Simão Durando entrega Centro Esportivo e anuncia pacote de obras em Petrolina

Na noite de ontem, quarta-feira, o prefeito Simão Durando entregou à população o novo Centro Esportivo do bairro Dom Avelar, em Petrolina. O espaço, moderno e amplo, conta com campo de grama sintética, quadras para prática de vôlei e basquete, além de parque infantil e áreas de convivência.

Durante a solenidade, o prefeito destacou que o equipamento representa mais do que um espaço de lazer: é parte de um conjunto de investimentos que vêm transformando a realidade de diversos bairros da cidade, especialmente nas áreas mais carentes.

LEIA MAIS

Simão Durando diz que Prefeitura está nas ruas para enfrentar efeitos das chuvas em Petrolina

Durante evento realizado na noite desta segunda-feira (31), no bairro Alto do Cocar, o prefeito de Petrolina, Simão Durando, reforçou que a gestão municipal está em alerta e atuando de forma intensiva para enfrentar os impactos das chuvas na cidade.

Ao falar com a população, o prefeito destacou que a Prefeitura vem monitorando constantemente a situação em diversos pontos do município. “A gente está acompanhando a cidade todos os dias, olhando de perto as áreas mais críticas e garantindo que as equipes estejam presentes para agir com rapidez”, afirmou.

LEIA MAIS

Simão Durando celebra novo voo entre Petrolina e Recife: “É uma conquista de toda a região”

A conexão aérea entre o Recife e Petrolina será reforçada. O novo voo entre as duas cidades, que será operado pela LATAM Airlines, foi confirmado ao prefeito Simão Durando pela governadora Raquel Lyra neste sábado (28) e representa um avanço importante para a logística, economia e turismo do Vale do São Francisco.

A operação inicia em 2 de setembro, no mês de aniversário de Petrolina. A compra das passagens desse novo voo, contudo, já estará disponível a partir 4 de abril. O prefeito Simão Durando, que desde 2024 vem trabalhando para viabilizar a ampliação de voos na cidade, com agendas em Brasília, incluindo visitas ao Ministério de Portos e Aeroportos, além de articulações e cobranças junto ao Governo do Estado, comemorou a conquista e destacou o impacto positivo para a região.

“Esse novo voo é muito importante para nossa cidade, resultado de muita luta e articulação. Petrolina cresce a cada dia e precisa estar cada vez mais conectada. O voo da Latam fortalece o turismo, amplia as oportunidades de negócios e melhora a vida de quem precisa se deslocar. É uma conquista de toda a nossa região”, afirmou.

A conquista também contou com articulação de lideranças políticas, como o ex-prefeito Miguel Coelho e os deputados Fernando Filho e Antonio Coelho. Com a nova rota, Petrolina avança na sua consolidação como um polo estratégico de desenvolvimento no interior do Nordeste, impulsionando o turismo, a economia e a geração de novas oportunidades na região.

Ascom

Simão e Raquel alinham ações e confirmam agenda importante no dia 7 de abril

O prefeito de Petrolina, Simão Durando, destacou como “extremamente produtiva” a reunião realizada nesta quinta-feira (26), no Recife, com a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra. O encontro serviu para reforçar o diálogo institucional e avançar em demandas importantes para o município.

Durante a agenda, o prefeito apresentou uma série de reivindicações voltadas ao desenvolvimento de Petrolina, com foco em áreas estratégicas como infraestrutura, segurança, saúde e pavimentação. Segundo Simão, a expectativa é de que novas ações e obras sejam viabilizadas a partir dessa articulação com o Governo do Estado.

LEIA MAIS

Prefeito Simão Durando anuncia 2ª Corrida e Caminhada Movimenta Mulher

Dentro da programação do mês dedicado às mulheres, o prefeito Simão Durando anunciou a realização da “2ª Corrida e Caminhada Movimenta Mulher”, iniciativa que busca incentivar hábitos saudáveis, estimular a prática esportiva e reforçar a conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A atividade será realizada no dia 21 de março, nas Orlas I, II e III da cidade, com percurso de 5 quilômetros, que poderá ser feito correndo ou caminhando. A expectativa é reunir cerca de 600 mulheres.

Segundo Simão Durando, a ação também reforça o compromisso do município com políticas públicas voltadas ao bem-estar e à valorização feminina. “Mais do que uma corrida, é um momento de união e incentivo ao autocuidado, mas também de reforçar uma mensagem importante: a de respeito às mulheres e de enfrentamento à violência”, destacou.

As inscrições são gratuitas e começaram nesta sexta-feira (14), seguindo abertas até o preenchimento das vagas. As interessadas podem se inscrever pelo site cronoschip.com.br.

O evento contará com estrutura de apoio, pontos de hidratação e uma série de serviços de bem-estar, como aferição de pressão arterial, massagem e outras ações de autocuidado, reforçando o caráter de promoção da saúde e valorização das mulheres durante toda a programação.

Ascom

Prefeito Simão mobiliza equipes para ações emergenciais e monitoramento das chuvas

Em virtude das intensas chuvas em Petrolina, o prefeito Simão Durando retomou o gabinete de monitoramento emergencial da Defesa Civil. Neste sábado (28), o gestor reuniu secretários de diversas pastas para tratar da situação dos bairros e zona rural.

No momento, são mais de 100 profissionais da Defesa Civil, Assistência Social, Serviços Públicos, Saúde, Infraestrutura, Agricultura, Comunicação, Casa Civil, Governo entre outros setores envolvidos para ações de limpeza, monitoramento e estratégias para enfrentamento das chuvas em Petrolina. O prefeito Simão também determinou reforço na quantidade de máquinas para as áreas mais críticas de alagamentos.

A previsão, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), é de mais chuvas nos próximos chuvas. O prefeito Simão Durando orientou todos os secretários a manter status de alerta no final de semana, com mobilização de todas as equipes para a gestão das áreas mais críticas.

“Estamos atentos à situação e a previsão é de chuvas mais intensas. Ao longo do ano, fizemos um intenso trabalho de manutenção, limpeza dos canais e obras nos bairros. Estou pessoalmente à frente dessa mobilização, indo a campo e também com reuniões e acompanhamento no nosso Centro de Comando e Controle. Toda a população deve ficar atenta também e deve acionar nossas equipes pelo telefone 153 em caso de emergências”, informou o prefeito Simão após a reunião com os secretários.

Ascom

Prefeito Simão alinha ações com Secretaria de Defesa Social para reforçar a segurança em Petrolina

O prefeito Simão Durando promoveu, nesta quinta-feira (26), uma reunião estratégica com representantes das forças de segurança que atuam em Petrolina para discutir medidas integradas de enfrentamento à criminalidade. O encontro reafirmou o compromisso da gestão municipal com uma atuação articulada no combate à violência.

A agenda contou com a presença de autoridades da Polícia Civil, da Polícia Militar e de unidades especializadas, como o Biesp, além da Secretaria Municipal de Segurança. Durante o encontro, foram debatidas estratégias de intensificação do policiamento, das ações de inteligência e ampliação da presença ostensiva em áreas com maiores índices de ocorrência.

Simão colocou a estrutura municipal à disposição das corporações e destacou o papel da Guarda Civil Municipal como parceira permanente das operações. Atualmente, a Guarda atua com patrulhamento preventivo, apoio às polícias em ações conjuntas, rondas escolares, presença ostensiva em áreas comerciais e reforço na proteção do patrimônio público. O prefeito também ressaltou o investimento no sistema de videomonitoramento da cidade, com câmeras instaladas em pontos estratégicos, e pontuou que o sistema está disponível para uso integrado por todas as forças de segurança. “Precisamos trabalhar com inteligência e com ações em conjunto. Esse é o sentimento. Segurança se faz com integração e responsabilidade”, declarou.

O encontro também definiu a mobilização de uma força-tarefa para acelerar a expansão da iluminação pública e de outros serviços urbanos. Paralelamente, a gestão vai fortalecer programas sociais e educacionais, incluindo palestras em escolas, entendendo que a prevenção e a orientação da juventude são fundamentais no enfrentamento à criminalidade. “Estou me colocando à disposição para tudo o que estiver ao nosso alcance. O que depender da Prefeitura, nós vamos fazer. Ninguém faz nada sozinho. Juntos somos mais fortes”, afirmou.

A reunião em Petrolina ocorreu após agenda do prefeito no Recife com o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho, e após contato com a governadora do Estado, Raquel Lyra, quando Simão solicitou reforço no efetivo policial, a criação de uma nova delegacia distrital e o fortalecimento das ferramentas de inteligência. “Estamos investindo e trabalhando integrados. Segurança é prioridade para nós e responsabilidade de todos. Cobrei da governadora Raquel Lyra uma resposta urgente sobre a situação de Petrolina e faremos todos os esforços necessários para proteger nossa população”, concluiu.

Ascom

Prefeito Simão se reúne com secretário estadual de Segurança para cobrar novas ações em Petrolina

Em agenda no Recife nesta segunda (23), o prefeito Simão Durando e o deputado estadual Antonio Coelho se reuniram com o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho. A pauta do encontro foi o aumento de homicídios em Petrolina nas últimas semanas. O prefeito pediu apoio do governo do Estado para fortalecer a segurança e sufocar a atuação de criminosos no Vale do São Francisco.

A visita ao secretário estadual ocorreu após Simão ligar, no último sábado, para a governadora Raquel Lyra. O prefeito relatou o registro de homicídios em série nas semanas, que tem trazido preocupação para a população. Só nos primeiros 50 dias de 2025, foram registrados 44 homicídios, quase o dobro do mesmo período do ano passado.

O prefeito reivindicou a criação de mais uma delegacia distrital. Também foi solicitada a ampliação do número de policiais militares e civis para um volume compatível com a nova realidade de Petrolina, município que teve o maior crescimento populacional no estado. Além disso, o Simão Durando pediu a implantação de câmeras de monitoramento, entre outras ferramentas de inteligência e prevenção ao crime.

O prefeito defendeu a atuação integrada das forças de segurança do estado, governo federal e prefeitura. “Petrolina cresceu muito, já somos a maior cidade do interior e vamos crescer muito mais. É urgente que o efetivo da polícia e a estrutura de segurança acompanhem esse desenvolvimento. Conversei com a governadora no sábado e agora com o secretário de segurança para que seja dada uma resposta urgente. Precisamos trabalhar integrados para combater a atuação de criminosos em nossa região”, relatou o prefeito após a reunião na Secretaria de Defesa Social

Ascom

Prefeito Simão vistoria recapeamento de ruas e garante conclusão até março

O prefeito de Petrolina, Simão Durando, acompanhou o avanço do pacote de obras de recapeamento que prevê o asfaltamento de 22 ruas em oito bairros da cidade. O investimento é superior a R$ 5 milhões, com conclusão prevista para março. Na última semana, o gestor esteve no bairro Vila Eduardo, onde as intervenções estão em fase final. Durante a visita, percorreu as vias já recapeadas, conversou com moradores e destacou o ritmo de execução dos serviços, que seguem dentro do cronograma estabelecido.

Segundo o prefeito, a prioridade é assegurar que os investimentos cheguem às comunidades com qualidade. “Assinamos a ordem de serviço há menos de 15 dias e as equipes já estão trabalhando nas ruas. Isso demonstra nosso compromisso com a cidade e a agilidade na execução. Essas obras transformam o dia a dia das pessoas e vamos continuar pegados no serviço”, afirmou.

O pacote foi viabilizado por meio de emenda do deputado federal Fernando Filho, resultado da força política do prefeito Simão Durando. A iniciativa integra o planejamento da gestão para ampliar a infraestrutura urbana e melhorar a mobilidade nos bairros.

Ao todo, este pacote contempla 22 ruas distribuídas em oito bairros: Vila Eduardo, Atrás da Banca, Vila dos Ingás, Parque Bandeirantes, Jardim Amazonas, Alto do Cocar, Maria Auxiliadora e Loteamento Recife. De acordo com o prefeito, em breve serão licitadas mais 300 ruas por toda cidade. “Essas obras fazem parte de um planejamento maior para ampliar a pavimentação em Petrolina”, destacou.

Ascom

Aos 91 anos, moradora do Pedro Raimundo recebe título de posse das mãos do prefeito Simão Durando

Aos 91 anos, a aposentada Alice Saturnino Barbosa viu tornar realidade um sonho aguardado por décadas. Moradora do bairro Pedro Raimundo, área periférica de Petrolina, ela recebeu das mãos do prefeito Simão Durando o título de posse da casa onde construiu sua vida. Ao realizar a entrega pessoalmente, Simão destacou o significado da ação. “Hoje a casa de Dona Alice passa a ser oficialmente dela. Isso representa dignidade, tranquilidade e respeito à história de quem ajudou a construir essa cidade”, afirmou.

Na prática, o documento garante segurança jurídica e reconhece formalmente a moradia. Além disso, contribui para o ordenamento urbano e para a valorização dos imóveis, especialmente em áreas que historicamente aguardavam a regularização. Simão também reforçou que a regularização fundiária é uma das prioridades da gestão municipal. “A gente vai continuar avançando, levando títulos de posse e escrituras para todos os bairros. Regularizar é fazer justiça social e garantir o direito das famílias”, declarou.

A entrega no Pedro Raimundo faz parte do programa ‘Petrolina Legal’, iniciativa que vem ampliando a regularização fundiária, alcançando famílias que mais necessitam de segurança jurídica. Com mais de 12 mil títulos concedidos, o programa consolida uma política pública permanente, que transforma histórias de milhares de moradores.

Ascom

Prefeito Simão Durando celebra sucesso e força do Carnaval de Petrolina

Frevo, axé, fantasias e famílias circulando entre os polos marcaram os dias de Carnaval em Petrolina, transformando a cidade em um grande palco de celebração popular. Da Praça 21 de Setembro à Orla, passando pelo Polo Multicultural Matingueiros, o que se viveu na capital do Sertão foi uma folia marcada por tradição, segurança e diversidade cultural.

Com mais de 60 atrações distribuídas na programação, sendo cerca de 95% formadas por artistas locais, o Carnaval reforçou o compromisso com a valorização da cultura da terra e movimentou a economia do município, consolidando o evento como um dos que mais crescem no interior pernambucano.

“O que a gente viu foi uma Petrolina viva e alegre, com as famílias ocupando os espaços públicos, artistas locais sendo protagonistas e a população brincando com segurança. Nosso carnaval cresce a cada ano porque é feito com planejamento e com a participação das pessoas. Estamos nos tornando o melhor carnaval do interior de Pernambuco”, afirmou o prefeito de Petrolina, Simão Durando.

De acordo com o gestor , o evento injetou cerca de R$ 40 milhões na economia local, impulsionando setores como cultura, hotelaria, restaurantes, comércio e serviços de estética. Ele ressaltou que o impacto positivo foi sentido por empreendedores formais e informais, fortalecendo a cadeia produtiva ligada ao turismo e ao entretenimento.

Simão também destacou o planejamento da segurança como um dos pontos altos da festa. Aproximadamente 300 agentes atuaram ao longo dos dias de programação, entre forças policiais, guardas municipais e equipes de apoio, garantindo tranquilidade aos foliões. Não houve registro de ocorrências graves, resultado que, segundo ele, reflete a integração e o trabalho preventivo das equipes envolvidas.

O prefeito fez questão de agradecer à população, aos visitantes, artistas, comerciantes e servidores que contribuíram para a realização do evento, enfatizando o caráter coletivo da festa. “Nada disso seria possível sem o envolvimento das pessoas. Quero agradecer a cada morador e a cada turista que escolheu Petrolina para viver esse momento. A cidade mostrou sua força, sua organização e sua cultura. E já estamos trabalhando para fazer um carnaval ainda maior e melhor no próximo ano”, completou.

O sucesso do Carnaval também foi percebido pelos foliões. A dona de casa Josefa do Socorro Santos, moradora do bairro São Gonçalo, participou da festa ao lado do marido e dos netos e destacou a organização e o clima familiar. “A gente se sente tranquilo aqui. Tem organização, tem cultura e dá para aproveitar com a família toda. É bonito ver como o carnaval da nossa cidade evoluiu”, afirmou.

Ascom

“Abram Alas Pra Folia”: Simão Durando abre o Carnaval de Petrolina com foco na tradição e público familiar

Confetes, serpentinas, alegria e diversão marcaram o início do Carnaval de Petrolina, que este ano traz como tema “Abram Alas Pra Folia”. A festa começou neste sábado (14), reunindo tradição, música e um público formado majoritariamente por famílias. A programação segue até a próxima terça-feira (17), consolidando o evento como uma das festas de momo que mais crescem na região e fortalecendo Petrolina como referência carnavalesca no interior de Pernambuco.

Dando início oficial à festa, o prefeito Simão Durando participou da abertura e, simbolicamente, passou o comando da cidade ao Rei Titico e à Rainha Nancy, os homenageados deste ano. Após a cerimônia, o prefeito percorreu os três polos da festa (21 de Setembro, Orla e Multicultural Matingueiros), acompanhando de perto a movimentação e prestigiando as apresentações.

Pelos corredores da folia, Simão cumprimentou foliões, conversou com comerciantes e destacou a organização do evento, ressaltando o crescimento da festa e o foco na convivência familiar. “Nosso carnaval é pura tradição. É aquele em que você leva sua família, as crianças, os avós para brincar e se divertir. Queremos que as pessoas celebrem o carnaval de rua na sua essência, com segurança, alegria e valorizando nossa cultura”, afirmou o prefeito.

Entre os foliões, a moradora do bairro Vila Marcela, Ana Vitória Santos, acompanhada do esposo e dos dois filhos, destacou a organização, segurança e o clima familiar da festa. “A gente vem todo ano, mas este está ainda mais organizado. Dá para trazer as crianças com tranquilidade, ver as apresentações e sentir que o nosso carnaval está vivo”, afirmou.

Nos palcos, atrações locais e regionais deram o tom da celebração, reforçando o compromisso com a valorização dos artistas da terra. A diversidade de ritmos e expressões culturais reforça o caráter multicultural da festa, reunindo diferentes estilos e tradições em um mesmo espaço. Entre os destaques da noite estiveram as apresentações da cantora Mádara, da banda MPA, do grupo Por do Som, do cantor Alan Cler e da banda Forró Pegado, que animaram o público com repertórios que passearam pelo frevo, marchinhas, forró, axé e ritmos contemporâneos.

O turista Rafael Oliveira, que veio de Teresina, capital do Piauí, elogiou a estrutura e a diversidade da programação. “Fiquei impressionado com a segurança e com a mistura de ritmos e expressões culturais. É um Carnaval que respeita as raízes, mas também se renova e se consolida como uma grande festa do interior do Nordeste”, pontuou.

Neste ano, o Carnaval de Petrolina aposta na tradição como sua principal marca. A decoração traz personagens clássicos como pierrô, colombina e arlequim, além de elementos do folclore regional, como a Mãe d’Água e outras figuras populares. Blocos, fantasias, escola de samba e marchinhas ajudam a manter viva a essência do carnaval de rua, transformando a festa em um momento de encontro e celebração entre diferentes gerações e reafirmando o Carnaval de Petrolina como um evento consolidado no calendário cultural da região.

Ascom

Miguel e Simão mandam recado claro: união do grupo é prioridade em Petrolina

(Foto: Divulgação)

Durante a solenidade de assinatura das ordens de serviço para a reforma e ampliação de 16 escolas da rede municipal, em Petrolina, o prefeito Simão Durando e o ex-prefeito Miguel Coelho fizeram discursos marcados por um tom firme de unidade política e de reafirmação da aliança que comanda os destinos do município nos últimos anos.

Em sua fala, Miguel Coelho foi direto ao afirmar que existem tentativas de criar divisão dentro do grupo político, especialmente entre ele e o atual prefeito. Segundo Miguel, essas investidas não prosperam porque o projeto político construído para Petrolina é maior do que vaidades pessoais. Ele ressaltou que o grupo aprendeu, ao longo dos anos, que a cidade só avança com coesão, perseverança e propósito, e fez um apelo para que lideranças e apoiadores não deem ouvidos a discursos que tentam promover intrigas e desunião.

LEIA MAIS

Simão Durando assina ordens de serviço para reforma e ampliação de 16 escolas

Prefeito Simão Durando assinando ordens de serviço, investimento de mais de R$ 11 milhões em 16 escolas

A Prefeitura de Petrolina realizou na noite desta segunda-feira (15), na COHAB VI, a assinatura das ordens de serviço para a reforma e ampliação de 16 escolas da rede municipal de ensino, em um investimento que ultrapassa R$ 11 milhões e alcança unidades tanto da área urbana quanto da zona rural do município.

O ato foi conduzido pelo prefeito Simão Durando, que destacou a dimensão do anúncio e a importância do momento para a cidade. Segundo ele, assinar 16 ordens de serviço de uma só vez não é realidade para a maioria dos municípios brasileiros. “Isso não é para qualquer cidade do Brasil, não. Isso é Petrolina. Estou muito feliz em encerrar o ano com um anúncio como esse, que mostra o quanto estamos investindo no futuro da nossa cidade”, afirmou.

LEIA MAIS

Parque do Povo Rafael Coelho é inaugurado em Petrolina

O prefeito de Petrolina, Simão Durando, inaugurou ontem (domingo, 29) o Parque do Povo Rafael Coelho, novo espaço público com 77 mil metros quadrados voltado ao lazer, prática esportiva e convivência comunitária. A estrutura, considerada uma das maiores áreas urbanas de convivência da cidade, vai beneficiar diretamente moradores dos bairros José e Maria, Vila Eulália, Antônio Cassimiro, Mandacaru e comunidades vizinhas.

O equipamento foi planejado para atender todas as faixas etárias, estimular hábitos saudáveis e integrar áreas de convivência em regiões de maior densidade populacional.

Na abertura, o público contou com uma programação diversificada, incluindo serviços gratuitos de saúde, como aferição de pressão arterial, testes de glicemia e exames rápidos para Hepatite B, Hepatite C, Sífilis e HIV, além de avaliação nutricional e auriculoterapia.

Também houve vacinação antirrábica, distribuição de mudas realizada pela Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), atividades esportivas, brincadeiras infantis e ações educativas voltadas à promoção da qualidade de vida.

34567