Brasil registra mais de 30 mil novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Brasil teve mais de mil mortes por covid-19 (Foto: Buda Mendes/Getty Images)

Novamente divulgado com atraso, o boletim de sexta-feira (5) registrou mais 1.005 mortes pela covid-19 no Brasil. Em 24 horas também foram contabilizados mais 30.830 pacientes contaminados com o vírus em todo país. De acordo com o Ministério da Saúde o país agora soma 35.026 óbitos e 645.771 casos positivos.

O boletim da sexta-feira também registrou mais 11.977 recuperações nas últimas 24 horas, número celebrado pelo Ministério da Saúde. Não foi possível ter acesso ao boletim completo, tendo em vista que desde ontem o site Coronavírus Brasil passa por manutenção.

Atraso nos boletins

Pelo segundo dia consecutivo o boletim foi liberado próximo das 22h. Ainda ontem o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) havia confirmado que a estratégia buscava evitar a veiculação da notícia no Jornal Nacional. Contudo, o próprio JN entrou com Plantão na Globo para divulgar os dados atualizados.

Sobradinho confirma 3º óbito por covid-19

Cidade tem 39 pacientes contaminados (Foto: Internet)

O boletim divulgado pela Prefeitura de Sobradinho (BA) na noite de sexta-feira (5) confirmou a terceira morte pela covid-19. A vítima é um paciente do sexo masculino que tinha 48 anos. A Secretaria de Saúde não informou quando o óbito aconteceu e se o paciente tinha comorbidades.

A boa notícia é que não foram registrados novos casos da doença. A cidade tem 39 pacientes contaminados, nove curas clínicas e outros seis pacientes em investigação, além dos três óbitos. Sobradinho já tem transmissão comunitária do vírus e a Prefeitura pediu a população que obedeça o isolamento social.

Localidades

De acordo com a Secretaria de Saúde, já há registro do novo coronavírus nas seguintes localidades de Sobradinho: Bairro Santana, Portelinha, Quadras S19, S21, S13, S09, S15, N18, N14, N16, N22 do bairro São Joaquim, Loteamento Paulo Pacheco e Quadras 1 e 2 do Bairro São Francisco.

Pernambuco antecipa pontos do Plano de Convivência com a Covid-19

Coletiva com Secretário estadual de saúde, André Longo, o secretário municipal de saúde, Jailson Correia. (Foto: Heudes Regis/SEI)

O Plano de Convivência das Atividades Econômicas com a Covid-19, apresentado na última segunda-feira (01), passará por ajustes para as próximas semanas. Parte dos 32 setores que voltarão a operar ao longo das 11 etapas previstas teve o cronograma antecipado ou sofreram alterações nas regras de funcionamento, para contemplar as especificidades de cada segmento.

A partir de segunda-feira (8), além da reabertura do comércio atacadista, a construção civil voltará a funcionar com 50% de seu efetivo em horário livre, e não mais das 9h às 18h, como planejado anteriormente. Shopping centers também poderão oferecer o serviço de coleta por drive thru nos estacionamentos uma semana antes do previsto.

LEIA MAIS

Donald Trump diz que se EUA seguissem exemplo do Brasil, mais de 2,5 milhões de americanos teriam morrido

(Foto: Internet)

Aliado do presidente Jair Bolsonaro e uma das referências políticas do chefe de Estado brasileiro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (5), em Whashington, que o país poderia ter tido mais de 2,5 milhões de mortos por coronavírus se seguisse o exemplo brasileiro de combate à disseminação da doença.

“Se você olha para o Brasil, eles estão num momento bem difícil. E, falando nisso, continuam falando da Suécia. Voltou a assombrar a Suécia. A Suécia também está passando por dificuldades terríveis. Se tivéssemos agido assim, teríamos perdido um milhão, 1,5 milhão, talvez 2,5 milhões ou até mais”, afirmou.

LEIA MAIS

Com mais de 300 mil novos casos em 14 dias, Brasil é o novo epicentro mundial da Covid-19

(Foto: KARIM SAHIB / AFP)

O Brasil é o novo epicentro do coronavírus no mundo. A constatação é de um levantamento publicado nesta sexta-feira (5), feio pelo Centro Europeu para o Controle e Prevenção de Doenças. De acordo com a avaliação, o Brasil é líder no número de novos casos nos últimos 14 dias.

Os dados do período indicam a curva da pandemia no mundo e compreende o que se considera prazo de incubação do vírus. Pela primeira vez o Brasil superou os Estados Unidos em relação ao aparecimento de novos casos.

No período considerado pelo levantamento o Brasil registrou 304,8 mil novos casos. O número total de infectados pela Covid-19 no país já ultrapassa a marca de 614 mil, com 34 mil mortos. No mesmo período o EUA registraram 295 mil novos casos, contra 123 mil na Rússia.

O Brasil é hoje o segundo país no mundo em número absoluto de casos, ficando atrás somente dos EUA, e o terceiro no ranking geral de número de óbitos por agravamento da doença.

Prefeitura de Dormentes intensifica testes da Covid-19 em profissionais da saúde

De acordo com o balanço divulgado nesta sexta-feira (5) pela Secretaria Municipal de Saúde, 531 testes já foram realizados no município.

Entre os dados do boletim divulgado nas rede sociais da prefeitura, Dormentes contabiliza 27 casos positivos do novo Coronavírus, sendo que 14 deles, mais da metade, já estão recuperados.

“Estamos testando também o pessoal do comércio, garis, policiais, populares que apresentam sintomas, além dos monitorados e seus contatos”, explica a secretária de Saúde, Talita Mirele.

Para a prefeita Josimara Cavalcanti, a intensificação da testagem mantém o município mais seguro e alinhado às recomendações nacionais e internacionais. “Estamos cumprindo o que recomenda a Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde. E novamente solicitamos a população que se puder fique em casa, lave sempre as mãos, use álcool em gel e se for sair, use máscara”, reforça Josimara.

Covid-19: Prefeitura de Campo Alegre de Lourdes emite nota rebatendo declarações do presidente da Câmara

Na nota enviada a um blog da cidade de Juazeiro, a Prefeitura de Campo Alegre de Lourdes, na região norte da Bahia, divisa com o Piauí, informa que vem a público esclarecer inverdades divulgadas pelo presidente da Câmara de Vereadores do município, em uma matéria publicada na última quarta-feira (03), pelo site juazeirense.

O referido texto diz que a população estaria desassistida pela gestão de Saúde campoalegrense durante a pandemia, aproveitando dos últimos fatos ocorridos no povoado do Angico, com os trabalhadores da Andrade Gutierrez.

A nota da prefeitura relata os seguintes acontecimentos:

LEIA MAIS

Depois de curar os 29 primeiros pacientes com Covid-19, Curaçá volta a registrar 10 novos casos positivos

(Foto: Internet)

Depois de ter sido elogiada pela cura, sem nenhuma morte, dos 29 primeiros pacientes infectados pelo novo coronavírus no município, a cidade de Curaçá voltou a anunciar o aparecimento de 10 novos casos da doença.

A informação foi confirmada no mais atualizado boletim da Secretaria da Saúde do Município que consta um total de 39 pessoas infectadas com o novo coronavírus, contando com as 29 já curadas. Os pacientes são todos do sexo masculino, com faixa etária entre 28 e 43 anos.

Tratam-se de colaboradores de empresa, todos residentes no município e guardam relação com os casos divulgados nos últimos boletins.

Os pacientes se encontram em isolamento domiciliar desde a notificação e estão sendo acompanhados pelas equipes de saúde.

O Governo Municipal, através da Secretaria de Saúde, reforça a necessidade de permanecer em isolamento social, orientando para que todos permaneçam em casa e se for necessário sair, usem máscaras.

Sete policiais militares e quatro guardas municipais testam positivo para o novo coronavírus em Juazeiro

(Foto: Blog Waldiney Passos)

No boletim desta sexta-feira (5), a Secretaria da Saúde informa que com a testagem realizada através do mapeamento do status imunológico realizado em profissionais dos serviços essenciais, como saúde, segurança, limpeza, ordenamento, trânsito e imprensa, os casos positivos estão crescendo em Juazeiro, com isso, a SESAU confirma 19 novos casos da Covid-19 na cidade.

Além dos profissionais de saúde, a secretaria iniciou a testagem nas forças de segurança. Dos 19 casos, sete são policiais militares, quatro guardas municipais e um profissional de saúde. Os outros seis casos confirmados não são de profissionais dos serviços essenciais testados pelo mapeamento.

LEIA MAIS

Pernambuco confirma mais 1.004 novos casos de covid-19

Já são mais de 38 mil casos em PE (Foto: Internet)

1.004 novos casos do coronavírus foram registrados em Pernambuco. A informação foi divulgada no boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), divulgado no início da tarde dessa sexta-feira (5). 205 pacientes têm quadro grave e 799 apresentam sintomas leves.

Pernambuco tem hoje 38.511 casos confirmados da covid-19. Também foram registradas mais 71 mortes, elevando para 3.205 vítimas fatais no estado. Os detalhes do boletim de hoje serão veiculados ao final do dia.

Araripina e Trindade chegam a 70 casos confirmados do coronavírus

Os municípios de Araripina e Trindade, na região do Araripe de Pernambuco, chegaram a 70 casos confirmados do novo coronavírus cada um. No boletim de quinta-feira (4) Araripina somava 36 recuperados, duas pessoas em investigação e três óbitos.

Já Trindade tinha 55 recuperados, quatro óbitos e outras 19 pessoas em investigação. Um dos pacientes é uma criança de apenas oito meses que está internada no Hospital Regional de Ouricuri. A Prefeitura não forneceu mais informações sobre o estado de saúde dela.

Outra cidade da região com um salto considerável nas confirmações foi Ouricuri. Na quarta-feira (3) eram 29 pacientes contaminados. Ontem o número subiu para 35. 14 pessoas estão recuperadas, 11 permanecem em investigação e há um óbito.

Covid-19: para reduzir circulação de pessoas, Prefeitura de Petrolina restringe público no comércio

Após a retomada gradual das atividades econômicas em Petrolina, a prefeitura está intensificando ainda mais o trabalho de combate ao novo coronavírus. Nesta quinta-feira (4), o município proibiu o acesso de crianças de até 12 anos e idosos a partir de 60 anos a lojas, shopping e galerias.

De acordo com o decreto, as exceções são apenas para bancos, casas lotéricas, laboratórios, supermercados, farmácias e clínicas médicas. A decisão visa reduzir a circulação de pessoas devido à pandemia da covid-19, além de otimizar o funcionamento de estabelecimentos comerciais. Os comerciantes deverão realizar controle de acesso às suas instalações.

Além da restrição de idades, é preciso ficar atento a outras determinações como o uso de máscara, controle do número de pessoas dentro dos estabelecimentos, disponibilização de álcool em gel e aferição de temperatura de cada cliente. O comércio de Petrolina foi reaberto na última segunda-feira, 1° de junho.

Covid-19: Brasil registra mais 1.473 mortes, total de casos chaga a 614.941

O balanço diário divulgado pelo Ministério da Saúde trouxe 30.925 novas pessoas infectadas com o novo coronavírus, totalizando 614.941. O resultado marcou um acréscimo de 5% em relação a ontem (3), quando o número de pessoas infectadas estava em 584.016.

A atualização do Ministério da Saúde registrou 1.473 novas mortes, chegando a 34.021. O resultado representou um aumento de 4,3% em relação a ontem, quando foram contabilizados 32.548 falecimentos por covid-19.

Do total de casos confirmados, 325.957 estão em acompanhamento e 254.963 foram recuperados. Há ainda 4.159 óbitos sendo analisados.

São Paulo se mantém como epicentro da pandemia no país, concentrando o maior número de falecimentos (8.560). O estado é seguido pelo Rio de Janeiro (6.327), Ceará (3.813), Pará (3.416) e Pernambuco (3.134).

Além disso, foram registradas mortes no Amazonas (2.183), Maranhão (1.062), Bahia (790), Espírito Santo (737), Alagoas (531), Paraíba (438), Rio Grande do Norte (378), Minas Gerais (323), Rio Grande do Sul (265), Amapá (254), Paraná (215), Piauí (202), Distrito Federal (196), Rondônia (194), Sergipe (186),  Acre (181), Goiás (164), Santa Catarina (156), Roraima (127), Tocantins (87), Mato Grosso (82) e Mato Grosso do Sul (20).

Já em número de casos confirmados, o ranking tem São Paulo (129.200), Rio de Janeiro (60.932), Ceará (59.795), Pará (48.049) e Amazonas (46.473). Entre as unidades da federação com mais pessoas infectadas estão ainda Maranhão (40.629), Pernambuco (37.507), Bahia (23.463), Espírito Santo (16.894) e Paraíba (17.579).

Petrolina registra mais 11 casos da covid-19, total sobe para 309

A Prefeitura de Petrolina realizou nesta quinta-feira (4), mais um mutirão de testagens rápidas para detectar a covid-19. Além das pessoas que já estavam notificadas pela Secretaria de Saúde, o foco da vez foram os agentes da Polícia Civil. Durante todo o dia a prefeitura realizou 413 testes, com 5 casos positivos. São 4 homens com idades entre 36 e 68 anos e 1 mulher, de 19 anos. Além do Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE), outros laboratórios privados também enviaram resultados positivos, totalizando mais  6 casos. Os pacientes são 3 homens de 34, 41 e 66 anos e 3 mulheres de 31, 32 e 37 anos – todos em isolamento domiciliar.

Com isso, o município chegou ao total de 309 casos da covid-19. Por testes rápidos realizados pela prefeitura, são 223 confirmações e 86 casos diagnosticados através de exames laboratoriais. Do total de casos confirmados, 102 já estão curados clinicamente. Óbitos somam dez.

SRAG

O boletim com casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) mostra que são 81 casos em investigação, enquanto 30 já foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de um óbito.

Hospital de campanha

O hospital de campanha da prefeitura deu alta a duas pacientes – de 40 e 53 anos, ambas com melhora clínica e aguardando para fazer o teste rápido em casa.  Também nesta quinta-feira, a unidade recebeu um novo paciente, um homem de 70 anos, encaminhado pela Unidade Básica de Saúde (UBS), com suspeita de infecção pelo novo coronavírus. Agora, o hospital está com cinco leitos ocupados.

Secretaria da Saúde de Pernambuco registra 1.044 novos casos e 122 mortes pela Covid-19

(Foto: Internet)

De ontem até o meio dia desta quinta-feira (4), Pernambuco registrou 1.044 novas infecções pelo novo coronavírus. Destes, 243 são classificados como graves, de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), e 801 são leves. De 12 de março até esta quinta-feira (4), o estado acumula 37.507 casos da Covid-19 – sendo 15.292 graves e 22.215 leves.

As informações são do boletim preliminar da Secretaria Estadual de Saúde (SES), que também recebeu, nesta quinta, a confirmação de 122 mortes em decorrência do novo coronavírus.

Entretanto, o alto número é atribuído à demora no repasse dessas ocorrências na rede hospitalar. 66,3% (81) das mortes relatadas ocorreram entre abril e 30 de maio e 33,7% (41) foram registradas nos últimos 4 dias. Ao todo, Pernambuco soma 3.134 óbitos.