(Foto: Blog Waldiney Passos)

No boletim deste sábado (30), a Secretaria da Saúde de Juazeiro confirma mais quatro novos casos da COVID 19. São duas pessoas do sexo masculino (32 e 50 anos) e duas do sexo feminino (20 e 41 anos), três destes tiveram resultados por meio do teste rápido e um pelo Laboratório Central (LACEN) de Salvador. Dois destes casos confirmados são profissionais de saúde. Os pacientes estão em isolamento domiciliar, sem gravidade e sendo acompanhados pelas equipes de saúde municipal. Com estas confirmações, Juazeiro chega a 72 casos positivos para a COVID 19, sendo que destes, 23 já estão recuperados, ou seja, com cura clínica.

A SESAU informa ainda que constam 661 notificações em Juazeiro. Deste quantitativo, 461 exames já foram descartados por testarem negativo para a doença, outros 128 estão aguardando resultado ou realização de coleta. Dos casos confirmados, 40 são do sexo feminino e 32 do sexo masculino e, desse total, 28 são profissionais de saúde. O município tem ainda a confirmação de quatro óbitos.

Para o H1N1 não há alteração nos dados. Permanecem as 73 notificações com confirmação de 18 casos, incluindo dois óbitos. Os demais pacientes positivos para H1N1 estão em domicílio e sem gravidade, uma vez que existe tratamento para tal. Continuam em investigação 28 exames e outros 27 já foram descartados.

A secretaria permanece testando e monitorando pacientes de acordo com as diretrizes e normas técnicas do Governo do Estado da Bahia e do Ministério da Saúde e, por isso, registra o aumento considerável nas notificações para a doença. Qualquer dúvida referente à COVID 19 a população pode tirar através do WhatsApp (74) 9 9819-3089 em horário comercial e dias úteis de segunda a sexta-feira.

A Prefeitura de Juazeiro também solicita à população para que siga as orientações e medidas adotadas na prevenção e combate ao novo coronavírus. Higienize as mãos, se precisar sair de casa use máscara e mantenha o distanciamento padrão de segurança.

Petrolina será beneficiada com hospital de campanha do Governo de Pernambuco

(Foto: Ilustrativa)

O Governo de Pernambuco vai reforçar estrutura da saúde no interior no interior do estado com três novos hospitais de campanha. Um deles será instalado em Petrolina. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (29) pela a assessoria de comunicação do governador Paulo Câmara.

Segundo a Secretaria de Saúde de Pernambuco, o Hospital de Campanha de Petrolina terá capacidade para 102 leitos, sendo 74 de enfermaria, 26 de tratamento semi-intensivo e duas vagas para estabilização. Os outros dois serão, um em Caruaru e outro em Serra Talhada, o que representa, segundo o governo do estado, um investimento de mais de R$ 4 milhões.

LEIA MAIS

Prefeitura de Araripina disponibiliza assistente virtual que orienta população sobre o coronavírus

(Foto: Internet)

Batizada de Laura a assistente virtual lançada pela Prefeitura de Araripina tem a finalidade de orientar as pessoas sobre os sintomas do novo coronavírus. A Laura é uma inteligência artificial que interage com as pessoas de acordo com as dúvidas que o usuário informa no chat, igual a uma conversa nos aplicativos de mensagem. Ela também realiza um diagnóstico prévio do estado de saúde através de perguntas simples.

Com o resultado, a Laura informa se o usuário deve ou não procurar uma unidade de saúde do município. Os dados são encaminhados para a Secretaria Municipal de Saúde para aumentar o controle dos casos suspeitos da doença.

A assistente virtual Laura é consultada através do site www.araripina.pe.gov.br em um ícone na cor azul que fica localizado no canto direito inferior da tela. Ou pelo número de Whatsapp (41)987746489 Já o questionário para triagem é acessado em https://triagemvirtual.laura-br.com/araripina

O serviço gratuito é fruto de uma parceria da Prefeitura de Araripina e Secretaria Municipal de Saúde com o Instituto Votorantim que tem disponibilizado uma consultoria para ajudar o município no combate à Covid-19.

Mais de 8.500 profissionais da saúde de Pernambuco já foram contaminados pelo coronavírus

(Foto: Internet)

O boletim epidemiológico sobre a Covid-19 em Pernambuco desta sexta-feira (29) aponta que 8.566 casos da doença foram confirmados em profissionais de saúde. Outros casos foram 8.306 descartados e 183 ainda estão em investigação. Além disso, 257 testes feitos nesse público resultaram como inconclusivo.

As testagens abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública – estadual e municipal-  ou privada. Pernambuco foi o primeiro estado brasileiro a criar um protocolo para testar os profissionais da área da saúde.

LEIA MAIS

Comerciantes de Petrolina devem ficar atentos ao número de pessoas no interior da loja após reabertura

(Foto: Arquivo)

Após anunciar a retomada gradual do comércio, a Prefeitura de Petrolina orienta sobre o cálculo de ocupação permitido dentro dos estabelecimentos. Algumas atividades já iniciam na próxima segunda-feira, 1º de junho. A partir dessa data, estarão autorizadas diversas atividades e serviços com 50% da capacidade. Estão nesse grupo, o comércio, shopping, serviços públicos, parques públicos e templos religiosos.

De acordo com a gestão municipal, para saber o quantitativo de pessoas que será permitido dentro de cada estabelecimento é necessário observar a indicação da metragem no alvará de funcionamento. A partir daí, calcula-se o número, mantendo o distanciamento de 2 metros entre cada cidadão, incluindo trabalhadores e clientes.

A gestão reforça que uma das formas de reduzir o risco de infecção é manter a distância segura de outras pessoas. O distanciamento de dois metros é uma recomendação do Ministério da Saúde. É importante respeitar essa orientação, já que o coronavírus é transmitido pelo contato com gotículas expelidas por um indivíduo contaminado. Além disso, respeitar as medidas preventivas evitará um aumento repentino de casos confirmados da Covid-19, o que ocasionaria um colapso no sistema de saúde.