Vacina para Covid-19 nem existe ainda e já gera disputas entre países e empresas

(Foto: CDC/Unsplash)

Antes mesmo de existir, a vacina para a Covid-19 tem gerado desentendimentos entre países e empresas e também grupos contrários à obrigatoriedade de vacinas no mundo. Há estudos para o desenvolvimento de vacinas nos Estados Unidos e na China, e esses dois países têm se acusado de um tentar espionar a pesquisas.

A França e a União Europeia protestaram contra uma farmacêutica que afirmou que daria prioridade aos EUA na eventual distribuição de vacinas.

LEIA MAIS

Petrolina registra seis novos casos positivos da Covid-19 nesta quinta-feira (14)

A Prefeitura de Petrolina realizou 56 testes rápidos para Covid-19 nesta quinta-feira (14) e confirmou três casos positivos. Dois desses casos (mulheres de 16 e 51 anos) já são considerados curados clinicamente, enquanto uma paciente de 39 anos continua sendo monitorada. Também nesta quinta-feira, o Laboratório Central do Governo do Estado (Lacen-PE), enviou três resultados positivos para Covid-19. São duas mulheres 33 e 39 anos e um homem de 34. Todos estão em isolamento domiciliar.

Com isso, o total de infectados vai a 99. São 77 casos confirmados através de testes rápidos feitos pela prefeitura e 22 diagnosticados através de exames analisados em laboratório. As curas clínicas também aumentaram para 30. Óbitos somam dois.

Nesta quinta-feira, Petrolina registrou a morte de uma mulher de 44 anos, que estava internada em um hospital da rede privada e foi notificada como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Foi coletado o material biológico do paciente e enviado para o laboratório do governo do estado.  A prefeitura aguarda o resultado para confirmar o tipo de síndrome respiratória.

SRAG

O boletim com dados relacionados à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) aponta que 45 casos são investigados e 30 foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de 1 óbito.

Em teste, professor de Oxford diz que vacina contra Covid-19 pode estar pronta em junho

(Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

Centenas de pessoas na Inglaterra foram vacinadas em um teste para encontrar uma maneira de combate ao novo coronavírus. Segundo o portal Uol, a informação foi divulgada pelo professor de medicina da Universidade de Oxford, Sir John Bell, em entrevista ao programa “Today”, da Rádio 4 da BBC. O médico disse que o desafio será a produção em grade escala, caso o resultado seja positivo.

“Também queremos garantir que o resto do mundo esteja pronto para fazer esta vacina em larga escala para chegar às populações dos países em desenvolvimento, por exemplo, onde a necessidade é muito grande”, contou. A previsão é que os resultados dos testes estejam disponíveis em junho.

O teste contra a Covid-19 começou a ser feito em voluntários humanos no fim de abril, por uma equipe de pesquisadores da universidade.  Uma equipe do Imperial College também deve começar testes em humanos no próximo mês. Enquanto a vacina de Oxford tem o objetivo de estimular o sistema imunológico usando um vírus da gripe comum, o Imperial College usará gotículas de líquido para transportar o material genético necessário para a corrente sanguínea.

Leitores detonam petrolinenses que desrespeitam distanciamento para jogar bola: “Sem noção”

Agentes da Prefeitura seguem com fiscalizações, mas população desrespeita orientações (Foto: Ascom/PMP)

A Prefeitura de Petrolina já orientou diversas vezes, mas alguns petrolinenses ainda teimam em não seguir o distanciamento social durante a pandemia do coronavírus. Somente nessa semana o Blog Waldiney Passos recebeu queixas de vários moradores sobre pessoas se reunindo para jogar bola.

Isso está acontecendo com frequência no bairro Dom Avelar e no Povoado da Tapera, zona rural da cidade. Os jovens ignoram a recomendação e ficam nos famosos “babas” até o final da noite. “Era bom fiscalizar a zona rural, todos os dias o jovens se reúnem na quadra de esportes pra jogar bola à noite a partir das 18h“, contou um leitor que preferiu permanecer anônimo.

Já no Dom Avelar a situação é recorrente.“Já comunicamos, a equipe da Guarda Municipal veio na semana passada, mas o povo continua sem noção. Todos os dias começa por volta das 16h e segue até 22h, 23h da noite. Sempre muita pessoas e gritaria devido aos jogos”, relatou um outro leitor.

Fiscalização

A Prefeitura de Petrolina afirmou em nota que “é de responsabilidade de cada indivíduo, o descumprimento significa assumir a responsabilidade por colocar em risco a saúde pública”. O Poder Executivo também destacou suas atuações de fiscalização, inclusive com o fechamento de quadras.

Leia a seguir a íntegra da nota:

LEIA MAIS

Mais uma pessoa testa positivo para o novo coronavírus em Juazeiro; agora são 41 infectados no município

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Na atualização de dados desta quinta-feira (14), a Secretaria da Saúde informa que mais uma pessoa foi diagnosticada com a Covid-19 em Juazeiro. Agora, o município registra 41 casos positivos para a doença. A paciente é do sexo feminino, tem 36 anos e é profissional de saúde, a mesma teve resultado por meio do teste rápido. Do total de casos confirmados, 26 são mulheres e 15 são homens. Deste quantitativo, 21 são profissionais de saúde.

Para o coronavírus, estão notificadas 384 pessoas, sendo que 222 exames já foram descartados por testarem negativo e outros 121 estão em análise ou aguardando coleta. Ao todo o município já tem 17 recuperações de paciente com a doença, ou seja, estão clinicamente curados, e o registro de dois óbitos na cidade. A SESAU informa que mais de 200 testes rápidos já foram usados para testar pacientes. A secretaria informa ainda que os pacientes só são submetidos à testagem rápida a partir do 10º dia de sintoma gripal.

Para o H1N1, os dados permanecem como na última atualização, sendo 73 notificações com confirmação de 18 casos, incluindo dois óbitos. Os demais pacientes positivos para H1N1 estão em domicílio e sem gravidade, uma vez que existe tratamento para tal. Estão em investigação 28 exames e outros 27 já foram descartados.

A secretaria permanece testando e monitorando pacientes de acordo com as diretrizes e normas técnicas do Governo do Estado da Bahia e do Ministério da Saúde, por isso o aumento considerável nas notificações para a doença. Qualquer dúvida referente a estas doenças a população pode tirar através do WhatsApp (74) 99819- 3089 em horário comercial e dias úteis de segunda a sexta-feira.

Pernambuco tem 687 novos casos de covid-19

Estado teve mais 74 mortes (Foto: Internet)

O boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Pernambuco nessa quinta-feira (14) registra 687 novos casos de coronavírus. Desses, 329 são considerados graves e 358 leves. No total, o Estado contabiliza 15.588 infectados pela covid-19.

Com mais 74 mortes, Pernambuco tem 1.298 vítimas fatais. Esses óbitos, no entanto, não são referentes às últimas 24 horas e sim que os testes confirmando os óbitos foram liberados hoje. Os números de recuperados e mais detalhes sobre o boletim de hoje serão divulgados ao final do dia.

Pagamento do coronavoucher poderá ser prolongado, afirma FBC

Líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB) afirmou que o Auxílio Emergencial poderá ser prorrogado. O coronavoucher foi criado para ajudar MEIs, autônomos e desempregados durante a pandemia do coronavírus e será pago em três parcela.

LEIA TAMBÉM

Quem tiver cadastro aprovado receberá as 3 parcelas do Auxílio Emergencial, garante presidente da Caixa

“Ainda é cedo para decidir, porque não sabemos quando vamos restabelecer as atividades produtivas, mas acredito que algum nível de prorrogação será necessário fazer. Não se sabe se por um, dois ou três meses, mas é uma decisão a ser tomada em meados de junho”, disse em uma live.

LEIA MAIS

Salgueiro chega a 32 casos confirmados de covid-19

São 32 contaminados e 15 recuperados, além de 4 mortes(Foto: Arquivo)

Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, atualizou na quarta-feira (13) os números de casos positivos de coronavírus. Até ontem os infectados somavam 32, dois a mais que na terça-feira (12). Os novos pacientes são dois homens que estão em isolamento no Hospital de Campanha Nova Esperança.

A boa notícia é que o número de recuperados também subiu. Dois pacientes tiveram a cura clínica declarada e receberam alta. Agora são 15 o número de curados do vírus. Salgueiro totaliza 214 notificações, das quais 14 permanecem em investigação.

Confira a seguir o boletim completo de quarta-feira:

LEIA MAIS

Sobradinho confirma 1º caso positivo de coronavírus

Homem testou positivo na cidade (Foto: Agência CH)

Sobradinho (BA) confirmou seu primeiro caso positivo de coronavírus. O boletim divulgado pela Prefeitura na manhã dessa quinta-feira (14) informa que o paciente é um homem, com histórico de contatos com pessoas em uma viagem.

Ele foi regulado para fazer um tratamento em outra cidade e manifestou febre, sendo submetido a um teste no LACEN, que confirmou a contaminação pela covid-19. “O paciente, encontra-se no momento assintomático e está recebendo alta do hospital. O mesmo ficará em isolamento em seu domicílio até que esteja totalmente curado”, destacou a nota.

Os familiares do homem também serão acompanhados pela equipe de vigilância epidemiológica. Sobradinho tem nove notificações, das quais duas permanecem em investigação e seis já foram descartadas, além desse paciente o qual testou positivo.

Serra Talhada confirma 2ª morte pelo coronavírus

São duas mortes e 36 casos confirmados (Foto: Reprodução)

A Prefeitura de Serra Talhada (PE), confirmou na noite de quarta-feira (13), a segunda morte provocada pelo coronavírus. Agora são dois óbitos em decorrência da covid-19. A Secretaria de Saúde não forneceu detalhes sobre o paciente.

O número de casos confirmados também subiu: são 36. Apenas na terça-feira (12) foram registrados 12 testes positivos, oito no Assentamento Barra do Exu e quatro na cidade. Ontem as equipes de vigilância epidemiológica contabilizaram mais seis.

Os pacientes são crianças de 2, 3, 4 e 6 anos; adolescentes de 12 e 15 anos; jovens de 18 e 19; além de adultos com 28, 29, 31, 34, 35, 47, 55 e 88 anos. Entre os contaminados há profissionais de saúde. Há ainda mais 14 casos em investigação.

FIEPE avalia cenário após dois meses de pandemia da Covid-19

 

Redução na produção, queda nas vendas, demissões e até o fechamento de empresas. Este foi o cenário descrito nesta quarta-feira (13), durante a reunião mensal do conselho empresarial da Unidade Regional da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco – URSF/FIEPE.

Realizada pela primeira vez por videoconferência, em decorrência do isolamento social pela Covid-19, a reunião começou com o diretor regional, Albânio Venâncio, apresentando, em linhas gerais, a situação do setor em Petrolina e região, desde o início da pandemia, no último mês de março.

Na sequência, o diretor vice-presidente da FIEPE Rafael Coelho pontuou algumas iniciativas públicas que dificultaram ainda mais o empresariado, a exemplo do fechamento do setor da construção civil no segmento privado e do tratamento igual com as mesmas restrições e medidas para as diferentes regiões do Estado e do País.

Depois de ouvir os pedidos e as sugestões dos conselheiros regionais, a superintendente da FIEPE, Fernanda Mançano, e o gerente de Relações Industriais, Maurício Laranjeira, ficaram de discutir com a diretoria as questões levantadas com um breve retorno.

Na sequência, a superintendente também fez um rápido apanhado do conjunto de ações desenvolvidas pela entidade no Estado. “Desde o início da pandemia já fizemos 136 pleitos para os governos municipal, estadual e nacional. Projetos que envolvem questões tributárias, administrativas, financeiras e trabalhistas, a exemplo do acesso das pequenas empresas na obtenção de empréstimos e deferimento do ICMS”, ressaltou.

Mançano ainda enfatizou que todo esse trabalho vem sendo feito em parceria com outras organizações, a exemplo do Fórum das Entidades Empresariais de Pernambuco, que reúne além da FIEPE a Fecomércio, FCDL- PE, FAEPE, ACP e o Sebrae entre outras.

Profissionais da Saúde de Juazeiro recebem doação de 50 viseiras da rede UniFTC do Vale do São Francisco

(Foto: Ascom/PMJ)

O equipamentos foram direcionados para os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). As 50 viseiras (face shield) foram doadas esta quarta-feira (13) pela rede UniFTC, instituição de ensino) aos trabalhadores que lidam no combate ao novo coronavírus no município.

De acordo com a supervisora dos laboratórios da UniFTC, Rachel Lira esse é um projeto de toda a rede UniFTC. “Temos unidades em várias cidades produzindo estas viseiras. Nós investimos no filamento e em todos os itens da viseira”, explicou.

LEIA MAIS

Remanso comemora paciente recuperado, mas anuncia três novos casos de Covid-19

(Foto: ASCOM)

O município de Remanso, na Bahia, comemorou nesta quarta-feira (13) a alta hospitalar de um paciente que foi infectado com o novo coronavírus. Seu Adão, como foi chamado por um dos funcionários do hospital, em um vídeo que circula nas redes sociais, saiu da unidade hospitalar de cadeira de rodas, mas bastante aplaudido por quem esteve perto dele durante a recuperação.

Por outro lado, o município que tinha apenas 4 pessoas pessoas infectadas com a Covid-19, anunciou mais 3 novos casos positivos hoje. São duas mulheres, uma de 53 anos e outra de 25 anos, e um terceiro paciente do sexo masculino, de 26 anos.

Segundo a secretaria de saúde, Remanso tem agora 73 casos notificados, 07 confirmados, 01 recuperado, 14 em investigação, 52 descartados e nenhum óbito.

 

Bahia registra 6.547 casos e 236 mortes pelo novo coronavírus

Com mais 343 casos e 11 mortes pelo novo coronavírus em 24h, a Bahia chegou a 6.547 pessoas diagnosticadas com a Covid-19, de acordo com boletim emitido pela Secretaria da Saúde nesta quarta-feira (13). O número de óbitos chegou a 236.

As mortes foram contabilizadas em Maragogipe (1), Jequié (1), Jequié (3) e Salvador (4). Ao todo, 31,05% dos casos notificados no estado da Bahia culminaram em diagnóstico positivo para a Covid-19.

Exame descarta coronavírus em homem que faleceu em Petrolina

(Foto: Ascom/PMP)

A Prefeitura de Petrolina informa que o exame de coronavírus realizado em um homem e 36 anos que faleceu no último sábado (9) deu negativo para a Covid-19. A análise do material biológico do paciente foi feita pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) e o resultado ficou pronto nesta quarta-feira (13). O paciente apresentava quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e faleceu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde estava internado desde a sexta-feira (8).

Nesta quarta-feira, a prefeitura realizou 24 testes rápidos, com um resultado positivo para Covid-19. O Lacen-PE também enviou um resultado positivo, mas o paciente já é considerado curado clinicamente. Com isso, o total de infectados na cidade subiu para 93. São 74 casos confirmados através de testes rápidos feitos pela prefeitura e 19 diagnosticados através de exames analisados em laboratório. As curas clínicas também aumentaram para 28. Óbitos somam dois.

SRAG

Quanto aos dados relacionados à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o boletim aponta que 39 casos são investigados e 30 foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de 1 óbito.