Um a cada nove contaminados pela Covid-19 no mundo foi infectado no Brasil em 24 horas; diz OMS

(Foto: Cadu Rolim/FotoArena/Estadão Conteúdo)

Novos dados publicados nesta segunda-feira (11) pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que um a cada nove contaminados pela Covid-19 no mundo foi infectado no Brasil em 24 horas. No total, no período avaliado, o país registrou 10,6 mil novos casos.

No mundo, foram 88,8 mil. Os dados no informe estão defasados. A coleta da informação por parte da agência de saúde foi concluída às 5h da manhã deste dia 11 de maio. Ainda assim, o número coloca o Brasil como o terceiro maior local de contaminação em 24 horas. Essa realidade já tem se confirmado ao longo de vários dias. No total, a OMS contabilizava até o final de sua edição mais de 155 mil casos no país.

LEIA MAIS

Circulação de pessoas sofrerá restrição em Recife e mais quatro cidades pernambucanas

O governo de Pernambuco decretou quarentena no Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata a partir do sábado (16). A medida terá 15 dias de duração e prevê restrição de circulação de pessoas e de veículos. A recomendação anterior era que os moradores desses municípios apenas ficassem em casa. Também foi determinado o uso obrigatório de máscaras.

O governo estadual não utiliza o termo “lockdown”, mas o decreto de quarentena proíbe que pessoas saiam de casa sem necessidade. Recife é a quarta capital do país a adotar proibição de circulação de pessoas – as outras três são Belém, São Luís e Fortaleza.

LEIA MAIS

Covid-19: Bahia tem 5.774 casos e 204 óbitos; 641 profissionais de saúde estão infectados

A Bahia já tem 5.774 casos confirmados do novo coronavírus, segundo boletim diário divulgado pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) ao meio-dia desta segunda-feira (11).

O número óbitos confirmados subiu para 204, registrados em 37 municípios, enquanto 1.412 pessoas se recuperaram da doença.

Agora, 4.152 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19. Até o momento, 641 profissionais de saúde tiveram diagnóstico positivo para a presença do coronavírus.

Secretaria da Saúde de Pernambuco confirma 493 novos casos de Covid-19 e 40 óbitos nesta segunda-feira

(Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) confirmou, nesta segunda-feira (11), 493 novos casos de Covid-19 em Pernambuco, além de 40 óbitos. Entre os casos confirmados hoje, 212 se enquadram como Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e 281 são casos leves.

Agora, Pernambuco totaliza 13.768 casos já confirmados, sendo 7.368 graves e 6.400 leves. Com os 40 óbitos confirmados laboratorialmente, o estado totaliza 1.087 mortes pela Covid- 19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

O descarte incorreto do lixo doméstico pode causar contaminação por coronavírus

(Foto: Ascom/PMP)

O alerta vem da Prefeitura de Petrolina. Muitas pessoas testadas positivamente para o novo coronavírus ou ainda com suspeitas de contágio jogam fora itens de uso pessoal como papel higiênico, lenços de papel, máscaras e luvas descartáveis e suas embalagens sem atentar para o reforço devido.

A recomendação é separar todo esse material utilizado e colocá-los em dois sacos de lixo descartáveis, um dentro do outro, evitando enchê-los até a borda para que o lacre fique seguro (o ideal é usar apenas dois terços da capacidade).

LEIA MAIS

Juazeiro: comerciante do Mercado Joca pede isenção de taxas e contas de água para trabalhadores informais durante isolamento social

Alex Silva em frente ao portão do Mercado Joca de Souza que está fechado há dois meses.

O comerciante e líder comunitário Alex Silva é permissionário do Mercado Municipal Joca de Souza Oliveira e há cerca de dois meses, ele e outros colegas do estabelecimento foram impedidos de trabalhar por causa dos decretos municipais que implantaram medidas de contenção ao novo coronavírus.

Alex tem tentado diálogo com o prefeito Paulo Bonfim para flexibilizar o funcionamento das lojas que estão dentro do Joca de Souza, porque segundo ele, os comerciantes já não tem mais de onde tirar dinheiro para pagar contas e sustentar a família. “O pessoal daqui trabalha de manhã para comprar o almoço e a tarde para comprar o jantar. Há dois meses com as lojas fechadas, como é que vão pagar as contas?”, pergunta o comerciante.

LEIA MAIS

Secretaria da Saúde confirma segunda morte pela Covid-19 em Juazeiro e mais 7 pessoas testam positivo para a doença

(Foto: Blog Waldiney Passos)

No boletim desta segunda-feira (11), a Secretaria da Saúde informa que registra o segundo óbito pela COVID 19 em Juazeiro. O paciente estava internado no Hospital Regional de Juazeiro, era o único do município com a COVID 19 que estava internado na UTI da unidade. Este foi o 8º caso positivo divulgado no dia 19 de abril.

O paciente estava internado desde a notificação no dia 15 de abril. Trata-se de um paciente do sexo masculino, 70 anos e que já tinha comorbidades: era hipertenso, etilista e fumante. Além disso, já fazia o uso de oxigênio antes de ser internado.

Mais sete casos foram diagnosticados com a doença. São seis mulheres, com idades de 22 a 57 anos e um homem de 28 anos em deste quantitativo, quatro são profissionais de saúde. Os resultados foram cinco por meio de teste rápido e dois por exame laboratorial. A SESAU registra ainda a recuperação de mais seis pacientes, com isso, agora o município registra 17 curas clínicas.

Para o novo coronavírus estão notificadas 337 pessoas e, deste quantitativo, 173 exames já foram descartados por testarem negativo para a COVID 19 e outros 125 estão em análise ou aguardando para fazer o teste. Juazeiro tem o registro de dois óbitos pela doença. A SESAU informa que mais de 180 testes rápidos já foram usados para testar pacientes. A secretaria informa ainda que os pacientes só são submetidos à testagem rápida a partir do 10º dia de sintoma gripal.

Para o H1N1, os dados permanecem como na última atualização, sendo 73 notificações com confirmação de 18 casos, incluindo dois óbitos. Os demais pacientes positivos para H1N1 estão todos em domicílio e sem gravidade, uma vez que existe tratamento para tal. Estão em investigação 28 exames e outros 27 já foram descartados.

A secretaria permanece testando e monitorando pacientes de acordo com as diretrizes e normas técnicas do Governo do Estado da Bahia e do Ministério da Saúde, por isso o aumento considerável nas notificações para a doença. Qualquer dúvida referente a estas doenças a população pode tirar através do WhatsApp (74) 99819- 3089 em horário comercial e dias úteis de segunda a sexta-feira.

Câmara dos Deputados vota projeto que torna obrigatório uso de máscaras

Discussão acontece na tarde de hoje (Foto: Jefferson Peixoto/Prefeitura de Salvador)

Está na pauta da sessão dessa segunda-feira (11), na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei n° 1.562/2020 que torna obrigatório o uso de máscaras de proteção durante a pandemia do coronavírus. A sessão virtual está marcada para daqui a pouco, às 13h55.

Pedro Lucas Fernandes (PTB-MA) é o autor do projeto que determina o uso desse item de proteção em ruas, instalações, prédios e áreas de acesso público, enquanto durar o estado de calamidade pública. As máscaras podem ser artesanais ou não.

Caso seja aprovada e se torne lei, quem descumprir a norma responderá civil, administrativa e penalmente pela infração. As punições variam de um mês a um ano de detenção, além de multa, conforme prevê o Código Penal.

1º caso confirmado de covid em Senhor do Bonfim foi importado de Petrolina

A Secretaria de Saúde de Senhor do Bonfim (BA) confirmou nessa segunda-feira (11) o primeiro caso positivo de coronavírus na cidade. O paciente é do sexo masculino e esteve em Petrolina em abril, retornando ao município de origem no mesmo mesmo.

Ele está em boa evolução do quadro, no 12º dia de isolamento. “O paciente é residente de Senhor do Bonfim, tem 31 anos. Ele acompanhou a esposa no Hospital de Traumas por sete dias. Esse paciente retornou na noite do dia 30/04 e no dia 1º já estava monitorado pela nossa vigilância“, explicou o secretário de Saúde, Neto Guimarães.

Trata-se portanto de um caso importado. Até a noite de domingo (10) Senhor do Bonfim tinha 21 notificações, dos quais 19 testes foram descartados.

Bahia atualiza número de mortes pela covid-19; um dos óbitos é de Juazeiro

Um homem de Juazeiro morreu pela covid-19 (Photo by KARIM SAHIB / AFP)

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) atualizou no início da tarde dessa segunda-feira (11) os números do coronavírus. Agora são 5.774 pacientes infectados pela covid-19, dos quais 1.418 já se recuperaram. As mortes chegaram a 204.

O boletim de hoje apresenta duas novas mortes: um homem de 40 anos, que estava internado em Juazeiro e morreu no sábado (9); e um idoso de 76 anos, em Salvador, que morreu ontem (10). O juazeirense que morreu tinha problemas respiratórios e estava internado na rede pública.

Ao todo, 37 cidades já contabilizam mortes pela covid-19. Os resultados dos testes ficaram prontos apenas hoje. Outras 4.152 seguem monitoradas pelas equipes de vigilância epidemiológica. A Bahia soma 10.864 casos descartados num total de 20.313 notificações. O boletim completo da Sesab será divulgado ao final da tarde.

Ipubi registra 1ª morte pela covid-19

Município confirma 1ª morte

Ipubi, no Sertão de Pernambuco, confirmou na manhã dessa segunda-feira (11) a primeira morte provocada pelo coronavírus. A paciente do sexo feminino fazia tratamento de saúde no Recife e já havia sido sepultada na terça-feira passada. O resultado do exame, no entanto, somente foi liberado hoje pelo LACEN.

“Infelizmente os testes do LACEN demoram muito por conta da carga de muitas pessoas. Recebemos essa notícia, o laudo médico e nós só podemos veicular a notícia com as provas. Nós detectamos a primeira morte aqui no município de Ipubi pelo coronavírus“, destacou o prefeito Chico Siqueira (PSB) em uma live.

Ainda segundo o prefeito, a paciente era jovem. “Essa paciente tinha 24 anos de idade, era uma pessoa jovem e que tinha muita coisa para fazer na vida dela”, pontuou. Durante a live o gestor também confirmou que um homem que estava hospitalizado em decorrência da covid-19 teve alta hospitalar.

Casos confirmados de coronavírus em Araripina sobem para 9

Mais uma pessoa testou positivo

A Prefeitura de Araripina (PE) confirmou mais um caso positivo de coronavírus. O boletim divulgado na noite de domingo (10) contabiliza nove pessoas infectadas pelo vírus.

Há ainda quatro em investigação e 24 já descartados. Araripina não soma, até o momento, mortes pela covid-19.

De acordo com o G1 Petrolina, o nono paciente é um profissional de saúde, com 27 anos. Ele está em isolamento domiciliar e está bem.

Jaguarari confirma 2ª cura clínica da covid-19

Todos os infectados já se curaram

Jaguarari (BA) registrou a segunda cura clínica do novo coronavírus. O paciente testou positivo no começo do mês e teve a recuperação confirmada no boletim divulgado na noite de domingo (10). A Prefeitura não forneceu mais informações sobre o paciente.

O município tem ainda um caso suspeito e quatro descartados. Jaguarari não registrou óbitos pela covid-19. Confira o boletim completo divulgado ontem:

Paulo Afonso: três pacientes estão recuperados da covid-19

O boletim divulgado pela Prefeitura de Paulo Afonso (BA) no domingo (10) trouxe boas notícias. Dos oito casos confirmados de coronavírus, três já estão recuperados. A Secretaria de Saúde não forneceu detalhes dos pacientes, mas celebrou a novidade.

“Os resultados dos exames saíram ainda nesta tarde, celebrando mais uma vitória na luta contra a Covid-19. Venceremos essa batalha”, destacou a Prefeitura. Paulo Afonso soma ainda 35 casos suspeitos e 112 descartados, num total de 155 notificações.

Paulo Afonso teve transmissão comunitária do vírus declarada ainda em abril, quando confirmou seu segundo caso positivo. O prefeito Luiz de Deus (PSD) está entre entre os infectados pela doença.

Petrolina não registrou novos casos da Covid-19 neste domingo

O boletim da Prefeitura de Petrolina deste domingo (10) aponta que o município segue com 86 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), ou seja, sem alterações nas últimas 24 horas.

São 68 casos confirmados através de testes rápidos feitos pela prefeitura e 18 diagnosticados através de exames analisados em laboratório. Curas clínicas somam 20, com dois óbitos.

Quanto aos dados relacionados à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o boletim aponta que 31 casos são investigados e 30 foram descartados. Confirmados somam 9 casos, além de 1 óbito.