Cidade tem quatro casos confirmados (Foto: Ascom/PMLG)
Lagoa Grande (PE) registrou mais três casos positivos de coronavírus. Segundo o boletim divulgado na terça-feira (19) agora são cinco pacientes infectados e um óbito confirmado. A Prefeitura, no entanto, não forneceu detalhes sobre essas pessoas contaminadas.
Os resultados vieram através de testes rápidos. Outros 12 testes já foram descartados e mais uma pessoa está em investigação, com sintomas gripais. Veja o boletim completo de ontem:
A Prefeitura de Dormentes, no Sertão do São Francisco, confirmou hoje (20) o primeiro caso positivo de coronavírus. O paciente está em isolamento domiciliar e vem sendo monitorado pela equipe de vigilância epidemiológica do município.
O sexo e idade do paciente não foram informados. De acordo com a secretária de Saúde, Talita Mirele, o quadro dele é estável. “Estamos seguindo o protocolo do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde. A pessoa é residente de Dormentes, está em isolamento social e vem sendo monitorado desde o primeiro momento, assim como familiares que tiveram contato com o paciente”, disse.
Com o primeiro caso positivo a cidade intensificou as ações preventivas. Nessa semana a Prefeitura distribuiu máscaras gratuitamente nas unidades de saúde e fiscaliza as entradas de Dormentes.
Município registrou primeiro óbito no final de semana (Foto: Reprodução/Internet)
A notícia de um óbito pelo coronavírus em Orocó, Sertão de Pernambuco, provocou um alvoroço na cidade. Parte da população questionou a veracidade do diagnóstico, especialmente após a família da paciente apresentar uma falha no resultado do LACEN.
A morte da idosa de 67 anos aconteceu no dia 9 de maio, mesma data da coleta feita pela Secretaria Municipal de Saúde. Contudo no exame do LACEN, a coleta conta no dia 11. Para esclarecer o fato, o Blog Waldiney Passos entrevistou o secretário de Saúde de Orocó, Ricardo Ferraz, que explicou toda situação.
Procedimento padrão
“Essa paciente veio a óbito no dia 09/05. Ela chegou com queixa de dor no abdômen, foi medicada pela equipe que estava de plantação. Duas horas depois ela foi evoluindo com cansaço, fadiga e veio a óbito. A gente é orientado pela Secretaria Estadual [SES-PE] que o paciente que vem a óbito com esses sintomas que faça a coleta e envie o LACEN“, destacou o secretário.
Município teve mais seis casos positivos (Foto: Arquivo)
Mesmo com as medidas restritivas anunciadas pela Prefeitura na segunda-feira (18), Salgueiro (PE) somou mais seis casos positivos de coronavírus no boletim de ontem e chegou a 50 pacientes contaminados pelo vírus. Os novos infectados são três homens e três mulheres.
Eles foram diagnosticados através de testes rápidos. Os pacientes encontram-se estáveis e apenas um está no isolamento hospitalar. Por outro lado, a boa notícia é que quatro pessoas também se recuperaram da doença. No total, 22 pessoas já se curaram.
Salgueiro soma ainda mais quatro óbitos pela covid-19. Outros 12 pacientes permanecem em investigação por apresentarem sintomas da doença.
Araripina (PE) confirmou no boletim de terça-feira (19) mais um óbito provocado pelo coronavírus. A Secretaria de Saúde não forneceu detalhes sobre o paciente. A cidade soma 20 casos confirmados da doença, 14 recuperados e 4 ainda em investigação.
Em Ouricuri (PE) a Prefeitura confirmou mais um caso positivo da doença. Agora são 12 pacientes contaminados, com um óbito provocado pela covid-19. O município soma dois pacientes em investigação e oito recuperados.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), até ontem eram 21.242 casos positivos da doença, com 3.043 curas e 1.741 óbitos.
⠀⠀⠀⠀⠀
Como de costume, o presidente da República Jair Bolsonaro evitou mais uma vez falar com a imprensa e somente conversou com apoiadores do Governo em frente ao Palácio da Alvorada no fim da manhã desta terça-feira (19). Questionado sobre o diagnóstico positivo para a Covid-19 do governador do Estado Paulo Câmara, Bolsonaro respondeu em tom irônico “governadores de esquerda estão liberando a cloroquina agora”.
Vale ressaltar, que o uso da cloroquina não é recomendado pelas autoridades sanitárias, pois não foi comprovada a eficácia do medicamento no tratamento da Covid-19. O uso do medicamento inclusive tem sido motivo de conflitos no Governo Bolsonaro e foi uma das divergências que levaram à saída de Nelson Teich e Luiz Henrique Mandetta do Ministério da Saúde.
O Ministério da Saúde registrou nesta terça-feira (19) os números mais altos de casos e novas mortes por Covid-19 para um único dia no país. De acordo com a pasta, são 1.179 mortes e 17.408 novos casos registrados da doença.
Ao todo, são 17.971 mortos pela Covid-19 no Brasil, com 271.628 casos confirmados. Outras 106.794 pessoas se recuperaram após contraírem o novo coronavírus. Ao todo, 146.863 pacientes estão em acompanhamento.
Os casos contabilizados de um dia para o outro não necessariamente ocorreram nas 24 horas anteriores, já que os resultados de testes podem demorar dias ou até semanas para chegar.
O número de mortes “em investigação”, aguardando testes laboratoriais para identificar ou não a Covid-19, subiu 50% em um dia, de 2.277 para 3.319. Casos sejam confirmados como relacionados ao coronavírus, esses óbitos são registrados e integrarão as estatísticas oficiais dos próximos dias.
Estado com o maior número de casos, São Paulo tem 65,9 mil casos e 5,1 mil mortes, seguido pelo Ceará (28.112 casos e 1.856 mortes), o Rio de Janeiro (27.805 casos e 3.079 mortes), o Amazonas (22.132 casos e 1.491 mortes) e Pernambuco (21.242 casos e 1.741 mortes).
A pandemia provocada pela Covid-19 também provocou mudanças na mobilidade dos petrolinenses. Dez dias após adotar medidas mais rígidas incluindo a restrição de estacionamentos no centro da cidade, a prefeitura já registra uma redução de 50% no fluxo de veículos na região central. Entre as medidas para reduzir o fluxo de pessoas e veículos nas ruas está a proibição do estacionamento na região central de Petrolina, estando sujeito à multa e guincho.
Segundo levantamento da Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla), as novas medidas tem trazido resultados positivos com a redução pela metade do fluxo de veículos por ruas estratégicas como a Souza Junior, Dom Vital, Souza Filho e adjacências. A autarquia reforça que há exceção de vagas em serviços essenciais como farmácias, bancos, loterias, mercados, clínicas e moradores da região.
Todas as ações seguem as recomendações do Governo do Estado e fazem parte da ‘Operação Impacto Integrado Covid-19’ que conta com a colaboração do Ministério Público de Pernambuco, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina e Agência Municipal de Vigilância Sanitária.
A aglomeração de pessoas e o uso de espaços públicos que foram fechados, como Orla e quadras poliesportivas também continuam proibidos. A fiscalização vem atuando de forma intensa, principalmente, para orientar os cidadãos acerca das medidas preventivas. Mas vale lembrar que, em casos de desobediência ou desacato, o cidadão pode ser conduzido à delegacia para adoção de medidas legais cabíveis.
Secretária de Saúde Fabíola Ribeiro e o prefeito Paulo Bomfim. (Foto: Blog Waldiney Passos)
A medida anunciada pelo prefeito Paulo Bomfim (PT), durante entrevista coletiva nesta segunda-feira (18), entra em vigor a partir das 22h desta terça-feira (18). Até às 5 horas da manhã do dia seguinte, as forças de segurança do município (polícia militar, polícia civil, polícia rodoviária estadual, corpo de bombeiros e guarda municipal) irão trabalhar de forma integrada para garantir o isolamento total das pessoas.
Apenas os serviços essenciais, como farmácias, unidades de saúde, hospitais e serviços delivery irão funcionar nesse horário. “Isso tudo é pra gente evitar a circulação em massa, evitar aglomeração, que infelizmente nos deparamos ainda com casos aqui na nossa cidade. Não temos o objetivo de prende ninguém, de levar ninguém para a detenção. Essas abordagens serão nesse primeiro momento, de forma educativas para poder a gente fazer entender algumas pessoas que não entenderam ainda, que isso que está acontecendo é muito grave e preciso que elas compreendam que é necessário ficar em casa”, justificar Paulo Bomfim.
Além do toque de recolher, profissionais da saúde irão aferir a temperatura das pessoas que passarem pelo centro comercial da cidade e irão montar barreiras sanitárias nas entradas dos distritos de Maniçoba e Itamotinga, e irão fazer atendimentos nas demais localidades para tentar identificar pessoas com os sintomas da Covid-19.
Com 8 casos confirmados até o fim de semana, o município de Remanso saltou para 13 casos, segundo o boletim divulgado no início da noite desta segunda-feira (18).
A Secretaria de Saúde anunciou mais cinco casos. 3 pacientes são do sexo feminino e 2 do sexo masculino. Ainda segundo a secretaria, todos apresentam sintomas leves e estão em isolamento domiciliar, sendo monitorados por equipes da Saúde do Município.
De acordo com os dados, o município tem agora 93 notificações, 59 casos descartados por testarem negativo para Covid-19, 21 pessoas estão sendo investigadas, 01 já teve cura clínica diagnosticada e não foi registrado nenhum óbito.
A informação foi dada através de vídeo nas redes sociais. Wilker Torres aparece de máscara e diz que o paciente é do distrito de Santana do Sobrado.
Trata-se de um homem, com 33 anos de idade, trabalhador rural em uma das fazendas de Santana de Sobrado, com febre, cefaleia e dores musculares, que teve sua infecção confirmada com um teste rápido no Hospital de Casa Nova.
De acordo com as informações do prefeito, o paciente encontra-se estável, sem necessidade de respirador, isolado e a Secretaria de Saúde já deu início à testagem em todas as pessoas que mantiveram contato com o doente. A fazenda onde ele trabalha abriu todas as dependências, isolou os trabalhadores de sua área e todos estão sendo testados.
Para o Prefeito Wilker Torres, todo o trabalho que está sendo feito pode ser colocado em risco se não houver colaboração da população, reiterando que irá reforças todas as medidas de prevenção que já estão sendo aplicadas no município e estender a checagem por testes rápidos ao maior número possível de pessoas,
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Prefeitura de Casa Nova, através da Secretaria de Saúde informa a toda população a confirmação do primeiro caso do Novo Coronavirus (COVID 19) no município.
Trata-se de um paciente do sexo masculino, 33 anos, residente em Santana do Sobrado, trabalhador rural, com histórico de início de sintomas em 10 de maio, com febre, tosse, cefaleia, dor de garganta, e espirros. O teste rápido realizado no hospital em 19 de maio deu resultado positivo.
O paciente encontra-se no momento estável, sem necessidade de suporte ventilatório, e está recebendo alta do hospital. Ficará em isolamento domiciliar até que esteja totalmente curado. Todas as providências foram tomadas no sentido de se garantir a testagem e acompanhamento de seus familiares.
Solicitamos à população que redobrem os cuidados de prevenção, evitem sair às ruas, mantenham-se em isolamento e reforcem a importância do uso das máscaras. As medidas protetivas são fundamentais para impedir a propagação da doença.
Número é da AMMPLA, em balanço apresentado hoje (Foto: Ascom/PMP)
As medidas restritivas no Centro de Petrolina já resultam na redução de 50% do fluxo de veículos durante a pandemia do coronavírus. A proibição de estacionamento e alterações no fluxo de algumas vias da região teve início há 10 dias.
O número foi apresentado em levantamento divulgado, nessa terça-feira (19), pela Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla). As ações seguem as orientações do Governo do Estado e contam com apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, além da Guarda Civil e outras entidades ligadas à Prefeitura.
“A fiscalização vem atuando de forma intensa, principalmente, para orientar os cidadãos acerca das medidas preventivas. Mas vale lembrar que, em casos de desobediência ou desacato, o cidadão pode ser conduzido à delegacia para adoção de medidas legais cabíveis“, destaca a Prefeitura.
Um estudo feito na Coreia do Sul apontou que os pacientes que já testaram positivo pra o coronavírus semanas após se recuperarem da covid-19, provavelmente não são capazes de transmitir o vírus. A pesquisa foi divulgada no site Bloomberg.
Segundo os pesquisadores do Centro Coreano de Controle e Prevenção de Doenças analisaram 285 sobreviventes da Covid-19 que deram positivo para o coronavírus após estarem curados, conforme havia indicado um resultado negativo anterior.
Alguns desses pacientes testaram positivo para coronavírus novamente cerca de 82 dias após serem infectados. Contudo, quase todos tinham anticorpos contra o vírus. Com isso os cientistas concluíram que os re-positivos não espalharam nenhuma nova infecção. Ou seja, quem se contaminou e recuperou não apresenta risco de espalhar o vírus. (Com informações da Veja).
Homem tinha 48 anos e havia sofrido acidente de trânsito (Foto: ASCOM/PMJ)
Assim como Petrolina, Juazeiro (BA) também registrou mais um óbito pelo novo coronavírus nessa terça-feira (19). A cidade soma agora três mortes provocadas pela doença. De acordo com a secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro, o paciente tem 48 anos e é do sexo masculino.
“A gente infelizmente teve mais um registro de óbito, foi um paciente do sexo masculino de 48 anos. Ele deu entrada no Hospital Universitário diante de um acidente automobilístico. Ele [fez o teste] e positivou para covid”, disse ao programa Viva Bem com Lara Cavalcanti.
Por outro lado, Juazeiro contabilizou mais três curas da doença. Veja o boletim completo de hoje:
A Secretaria de Saúde de Petrolina confirmou nessa terça-feira (19) mais um óbito pelo coronavírus. Com isso, sobe para seis o número de mortes na cidade. A paciente é uma idosa, de 71 anos que faleceu na noite de segunda-feira (18).
De acordo com a Prefeitura, ela passou 15 dias internada no Hospital Universitário (HU), após sofrer uma fratura no fêmur e teve alta há 10 dias. A idosa foi submetida a um teste rápido na segunda-feira. Quatro pessoas da família foram testadas e três deram positivo, inclusive a paciente.
Ela morreu em sua própria residência. O boletim completo da covid-19 será divulgado ao final do dia.