Paulo Câmara se reúne com prefeitos de todo o Estado para avaliar trabalho de combate à Covid-19

Foto: Heudes Regis/SEI – Data: 12-05-2020 – Covid-19 – O Governador Paulo Câmara faz videoconferência com representantes das regiões do Estado e prefeitos dos municípios

Em mais um encontro por videoconferência, o governador Paulo Câmara dialogou, nesta terça-feira (12.05), com quase 150 prefeitos de municípios da Região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata, Agreste e Sertão. Acompanhado pelos secretários da Casa Civil, José Neto; Fazenda, Décio Padilha; e da Saúde, André Longo, o governador fez um detalhamento dos protocolos e ações, aquisições de equipamento e pessoal, bem como da estrutura articulada nos últimos meses pelo Governo do Estado para o combate à pandemia do novo coronavírus.

Paulo Câmara destacou a importância da infraestrutura montada com rapidez para atender aos pacientes da Covid-19. Em dois meses, o Governo de Pernambuco abriu 532 novos leitos de UTIs e 616 novos leitos de enfermaria, contratou cinco mil profissionais da área de saúde e aumentou a capacidade de testagem para o coronavírus, passando de 200 para sete mil exames semanais.  O investimento na aquisição de Equipamentos de proteção Individual (EPIs) mostra a preocupação com a população e com os profissionais de saúde – médicos, enfermeiros e pessoal de apoio. Foram comprados mais de 15 milhões de EPIs, destinados a abastecer o sistema público de saúde.

“Nós estamos passando pelos momentos mais difíceis de nossas vidas. O isolamento social é responsabilidade de todos. Precisamos nos unir nesse esforço, Estados e prefeituras, com o objetivo de avançar para reduzir a capacidade de disseminação do vírus”, disse o governador.

Na pauta também estiveram os hospitais de campanha que estão sendo instalado pela Secretaria Estadual de Saúde para reforçar o atendimento médico no interior. Em Caruaru, no terreno localizado ao lado do Hospital Mestre Vitalino, serão instalados 104 leitos, sendo 76 de enfermaria, 26 semi-intensivos e dois de estabilização. A unidade de Serra Talhada, na área do Hospital Governador Eduardo Campos, terá 95 leitos (72 de enfermaria, 22 semi-intensivos e um leito para estabilização). O Hospital de Campanha Petrolina, no terreno do Hospital Universitário da Univasf, terá capacidade para 102 leitos (74 de enfermaria, 26 de tratamento semi-intensivo e duas vagas para estabilização).

Paulo Câmara lembrou aos prefeitos que, a essas unidades, somam-se outras estruturas no interior, com 139 enfermarias e 78 UTIs já em funcionamento em Caruaru, Garanhuns, Araripina, Salgueiro, Serra Talhada, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Limoeiro, Palmares e Petrolina.

Brasil registra 881 mortes em 24 horas e ultrapassa 12 mil óbitos por covid-19

O último levantamento do Ministério da Saúde, divulgado nesta terça-feira (12), aponta 12.400 mortes pelo novo coronavírus no Brasil, com 881 óbitos registrados desde ontem, o maior número em um dia desde o início da pandemia. Até então, o recorde no país era de 751 mortes em 24 horas.

Do total de óbitos confirmados, 206 ocorreram nos últimos três dias — há outros 2.050 em investigação. O balanço da pasta também contabiliza 177.589 casos confirmados da covid-19 no país. De ontem para hoje, foram 9.258 novos diagnósticos de pessoas infectadas pelo vírus.

O governo também divulgou que 92.593 (52,1%) pacientes estão em acompanhamento e 72.597 (40,9%) já se recuperaram da doença.

Covid-19: sem novos casos confirmados, Petrolina registra mais duas curas clínicas nesta terça

A Prefeitura de Petrolina informa que não houve alterações nos dados relacionados ao novo coronavírus (Covid-19) nas últimas 24 horas quanto a casos positivos, seja através da testagem rápida ou laboratorial. O boletim dessa terça-feira (12) mostra que o município continua com 91 casos positivos da doença. São 73 casos confirmados através de testes rápidos feitos pela prefeitura e 18 diagnosticados através de exames analisados em laboratório.

Nesse cenário, uma notícia melhor ainda: mais duas curas clínicas registradas. Os pacientes recuperados são um homem de 51 anos e mulher de 54. Com isso, o número de curados subiu para 24. Óbitos somam dois.

Quanto aos dados relacionados à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o boletim aponta que 35 casos são investigados e 30 foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de 1 óbito. Todos os casos suspeitos e confirmados dessas doenças continuam sendo monitorados pela Secretaria de Saúde.

Mais de 600 profissionais da Saúde estão infectados pelo novo coronavírus na Bahia

A Bahia tem mais de 600 profissionais de saúde infectados pelo novo coronavírus, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) na última segunda-feira (11).

O número exato, divulgado no período da manhã, é de 646 profissionais de saúde confirmados com a Covid-19. No boletim divulgado na tarde de segunda, a Sesab não apresentou esse dado atualizado. Na manhã desta terça-feira (12), a secretaria de Saúde informou que passará a divulgar apenas um boletim por dia, sempre após às 17h30.

LEIA MAIS

Secretaria da Saúde confirma 6.204 casos positivos da Covid-19 na Bahia e mortes chegam a 225

(Foto: ASCOM/SESAB)

A Bahia registrou, nas últimas horas, 11 novas mortes de pacientes com coronavírus. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesab) no início da noite desta terça-feira (12), o estado totaliza 6.204 pessoas contaminadas com a doença, com 225 mortes, 11 a mais do que os números apresentados no última segunda (11).

Ao comparar os boletins divulgados pela Sesab às 17h da segunda (11) e o desta terça, é possível perceber que houve 11 mortes e 388 casos confirmados no estado nas últimas 24 horas. O órgão informou que não vai mais divulgar boletins parciais às 12h.

LEIA MAIS

Brasil ultrapassa 12 mil mortes pela Covid-19 neste 12 de maio

(Foto: Cadu Rolim/FotoArena/Estadão Conteúdo)

As secretarias estaduais de Saúde, nesta terça-feira (12), confirmam no país 173.126 casos do novo coronavírus (Sars-CoV-2), com 12.062 mortes. 13 das 20 cidades com maior mortalidade estão no Amazonas.

Das 20 cidades com maior mortalidade e incidência de casos, 18 se concentram no Norte e Nordeste.

O balanço do Ministério da Saúde divulgado nesta segunda-feira (11) informa 11.519 mortos e 168.331 casos.

Se seguir ritmo atual, pandemia do coronavírus no Brasil irá até depois do Natal, aponta pesquisa

(Foto: Auro Pimentel / AFP)

Com mais de 170 mil infectados e 12 mil óbitos provocados pelo novo coronavírus, o Brasil poderá conviver com a pandemia da doença até os últimos dias do ano. De acordo com Universidade de Singapura, caso mantenha o ritmo atual, a pandemia da Covid-19 deve terminar somente após o dia 25 de dezembro, quando é celebrado o Natal.

Pesquisadores realizaram essa projeção a partir de dados de pessoas infectadas, suscetíveis e recuperadas da Covid-19. Analisando os números de diferentes países, verificaram que a doença apresenta padrões.

“A evolução da Covid-19 não é completamente aleatória. Como outras pandemias, segue um padrão de ciclo de vida desde o surto até a fase de aceleração, ponto de inflexão, fase de desaceleração e eventual parada ou término”, disse o estudo em 28 de abril. O Brasil estaria na fase de aceleração de contaminação e mortes.

Por outro lado, apesar de usar dados objetivos, os pesquisadores alertam que as previsões devem ser consideradas com cuidado e que, portanto, estão sujeitas a alteração, não devendo resultar no afrouxamento de medidas de contenção.

Fim da pandemia do coronavírus no Mundo
Conforme projeção de pesquisadores da Universidade de Singapura, o pico de contaminação mundial ficou em abril. Diante disso, o fim da pandemia no Mundo deve datar no no Réveillon deste ano, em 31 de dezembro. Caso se comprove, é provável de que a pandemia se alastre ainda durante parte do próximo ano.

Pernambuco tem mais 541 casos novos de Covid-19 e 70 óbitos

(Foto: Internet)

Mais 541 casos novos de Covid-19, além de 70 óbitos, foram confirmados laboratorialmente, nesta terça-feira (12), pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Os números são maiores que os divulgados ontem, quando foram notificados 493 novos casos e 40 óbitos.

Entre os confirmados hoje, 276 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 265 são casos leves. Agora, Pernambuco totaliza 14.309 casos já confirmados, sendo 7.644 graves e 6.665 leves.

Com os 70 novos óbitos, o estado totaliza 1.157 mortes pela Covid- 19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

Juazeiro registra mais um caso de covid-19 no município

Na atualização de dados desta terça-feira (12), a Secretaria da Saúde informa que mais uma pessoa foi diagnosticada com a COVID 19 em Juazeiro. Agora, o município registra 36 casos positivos para a doença. A paciente é do sexo feminino e teve a confirmação por meio de teste rápido realizado no ponto de coleta para Covid-19, instalado na Escola Municipal Judite Leal Costa, bairro Maria Gorete, na tarde desta segunda-feira (11).

Para o coronavírus, estão notificadas 336 pessoas, sendo que 179 exames já foram descartados por testarem negativo e outros 121 estão em análise ou aguardando resultado. Ao todo o município já tem 17 recuperações de paciente com a doença, ou seja, estão clinicamente curados, e o registro de dois óbitos na cidade. A SESAU informa que mais de 200 testes rápidos já foram usados para testar pacientes. A secretaria informa ainda que os pacientes só são submetidos à testagem rápida a partir do 10º dia de sintoma gripal.

Para o H1N1, os dados permanecem como na última atualização, sendo 73 notificações com confirmação de 18 casos, incluindo dois óbitos. Os demais pacientes positivos para H1N1 estão todos em domicílio e sem gravidade, uma vez que existe tratamento para tal. Estão em investigação 28 exames e outros 27 já foram descartados.

A secretaria permanece testando e monitorando pacientes de acordo com as diretrizes e normas técnicas do Governo do Estado da Bahia e do Ministério da Saúde, por isso o aumento considerável nas notificações para a doença. Qualquer dúvida referente a estas doenças a população pode tirar através do WhatsApp (74) 99819- 3089 em horário comercial e dias úteis de segunda a sexta-feira.

Senhor do Bonfim: prefeito critica manifestações violentas contra paciente que testou positivo para covid

Carlos Brasileiro criticou violência dos bonfinenses

Depois de confirmar o primeiro caso positivo de coronavírus no município, o prefeito de Senhor do Bonfim (BA), Carlos Brasileiro (PT) fez uma live nessa terça-feira (12) e criticou a parte da população que iniciou manifestações violentas contra o paciente de 31 anos, que se infectou em Petrolina.

LEIA TAMBÉM

1º caso confirmado de covid em Senhor do Bonfim foi importado de Petrolina

“É uma maldade, uma desumanidade você querer agredir pessoas, seja por redes sociais. Soubemos que tiveram manifestações de pessoas querendo linchar o rapaz. Será se ele queria pegar o vírus? É preciso que a gente respeite as vidas humanas. Se já não bastasse a dor de ser contaminado, ainda ter a dor das ofensas e palavras descabidas. O momento é de dar amparo a essa pessoa“, condenou o gestor.

LEIA MAIS

Após divergências em dados, Sesab divulgará boletim do covid apenas ao final do dia

Os boletins do coronavírus divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) que até segunda-feira (11) eram divulgados duas vezes ao dia, a partir de hoje (12), serão veiculados apenas ao final da tarde, a partir das 17h30.

A decisão, segundo o Governo da Bahia, busca “mitigar eventuais inconsistências decorrentes da integração das diferentes bases de dados”. Ontem o Blog Waldiney Passos mostrou que a Sesab havia confirmado a segunda morte por covid-19 em Juazeiro, mas a Secretaria de Saúde do município (SESAU) apenas veiculou a informação na metade da tarde.

Contudo, de acordo com a nota, a medida busca diminuir as incoerências nos dados da capital. “A decisão também visa garantir o tempo necessário e adequado para o aprofundamento das investigações epidemiológicas em toda a Bahia”, explica a Sesab em nota veiculada no site da instituição.

Campo Formoso e Curaçá registram mais curas clínicas da covid-19

Em Curaçá já são 14 curados (Foto: Danny Lawson/AFP)

Ao passo que os municípios confirmam casos positivos de coronavírus, os boletins também trazem boas novas. Em Campo Formoso e Curaçá (BA) as prefeituras registraram mais curas clínicas de pacientes infectados.

Em Campo Formoso o único paciente que se infectou com a covid-19 está curado. Ele teve alta hospitalar após ser submetido a uma série de exames, os quais atestaram sua recuperação. Em Curaçá, onde os registros assustam, o número de curados saltou de 12 para 14.

Dos 25 casos positivos, 14 já conseguiram se recuperar. Outra boa notícia foi o descarte de mais oito exames. Dessa forma. A cidade não tem óbitos. As informações têm como base os boletins divulgados na segunda-feira (11).

Coroanvírus: Trindade confirma mais uma morte

O prefeito de Trindade (PE), Everton Costa confirmou na segunda-feira (11) a quarta morte provocada pelo coronavírus. O paciente é um idoso de 88 anos, morador do bairro Cohab I. A Prefeitura não informou se ele tinha comorbidades e quando o óbito aconteceu.

“Nos solidarizamos com os familiares, e pedimos a Deus proteção e saúde a todos nós! Vamos vencer de cada um fizer a sua parte”, lamentou o gestor. Até ontem Trindade tinha 15 casos confirmados da doença: quatro mortes e seis recuperados. Há ainda oito pacientes em investigação e 22 testes já descartados.

Araripina tem 14 infectados

Outro município a apresentar altas nas confirmações foi Araripina. Agora são 14 casos positivos, com oito recuperados; 29 testes descartados e mais quatro em investigação. Não há óbitos registrados.

Salgueiro registra 4ª morte, mas celebra três novas curas da covid-19

Cidade tem mais um óbito (Foto: Divulgação)

Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, confirmou no boletim de segunda-feira (11) mais um óbito pelo novo coronavírus. Essa é a quarta morte registrada na cidade. Trata-se de um paciente com comorbidades e cujo óbito aconteceu no começo de maio.

Contudo, o resultado do exame feito no LACEN foi liberado ontem. Há ainda seis novos casos confirmados: três mulheres e três homens, um deles é o óbito contabilizado no boletim. Os demais pacientes estão em isolamento domiciliar e se recuperam bem.

Ao tempo que registrou o quarto óbito, Salgueiro também somou mais três curas clínicas e totaliza 11 recuperados. Veja a seguir o boletim completo:

Prefeitura confirma mais cinco casos positivos da Covid-19 em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina confirmou, nesta segunda-feira (11), que mais cinco pessoas testaram positivo para o novo coronavírus (Covid-19). Todos os novos casos confirmados são do sexo feminino, com idades entre 08 e 45 anos. Com isso, o município agora conta com 91 infectados. São 73 casos confirmados através de testes rápidos feitos pela prefeitura e 18 diagnosticados através de exames analisados em laboratório. Curas clínicas somam 22, com dois óbitos.

O boletim com dados relacionados à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) aponta que 32 casos são investigados e 30 foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de 1 óbito.