Parceria entre Sesab e Fiocruz fortalece políticas públicas de saúde na Bahia

O subsecretário da Saúde do Estado da Bahia, Paulo Barbosa, participou, nesta quarta-feira (29), da reunião do Conselho Deliberativo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), realizada no auditório do Instituto Gonçalo Moniz (IGM), em Salvador.
Com o tema “Papel da Fiocruz nas ações de ciência, tecnologia e inovação em saúde na Bahia”, o encontro reuniu dirigentes das unidades da instituição em 11 estados brasileiros.
Durante a mesa de abertura, Paulo Barbosa ressaltou a importância da parceria entre a instituição e a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) na formulação de estratégias para o enfrentamento de problemas de saúde pública e no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Nós gozamos do privilégio de poder ter uma relação muito próxima da Fiocruz, que tem nos ajudado muito em vários aspectos, sobretudo, no âmbito da pesquisa. A produção científica da Fiocruz nos ajuda muito, nos orienta a tomadas de decisões e ajustes de políticas, sobretudo em pesquisas sobre populações vulnerabilizadas, como a saúde da população negra, LGBTQIA+ e várias outras populações historicamente vulnerabilizadas”, afirmou.
LEIA MAIS

Prefeitura reforça uso do programa Desapega e pede que população evite descarte irregular

Serviço funciona por agendamento via WhatsApp

Durante entrevista ao programa Espaço Aberto, da Rural FM, o secretário de Serviços Públicos e Defesa Civil de Petrolina, Alisson Oliveira, reforçou a importância do programa “Desapega” como ferramenta para evitar o descarte irregular de resíduos na cidade.

Segundo o secretário, o serviço foi criado justamente para facilitar a vida da população no momento de descartar objetos que não são recolhidos pela coleta convencional, como sofás, colchões, móveis e outros materiais.

Ele destacou que o atendimento é feito por meio de solicitação no WhatsApp, pelo número (87) 3983-7111, e que o prazo médio para recolhimento tem sido de até quatro dias.

LEIA MAIS

Inmet emite alerta de chuvas intensas para várias regiões de Pernambuco

Aviso é válido até as 23h59 desta quarta-feira (29)

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta amarelo de chuvas intensas para diversas regiões de Pernambuco, incluindo a Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão do São Francisco. O aviso, classificado com grau de severidade de “perigo potencial”, é válido até as 23h59 desta quarta-feira (29).

De acordo com informações divulgadas pela Folha de Pernambuco, a previsão aponta para chuvas com intensidade entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a até 50 milímetros por dia.

Além disso, os ventos podem variar entre 40 e 60 km/h, o que aumenta a possibilidade de ocorrências associadas ao mau tempo.

LEIA MAIS

AGE Petrolina publica resultado preliminar para a Vila do Empreendedor no Salão de Turismo

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Agência Municipal de Empreendedorismo (AGE), publicou na edição desta terça-feira (28) do Diário Oficial do Município o resultado preliminar do edital de chamamento público para a Vila do Empreendedor – Edição Salão de Turismo.

A iniciativa selecionará 20 empreendedores dos setores de culinária, artesanato e serviços para ocupar espaços de comercialização e exposição durante a 3ª edição do Salão de Turismo do Vale do São Francisco. O evento ocorrerá entre os dias 07 e 10 de maio, das 17h às 22h, na Orla I da cidade.

LEIA MAIS

Em discurso de premiação, Daniela Mercury confronta Edson Gomes sobre violência contra a mulher

Cantora utilizou o palco do Troféu Armandinho e Irmãos Macedo para cobrar publicamente o colega; o episódio gerou um forte embate entre os artistas.

Durante a cerimônia do Troféu Armandinho e Irmãos Macedo, realizada na noite de terça-feira (28) em Salvador, a cantora Daniela Mercury direcionou críticas públicas ao cantor Edson Gomes. Ao subir ao palco para receber o prêmio de “Hit do Carnaval”, a artista interrompeu o clima de celebração para cobrar o colega sobre o tratamento dado à sua esposa, vinculando a fala à luta contra o feminicídio.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina abre inscrições para curso de educação financeira

Petrolina tem oportunidade para quem quer organizar melhor a vida financeira e dar os primeiros passos no empreendedorismo, é que estão abertas as inscrições para o curso gratuito “Educar para Prosperar”. A iniciativa é realizada pela Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria Executiva das Juventudes, em parceria com o Banco Santander.

Os interessados devem se inscrever presencialmente na sede da Secretaria Executiva das Juventudes, localizada no 2º andar do Centro Administrativo da Assistência Social (Rua do Cajueiro, nº 264, Centro, em frente à Praça Pio XII, conhecida como Praça do Galo), das 9h às 13h. Ao todo, são disponibilizadas 20 vagas, e as inscrições seguem abertas até o preenchimento total.

O curso será realizado no dia 5 de maio, às 9h30, na sede da Secretaria Executiva das Juventudes. A proposta é oferecer orientações práticas sobre educação financeira, planejamento e incentivo ao empreendedorismo, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades importantes para a autonomia econômica dos participantes.

5º BPM participa do 1º Fórum da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente em Petrolina

Na manhã desta terça-feira (28), a Faculdade de Petrolina (FACAPE) sediou o 1º Fórum da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente, Órgãos de Justiça e Segurança. O evento reuniu diversas frentes do 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM), incluindo a Patrulha Escolar, o PROERD e a Patrulha Maria da Penha, representados pelos Sargentos Leandro, Wilson, Larissa e Rocha.

O encontro teve como objetivo integrar as forças de segurança e justiça a órgãos municipais e de assistência social para otimizar o suporte a menores em situação de vulnerabilidade.

LEIA MAIS

PRF e PM apreendem 51 kg de skunk na BR-428 em Petrolina

Entorpecente estava dividido em 51 pacotes no porta-malas de um veículo; dois homens foram presos em flagrante.

Uma operação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI-PM) resultou na apreensão de 51 kg de skunk, uma variante da cannabis com maior concentração de substâncias psicoativas, na última terça-feira (28). A ocorrência foi registrada no quilômetro 180 da BR-428, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco.

LEIA MAIS

STF torna Silas Malafaia réu por injúria contra o Alto Comando do Exército

Ministros analisaram em sessão presencial a denúncia oferecida pela PGR

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta terça-feira (28), aceitar denúncia contra o pastor Silas Malafaia pelo crime de injúria. A decisão refere-se a declarações proferidas pelo líder religioso contra o Alto Comando do Exército durante uma manifestação na Avenida Paulista, em abril de 2025.

LEIA MAIS

Adolescente esfaqueia o pai em suposto desafio no jogo Roblox, no Recife

Jogo Roblox passou por restrições e novas regras

Ocorrência registrada no bairro de San Martin envolve adolescente de 14 anos; vítima foi socorrida e já recebeu alta hospitalar.

Um adolescente de 14 anos foi apreendido na última quinta-feira (23), no bairro de San Martin, Zona Oeste do Recife, suspeito de esfaquear o pai, de 43 anos. Em depoimento, o jovem afirmou ter agido sob orientações recebidas por meio da plataforma de jogos online Roblox. Segundo o relato, as instruções incluíam o ataque ao familiar e o posterior suicídio do menor.

LEIA MAIS

Mesmo sob tensão externa, Copom deve confirmar novo corte na Selic nesta quarta

Copom se reúne nesta quarta-feira para definir juro básico; decisão sai após as 18h

Mesmo sob a pressão dos riscos inflacionários globais e da crescente tensão geopolítica no Oriente Médio, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reúne nesta quarta-feira com a expectativa de promover um novo ajuste na taxa básica de juros da economia.

Atualmente fixada em 14,75% ao ano, a Selic deve ser reduzida em 0,25 ponto percentual pela maior parte das projeções do mercado financeiro, o que levaria o indicador para 14,5% ao ano. Se este cenário se confirmar, será a segunda queda consecutiva nos juros, consolidando um movimento de flexibilização cautelosa. A taxa Selic permanece como o principal instrumento da autoridade monetária para conter a inflação, cujo impacto é sentido de forma mais severa pela população de baixa renda, mas o cenário atual impõe desafios significativos.

LEIA MAIS

São João do ISMEP quer arrecadar recursos para hospital do câncer no Araripe

Evento acontece no dia 8 de maio, no Zé Matuto

Durante entrevista ao programa Espaço Aberto, da Rural FM, na manhã desta quarta-feira (29), a coordenadora do São João do ISMEP, Ingride Lima, destacou a importância do evento como uma iniciativa concreta para transformar a realidade da saúde no Sertão do Araripe.

Segundo ela, atualmente cerca de seis mil pacientes da região precisam se deslocar até Recife para realizar tratamento contra o câncer. A situação, além de impactar a saúde, também compromete a renda familiar, já que muitos desses pacientes são responsáveis pelo sustento de suas casas.

LEIA MAIS

Roubo de cabos de iluminação preocupa e afeta serviços em Petrolina

O furto de cabos de iluminação pública tem causado prejuízos e transtornos em Petrolina. Durante entrevista ao programa Espaço Aberto, da Rural FM, o secretário de Serviços Públicos e Defesa Civil, Alisson Oliveira, alertou para o aumento desse tipo de crime no município.

De acordo com o secretário, áreas como a Avenida Mário Rodrigues, a BR-428 e a Perimetral já foram afetadas pela ação de criminosos, que furtaram grandes extensões de cabos elétricos.

“Só na Mário Rodrigues foram quase 1.500 metros de fiação levados”, destacou.

LEIA MAIS

Pernambuco reforça policiamento no Sertão com entrega de viatura especializada para transporte de cães

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Defesa Social (SDS), formalizou a entrega de uma nova viatura adaptada para o transporte de cães ao 2º Batalhão Integrado Especializado (2º BIEsp), sediado em Petrolina. A iniciativa faz parte do programa estadual Juntos pela Segurança, que no final de fevereiro destinou R$ 5,4 milhões para a renovação da frota da Polícia Militar, incluindo sete micro-ônibus e cinco veículos destinados à cinotecnia.

LEIA MAIS