Moreilândia confirma 1º caso positivo de coronavírus

Município confirmou primeiro caso no final de semana

Moreilândia é mais uma cidade do Sertão pernambucano a registrar caso positivo do novo coronavírus. A informação foi confirmada pela Prefeitura no final de semana, no boletim divulgado na noite de sábado (23). O paciente está em boas condições clínicas e cumpre isolamento domiciliar.

Ele permanece sendo monitorado pelas equipes de saúde do município. A Prefeitura não informou a idade do paciente. “A Secretaria Municipal de Saúde está oferecendo todo apoio necessário para garantir que as equipes de saúde realizem um trabalho eficaz na prevenção da disseminação do Novo Coronavírus“, destaca a nota.

Diante dessa confirmação, hoje (25) a Prefeitura fechou as vias de acesso ao município para ter um melhor controle da entrada e saída de pessoas. Para transitar em Moreilândia é necessário comprovar exercer alguma atividade econômica ou residir no local.

Pernambuco registra mais 607 casos positivos de coronavírus

Pernambuco ultrapassa 28 mil casos confirmados (Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou o boletim dessa segunda-feira (25) confirmando mais 607 casos positivos de coronavírus. Desse total, 220 são considerados graves e 387 foram classificados como leves.

Somando os novos casos, Pernambuco chega a 28.366 pacientes contaminados pela covid-19. A SES-PE também confirmou mais 48 óbitos, elevando para 2.248 o número de vítimas fatais no Estado. O boletim completo será veiculado ao final do dia.

Unimed Vale do São Francisco participa de 1º Congresso Internacional de Enfermagem

Em tempos de enfrentamento ao novo coronavírus, os profissionais de saúde de todo país têm se unido para discutir as medidas para vencer o inimigo comum. Na quinta-feira (21) a Unimed Vale do São Francisco se uniu a outras instituições para o 1º Congresso On-line Internacional de Enfermagem (Conintenf).

O evento acontecerá em junho, mas a abertura foi na semana passada com um debate a cerca dos mitos e verdade sobre a covid-19. Na mesa estava a enfermeira responsável pela unidade em Petrolina, Larissa Moreira. Ao lado de colegas da Bahia e São Paulo, o grupo discutiu as dificuldades encontradas nessa luta.

As inscrições para o congresso seguem abertas e toda programação será virtual. O evento é uma realização do projeto ‘Cuidando da Enfermagem’ e conta com o apoio da UESB, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Proex). Para mais informações basta entrar em contato com o seguinte email: [email protected].

Ipubi e Trindade registram mais casos positivos de covid-19

Os boletins divulgados pelas Prefeituras de Ipubi e Trindade (PE) no domingo (24) apontam mais casos confirmados de coronavírus. Em Ipubi agora são 17 testes positivos, dos quais 12 já estão recuperados. Há ainda 15 exames descartados, dois em investigação e dois óbitos.

Já em Trindade, no domingo (24) foram contabilizados 44 casos positivos. 22 pacientes já estão recuperados e o município contabiliza ainda quatro mortes.  Há outros 22 pacientes em investigação. Na semana passada a Prefeitura iniciou a testagem rápida nos profissionais de saúde. Seis testes deram positivo, elevando a preocupação no município.

Pacientes que apresentarem os sintomas de febre, tosse, dor de cabeça, perca do olfato, falta de ar ou dores pulmonares devem procurar as unidades de saúde; Hospital Municipal, UPA 24h, PSF’s e Vigilância Sanitária“, orienta o prefeito Everton Costa.

Petrolina tem mais 2 casos confirmados da Covid-19

Petrolina registrou mais 2 casos positivos do novo coronavírus (covid-19) neste domingo (24). Com isso, o número total de pessoas infectadas na cidade subiu para 192. Os novos casos foram confirmados por meio de testes rápidos realizados por laboratório privado. Os pacientes são uma mulher e um homem, ambos de 31 anos e em isolamento domiciliar.

São 140 casos confirmados através de testes rápidos feitos pela prefeitura e 52 diagnosticados através de exame laboratorial. As curas clínicas são 68, com seis óbitos registrados.

Petrolina registrou neste domingo a morte de um homem de 54 anos, que estava internado no Hospital Universitário desde o dia 06 de maio e foi notificado como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Ele tinha problemas vasculares. Foi coletado o material biológico do paciente e enviado para o laboratório do governo do estado.  A prefeitura aguarda o resultado para confirmar o tipo de síndrome respiratória.

SRAG

Quanto aos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o boletim aponta que são 54 casos em investigação, enquanto 30 já foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de 1 óbito.

Sobradinho registra mais 3 casos positivos do novo coronavírus em dois dias e número de infectados chega a 12 no município

(Foto: Internet)

Nos últimos dois dias a prefeitura de Sobradinho, na região norte da Bahia, registrou mais 3 casos positivos do novo coronavírus. Até a última sexta-feira (22) eram 9 casos registrados, agora o número chegou a 12 pessoas infectadas na terra da barragem.

Dois pacientes foram examinados, em testes rápidos, realizados no Hospital Municipal Maria Auxiliadora Torres, pessoas que estavam internadas e apresentaram agravamento da infecção, e positivaram para o novo coronavírus. O terceiro exame que positivou, realizado pelo Laboratório Central de Salvador (LACEN), foi do idoso que morreu com a doença, sendo o primeiro caso de óbito no município. A Secretaria de Saúde aguardava resultado do exame do LACEN.

A Vigilância Municipal declara transmissão comunitária da doença e a Secretária de Saúde divulgou os bairros com casos da doença. São eles: Vila Santana, Quadra S 19, Portelinha e Quadra 1 da Vila São Francisco.

“Sobradinho já vive a realidade da transmissão comunitária, portanto, alertamos os moradores da cidade, especialmente dos locais com casos confirmados, que evitem ir as ruas, que fiquem em casa e usem máscaras caso tenham que sair para alguma necessidade. Aproveito aqui para esclarecer que as 04 pessoas, da mesma família, que estão positivas para o Coronavírus não são residentes da Quadra S 19. O importante neste momento, é sabermos que existem pacientes confirmados nas três vilas da cidade, e os cuidados devem ser redobrados por todos os moradores. Sobradinho enquadra-se em transmissão comunitária, por isso o vírus pode estar em qualquer lugar. Evitem festas e reuniões entre amigos”, informou a secretária Maysa Sanjuan.

Número de pessoas infectadas com o novo Coronavírus em Juazeiro chega a 58, diz Secretaria da Saúde

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Depois de receber três exames positivos para o novo coronavírus do Laboratório Central do Estado da Bahia (LACEN), a Secretaria da Saúde de Juazeiro (SESAU), confirmou neste domingo (24) mais três novos casos da Covid-19 no município. Os pacientes são duas mulheres, (64 e 57 anos), uma teve resultado por teste rápido e a outra pelo LACEN, ambas estão em isolamento domiciliar, sem gravidade e sendo acompanhadas pelas equipes de saúde do município.

O outro paciente é do sexo masculino, tem 28 anos, teve o diagnóstico por exame laboratorial (LACEN) e está internado na UTI do Hospital Universitário (HU) em Petrolina. O paciente deu entrada na unidade para resseção de um tumor cerebral e evoluiu para uma Síndrome Respiratória Aguda Grave. Agora são 58 casos positivo da doença na cidade.

A SESAU informa ainda que constam 537 notificações em Juazeiro. Deste quantitativo, 355 exames já foram descartados por testarem negativo para a doença, outros 123 permanecem aguardando resultado ou realização de coleta.

Dos casos confirmados, 34 são do sexo feminino e 24 do sexo masculino e, desse total, 26 são profissionais de saúde. Juazeiro registra 23 pacientes recuperados, ou seja, com cura clínica da doença. O município tem ainda a confirmação de quatro óbitos.

Município de Casa Nova antecipa feriado e anuncia outras medidas de combate ao coronavírus

Casa Nova registrou oito casos de coronavírus, sete deles oriundos do distrito de Santana do Sobrado, onde foi instituído o toque de recolher

Para combater o avanço do coronavírus na cidade, a prefeitura de Casa Nova anunciou algumas medidas de prevenção, entre elas a antecipação do feriado de aniversário da cidade, que acontece no dia 20 de junho, mas será celebrado no dia 27 de maio, quarta feira.

A cidade terá, então, um período de feriado prolongado, já que o Governo do Estado antecipou os feriados de São João, para segunda-feira (25), e da Independência da Bahia, para terça (26).

A prefeitura se mostrou preocupada com o número de casos confirmados da Covid-19, que chegou a sete. Seis desses casos são oriundos de Santana do Sobrado, um dos maiores distritos do município. Ele centraliza as grandes fazendas produtoras de frutas e um número de trabalhadores do campo que beira a 30 mil, muitos deles vindos de Petrolina e Juazeiro.

Com os números atuais, a prefeitura instituiu o toque de recolher em Santana do Sobrado, no horário compreendido entre as 22:00 horas e 4:30 horas

Além da antecipação do feriado de aniversário da cidade e do toque de recolher, estão suspensos o funcionamento de feiras públicas, a realização de missas e cultos e o uso das praias.

Prefeitura de Uauá inicia desinfecção de locais com grande circulação de pessoas

(Foto: Ascom/PMU)

A Secretaria de Saúde, iniciou na última quinta-feira (21), as ações de desinfecção de espaços públicos e locais com grande circulação de pessoas. A medida tem o objetivo de intensificar o combate ao coronavírus no município.

A atividade será realizada sempre de segunda a sábado, a partir das 16h. O trabalho é executado por cinco profissionais que realizam a borrifação de locais como agências bancárias, lotérica, estabelecimentos comerciais, bancos de praças e outros ambientes.

Até o momento, Uauá contabiliza dois casos confirmados de Covid-19, com um deles já curado, dois aguardando resultados de exames e dois em isolamento domiciliar. A secretaria ainda segue aguardando o resultado de uma suspeita de H1N1.

O governo municipal recomenda que as pessoas permaneçam em casa para evitar aglomerações. Se precisar sair, use máscara.

Hospital de Campanha de Petrolina, exclusivo para pacientes com Covid-19, será entregue nesta segunda-feira

(Fotos: Jonas Santos e Emerson Leitte/PMP)

A Prefeitura de Petrolina entrega nesta segunda-feira (25), às 9h, o hospital de campanha montado no Monte Carmelo, espaço da Diocese cedido à gestão municipal, localizado no bairro Pedra do Bode.

A unidade, com 100 leitos intermediários (de enfermaria), vai atender exclusivamente pacientes de Petrolina com covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Mais de 150 profissionais estão no cadastro reserva da prefeitura, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, entre outros profissionais, para atuação conforme a necessidade da Secretaria de Saúde.

Dormentes registra aumento de 600% nos casos positivos do novo coronavírus em apenas 3 dias

(Foto: Ascom/PMD)

A Secretaria da Saúde do Município de Dormentes, no Sertão de Pernambuco, divulgou o primeiro caso positivo para o novo coronavírus na última quarta-feira, dia 20 de maio. No boletim divulgado no início da noite deste sábado (23) já apontava 7 novos casos da Covid-19 na cidade, um aumento de 600%.

LEIA TAMBÉM

Dormentes registra primeiro caso positivo de coronavírus

O boletim não detalha idade, nem o sexo dos pacientes, mas informa que 4 destes sete já estão recuperados. A prefeitura também informa que foram notificadas 54 pessoas com os sintomas da doença, 22 já foram descartadas por testarem negativo para a Covid-19 e outras 25 continuam em investigação.

Salgueiro registra a 6ª morte por covid-19; veja quantas pessoas estão infectadas no município

(Foto: Internet)

Após receber um exame do Laboratório Central do Estado de Pernambuco (LACEN) com resultado positivo para Covid-19, a Secretaria da Saúde de Salgueiro anunciou neste sábado (23) mais um óbito no município causado pela doença.

Trata-se de um paciente do sexo masculino, jovem, que foi a óbito na última quinta-feira (20) e o teste pelo método Swab comprovou a Covid-19, subindo para 6 o número de óbitos na cidade.

Além deste, outro paciente do sexo masculino foi positivado para o Coronavírus através de teste rápido. O paciente encontra-se em isolamento hospitalar.

Mais um paciente também foi considerado recuperado após mais de 7 dias de ausência total dos sintomas, recebendo alta e entrado no boletim como caso recuperado. Agora Salgueiro tem 23 pessoas com cura clínica diagnóstica. Outras 9 pessoas com sintomas da Covid-19 continuam em investigação.

O município já notificou 329 casos com sintomas do novo coronavírus, 259 foram descartados e 61 pessoas foram confirmadas com a doença.

Boletim de sábado não apresenta novos casos de covid-19 em Petrolina

O boletim divulgado pela Prefeitura de Petrolina na noite desse sábado (23) não apresenta novos casos confirmados de coronavírus. O município permanece com 190 pacientes contaminados. Curas clínicas são 68 e há ainda seis mortes registradas pela doença.

Sobre a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) são 53 casos em investigação, nove confirmados, 30 já foram descartados e um óbito. A Prefeitura também informou que houve uma atualização no número de bairros e comunidades com casos positivos.

O Centro é o principal foco, com 12, seguido pela Vila Mocó e Areia Branca com nove cada. Veja a seguir a lista completa:

LEIA MAIS

Líder de partidos na Câmara debatem possibilidade de prorrogar Auxílio Emergencial

(Foto: Câmara dos Deputados/Divulgação)

Os líderes dos partidos na Câmara dos Deputados se reuniram na sexta-feira (22) com o presidente Rodrigo Maia (DEM) para analisar a possibilidade de se prorrogar o Auxílio Emergencial durante a pandemia do novo coronavírus. Os políticos acreditam que um projeto possa ser discutido na próxima semana no plenário da Casa.

Na visão de Maia, o coronavoucher pode ser estendido, porém é necessário analisar a origem do recurso. O auxílio prevê atualmente o pagamento de R$ 600 a MEIs, desempregados e autônomos pelo prazo de três meses. A Caixa Econômica Federal começou a pagar a segunda parcela nessa semana.

Também ontem o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) revelou à imprensa que já estuda a prorrogação do benefício, mas que ele não será pago no valor de R$ 600.

Nelson Teich recusa convite para atuar como Conselheiro no Ministério da Saúde

Teich foi convidado pelo atual ministro para compor equipe

Nelson Teich recusou o convite do atual ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para voltar à pasta. Teich anunciou sua decisão nesse sábado (23), alegando que não seria coerente aceitar o cargo de conselheiro, uma semana após se demitir do Ministério.

LEIA TAMBÉM

URGENTE: Ministro da Saúde, Nelson Teich pede exoneração do cargo

“Agradeço ao Ministro Interino Eduardo Pazuello pelo convite para ser Conselheiro do Ministério da Saúde, mas não seria coerente ter deixado o cargo de Ministro da Saúde na semana passada e aceitar a posição de Conselheiro na semana seguinte”, escreveu Teich em uma rede social.

Teich substituiu Luiz Henrique Mandetta na pasta, mas deixou o cargo antes de completar um mês na função. Ele também aproveitou o momento para desejar bom trabalho ao seu substituto. “Uma condução técnica do Sistema de Saúde significa uma gestão onde estratégia, planejamento, metas e ações são baseadas em informações amplas e precisas, acompanhadas continuadamente através de indicadores. Desejo ao Ministro Interino Eduardo Pazuello todo o sucesso na condução do Ministério da Saúde e estou à disposição para que a transição aconteça da melhor forma possível”, completou.