Prefeitura de São Raimundo Nonato concede adicional de 40% de insalubridade aos profissionais da Saúde

A prefeita Carmelita Castro, decretou na última segunda-feira (11), que durante o período em que perdurar a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), fica reconhecido o alto grau de 40% de insalubridade aos profissionais da saúde municipal que estão exercendo atividades vinculadas ao atendimento de pacientes suspeitos ou infectados pela doença. Dessa forma, o profissionais da área vão receber 40% a mais em seu salário. Veja abaixo o que diz o novo decreto.

Art. 1º – Aos servidores e empregados públicos, lotados na Secretaria Municipal de Saúde de São Raimundo Nonato/PI, que estejam exercendo atividades diretamente vinculadas ao atendimento de pacientes suspeitos e/ou infectados pelo CORONAVÍRUS (COVID-19), será devido o pagamento de adicional de insalubridade no percentual de 40% (quarenta por cento), calculado sobre o vencimento base do cargo que ocupa.

LEIA MAIS

Pernambuco registra 592 novos infectados e 67 mortes pela Covid-19 em 24h

(Foto: Ilustração)

Pernambuco registrou mais 592 infectados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas. Com o acréscimo desses números, o Estado passa a somar 14.901 pessoas com a Covid-19. O número de mortes também aumentou em 67. Agora, Pernambuco contabiliza 1.224 mortes pelo novo coronavírus.

Dos 592 novos infectados confirmados nesta quarta, 232 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 360 são classificados como casos leves. Já do somatório total de casos em Pernambuco – 14.901 -, 7.876 são considerados graves e 7.025, leves.

Os dados foram atualizados no início da tarde desta quarta-feira (13), pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), que deve divulgar os detalhes epidemiológicos dos novos casos ao longo do dia. O número de curas clínicas não foi informado, mas, até essa terça-feira (12), o total era de 2.466.

Brasil está entre os 6 países do Mundo com maior número de mortos e infectados pelo coronavírus

(Foto: Cadu Rolim/FotoArena/Estadão Conteúdo)

Brasil ultrapassou a França em número de infectados pelo novo coronavírus nesta quarta-feira (13) e se tornou o 6º país do mundo com mais casos, de acordo com o levantamento feito pela universidade norte-americana Johns Hopkins.

Na terça-feira (12), o Brasil já tinha ultrapassado a Alemanha e ocupava o 7º lugar entre os países com o maior número de casos de Covid-19, doença provocada pelo novo vírus. À frente do Brasil no levantamento da Johns Hopkins estão: EUA, Rússia, Espanha, Reino Unido e Itália.

O ranking dos países com mais casos de infecção, que é constantemente atualizado, indica que 4,2 milhões de pessoas já foram infectadas pelo novo coronavírus em todo o mundo. Os países com mais casos são:

  1. Estados Unidos: 1,3 milhão de infectados e 82,5 mil mortes
  2. Rússia: 242 mil infectados e 2,2 mil mortes
  3. Reino Unido: 230 mil infectados e 33,2 mil mortes
  4. Espanha: 228 mil infectados e 26,9 mil mortes
  5. Itália: 221 mil infectados e 30,9 mil mortes
  6. Brasil: 179 mil infectados e 12,5 mil mortes
  7. França: 178,3 mil infectados e 26,9 mil mortes
  8. Alemanha: 173 mil infectados e 7,7 mil mortes
  9. Turquia: 141 mil infectados e 3,8 mil mortes
  10. Irã: 112,7 mil infectados e 6,7 mil mortes
  11. China: 84 mil infectados e 4,6 mil mortes

O Brasil é também o 6º do ranking dos países com mais mortes, ficando atrás dos EUA, Reino Unido, Itália, França e Itália, ainda segundo a universidade.

(Com informações do G1).

Em Capim Grosso mais uma pessoa testa positivo para o novo coronavírus e agora são 12 infectados no município

Doze pessoas foram acometidas pelo novo coronavírus no município de Capim Grosso, na Bahia. O caso mais recente foi divulgado nesta quarta-feira (13) pela Secretaria de Saúde Municipal. O boletim informa que uma pessoa do sexo masculino apresenta quadro estável e encontra-se em isolamento domiciliar, sendo monitorado pela a equipe de saúde.

Além dos 12 casos confirmados, Capim Grosso tem 27 casos suspeitos, 15 descartados, 06 pessoas em monitoramento, 03 pessoas já se recuperaram da doença, mas outras 03, infelizmente morreram. Sem vacina para combater a pandemia, o isolamento social ainda é o melhor remédio.

Secretaria da Saúde divulgou os bairros onde existem casos confirmados da Covid-19 em Juazeiro

(Foto: Ascom/PMJ)

Nesta quarta-feira (13), a Secretaria da Saúde apresentou um mapeamento dos casos confirmados para a Covid-19 na cidade. O objetivo da divulgação é manter a população informada sobre os locais com maior incidência da propagação do vírus. Apesar de no dia 11 de abril ter sido declarada transmissão comunitária, haver o registro de casos suspeitos na sede e no interior, alguns bairros apresentam maior concentração de casos confirmados da doença em Juazeiro.

A divulgação foi feita antes da publicação do boletim desta quarta-feira e por isso consta apenas o mapeamento de 35 casos registrados na cidade, atualização divulgada na segunda-feira (11) e mapeada pela Vigilância em Saúde.

Os bairros com casos confirmados são:

  • Santo Antônio (6)
  • Barranqueiro I (1)
  • Nossa Senhora das Grotas (1)
  • Maringá (2)
  • João Paulo II (2)
  • Alto da Maravilha (2)
  • Parque Residencial (1)
  • Centenário (1)
  • Jardim Florida (1)
  • Piranga (3)
  • Centro (3)
  • Novo Encontro (1)
  • Country Clube (1)
  • Dom Thomaz (1)
  • Mandacaru II (1)
  • João XXIII (1)
  • Jardim Vitória (2)
  • Monte Castelo (1)
  • São Geraldo (1)
  • Mandacaru I (1)
  • Jardim Primavera (1)
  • Olaria (1).

“Em um trabalho de transparência e informação à população iniciada ainda em fevereiro em Juazeiro relacionado aos casos suspeitos à Covid-19 e confirmados de H1N1, a Secretaria da Saúde através da Vigilância em Saúde vem mapeando os casos notificados e confirmados na cidade, bem como realizando a testagem de todos os pacientes que se enquadram nos critérios clínicos da doença”, explicou a Superintendente de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta.

A superintendente reforça informando que o objetivo é conscientizar as pessoas sobre a necessidade de permanecer em isolamento, respeitar as medidas protetivas adotadas pela gestão municipal e, assim, acentuar e buscar a ordem decrescente dos casos na cidade. “A situação não é de pânico e nem euforia. Estamos trabalhando desde fevereiro para esta proteção aos juazeirenses e solicitamos que se mantenham em casa. Se precisar sair, usem máscara e continuem com os hábitos de higiene com a lavagem adequada das mãos com água e sabão. A prevenção acontece em parceria, poder público e população”, concluiu Tatiane Malta.

Secretaria de Saúde confirma mais quatro casos positivos da Covid-19 em Juazeiro

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Na atualização de dados desta quarta-feira (13), a Secretaria da Saúde informa que mais quatro pessoas foram diagnosticadas com a Covid-19 em Juazeiro. Agora, o município registra 40 casos positivos para a doença. Os pacientes são três mulheres (33, 42 e 46 anos) e um homem de 28 anos. Dois pacientes tiveram o resultado através dos testes rápidos no ponto de coleta para Covid-19, instalado na Escola Municipal Judite Leal Costa, bairro Maria Gorete e os outros dois foram através do exame laboratorial.

Para o coronavírus, estão notificadas 360 pessoas, sendo que 200 exames já foram descartados por testarem negativo e outros 120 estão em análise ou aguardando para fazer a coleta. Ao todo o município já tem 17 recuperações de paciente com a doença, ou seja, estão clinicamente curados, e o registro de dois óbitos na cidade. A SESAU informa que mais de 200 testes rápidos já foram usados para testar pacientes. A secretaria informa ainda que os pacientes só são submetidos à testagem rápida a partir do 10º dia de sintoma gripal.

Para o H1N1, os dados permanecem como na última atualização, sendo 73 notificações com confirmação de 18 casos, incluindo dois óbitos. Os demais pacientes positivos para H1N1 estão em domicílio e sem gravidade, uma vez que existe tratamento para tal. Estão em investigação 28 exames e outros 27 já foram descartados.

A secretaria permanece testando e monitorando pacientes de acordo com as diretrizes e normas técnicas do Governo do Estado da Bahia e do Ministério da Saúde, por isso o aumento considerável nas notificações para a doença. Qualquer dúvida referente a estas doenças a população pode tirar através do WhatsApp (74) 99819- 3089 em horário comercial e dias úteis de segunda a sexta-feira.

Casos confirmados de coronavírus sobem para 18 em Trindade

Trindade se aproxima de 20 infectados (Foto: Google Street/Reprodução)

O boletim divulgado pela Prefeitura de Trindade (PE) na terça-feira (12) registrou mais três casos positivos de coronavírus na cidade. Agora são 18 pacientes infectados, com quatro mortes em decorrência da covid-19. A Secretaria de Saúde não forneceu detalhes sobre os novos testes positivos.

A boa notícia é que dos 18 casos positivos, sete já estão recuperados. No total Trindade tem 54 notificações, das quais 28 já foram descartadas e oito ainda permanecem em acompanhamento pelas equipes de vigilância epidemiológica. Veja a seguir o boletim completo:

LEIA MAIS

Com 592 novos casos, Pernambuco soma 14.901 infectados pela covid-19

Mortes superam 1200 (Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou há pouco o boletim atualizado do coronavírus nessa quarta-feira (13). São 592 novos casos da doença, elevando para 14.901 pessoas infectadas pela covid-19 em todo estado.

Desses novos registros, 232 são considerados graves e 360 leves. Também foram confirmados mais 67 óbitos, elevando para 1.224 as vítimas fatais. A SES não informou o número de recuperados. O boletim completo será divulgado ao final do dia.

Colégios de Petrolina devem reduzir mensalidade durante pandemia do coronavírus

A pandemia do novo coronavírus provocou a alteração na rotina dos brasileiros. A paralisação das aulas nas redes pública e privada foi uma das primeiras determinações do Governo de Pernambuco, refletido em Petrolina por decreto municipal. Desde então, criou-se um dilema: pagar ou não as mensalidades das unidades particulares?

O período de abril foi de incógnita, já que até então tudo era novidade aos pais e gestores dos colégios. Muitos empresários concederam férias aos estudantes e aos prestadores de serviços. Já em maio criou-se um novo ambiente: as aulas remotas. Porém, as dúvidas e queixas dos pais ainda são muitas.

LEIA TAMBÉM

Novo decreto suspende aulas por mais duas semanas e determina multa para bancos que não adotarem medidas de prevenção à Covid-19

Secretário estadual de saúde não descarta possibilidade de suspender aulas e eventos em Pernambuco

“A principal queixa está na negativa das escolas em conceder descontos nas mensalidades durante o período de suspensão das aulas presenciais. Alguns estabelecimentos de ensino têm se mostrado irredutíveis e se negam a negociar qualquer desconto nas mensalidades”, destaca a advogada Lorena Amando Freire de Carvalho.

LEIA MAIS

Salgueiro chega a 30 casos confirmados de covid-19

Cidade também contabilizou mais um curado (Foto: Prefeitura Municipal de Salgueiro / Divulgação)

O boletim divulgado pela Prefeitura de Salgueiro (PE) na noite de terça-feira (12) apresentou o 30º caso positivo de coronavírus. O paciente é um homem, cuja idade não foi divulgada pela Secretaria de Saúde. O boletim não informou o atual estado de saúde dele.

Ao mesmo tempo que confirmou mais um caso positivo, a Secretaria de Saúde celebrou uma nova cura clínica. A13ª recuperação é de uma mulher que estava em isolamento domiciliar e teve alta após ser submetida a novos exames. Salgueiro tem ainda 11 casos em investigação:

Confira a seguir o boletim completo da covid-19 em Salgueiro:

LEIA MAIS

Limão com Mel doa 11 toneladas de alimentos arrecadados através de live solidária

Grupo conseguiu arrecadar 11 toneladas com live

Fundada em Salgueiro (PE), Limão com Mel é uma das bandas mais conhecidas da região e usou sua influência no Sertão para ajudar famílias em vulnerabilidade social durante essa pandemia do coronavírus. O grupo promoveu uma live solidária no final de abril e conseguiu nada menos que 11 toneladas de alimentos.

Além da comida, foram arrecadados 3,6 mil litros de água sanitária, 525 cestas básicas, 2,2 mil máscaras,  1,3 mil unidades de álcool gel, 1 tonelada de cimento e 100 kg de ração animal, os quais foram distribuídos a entidades filantrópicas e paróquias, para atender famílias do Sertão Central.

Ailton Souza, produtor e empresário da banda relatou que durante as lives vários empresários aderiram à campanha solidária e contribuíram para o sucesso da ação. “As doações distantes de Salgueiro, em outros estados nordestinos, por meio da live, foram distribuídas com entidades localizadas nas respectivas cidades de origem“, disse.

Devido ao sucesso da live, Limão com Mel promoverá no próximo dia 23 uma versão acústica, novamente com viés solidário. “Essa deve ser uma missão voluntária e sempre coletiva envolvendo quem também atua na área de entretenimento e produção cultural“, observa Mariene Souza, empresária e produtora do grupo.

Paulo Afonso registra mais duas curas clínicas do coronavírus

Subiu para cinco o número de pacientes recuperados do coronavírus em Paulo Afonso (BA). A informação foi divulgada no boletim de terça-feira (12) e traz dois a mais do que na segunda-feira (11). Outra boa notícia é que o número de infectados não sofreu alterações.

A cidade continua com oito casos positivos, dos quais mais da metade já se curou. Um dos testes positivos foi do prefeito Luiz de Deus, que se infectou após uma reunião com um médico também infectado.

Outros 36 casos continuam como suspeitos e são monitorados pela vigilância epidemiológica. Dos 170 pacientes notificados, 126 testaram negativo. Às 16h dessa quarta-feira (13) a Prefeitura promoverá uma coletiva de imprensa, para apresentar um balanço das ações contra a covid-19.

Casos confirmados de covid-19 sobem para 15 em Araripina

Araripina teve salto em casos confirmados

Araripina, no Sertão de Pernambuco, registrou mais um caso positivo do coronavírus, no boletim divulgado na terça-feira (12). Com isso, a cidade tem agora 15 pacientes infectados, dos quais oito já estão recuperados e tiveram cura clínica declarada.

LEIA TAMBÉM

Prefeito de Araripina afirma que não haverá festa de São João no município este ano

Todos os casos positivos foram registrados em maio. O primeiro paciente testou positivo no dia 1º desse mês , comprovando que o vírus está se interiorizando cada vez mais rápido. O município contabiliza 47 notificações, das quais quatro pessoas permanecem sendo investigadas pela vigilância epidemiológica. Não há registro de óbitos pela covid-19.

Bolsonaro critica governadores e diz que desrespeito a decreto de atividades essenciais ‘aflora autoritarismo’

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) criticou nesta terça-feira (12) governadores que declararam que não vão cumprir o decreto federal que incluiu como atividades essenciais academias, salões de beleza e barbearias.

A inserção desses setores no rol de negócios essenciais durante a pandemia do novo coronavírus -e que em tese estariam liberados para funcionar- foi publicada na segunda-feira (11).

“Os governadores que não concordam com o decreto podem ajuizar ações na Justiça ou, via congressista, entrar com projeto de decreto legislativo”, escreveu
Bolsonaro no Facebook.

“O afrontar o estado democrático de direito é o pior caminho, aflora o indesejável autoritarismo no Brasil. Nossa intenção é atender milhões de profissionais, a maioria humildes, que desejam voltar ao trabalho e levar saúde e renda à população”, concluiu.

Amparados por decisões do STF (Supremo Tribunal Federal), governadores disseram que vão ignorar o decreto presidencial. Entre os chefes de governo estadual que já anunciaram o não cumprimento do decreto, estão Camilo Santana (PT), do Ceará; Flávio Dino (PCdoB), do Maranhão; Helder Barbalho (MDB), do Pará, e Renato Casagrande (PSB), do Espírito Santo.

Covid 19: exame comprova cura do vereador Ronaldo Silva

 

O vereador Ronaldo Silva realizou na manhã de desta terça-feira (12) o teste da Covid-19, novo coronavírus, que mostrou que ele está recuperado da Covid-19. O edil ficou mais de 15 dias em isolamento social para recebendo os devidos cuidados recomendados pelos médicos.

Segundo a sua Assessoria de Comunicação,  o gabinete do parlamentar não está em funcionamento normal, decisão tomada para prevenção da saúde da equipe.