Nova barreira sanitária interdita vias alternativas que dão acesso à cidade de Granito

As estradas que dão sentido Sertão Central foram interditadas com o intuito de direcionar somente uma entrada para a cidade de Granito. Tal decisão foi tomada após publicação do Decreto Municipal n° 012/2020 que adota novas formas de intensificar as medidas de prevenção e combate a Covid-19 no município.

A Prefeitura de Granito instalou uma nova barreira sanitária sobre a ponte do Rio Brígida (sentido Barra) na principal entrada que agora dar acesso à cidade após interdição das vias alternativas que chegam a Granito vindo das cidades circunvizinhas pertencentes ao sertão central a exemplo de Moreilândia, Serrita e Salgueiro.

LEIA MAIS

Araripina aumenta número de curas clínicas da Covid-19

Araripina aumenta número de pessoas recuperadas da Covid-19.

O município de Araripina, no Sertão do Araripe pernambucano vem aumentando o número de curas clínicas em ralação ao novo coronavírus.

No último boletim, de todos os casos confirmados positivamente, 46 pessoas estavam consideradas curadas clinicamente. No novo boletim divulgado na tarde desta terça-feira (9) o número de pessoas recuperadas da Covid-19 subiu de 46 para 55.

Agora, além das pessoas recuperadas, Araripina tem 93 casos confirmados da Covid-19, 2 em investigação, 346 descartados e 3 mortes pela doença.

Com 7 novos casos positivos confirmados hoje, Juazeiro chega a 147 pessoas contaminadas com o novo Coronavírus

(Foto: Blog Waldiney Passos)

No boletim desta terça-feira (9), a Secretaria da Saúde informa mais duas recuperações e sete novos casos da Covid-19 em Juazeiro. Dos sete casos positivos deste boletim, um é militar e foi testado por meio do mapeamento do status imunológico.

Os outros seis pacientes não são do público do mapeamento, todos tiveram resultado por meio do teste rápido. Com as novas confirmações sobe para 147 o número de casos confirmados, e 51 curas clínicas.

Para o novo coronavírus, Juazeiro tem 1.284 notificações e, destes, 1.012 exames já foram descartados por testarem negativo para a doença e outros 125 estão aguardando resultado ou coleta. A SESAU informa ainda que há o registro de sete óbitos pela Covid-19 na cidade. Dos 147 casos confirmados, 65 são do sexo feminino, 82 do sexo masculino e deste quantitativo, 40 são profissionais de saúde.

Qualquer dúvida referente à Covid-19 a população pode tirar através do WhatsApp (74) 99819- 3089 em horário comercial e dias úteis de segunda a sexta-feira.

Apresentadora da TV Bahia é afastada depois de testar positivo para a Covid-19

(Foto: Reprodução/TV Globo)

A jornalista da TV Bahia, Camila Marinho, utilizou suas redes sociais, nesta segunda-feira (8), para revelar que testou positivo para o novo coronavírus. “Infelizmente recebi o diagnóstico que estou com a Covid-19, um resultado que me deixou bastante surpresa, pois jamais imaginava que estivesse com a doença, porque não tenho nenhum sintoma, só fiz o teste porque uma pessoa próxima a mim teve o resultado positivo”, contou.

A comunicadora explicou ainda que a TV fez um esquema de revezamento e separação dos profissionais justamente para proteger a equipe. “Com certeza que vai ficar e continuar tudo bem. É um alerta do quanto a gente precisa redobrar nossos cuidados. Só saía para ir trabalhar, mercado e farmácia e ainda assim fui contaminada, mesmo com todos os cuidados”, contextualizou. Por fim, fez um pedido: “É importante que a gente cuide da gente, dos nossos familiares, dos próximos. Ficarei cumprindo isolamento, trancada dentro do meu quarto”.

Por conta da doença, ela ficará afastada do trabalho nos próximos dias. Ultimamente, por conta do rodízio, Camila vinha apresentando alguns programas da afiliada da Globo, além de ter virado a jornalista de rede, emplacando matérias no notíciários da platinada, como o “Jornal Nacional”, além da Globo News, canal da TV por assinatura. Vale dizer que a comunicadora é a primeira da “linha de frente” da TV Bahia a anunciar estar com a doença.

(Fonte: Bahia Notícias)

Dormentes inicia testagem em comerciantes do serviço essencial

Cerca de 30% dos funcionários de cada empresa serão testados (Foto: Ascom/PMD)

O município de Dormentes, no Sertão do São Francisco, iniciou a testagem dos profissionais do comércio essencial. A medida é um o primeiro passo adotado pela Prefeitura no sentido de retomar as atividades econômicas durante a pandemia do novo coronavírus.

A testagem integra o Levantamento de Circulação da Covid-19. Inicialmente serão testados os comerciantes e comerciários. “É uma iniciativa fundamental para o diagnóstico da doença e, consequentemente, para o tratamento mais adequado. Até a próxima sexta-feira, faremos a amostragem do comércio de produtos essenciais que estão funcionando durante a quarentena“, pontua a secretária de Saúde, Talita Mirele.

O município promove a testagem no Hospital Nossa Senhora da Paz, que segue a técnica de amostragem com teste de cerca de 30% dos funcionários de cada empresa. “Caso o teste seja positivo, faremos todos os procedimentos recomendados pela Organização Mundial de Saúde, como o isolamento do paciente e de pessoas próximas, higienização do local de trabalho e assim garantir o bloqueio do vírus“, explica a prefeita, Josimara Cavalcanti.

Até ontem (8) Dormentes tinha 31 casos confirmados da covid-19, 48 em investigação, 19 recuperados e nenhum óbito.

Pernambuco tem mais 305 novos casos de covid-19 e confirma mais 103 mortes

As mortes foram registradas desde o dia 24/04 (Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou nessa terça-feira (9) mais 305 novos casos da covid-19 e 103 óbitos. Com as atualizações o estado chegou a 41.010 pacientes infectados e 3.453 mortes provocadas pela doença.

Dos novos pacientes, 131 foram classificados como graves e 174 têm sintomas leves. Sobre as mortes a SES-PE informou que os registros incluem dados desde o dia 24 de abril. “O aumento está relacionado ao atraso na informação pela rede hospitalar. Do total, 60 óbitos (58,2%) ocorreram entre 24/abril e 5/maio e 43 (41,8%) nos últimos 3 dias. Total de 3.453 óbitos pela Covid- 19“, informa a pasta.

Araripina chega a 92 casos positivos de covid-19

Cidade tem 92 casos (Foto: Internet)

Araripina (PE) se aproxima da marca de 100 pacientes infectados pelo novo coronavírus. O boletim divulgado pela Prefeitura na segunda-feira (8) aponta 92 casos positivos. A cidade tem ainda três óbitos pela covid-19 e outras cinco pessoas permanecem em investigação.

Por outro lado, dos 92 casos positivos, 49 estão recuperados. Entre eles o prefeito Raimundo Pimental que anunciou sua cura no final de semana. Além de Araripina, outros municípios vizinhos registraram mais casos.

Ouricuri tem 38 positivos, 14 recuperados, um óbito e 11 pacientes em investigação. Trindade, que até a semana passada estava empatada com Araripina estagnou em 75 casos, 63 recuperados, quatro óbitos e 11 casos em investigação.

Serra Talhada supera 200 pacientes infectados pela covid-19

Já são mais de 200 infectados pela covid-19  (Foto: Reprodução/ Internet)

O boletim de segunda-feira (8) confirmou mais 25 novos casos do coronavírus em Serra Talhada (PE). Agora a cidade tem 202 pacientes infectados pela covid-19, dos quais cinco já morreram. Por outro lado, 107 pessoas já conseguiram se recuperar da doença.

Dos 202 pacientes, 118 são mulheres e 84 são homens. A boa notícia é que das 90 pessoas em monitoramento, nenhuma está internada em unidades hospitalares. Há ainda 12 pacientes em investigação por apresentar sintomas da covid-19.

Secretária de Educação está contaminada

De acordo com o Farol de Notícias, a secretária de Educação de Serra Talhada, Marta Cristina Xavier, é uma das pacientes contaminadas pelo vírus. Ela teria trocado mensagens com um amigo confirmando o fato e a conversa ganhou publicidade nos veículos de comunicação de Serra Talhada.

Ministério da Saúde esclarece divulgação de dados da covid-19

O secretário executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, apresentou a nova plataforma de consolidação dos dados sobre a covid-19 no país. Uma nova plataforma será criada e disponibilizada e a forma de contabilização das mortes será alterada. As secretarias estaduais enviarão as informações até as 16h e os dados totais nacionais serão divulgados até as 18h.

“Num primeiro momento a gente vinha trabalhando com data de notificação. Ela prejudica uma análise. Nossa intenção é trabalhar com a data de ocorrência e ao momento em que apareceram os sintomas de cada paciente”, afirmou Franco.

O diretor do Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis, Eduardo Macário, acrescentou que o objetivo é parar de reunir as planilhas dos estados e que eles possam alimentar os registros diretamente.

LEIA MAIS

Mais 17 pessoas testam positivo para o novo coronavírus em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina começou a semana dando sequência ao trabalho de intensificação de testes rápidos para detectar a covid-19. Foram realizados 335 testes, com 15 positivos para o novo coronavírus nesta segunda-feira (8). Os pacientes são 7 homens com idades entre 13 e 79 anos e 8 mulheres entre 18 e 77 anos. O Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE) e um laboratório privado confirmaram dois casos. Os pacientes são dois homens, de 42 e 55 anos.

Com esses 17 novos positivados, Petrolina chegou ao total de 358 casos do novo coronavírus. São 256 confirmações por testes rápidos da prefeitura e 102 casos diagnosticados através de exames laboratoriais. Do total de casos confirmados, 105 já estão curados clinicamente. Óbitos somam dez.

SRAG

O boletim com casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) mostra que são 88 casos em investigação, enquanto 30 já foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de um óbito.

Hospital de campanha

Nesta segunda-feira, o hospital de campanha da prefeitura deu alta a dois pacientes que apresentaram melhora – uma mulher de 88 anos e um homem de 55, ambos positivados, mas já com anticorpos. Também nesta segunda, a unidade recebeu um novo paciente: um homem, de 55 anos, que aguarda o diagnóstico. Agora, o hospital está com três leitos ocupados, sendo que apenas dois pacientes estão com a covid-19 (um homem de 31 anos e uma mulher de 57).

Bahia tem 28.715 casos e 910 óbitos por Covid-19

A Bahia registra um total de  28.715 casos da Covid-19 e 910 óbitos nesta segunda-feira (8). Os dados são do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), segundo o qual o estado ainda registra 12.406 pessoas recuperadas e 15.399 casos ativos da doença. Nas últimas 24h foram registrados 465 novos casos e 31 óbitos.

Os casos confirmados na Bahia ocorreram em 341 municípios, sendo a capital o local com a maior proporção de ocorrências. Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes foram Ipiaú (7.673,36), Itajuípe (7.173,88), Uruçuca (6.774,21), Urandi (5.823,03) e Salvador (5.650,78).

Na Bahia, dos 1.977 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para coronavírus, 1.103 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 56%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 813 leitos exclusivos para o coronavírus, 563 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 69%.

MPs pedem divulgação diária de leitos ocupados em Juazeiro e Petrolina

O Ministério Público da Bahia (MP-BA), em conjunto com os Ministérios Públicos Federal (MPF) e estadual de Pernambuco (MP-PE), pediu a divulgação diária do número de infectados e da quantidade de leitos ocupados por pacientes com Covid-19 na Região do Vale do São Francisco.

A recomendação foi expedida para as secretariais estaduais de Saúde para os Municípios de Juazeiro e Petrolina, além da Central de Regulação Interestadual de Leitos (CRIL) e para o Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

LEIA MAIS

Juazeiro registra mais nove novos casos e lamenta mais um óbito pela Covid-19

(Foto: Blog Waldiney Passos)

No boletim desta segunda-feira (8), a Secretaria da Saúde informa que nas últimas 24h registrou mais nove novos casos e lamenta mais um óbito pela Covid-19. Os pacientes diagnosticados pela doença são seis policiais militares. Estes fizerem o teste rápido através do mapeamento do status imunológico que teve inicio nos profissionais de saúde e agora está acontecendo nas forças de segurança. Os outros três pacientes não são de profissionais testados pelo mapeamento.

A SESAU lamenta informar que registra mais um óbito em decorrência da doença, de um jovem de 27 anos que tinha a obesidade com comorbidade. O mesmo estava internado na ala particular do Hospital Promatre e faleceu na noite deste domingo (7). Todos os casos tiveram resultado por meio do Teste Rápido. As idades dos casos confirmados são de 19 a 57 anos. Dos nove casos, oito são do sexo masculino e um do sexo feminino.

Para o novo coronavírus, Juazeiro tem 1.066 notificações sendo que 801 exames já foram descartados por testarem negativo para a doença e outros 125 estão aguardando resultado ou coleta. Com os dados desta segunda-feira, Juazeiro registra 140 casos confirmados da doença sendo que 49 já estão recuperados, ou seja, com cura clínica. Do total de casos confirmados, 61 são do sexo feminino, 79 do sexo masculino e deste quantitativo, 40 são profissionais de saúde.

Para o H1N1 não há alteração nos dados, permanecem as 73 notificações com confirmação de 18 casos, incluindo dois óbitos. Os demais pacientes positivos para H1N1 estão em seus domicílios e sem gravidade, uma vez que existe tratamento para a enfermidade. Estão em investigação 28 exames e outros 27 já foram descartados.

A secretaria permanece testando e monitorando pacientes de acordo com as diretrizes e normas técnicas do Governo do Estado da Bahia e do Ministério da Saúde, por isto o aumento considerável nas notificações para a doença. Qualquer dúvida referente à COVID 19 a população pode tirar através do WhatsApp (74) 99819- 3089 em horário comercial e dias úteis de segunda a sexta-feira.

Exu confirma 1º óbito por covid-19 

O boletim de domingo (7) divulgado pela Prefeitura de Exu, no Sertão de Pernambuco, trouxe a confirmação da primeira morte na cidade.  Em uma live exibida na tarde de ontem a secretária de Saúde comentou o caso.

“Esse paciente veio a óbito e foi seguido todo o protocolo de isolamento dos contatos, deslocamento desse corpo direto ao sepultamento”, afirmou Luciana Saraiva.

O paciente que morreu já estava em investigação, foi submetido a teste rápido que deu falso negativo, mas o óbito foi confirmado pelo LACEN-PE.

Houve ainda o registro de mais dois testes positivos. Um deles já está recuperado. O paciente apresentou sintomas e pelos exames verificou-se que ele já estava em fase de recuperação. Por precaução ele permanece em isolamento.

 

Pernambuco tem mais 463 casos e 45 mortes por covid-19

Pernambuco confirmou mais 463 casos positivos de coronavírus, informa o boletim dessa segunda-feira (8). Agora o estado tem 40.705 pacientes infectados pelo vírus. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), do novos registros 99 são graves e 364 leves.

Também foram contabilizadas mais 45 mortes. Com os dados de hoje Pernambuco chegou a 3.350 óbitos registrados desde o início da pandemia. O número de curas clínicas será informado ao final do dia.