Atual ministro da Pesca, pernambucano André de Paula poderá assumir pasta de Comunicações

Atual ministro de Pesca, o pernambucano André de Paula (PSD) poderá assumir o Ministério das Comunicações, caso Juscelino Filho (UB) deixe o cargo. Filho está envolvido em denúncias sobre uso de dinheiro  público para custear viagens.

Além disso, Filho teria descumprido ordens de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e recontratou servidores bolsonaristas, para promover a “desbolsonarização” do Governo Federal. Juscelino também empregou no Ministério a irmã do sócio do haras de sua família, onde cria cavalos de raça.

André de Paula já estava cotado para as Comunicações, para preencher a cota do PSD. Lula revelou nesta semana que na segunda-feira (6) ouvirá Filho, para decidir se ele permanecerá ou não no governo.

Vereadores da bancada evangélica se abstém de votar Requerimento em homenagem ao Baque Opará; autor da homenagem cita “intolerância religiosa”

(Foto: Nilzete Brito/Ascom CMP)

Na sessão de quinta-feira (2) o vereador Gilmar Santos (PT) apresentou um Requerimento de Moção de Congratulações ao grupo percussionista Baque Opará, responsável por fazer as prévias carnavalescas em Petrolina. A homenagem do vereador foi aprovada por 19 votos.

Contudo, quatro vereadores que integram a chamada bancada evangélica na Casa Plínio Amorim, não acompanharam os colegas no voto favorável. Alex de Jesus (Republicanos), Diogo Hoffmann (PSC), Josivaldo Barros (PSC) e Ruy Wanderley (PSC) se abstiveram da homenagem ao grupo.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, Gilmar analisou o gesto como “intolerância religiosa” e classificou a situação como “absurda”. “A gente pergunta qual mal fez esse grupo para não ter esse reconhecimento?”, questionou.

LEIA MAIS

Portaria define comissões permanentes que estavam indefinidas na Câmara de Petrolina

(Foto: Ascom CMP)

Após um fevereiro marcado por críticas à formação das Comissões Permanentes da Câmara de Vereadores de Petrolina, uma portaria publicada na quinta-feira (2) oficializou as que estavam indefinidas no Poder Legislativo Municipal.

O documento foi elaborado após reuniões entre os líderes partidários. Foram formadas cinco Comissões Permanentes “cujas indicações ainda não haviam sido formalizadas pelos líderes”, segundo a Câmara de Vereadores.

As comissões formadas são de Direitos Humanos e Cidadania; de Defesa e Proteção ao Direito da Criança e do Adolescente; de Defesa dos Direitos da Mulher; de Defesa e Proteção da Causa Animal; e de Segurança Pública, Trânsito e Mobilidade Urbana.

Ex-secretário-executivo do DF confirma que PM não cumpriu plano traçado no 8 de janeiro

No dia da invasão, PMs foram flagrados conversando com manifestantes e registrando atos

Em depoimento na CPI da Câmara Legislativa do Distrito Federal, nesta quinta-feira (2), o ex-secretário-executivo de Segurança Pública do Estado, Fernando de Sousa Oliveira confirmou que a Polícia Militar do DF não cumpriu o planejamento de ações conta manifestantes que invadiram os Três Poderes em 8 de janeiro.

“Os senhores, por meio da investigação e juntamente da investigação que corre na PF, MP e STF, vão ter essa de esclarecer onde estavam essas tropas (no dia 8 de janeiro)”, disse. Cadê esse efetivo? Os senhores vão ter que questionar o Departamento de Operações (DOP) onde estava (a PM). Não foi cumprido (o planejamento). As ações acordadas na reunião de sexta-feira (6/1) não foram cumpridas. Isso eu posso afirmar”, garantiu Oliveira, aos deputados da CPI.

O coronel Eduardo Naime era responsável por chefiar as forças policiais. Ele também será ouvido pela CPI. No dia 8 de janeiro, manifestantes a favor do ex-presidente da República invadiram os prédios dos Três Poderes, em Brasília (DF) e somente foram controlados após uso de forças destinadas pelo Governo Federal.

Petrobras contradiz Haddad e nega discussão sobre política de preços

Brasília (DF) 28/02/2023 O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante coletiva sobre reonaração de combustíveis

A Petrobras emitiu um comunicado negando que haja qualquer discussão quanto a política de preços definida pela petroleira. No documento, a empresa afirma que “não há qualquer discussão para que a Companhia altere sua Política de Preços e reitera seu compromisso com a prática de preços competitivos e em equilíbrio com o mercado”.

O comunicado vai na contramão do que disse horas antes o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Na manhã desta quinta-feira (02), o ministro afirmou que a alteração está na agenda do Ministério de Minas e Energia.

“Vamos colocar os nossos melhores quadros à disposição do MME para encontrar alternativas para que não pesem no bolso do consumidor as eventuais variações do preço internacional (do petróleo), que penalizaram muito a população no último governo. Chegou-se a pagar R$ 10 no litro da gasolina“, declarou o ministro.

Petrobras sobre notícias veiculadas na mídia

Rio de Janeiro, 2 de março de 2023 – A Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras, em esclarecimentos às notícias divulgadas da mídia, informa que, no âmbito da Diretoria e do Grupo Executivo de Mercado e Preços, não há qualquer discussão para que a Companhia altere sua Política de Preços e reitera seu compromisso com a prática de preços competitivos e em equilíbrio com o mercado, ao mesmo tempo em que evita o repasse imediato das volatilidades externas e da taxa de câmbio causadas por eventos conjunturais. Qualquer alteração deverá ser debatida pelos órgãos internos de governança da Petrobras, especialmente a Diretoria e o Conselho de Administração, e será divulgada ao mercado.

Presidente da Câmara solicita implantação de Penitenciária Feminina em Petrolina

A primeira sessão de março na Câmara de Vereadores de Petrolina será realizada nesta quinta-feia (02). Entre as propostas que constam na pauta, está um pedido do presidente da Casa, Aero Cruz (MDB) à governadora Raquel Lyra (PSDB).

Aero reivindica a implantação de uma Penitenciária Feminina em Petrolina. A proposta é apresentada através do Requerimento n° 081/2023, endereçado também à Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS).

Após fala xenofóbica, vereador de Caxias do Sul é expulso do partido

Sandro Fantinel, vereador de Caxias do Sul (RS) foi expulso do Patriota nesta quarta-feira (1°). A decisão da sigla ocorre um dia após o edil fazer um discurso xenófobo na Casa Legislativa, ao citar o caso de escravidão e tortura sofrida por baianos que trabalhavam em vinícolas da região gaúcha.

De acordo com o partido, o pronunciamento de Fantinel foi “desrespeitoso e inaceitável” e “está maculado por grave desrespeito a princípios e direitos constitucionalmente assegurados, à dignidade humana, à igualdade, ao decoro, à ordem, ao trabalho”.

A fala xenofóbica

Ontem, Fantinel subiu à Tribuna para pedir que os produtores da região “não contratem mais aquela gente lá de cima”, se referindo a trabalhadores vindos da Bahia. Confira o discurso do vereador:

LEIA MAIS

Vereadores da Oposição apresentarão pedidos à Prefeitura de Petrolina na sessão desta quinta-feira

Foto: Ascom

Os vereadores de Oposição da Câmara de Petrolina apresentarão, na quinta-feira (02), alguns pedidos à Prefeitura sobre os serviços de saúde e educação. Elismar Gonçalves (Podemos) e Marquinhos do N4 (Podemos) estão reivindicando mais investimentos da gestão municipal em alguns setores da cidade.

Através da Indicação n° 0190/2023, Elismar solicita ao prefeito Simão Durando (UB) a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no Parque Massangano. Já o líder da Oposição, Marquinhos do N4 quer informações da Secretaria de Educação e Esportes, a respeito dprazo para volta das aulas no CMEI do Projeto N4.

Essas demandas estão na pauta da sessão de amanhã, que ainda tem um projeto de lei do vereador Rodrigo Araújo (Republicanos) a ser votado. A matéria trata da concessão do Título de Cidadão Petrolinense a Odálio Gonçalves Lima.

“Extrapolou todos os limites”, afirma vereador de Petrolina ao pedir Audiência Pública para debater segurança na cidade

Vereador citou roubos registrados no último final de semana na cidade

Na sessão desta terça-feira (28), o vereador Wenderson Batista (UB) voltou a apresentar uma demanda sobre a segurança pública de Petrolina. Ele reivindicou uma Audiência Pública com o objetivo de debater formas de combater a criminalidade no município.

Foto: Nilzete Brito/Ascom CMP

“Quero pedir encarecidamente ao nosso presidente Aero [Cruz], à nossa Mesa Diretora, eu sei que na Casa têm vários pedidos de Audiência Pública e respeitando aos que chegaram primeiro, eu clamo, eu imploro que a gente promova o quanto antes uma Audiência Pública voltada à segurança pública do nosso município. Passou, extrapolou todos os limites“, afirmou.

O vereador lembrou das várias ocorrências registradas no final de semana e que está na hora das forças agirem. “Esses final de semana recebi vários vídeos de várias lojas sendo assaltadas no Centro e nos bairros. Está claro, essas práticas são os doentes, que infelizmente estão fazendo essas práticas para manter os seus vícios“, destacou.

Vereadora solicita emenda para reforma da Delegacia da Mulher de Petrolina

Foto: Google Street/Reprodução

A vereadora Maria Elena de Alencar (MDB) solicitou, na sessão ordinária desta terça-feira (28) na Câmara Municipal de Petrolina, a liberação de uma emenda destinada pelo deputado estadual Antônio Coelho (UB), para a reforma da 3ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher.

Foto: Ascom CMP

O pedido foi apresentado através de um Requerimento aprovado por 16 votos pelos edis presentes na sessão. Elena lembrou que a emenda em questão foi destinada por Antônio durante seu primeiro mandato como deputado estadual.

“Essa Casa, tenho certeza, de que envidará todos os esforços, para que ela funcione a contento e apareça nesse cenário como a melhor delegacia. Para isso, é necessário a reforma da sede”, afirmou Elena.

“Pernambuco tem que assumir seu protagonismo nacional”, avalia Miguel sobre resultado do ‘Índice dos Desafios da Gestão Estadual

A edição desta sexta-feira (24) da revista “Istoé Dinheiro” destaca a queda de Pernambuco no ranking do ‘Índice dos Desafios da Gestão Estadual (IDGE)’. Segundo o ex-prefeito de Petrolina e candidato ao Governo do Estado em 2022, Miguel Coelho (UB), os números reafirmam que a região precisa avançar.

“Infelizmente mais uma vez Pernambuco caiu três posições e está entre os estados que tiveram os piores resultados comparados entre os anos de 2021 e 2022. Isso só mostra que Pernambuco tem muito a avançar ainda na área da educação, infraestrutura, abastecimento de água, saneamento, segurança, mobilidade e tantas outras”, disse.

LEIA MAIS

Recebendo R$ 33 mil, Bolsonaro questiona salário de presidente: “Compensa?”

Jair Bolsonaro (PL) deu uma palestra na Flórida, nos Estados Unidos, na quinta-feira (23) e reclamou do salário que recebia enquanto presidente do Brasil. Durante a fala, ele também comentou sobre o pouco tempo que tinha com a esposa, Michelle Bolsonaro, por conta das atividades do cargo.

“Alguém sabe quanto foi o meu salário bruto em dezembro do ano passado? R$ 33 mil. Dá aí US$ 6 mil. Compensa? Você não vai para lá para ser recompensado financeiramente”, afirmou.

A fala ocorreu quando ele comparava o salário do presidente ao de um ministro. “Pra ministro o salário é igual“, disse. Bolsonaro está nos Estados Unidos desde o final do mandato. Atualmente ele está morando no país com visto de turista

Prefeita de Serra Talhada será aclamada nova presidente da Amupe

Prefeita de Serra Talhada será aclamada nova presidente da AMUPE

A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) elegerá na próxima segunda-feira (27) a nova diretoria para o biênio 2023/2025. A chapa única é encabeçada pela prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (presidente) e Marcelo Gouveia (vice-presidente.

Eles serão eleitos por aclamação em cerimônia agendada para 8h. Márcia Conrado foi eleita prefeita de Serra Talhada na última eleição municipal, sendo a primeira mulher a comandar o município. Anteriormente, foi secretária de Saúde da cidade.

De acordo com a Amupe, a gestão será com alternância na presidência. Ou seja, Márcia comandará a entidade em 2023 e depois, em 2024, assume o vice.

STF encerra três ações penais contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou o encerramento de três ações penais contra o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Elas tratam da aquisição da sede e de doações ao Instituto Lula e de supostas irregularidades na aquisição de caças suecos Saab-Gripen para a Força Aérea Brasileira (FAB) no governo Dilma Rousseff. Os processos já estavam suspensos em razão de liminares concedidas na Reclamação (RCL) 43007, com base na ilicitude das provas.

De acordo com o relator, nos três casos houve o fenômeno da contaminação ou da contagiosidade das provas. Ele ressaltou que os elementos fornecidos pela Odebrecht ao Ministério Público Federal (MPF), no âmbito de acordo de leniência, a partir dos sistemas MyWebDay e Drousys, apresentam sérios indícios de inidoneidade, apontados em parecer técnico divergente produzido pela defesa e confirmado pela Polícia Federal.

LEIA MAIS

Para Lula, principal critério para escolha do próximo ministro do STF é que seja de sua “absoluta confiança”, diz jornal

O jornal “O Globo” publicou em um dos seus blogs, do Lauro Jardim, sobre o início das tratativas entre Lula e Lewandowski a respeito da sucessão deste no Supremo Tribunal Federal (STF). Com a aposentadoria do ministro marcada para abril, a dupla combinou que trataria do assunto com um mês de antecedência.

Segundo o blog, os dois principais nomes são de absoluta confiança do atual presidente da república. Manoel Carlos de Almeida, ex-chefe de gabinete de Lewandowski e atual diretor jurídico da CSN, e o advogado de Lula durante os processos da Lava-Jato, Cristiano Zanin. O primeiro, ainda de acordo com o blog, sempre decidiu favoravelmente ao presidente no auge das decisões da Lava-Jato.

LEIA MAIS