Depois de curar 29 pacientes com Covid-19, Curaçá volta a apresentar novos casos

(Foto: Internet)

Até o fim de maio, o município de Curaçá conseguiu tratar e curar as 29 pessoas que moram no município e que foram infectadas pelo novo coronavírus sem nenhuma morte.

Agora porém, o município começa a apresentar novos casos positivos. Segundo o boletim mais recente divulgado pela Secretaria de Saúde, 3 novos casos foram confirmados neste mês de junho e outros 42 estão em investigação. Confira abaixo o boletim completo.

Prefeitura de Petrolina faz mutirão de testes rápidos para diagnóstico da covid-19 em profissionais da área social

(Foto: Ascom/PMP)

Testes rápidos para diagnóstico da Covid-19 foram realizados nos servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (Sedesdh) de Petrolina nesta quarta-feira (3).

Dos 214 testes realizados, 1 foi positivo e a servidora já está em isolamento social – já informado no boletim da última quarta. Esses profissionais compõem serviços considerados essenciais e atuam na linha de frente nas ações de assistência social que cresceram durante a pandemia.

A testagem foi feita pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, na sede da Sedesdh. As equipes que atuam nos diversos equipamentos de assistência social, como CRAS, CREAS, Restaurante Popular, Casa Bolsa, Centro de Atenção à Pessoa Idosa, Centro Pop, Secretaria Executiva da Mulher, foram testadas. Outro mutirão será marcado para os servidores que não puderam fazer o exame.

A ação faz parte da rotina de cuidado da prefeitura com os profissionais que estão na linha de frente no enfrentamento ao novo coronavírus. A realização de testes em profissionais que atuam no social também atende à recomendação do Ministério da Saúde de fazer o exame nestes servidores, mesmo que assintomáticos, por serem serviço essencial.

Juazeiro ultrapassa 100 casos positivos de Covid-19

(Foto: Blog Waldiney Passos)

No boletim desta quinta-feira (04), a Secretaria da Saúde informa que quatro novos casos da COVID 19 foram diagnosticados nas últimas 24h em Juazeiro. Com as confirmações de hoje, sobe para 101 o número de pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus. A SESAU registra ainda a cura clínica de mais 8 pessoas, subindo para 47 as pessoas recuperadas da doença.

Dos quatro novos casos confirmados, três são do sexo masculino (68, 37 e 32 anos), um do sexo feminino (33 anos). Os resultados foram por teste rápido e dois dos casos positivos de hoje são profissionais de saúde. Os quatro pacientes estão em isolamento domiciliar, sem gravidade e sendo acompanhados pelas equipes de saúde do município. Juazeiro tem ainda o registro de cinco óbitos pela COVID 19.

A SESAU ressalta que o crescimento nos casos confirmados é esperado em decorrência do mapeamento do status imunológico que o município tem realizado na cidade, ou seja, a testagem em profissionais dos serviços essenciais como saúde, segurança, limpeza e imprensa. Estão em andamento os testes nos profissionais de saúde e das forças de segurança, iniciado nesta quinta-feira pela Guarda Civil Municipal.

A SESAU informa que tem atualmente 824 notificações sendo que 599 exames foram descartados por testarem negativo para a doença, outros 124 estão aguardando resultado ou realização de coleta. Dos 101 casos confirmados, 54 são do sexo feminino, 47 do sexo masculino e deste quantitativo total, 37 são profissionais de saúde.

Para o H1N1 não há alteração nos dados, permanecem as 73 notificações com confirmação de 18 casos, incluindo dois óbitos. Os demais pacientes positivos para H1N1 estão em seus domicílios e sem gravidade, uma vez que existe tratamento para a enfermidade. Estão em investigação 28 exames e outros 27 já foram descartados.

A secretaria permanece testando e monitorando pacientes de acordo com as diretrizes e normas técnicas do Governo do Estado da Bahia e do Ministério da Saúde, por isto o aumento considerável nas notificações para a doença. Qualquer dúvida referente à COVID 19 a população pode tirar através do WhatsApp (74) 99819- 3089 em horário comercial e dias úteis de segunda a sexta-feira.

Pesquisadores do Ibope retomam pesquisa do coronavírus em Petrolina

Pesquisadores estão prontos para nova fase do trabalhos (Foto: Ascom/PMP)

Os pesquisadores do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) voltam aos bairros de Petrolina nessa quinta-feira (4) para dar continuidade a uma pesquisa sobre o coronavírus no município. A segunda etapa de “Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil: Estudo de Base Populacional” seguirá até o dia 6 desse mês.

Antes de retomar os trabalhos, os pesquisadores se reuniram com a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque para alinhar alguns pontos da atividade. Para quem não lembra um grupo chegou a parar na polícia porque a população não havia sido avisada da pesquisa.

O trabalho é resultado de uma parceria do Ministério da Saúde e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Nas visitas os moradores são submetidos a testes rápidos para a covid-19, caso queiram. Se for diagnosticado será atendido pela equipe da Prefeitura.

Veja a seguir os bairros onde os pesquisadores estarão até o dia 6 de junho:

LEIA MAIS

Juazeiro: família de paciente que veio a óbito e testou positivo a covid-19 relata sequência de erros no atendimento ao idoso

Família relata descaso no atendimento recebido por idoso (Foto: Ascom/PMJ)

Juazeiro (BA) registrou na segunda-feira (1°) o quinto óbito pelo novo coronavírus. O paciente é um idoso de 75 anos, hipertenso e diabético. Mas segundo a família da vítima,o que houve foi uma sequência erros os quais agravaram o quadro e resultaram na morte do idoso.

O Blog Waldiney Passos conversou com o filho da vítima, que preferiu fazer uma denúncia anônima a respeito do tratamento recebido pelo paciente. No começo da semana passada ele começou a sentir um problema na bexiga, foi atendido por um médico urologista na rede particular. Esse profissional teria receitado uma medicação contraindicada já que o paciente também tinha Chagas.

Os efeitos colaterais começaram a surgir e na quarta-feira (27) o idoso foi encaminhado ao Hospital Promatre de Juazeiro que atende pacientes do Planserv e também é especializado em casos do coração. Apesar de o filho mostrar a carteira do plano e relatar o histórico do paciente, nada disso adiantou. “Ele foi transferido pro Regional sem regulação, sem SAMU e como ele estava com falta de ar e dor na barriga resolvemos levar por conta própria. A médica do Regional disse que ele não poderia ter sido transferido assim, tinha ter sido pelo menos regulado”, conta o filho do paciente.

Transferência ao Hospital Regional

O filho acompanhou o pai na Promatre e relatou que idoso chegou ao Regional com uma mancha no peito, rosto inchado e muita dor na barriga, indícios de uma reação à medicação receitada pelo urologista da Promatre. “O coração dele era ruim por causa da doença de chagas, depois ele teve um colateral com um remédio que não podia usar e começou tudo isso”, explica.

No Regional o paciente foi submetido a um teste de covid-19 e recebeu oxigênio, porém, não da forma correta. “A médica mandou botar 8 no balão de oxigênio, a enfermeira chegou e baixou pra 5. Ele ficou desesperado, eu briguei com ela, subi de novo e ela diminuiu. A gente discutiu, ela foi chamar a médica e meu pai deu a primeira parada. Reanimaram, mas ele teve a segunda e morreu. Foram duas paradas, ela me disse que não suspeitava de covid, inclusive ela estava na sala vermelha com ele sem proteção do covid. Creio q ele pegou covid lá“, relembra o filho.

Óbito e atendimento à família

SESAU de Juazeiro (Foto: ASCOM)

O paciente veio a óbito ainda na tarde do dia 27. O sangue coletado foi encaminhado a Salvador onde no dia 30 de maio o LACEN confirmou covid-19. Contudo, a família tem uma série de questionamentos ainda sem resposta aos envolvidos. “O exame do meu pai deu entrada no dia 28 e saiu no dia 31, muito rápido. Tem gente esperando no mínimo sete dias”, ressalta.

Ainda de acordo com o filho, a Secretaria de Saúde (SESAU) de Juazeiro não informou a família do óbito por covid. Eles ficaram sabendo através de uma mensagem no WhatsApp contendo o boletim do dia 1° de junho. Outra falha da SESAU é que até hoje os familiares do paciente não foram submetidos a testagem do coronavírus. “Pediram nome dos sintomáticos, passei nome, CPF e depois disso não responderam mais“, relata o filho.

Sem respostas dos envolvidos

Diante dos fatos narrados na matéria, o Blog entrou em contato com o Hospital Promatre para questionar o atendimento prestado ao paciente naquela manhã. A Direção respondeu apenas que o “atendimento médico foi adequado, rápido e realizado por profissionais habilitados para tal”.

Até o momento o Hospital Regional de Juazeiro e a SESAU não se pronunciaram. O Blog segue aberto aos esclarecimentos e aguarda uma explicação de ambas as partes.

Araripina e Trindade têm mais de 60 casos positivos da covid-19

Araripina e Trindade, no Sertão de Pernambuco, já somam mais de 60 casos positivos do novo coronavírus cada. No boletim de quarta-feira (3) Araripina chegou a 62 pacientes contaminados com a covid-19, dos quais 32 estão recuperados.

O município já registrou três mortes e tem ainda um caso em investigação. Na vizinha Trindade já são 66 casos positivos, 48 recuperados e quatro óbitos. 14 pessoas permanecem em investigação por apresentarem sintomas da doença.

Um dos pacientes de Trindade está internado no Hospital Regional de Ouricuri, trata-se de uma criança de apenas oito meses. A Prefeitura não forneceu detalhes sobre o quadro de saúde dela.

Serra Talhada se aproxima de 160 casos de covid-19 e anuncia seleção para Hospital de Campanha

Seleção segue aberta até dia 12/06 (Foto: Reprodução)

Os casos confirmados do novo coronavírus em Serra Talhada (PE) não param de crescer. Na quarta-feira (3) a cidade chegou a 157 pacientes contaminados e para fortalecer o enfrentamento ao vírus, a Secretaria de Saúde anunciou a contratação temporária de profissionais.

Eles atuarão no Hospital de Campanha, criado para o combate a covid-19. São ofertadas 56 vagas e as inscrições seguem até dia 12 de junho, pela internet. As oportunidades são para biomédico, enfermeiro, médico clínico geral, técnico de enfermagem, técnico de laboratório e vigilante sanitário. Também será formado um cadastro de reserva.

Os contratos de trabalho têm validade de três meses, podendo ser prorrogado pelo mesmo período caso haja necessidade. O resultado da seleção será divulgado no dia 16 de junho. Mais informações diretamente com a Secretaria de Saúde.

Médico Jânio Modesto está internado em hospital de Petrolina

Médico ganhou notoriedade por apresentar “cura” a covid-19

O médico Jânio Modesto está internado no Hospital Unimed de Petrolina. A informação foi confirmada por uma fonte ligada ao Blog. O profissional apresentou complicações pulmonares, o que pode indicar contaminação pelo novo coronavírus.

Jânio ficou conhecido justamente por defender um coquetel supostamente eficaz tratamento da doença. Informações colhidas pelo Blog indicam que o quadro do médico é delicado, mas estável. O Hospital Unimed ainda não se pronunciou oficialmente sobre o fato.

 

Reabertura do comércio não ofuscou serviço de delivery em Petrolina

Na primeira semana de retomada do comércio em Petrolina, uma novidade vem agradando os consumidores. É que diversos empresários mantiveram as vendas através de canais telefônicos e redes sociais, bem como o serviço de delivery. Trabalho iniciado após a suspensão das atividades devido à pandemia do novo coronavírus.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a tendência é que os comerciantes dos mais diversos segmentos, invistam ainda mais nesse caminho. Isso porque, o comércio está retornando de forma gradual, porém, as vendas virtuais e o delivery devem continuar por diversos motivos; a pandemia não acabou, então, o consumidor se sente mais seguro evitando contato com pessoas; é mais cômodo porque as pessoas não precisam sair de casa, economizam tempo e dinheiro com transporte ou gasolina.

LEIA MAIS

Petrolina confirma mais 8 novos casos da covid-19

A Prefeitura de Petrolina realizou 352 testes rápidos nesta quarta-feira (3), confirmando 8 novos casos da covid-19. São 5 homens com idades entre 25 e 64 anos e 3 mulheres entre 32 e 46 anos. Além do Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE), outros laboratórios privados enviaram resultados positivos, totalizando mais  6 casos: um menino de três anos de idade, 2 homens de 59 e 72 anos e 3 mulheres de 31, 36 e 45 anos. Todos os pacientes estão em isolamento domiciliar.

Com esses 14 novos casos, o total de pessoas infectadas na cidade subiu para 298. Por testes rápidos realizados pela prefeitura, são 218 confirmações e 80 casos diagnosticados através de exames laboratoriais. Do total de casos confirmados, 101 já estão curados clinicamente. Óbitos somam dez.

SRAG

O boletim com casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) mostra que são 79 casos em investigação, enquanto 30 já foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de um óbito.

Hospital de campanha

O hospital de campanha da prefeitura deu alta a uma paciente de 78 anos após melhora clínica e resultado negativo para covid-19. Nesta quarta-feira, a unidade recebeu dois novos pacientes – um homem de 36 anos e uma mulher de 40, ambos encaminhados pela Unidade Básica de Saúde e com suspeitas do novo coronavírus. Agora, o hospital está com seis leitos ocupados.

Pernambuco supera 36 mil pacientes contaminados pela covid-19

Pernambuco superou 36 mil casos (Foto: Freepik/Banco de Imagens)

Mais 955 novos casos de coronavírus foram registrados em Pernambuco, segundo o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) nessa quarta-feira (3). Com isso, o Estado chega a 36.463 pacientes contaminados pela covid-19.

252 casos foram classificados como graves e 703 como leves. A SES-PE também registrou mais 79 mortes, elevando para 3.012 o número de vítimas fatais pelo novo coronavírus. Os detalhes do boletim serão divulgados ao final do dia.

Coronavírus: Afrânio confirma mais nove casos e chega a 48 positivos

O boletim divulgado pela Prefeitura de Afrânio na terça-feira (2) apresentou um salto nas confirmações do novo coronavírus. Foram contabilizados mais nove testes positivos e a cidade chegou a 48 pacientes contaminados. Desse total, cinco estão recuperados.

A cidade tem ainda quatro pacientes em investigação. A boa notícia é que Afrânio não registrou, até o momento, mortes pela covid-19.

Outro município da região a ter mais casos confirmados foi Santa Maria da Boa Vista que agora tem sete pacientes contaminados, dois a mais do que na segunda-feira (1°). Dois pacientes estão em investigação e também não há óbitos confirmados.

Serra Talhada confirma 5ª morte e se aproxima de 140 casos positivos da covid-19

Município se aproxima de 140 casos e tem mais uma morte (Foto: Reprodução)

Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, registrou mais uma morte na terça-feira (2). A vítima é uma mulher de 44 anos que estava internada na Hospam. Ela deu entrada ontem na unidade com suspeita de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e apresentava sintomas da covid-19.

A paciente foi submetida a um teste rápido, que confirmou a contaminação. A morte foi registrada ainda ontem e agora são cinco óbitos no município. O boletim de terça-feira também trouxe a confirmação de mais 15 casos positivos do coronavírus.

11 dos pacientes são do sexo feminino com 12, 16, 18, 23, 29, 34, 39, 42, 53 e 59 anos, além do óbito acima; outros quatro são do sexo masculino com 13, 20, 33 e 34 anos. Dessa forma Serra Talhada tem 139 contaminados, dos quais 79 já estão recuperados e 14 em investigação.

Covid-19: Petrolina registra mais uma morte, número de casos sobe para 284

A Prefeitura de Petrolina continua intensificando as testagens rápidas para detectar a covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Nesta terça-feira (2), foram realizados 217 testes, com 14 resultados positivos. São 7 homens com idades entre 20 e 60 anos e 7 mulheres entre 21 e 68 anos. O município também recebeu dois testes positivos analisados pelo Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE): uma menina de seis meses e uma mulher de 35 anos de idade. Todos estão em isolamento domiciliar.

Com esses 16 novos casos, o total de pessoas infectadas na cidade subiu para 284. Por testes rápidos realizados pela prefeitura, são 210 confirmações e 74 casos diagnosticados através de exames laboratoriais. Do total de casos confirmados, 99 já estão curados clinicamente. Óbitos somam dez – o último ocorrido nesta terça-feira. O paciente, um idoso de 76 anos, com cardiopatia, estava internado no Hospital Universitário (HU).

SRAG

O boletim com casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) mostra que são 77 casos em investigação, enquanto 30 já foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de um óbito.

Hospital de campanha

O hospital de campanha da prefeitura recebeu mais um paciente nesta terça-feira. Trata-se de uma mulher de 53 anos, encaminhada pela Unidade Básica de Saúde (UBS). Agora, o hospital está com cinco leitos ocupados. São quatro pacientes suspeitos de contágio pelo novo coronavírus, aguardando o diagnóstico. O quinto realizou o teste e deu negativo, devendo receber alta médica nas próximas horas.

Brasil registra mais de 31 mil mortes por covid-19

O balanço diário divulgado hoje (2) pelo Ministério da Saúde trouxe 28.936 novas pessoas infectadas com o novo coronavírus, totalizando 555.383. O resultado marcou um acréscimo de 5,4% em relação a ontem (1º), quando o número de pessoas infectadas estava em 526.447.

A atualização do Ministério da Saúde revelou 1.262 novas mortes, chegando a 31.199, o maior número de óbitos em 24 horas desde o início da pandemia. O resultado representou um aumento de 4,2% em relação a ontem, quando foram contabilizados 29.937 falecimentos por covid-19.

Em geral, aos domingos e segundas os números são menores em razão das limitações de alimentação do banco de dados pelas secretarias de saúde aos fins de semana e são maiores às terças-feiras pelo acúmulo de registros dos dias anteriores.

Do total de casos confirmados, 300.546 estão em acompanhamento e 223.638 foram recuperados. Há ainda 4.312 óbitos sendo analisados.

LEIA MAIS