Município deve investir R$ 5 milhões em obras de recuperação, afirma prefeito de Petrolina

Serviços na Avenida da Integração foram iniciados nessa semana (Foto: ASCOM)

As equipes de recuperação das vias de Petrolina já estão trabalhando nos reparos, após um longo período chuvoso no mês de fevereiro. De acordo com o prefeito Miguel Coelho, a operação Tapa-buraco será retomada aos poucos, entretanto, alguns serviços já estão sendo executados na sede e no interior.

“Assim que a chuva passar, toda equipe da Prefeitura de manutenção, não só de tapa-buraco, mas de paralelo, de recapeamento de vias, de recuperação de ruas ainda não pavimentadas”, afirmou Miguel.

Na última semana as equipes estiveram na zona rural, realizando obras na estrada de acesso a Ponta da Serra e na divisa entre Petrolina e Lagoa Grande. Segundo Miguel, esses serviços estão sendo feitos para garantir “maior segurança de trafegabilidade aos nossos irmãos da zona rural”.

LEIA MAIS

Miguel Coelho rebate críticas sobre duplicação na Avenida Sete de Setembro

Desde que as chuvas começaram a cair na região, a Avenida Sete de Setembro ficou no meio de várias polêmicas. As obras de duplicação da via foram paralisadas, mas segundo o prefeito de Petrolina, o que falta para os críticos é informação.

Miguel Coelho afirmou que o prazo de entrega da obra continua o mesmo, maio desse ano e que as paralisações na duplicação foram autorizadas pela Prefeitura e pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), órgão executor da duplicação.

“Não vejo polêmica, o que eu vejo mais uma vez é o desconhecimento de quem fala o que não sabe, porque quando se faz uma obra de duplicação como é da Sete de Setembro, enquanto estiver chovendo você não consegue fazer terraplanagem. Você só vai gastar dinheiro público e de novo, não vai conseguir fazer a obra”, destacou o prefeito.

Ainda segundo Miguel, a empresa responsável pediu autorização, para enquanto estiver chovendo, realizar outra parte da obra. “Enquanto estiver chovendo ela vai fazendo a parte de concretagem que não sofre nenhum tipo de danos com chuva e assim que tiver o solo seco novamente, a obra volta”, afirmou.

Major Enfermeiro afirma que apoiará o candidato que o grupo político definir

(Foto: Arquivo)

Nos bastidores da política em Petrolina, a maior especulação do momento é quem será candidato a deputado estadual pelo grupo do prefeito Miguel Coelho. Orlando Tolentino desistiu da vaga e nomes como o dos vereadores Osório Siqueira e Maria Elena podem se destacar.

Aero Cruz também se colocou à disposição e enquanto o martelo não é batido, há rumores de que o grupo deve sair com dois candidatos. Todavia, para o vereador Major Enfermeiro, independente de qual nome for escolhido, o grupo ficará unido.

LEIA MAIS

Miguel Coelho nomeia novo Procurador da Fazenda; ex-diretor da AMMA assume Assessoria Especial

(Foto: Divulgação)

As mudanças no secretariado de Petrolina não param. Com a saída da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), Rafael Oliveira passará a ocupar o cargo de Assessor Especial do prefeito Miguel Coelho.

A nomeação do ex-diretor-presidente da AMMA foi publicada no Diário Oficial da terça-feira (6). A gestão de Miguel Coelho também ganhou um novo Procurador da Fazenda.

Luzemberg Dias dos Santos assumiu o cargo. Luzemberg exercia a função de Assessor Jurídico do município e ficará com a vaga deixada por Ana Carolina de Melo Brito.

Na edição de ontem, também foram publicadas as exonerações da ex-secretária de Cultura, Turismo e Esportes, Maria Elena, que deve reassumir seu mandato de vereadora na sessão desta quinta-feira (8) e de Orlando Tolentino, ex-Assessor Especial de Miguel.

“Se for para o melhor do grupo, pode ter certeza de que serei”, afirma Aero Cruz sobre candidatura a deputado estadual

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Aero Cruz não descarta uma possível candidatura a Deputado estadual. O vereador revelou, durante entrevista ao programa Revista da Tarde da segunda-feira (5), que sonha em uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Entretanto, esperará pela decisão do grupo.

“Quem é o vereador que não quer um dia ser deputado estadual? Eu não sou diferente, mas eu sou de grupo. Sempre acompanhei o grupo e acredito que as oportunidades vão chegar. Se eu for convidado pelo grupo pra ser, eu vou ser candidato” destacou o vereador.

A declaração de Aero vem no momento no qual Orlando Tolentino desistiu da candidatura, para assumir uma secretaria no governo de Miguel Coelho.

LEIA MAIS

Miguel agradece ex-secretários e não descarta fazer reformulações em seu Governo

Miguel Coelho, prefeito de Petrolina. (Foto: Blog Waldiney Passos)

A segunda-feira (5) foi movimentada na Prefeitura de Petrolina. O prefeito Miguel Coelho fez alterações em nove pastas e não descarta reformular algumas secretarias. Durante entrevista exclusiva ao Blog, o prefeito agradeceu aos seus ex-secretários e fez um balanço positivo do primeiro ano da gestão do Novo Tempo.

“Primeiro é agradecer ao empenho de todos secretários e amigos que serviram nesse ano de primeiro mandato. Conseguimos realizar grandes ações, conseguimos conveniar um grande volume de dinheiro”, destacou o prefeito. Segundo Miguel Coelho, em 2017 a Prefeitura encerrou o ano com R$ 38 milhões de reais empenhados e economizou mais de R$ 22 milhões da máquina pública.

LEIA MAIS

Aero Cruz afirma que Miguel deu “oxigenada” no secretariado

O vereador Aero Cruz avalia como positiva as mudanças no secretariado do prefeito Miguel Coelho. Em entrevista ao programa Revista da Tarde, dessa segunda-feira (5), o edil comentou que as alterações vão dar um “novo gás” a gestão.

“Vejo com muita naturalidade, a gente sabe da preocupação do prefeito Miguel Coelho de estruturar e articular [a gestão]. Alguns precisavam sair, precisavam ser remanejados e com certeza o prefeito Miguel Coelho deu uma oxigenada no Governo, ele deu um choque térmico para que a gente cresça. A gente espera que dê certo, que dê um avanço maior que a população cobra, até porque foram anos a população não via o crescimento”, afirmou o vereador.

LEIA MAIS

Edilsão deve deixar Câmara de Vereadores e assumir diretoria na AMMPLA

(Foto: Divulgação)

Enquanto os vereadores Cícero Freire e Maria Elena retornam à Casa Plínio Amorim, Edilsão do Trânsito (PRTB) deve fazer o caminho inverso. Segundo informações de bastidores, o edil deve deixar a Câmara de Vereadores e assumir um cargo na Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA).

LEIA TAMBÉM:

Dança das cadeiras; prefeito Miguel Coelho nomeia novos secretários

Edilsão, que é Agente de Trânsito, deve assumir uma diretoria na AMMPLA. Em seu lugar na Câmara de Vereadores, assumiria o suplente Paulo Afonso, que já teria conversado com o prefeito Miguel Coelho e com o próprio Edilsão.

A saída de Edilsão da Casa Plínio Amorim já vinha sendo especulada nos bastidores há alguns dias e ganhou força nessa semana. Fontes ligadas ao Blog afirmam que o prefeito e Edilsão já teriam acertado as mudanças.

Orlando Tolentino desiste da candidatura a Deputado estadual

Tolentino se pronunciou pelas redes sociais (Foto: Arquivo)

Um dos nomes cotados para concorrer a uma vaga de deputado estadual, pelo grupo do prefeito Miguel Coelho, desistiu da pré-candidatura ao cargo. Assessor especial de Miguel, Orlando Tolentino usou sua rede social para anunciar a desistência.

Em nota publicada no Facebook, na tarde dessa segunda-feira (5), Tolentino destacou que a decisão foi coletiva, após várias conversas dentro do grupo. O assessor especial também destacou que a escolha não depende “apenas de vontade própria” e sim do grupo político.

LEIA MAIS

Dança das cadeiras; prefeito Miguel Coelho nomeia novos secretários

Miguel Coelho, prefeito de Petrolina. (Foto: Blog Waldiney Passos)

A Prefeitura de Petrolina contará com nove novos gestores a partir desta semana. As mudanças ocorrem nas pastas de Desenvolvimento Social, Gestão Administrativa, Infraestrutura, Habitacão e Mobilidade; Planejamento e Inovação; Cultura, Turismo e Esportes; Chefia de Gabinete, ARMUP, Controladoria e AMMA. As nomeações serão publicadas no Diario Oficial do Município desta terça-feira (06).

Segundo o prefeito Miguel Coelho, a composição do novo secretariado tem um perfil técnico, administrativo, além de habilidade para conciliar o aspecto político da gestão pública.

“Primeiro é preciso agradecer por todo o empenho e dedicação dos colaboradores de nossa gestão nesse primeiro ano. Cada um que passou aqui deixou uma enorme contribuição à cidade. Agora, estamos fazendo ajustes e confio plenamente que teremos grandes resultados para a cidade, pois todos os novos secretários foram escolhidos com muito cuidado e têm, primeiramente, a competência para cuidar desses setores, assim como, a nossa plena confiança”, garante o prefeito.

Confira os perfis dos novos gestores:

Gestão Administrativa: Henrique Guerra

Formado em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco, Henrique Guerra tem tem relevante experiência na área empresarial. Possui entre outros trabalhos, seis anos de atuação na Ernst Young, empresa Multinacional de auditoria e consultoria empresarial e tributária, sendo uma das líderes mundiais no segmento.

Trabalhou e coordenou equipes em projetos no Brasil e no exterior de auditoria de fraudes contratuais, análise licitatória com foco em contratos de serviços públicos, elaboração de controles internos com ênfase em gerenciamento e implantação de projetos, apuração de tributos, incentivos fiscais e planejamento tributário.

Infraestrutura, Habitacão e Mobilidade: Fred Machado

O engenheiro Fred Machado é o novo secretário de Infraestrutura, Habitacão e Mobilidade. Com vasta experiência na iniciativa privada, atuando em empresas multinacionais, o gestor acumula ainda o recente histórico na função de secretário executivo de Serviços Públicos, onde era responsável por limpeza, iluminação e manutenção urbana. Na nova pasta, Fred Machado terá atribuições similares como a coordenação de grandes obras, e construções de casas populares, praças entre outros equipamentos públicos.

Cultura, Turismo e Esportes: Emício Júnior

Odontólogo de formação, Emício Junior acompanha a carreira política de Miguel Coelho desde antes do período na Prefeitura, em funções de coordenação de campanha e articulação partidária. Exercia os cargos de chefe de Gabinete e presidente da Comissão de Parceria Público-Privada. Agora, Emício será o gestor das políticas voltadas para o fortalecimento da cultura, desenvolvimento do esporte e fomento ao turismo de Petrolina.

Desenvolvimento Social e Direitos Humanos: Onelia Morais

Onelia Morais é formada em Administração pela Facape, especilista em Serviços de Saúde Pública, além de monitora e multiplicadora do Sistema Nacional de Convênios-SICONV/Ministério do Planejamento. Ela tem grande experiência na gestão pública, tendo sido secretária de Saúde de Casa Nova (BA).

Trabalhou ainda na Secretaria de Planejamento de Petrolina, na Secretaria de Ação Social de Sobradinho (BA), além de atuar na assessoria técnica das prefeituras Santa Maria da Boa Vista (PE), Belém de São Francisco (PE) e Juazeiro (BA).

Nesse novo desafio, Onelia terá como atribuições desenvolver políticas de inclusão para diversos segmentos sociais, fomentando a justiça social, a cultura de paz e convívio harmonioso. Será gestora de programas e ações importantes como Bolsa Família, Restaurante Popular e centros de referência e apoio a públicos em situação de vulnerabilidade.

Planejamento e Inovação: Orlando Tolentino

Engenheiro agrônomo e bacharel em Direito, Orlando Tolentino foi durante dez anos policial federal. Atuou também como secretário de Governo durante cerca de quatro anos e recentemente coordenador das Assessorias Especiais da Prefeitura de Petrolina. Agora, Tolentino terá entre algumas atribuições estratégicas coordenar o monitoramento das ações de prefeitura e da execução do programa de governo.

Chefia de Gabinete: Fernanda Carvalho

A nova chefe de Gabinete acompanha o prefeito Miguel desde o início de sua carreira política. Foi assessora especial no mandato de Miguel como deputado estadual e secretária executiva de gabinete quando o mesmo assumiu a gestão de Petrolina.

Antes disso, Fernanda Carvalho, que é formada em Letras (Fachusc – Salgueiro) e pós-graduada em gestão Pública e Legislativa pela UPE, foi chefe de Gabinete na Assembleia Legislativa de 2007 a 2014. Agora, na Chefia de Gabinete, terá papel importante na construção da agenda do prefeito, na relação intersetorial das secretarias, promoção de projetos especiais do Executivo, entre outras várias atribuições relacionadas ao dia a dia de Miguel Coelho na Prefeitura.

Controladoria Geral do Município: Synara Amaro

Synara Amaro já atuava na gestão municipal como diretora da ARMUP. Ela é bacharela em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco com pós-graduação em Direito Processual Civil (Unisul) e  em Direito Civil e Processual Civil (Faculdade Maurício de Nassau).  Antes de trabalhar na Prefeitura de Petrolina, Synara desenvolveu funções no Ministério Público de Pernambuco, na Junta Comercial de Pernambuco e na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Agora como controladora do Município, Synara terá entre suas principais atribuições monitorar e controlar os gastos públicos, além de implementar medidas para assegurar maior transparência na Prefeitura de Petrolina.

Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA): Pedro Neto

Formado em Administração pela Facape, com MBA em três especialidades, Pedro Neto assume a direção da AMMA. O novo gestor tem experiência na iniciativa privada nos setores de gestão e engenharia. Pedro Neto ainda acumula no currículo a experiência de ter comandado a direção regional do DETRAN, em Petrolina. Agora, na gestão da AMMA, terá entre as responsabilidades cuidar da política ambiental, licenciamento, programas de preservação do Rio São Francisco, adoção de praças entre outras atividades.

Agência Reguladora do Município de Petrolina (ARMUP): Rubem Franca

Rubem Franca é engenheiro civil (UFPE), com ênfase em saneamento básico, e mestre em Engenharia Agrícola (Univasf). A carreira de Rubem Franca é carregada de experiência no serviço público. Foi secretário de Obras na gestão do então prefeito Augusto Coelho e comandou as secretarias de Saneamento; e Meio Ambiente e Infraestrutura, no governo de Fernando Bezerra.

Não será a primeira vez de Rubem Franca na ARMUP, já que ele foi o primeiro diretor da Agência, em 2004. A entidade é responsável pela fiscalização dos serviços atribuídos a concessionária de água e esgoto, atualmente Compesa.

Ministro das Cidades anuncia nova etapa do ‘Minha Casa, Minha Vida’, em a Petrolina nesta sexta (2)

(Foto: Internet)

Conforme anunciado pelo prefeito Miguel Coelho, o ministro das Cidades, Alexandre Baldy virá a Petrolina nesta sexta-feira (2). Durante sua passagem pela cidade, Baldy vai anunciar uma nova etapa do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida.

LEIA TAMBÉM: 

Ministro das Cidades vem a Petrolina anunciar mais mil casas do ‘Minha Casa, Minha Vida’

Nessa etapa serão construídas 1600 moradias populares em Petrolina. Essa fase também contará com o lançamento do Minha Casa, Minha Vida Rural, onde serão construídas 600 unidades na zona rural do município.

O lançamento da nova etapa do Minha Casa, Minha Vida acontece às 14h, na quadra do antigo CAIC, no bairro Cohab Massangano. Além de Miguel e do ministro Alexandre Baldy, o senador Fernando Bezerra Coelho e o ministro de Minas e Energias, Fernando Filho, também estarão presentes na solenidade.

Miguel Coelho busca recursos federais para investir na infraestrutura de Petrolina

(Foto: ASCOM)

Cumprindo agenda na capital federal, o prefeito Miguel Coelho se reuniu com ministros na segunda-feira (26). Em Brasília, o gestor buscou a liberação de recursos os quais serão investidos em obras de infraestrutura em Petrolina.

Miguel esteve acompanhado do senador Fernando Bezerra Coelho e juntos visitaram o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho. A reunião tratou do investimento de R$ 5 milhões em recapeamento e manutenção de avenidas, estradas e ruas da cidade.

O prefeito e o ministro também discutiram uma parceria para a elaboração de um plano de drenagem. Miguel também visitou o Ministério da Agricultura, onde reivindicou a aceleração de recursos para concluir as obras no matadouro municipal, com data para ser reaberto em junho deste ano.

Educação de Petrolina deve ganhar mais 2 mil novas vagas

(Foto: Divulgação/Ascom)

Na inauguração do Clube do Bairro do Gercino Coelho, na semana passada, o prefeito de Petrolina anunciou novas obras na cidade. Miguel Coelho destacou que além da duplicação de cinco avenidas, a educação da cidade pode ganhar mais duas mil novas vagas.

As obras nas CMEIs dos bairros Antônio Cassimiro e Fernando Idalino Bezerra já foram iniciadas e o bairro Jardim Petrópolis deve ser o próximo contemplado com mais uma escola.

LEIA MAIS

SINDSEMP e Prefeitura avançam nas negociações; servidores podem ter reajuste salarial

(Foto: Arquivo)

A primeira Assembleia Geral do Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (SINSEMP) apresentou um balanço positivo do encontro com a Prefeitura de Petrolina. Segundo o SINDSEMP, as negociações da campanha salarial 2018 avançaram e os servidores podem ser beneficiados.

Na terça-feira (20) o SINDSEMP se reuniu com o prefeito Miguel Coelho, para apresentar 25 pontos da campanha salarial. Para o presidente do Sindicato, Walber Lins, um dos pontos cruciais é a garantia constitucional da reposição inflacionária.

LEIA MAIS

Prefeito Miguel Coelho anuncia convênios da ordem de R$ 36 milhões durante reunião da FIEPE, em Petrolina

(Foto: CLAS)

A captação de R$ 36.220.022 em convênios nesta gestão foi um dos pontos fortes do balanço apresentado pelo prefeito Miguel Coelho na noite desta terça-feira (20) durante reunião do conselho empresarial da unidade regional da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE). A primeira reunião do conselho em 2018, que reuniu empresários da construção civil, mercado imobiliário, serviços e outros setores, além de alguns secretários municipais, também anunciou mudanças na estrutura do Sistema FIEPE.

Durante a exposição, Miguel Coelho informou que os recursos serão aplicados na pavimentação da cidade, reforma do Bodódromo e Parque Josefa Coelho, patrulha mecanizada, unidades básicas de saúde e modernização do matadouro.

“Estamos buscando ainda mais eficiência nesses convênios e chamando a Parceria Público Privado para investir cada vez mais em Petrolina”, salientou o prefeito, que ainda sugeriu a criação de um grande conselho, constituído pela prefeitura, FIEPE, empresários e a sociedade organizada, com o objetivo de discutir o desenvolvimento e propor investimentos para o município.

LEIA MAIS