Durante lançamento do São João, Miguel Coelho cobra Paulo Câmara sobre festa do ano passado

Prefeito falou com imprensa após lançamento (Foto: Ascom/PMP)

Na festa do lançamento oficial da programação do São João 2018, o prefeito Miguel Coelho conversou com a imprensa da região e falou sobre a organização do evento, que começará já em maio, com o São João dos Bairros. De acordo com Miguel, o Governo de Pernambuco não sinalizou investimento na festa desse ano e ainda não quitou os débitos de 2017.

“Até o momento não [mostraram interesse em investir], toda hora que eles quiseram participar serão bem vindos. Mas de preferência que eles paguem o que devem do ano passado ainda”, disse o prefeito durante a coletiva de imprensa.

LEIA MAIS:

São João dos Bairros começa em maio e contará com quatro polos 

Com nove dias de festa no Pátio Ana das Carrancas, São João de Petrolina terá quase um mês de duração

Programação do São João de Petrolina 2018 é divulgado; confira

Segundo Miguel, o contrato assinado com a Secretaria de Cultura do Estado para o São João de 2017 foi no valor de R$ 700 mil, entretanto não houve o pagamento. A mesma situação aconteceu com Caruaru. Questionado sobre uma possível participação do governo estadual na festa de junho, Miguel deixou as portas abertas.

“Se eles quiserem colocar o nome da Empetur esse ano, não é nenhum tipo de revanchismo político, mas é mercado se eles quiserem participar, a gente precisa receber. Eles devem primeiro pagar o que devem para depois ver a participação nesse ano“.

Crescimento da economia

O prefeito afirmou ainda que a economia local durante o São João deve superar os números de 2017. A estimativa da rede hoteleira é de novamente ter 100%. As companhias aéreas devem ampliar a frequência dos voos para a cidade, especialmente no período dos shows no Pátio Ana das Carrancas.

A divulgação também será feita em várias capitais e polos do Nordeste e do Sudeste. “Vamos levar nosso nome para a capital do negócio, São Paulo tem um peso importante, três dos nossos voos diários vêm de São Paulo”, disse.

Com nove dias de festa no Pátio Ana das Carrancas, São João de Petrolina terá quase um mês de duração

Com casa cheia, a Prefeitura de Petrolina divulgou a programação oficial do São João 2018. O lançamento aconteceu na noite dessa quinta-feira (19), no Parque Municipal Josepha Coelho. Conforme o Blog divulgou mais cedo, os festejos juninos começam em maio e seguem durante o mês de junho.

Serão nove dias de festa no Pátio Ana das Carrancas, no que deve ser o último ano de festas nesse local. O prefeito Miguel Coelho agradeceu o empenho de todas as empresas e pessoas envolvidas. “Vamos ampliar a divulgação na Bahia, Pernambuco, no sudeste e com as companhias aéreas que acreditam na nossa terra”, disse o gestor.

LEIA TAMBÉM:

Programação do São João de Petrolina 2018 é divulgado; confira

Programação do São João 2018 começa em maio, afirma secretário de Cultura, Turismo e Esportes de Petrolina

Ainda segundo Miguel, já está fechada uma parceria com a Itaipava, faltando apenas ajustes para a Caixa Econômica Federal também ser colaboradora da festa. Nesse ano o espaço da praça de alimentação foi ampliado, assim como o transporte do público até o palco também terá novidades.

Lançamento

O prefeito Miguel Coelho anunciou as mais de 100 atrações dos 25 dias de São João, juntamente com o secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Emício Júnior. Os shows no principal polo da festa começam no dia 15 e seguem até o dia 23 de junho. Mas também haverá espaço para a tradição, com a Jecana do Capim, Missa do Vaqueiro, Corrida de Carroças e concursos de sanfoneiro e quadrilhas.

Antes do anúncio das atrações, o evento teve uma mostra de como será o São João, com música ao vivo, quadrilha e comidas típicas das festas juninas. Artistas locais como Elisson Castro, Trio Granah, Davi Leal e Ana Costa animaram o público presente no Parque Municipal, escolhido como uma busca do resgate aos antigos festejos da cidade.

Metas para 2018

Com 70 artistas escaladas para o São João, a meta é superar os números de 2017, em termos de geração de emprego, turismo e economia local. Serão 24 dias de festa, com o São João dos bairros começando no dia 15 de maio. Durante todo o período festivo a Prefeitura estima um público de 770 mil pessoas, 630 só no Pátio Ana das Carrancas.

Segundo a Prefeitura de Petrolina, devem ser gerados nove mil empregos durante o evento, o que movimentará cerca de R$ 200 milhões na economia local ao longo do circuito junino.

Após saída de Fernandinho do Governo Federal, Miguel homenageia o irmão nas redes sociais

(Foto: Reprodução/Facebook)

A já anunciada saída de Fernando Filho do comando do Ministério de Minas e Energia foi concretizada na manhã dessa sexta-feira (6). A exoneração de Fernandinho e outros seis ministros foi publicada hoje e o deputado federal recebeu uma homenagem do irmão e prefeito de Petrolina, Miguel Coelho.

Através de suas redes sociais, Miguel destacou o trabalho do irmão que ficou a frente do Ministério por quase dois anos e ressaltou a admiração por Fernandinho, o mais velho da família.

LEIA TAMBÉM:

Temer exonera sete ministros, incluindo Fernando Filho

“Hoje não é o fim de uma jornada, e sim o início de uma nova caminhada que, sem dúvida alguma, te levará ainda mais longe. Que Deus te abençoe nos seus próximos passos, Fernandinho, e muito obrigado por todo trabalho q vc nos ajudou a fazer até aqui!!“, escreveu o prefeito.

Com a saída do Ministério de Minas e Energia, Fernando Filho voltará a Câmara dos Deputados na próxima semana, onde retoma seu mandato, o terceiro de deputado federal. A expectativa é que em outubro, o ex-ministro concorra a reeleição.

​Petrolina ganha centro pioneiro de energia solar

(Foto: Ilustração)

O prefeito Miguel Coelho e o ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, inauguraram, nesta quinta (29), a primeira etapa do Centro de Referência em Energia Solar de Petrolina (Cresp). A unidade é a primeira em funcionamento no Brasil com este formato e servirá para pesquisas e desenvolvimento de matrizes energéticas renováveis. A estrutura também será utilizada para geração de energia para abastecimento interno da Chesf, reduzindo os custos da companhia.

O Centro fica situado na região do Pontal, zona rural de Petrolina. A estrutura tem área total de 45 hectares. Nessa fase, o ministro e o prefeito entregaram uma planta fotovoltaica com 7600 módulos de geração de energia solar de 2,5 megawatts (volume suficiente, a grosso modo, para atender 60 mil famílias). Além da estrutura energética, foi inaugurado o prédio administrativo do Cresp, com ambientes para debates da evolução tecnológica, salas de monitoramento e laboratórios de pesquisa.

A primeira etapa do empreendimento já recebeu R$ 30 milhões em investimentos do Ministério de Minas e Energia e começa a produzir energia (em caráter de pesquisa) em abril. “No total, deixamos garantidos cerca de R$ 200 milhões para concluir esse Centro. Petrolina sai na frente dando um passo fundamental para o desenvolvimento da energia solar em nosso País”, disse o ministro Fernando Filho.

Segundo o prefeito, a unidade de pesquisa também vai ajudar a cidade sertaneja no processo de implantação de projetos pioneiros para energia renovável. Uma dessas ações é a criação de uma Parceria Público-Privada para produzir energia solar em todos prédios da Prefeitura de Petrolina. “Estamos escrevendo o nome na história da pesquisa e do desenvolvimento de energia sustentável do Brasil. Vamos ser, portanto, a primeira cidade do Brasil na geração de energia renovável na rede municipal”, adiantou Miguel.

A conclusão de todo o projeto do Centro de Referência em Energia Solar de Petrolina (Cresp) está prevista para o próximo ano. A unidade de pesquisa e tecnologia será gerenciada pela Chesf e contará com parcerias de universidades, institutos de pesquisa e da Prefeitura para o desenvolvimento de matrizes energéticas no Sertão de Pernambuco.

Prefeitura publica reajuste salarial dos servidores municipais

(Foto: Reprodução/PMP)

Recém-aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores, na sessão de terça-feira (27), o reajuste salarial dos servidores municipais de Petrolina já está valendo. A Lei foi promulgada pelo prefeito Miguel Coelho no Diário Oficial de ontem.

A Lei nº 3.013 reajusta em 2,95% o salário de profissionais de nível elementar, médio e superior. Dessa forma, o piso do magistério inicial passa a ser de R$ 2.657,60, para uma jornada de trabalho de 200 horas.

O reajuste salarial também contempla os Secretários Escolares e servidores públicos de cargos e remunerações específicas, como profissionais da Saúde, analistas e demais funcionários públicos do município.

Recepcionado por Miguel Coelho em rápida passagem por Petrolina, Michel Temer assina ordem de serviço para oito novas creches

Presidente da República passou brevemente pela cidade e assinou ordem de serviço com Miguel Coelho.

Como blog Waldiney Passos adiantou, o presidente da República passou brevemente por Petrolina (PE) na manhã desta sexta-feira (23). Na oportunidade, o Chefe do Executivo Nacional foi recepcionado pelo prefeito Miguel Coelho no Aeroporto Nilo Coelho, onde foi assinada uma ordem de serviço para a construção de oito creches na cidade. O encontro teve a participação também do senador Fernando Bezerra e dos ministros Mendonça Filho e Henrique Meirelles.

LEIA TAMBÉM

Presidente Michel Temer desembarca em Petrolina e é recepcionado pelo o prefeito Miguel Coelho

No total, serão investidos R$ 15 milhões nas unidades escolares, que serão construídas nas comunidades da Vila Eulália, Vila Marcela, Jardim Petrópolis, Terras do Sul, Fernando Idalino, Monsenhor Bernardino, Padre Cícero e Nova Petrolina. Essas creches serão somadas a outras duas em construção nos bairros Antonio Cassimiro e Henrique Leite.

A construção dessas 10 creches, que serão destinadas a crianças de 0 a 5 anos, servirá para receber novas 1600 crianças. “Essas unidades vão garantir a melhoria da estrutura da primeira infância. São centenas de crianças beneficiadas em 10 bairros com creches de qualidade. Agora vamos mobilizar as empresas para já nas próximas semanas iniciar as obras nessas creches”, explicou o prefeito após o encontro com o presidente.

Presidente Michel Temer desembarca em Petrolina e é recepcionado pelo o prefeito Miguel Coelho

(Foto: Internet)

O presidente Michel Temer desembarcou no aeroporto de Petrolina (PE), por volta das 8h30 da manhã desta sexta-feira (23) e foi recepcionado pelo o prefeito Miguel Coelho. Aqui em Petrolina, Temer assinou ondem de serviço para a construção de oito creches na cidade.

Em seguida, viajou para a região de Irecê (BA) onde vai inaugurar o Projeto de Irrigação Baixio de Irecê, considerado por ele, o maior da América Latina.

No início da tarde, o presidente da República irá a Goiana participar de um evento de ampliação da produção do setor automotivo. Em seguida fará uma visita à Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), também na capital do estado de Goiás.

O retorno de Michel Temer à Brasília está previsto para às 17h30 de hoje.

Escolas e creches de Petrolina vão receber melhorias na infraestrutura, afirma prefeito

(Foto: Ascom)

Durante um encontro com gestores da rede municipal de Petrolina, nessa quinta-feira (22), o prefeito Miguel Coelho anunciou o investimento de R$ 4,6 milhões em obras em escolas e creches de Petrolina.

O programa de recuperação dos prédios já está em sua primeira fase, onde 36 Centros de Educação Infantil (CMEI) estão recebendo nova pintura e melhorias em sua estrutura, com investimento de R$ 1,4 milhões.

De acordo com o prefeito, também serão investidos outros R$ 3,2 milhões na recuperação das unidades escolares que atendem aos alunos dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Essas obras estão em fase de licitação e devem ser iniciadas em maio.

Miguel também anunciou reforma em três escolas da cidade. As unidades do N6, Assentamento Terra da Liberdade e Assentamento São Francisco terão obras iniciadas em junho.

“Esses investimentos em obras são parte de um planejamento maior para reestruturar a rede de ensino. Ainda faremos concursos para professores, compra de mobília, ar condicionado e construção de novas creches e escolas. Com isso, queremos dar um salto na qualidade de ensino em Petrolina“, disse o gestor.

Prefeitura entrega novo fardamento a estudantes da rede municipal de Petrolina

(Foto: ASCOM)

Mais de 50 mil estudantes da rede municipal de ensino receberam novos fardamentos. O material foi entregue nessa terça-feira (20) pelo prefeito Miguel Coelho, na Escola Municipal Eliete Araújo.

Segundo a Prefeitura, foram investidos mais de R$ 2,2 milhões na aquisição dos fardamentos. O município pretende entregar os uniformes até o final dessa semana em 194 escolas e creches da sede e do interior.

O kit é formado por camisa e short para os alunos da Educação Infantil e blusa para os matriculados nos anos iniciais e finais do  Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos.

O prefeito Miguel Coelho afirmou que o município ganhará mais recursos para a educação. “Ontem, conseguimos a liberação de novos recursos do Ministério da Educação para ações importantes como melhoria do transporte escolar, novas escolas e a instalação de ar condicionado nas salas de aula”, finalizou.

Miguel Coelho discute com ministro da Integração Nacional reforma da estrada do Projeto Maria Tereza

(Foto: ASCOM)

O prefeito Miguel Coelho reuniu-se, na manhã desta terça (13), com o ministro da Integração Nacional, Hélder Barbalho, para viabilizar investimentos para o projeto Maria Tereza, na zona rural de Petrolina (PE). O principal pedido do gestor foi referente ao recapeamento da estrada de acesso à comunidade, que já apresentava problemas e ficou deteriorada após as chuvas dos últimos meses. A reunião, em Brasília, contou com a presença também do ministro de Minas e Energia, Fernando Filho.

A proposta apresentada pelo prefeito foi de conveniar junto ao Ministério da Integração um valor de R$ 2,7 milhões para recuperar 14 km da Estrada do Maria Tereza.  Além de solicitar o recapeamento, Miguel demonstrou preocupação com o abastecimento da comunidade e cobrou a construção de uma estação de tratamento de água para o local.

Apesar de o projeto Maria Tereza não ser uma área de responsabilidade da Prefeitura de Petrolina, Miguel disse que a gestão municipal quer colaborar para resolver as duas questões de infraestrutura.

“A zona rural tem sido uma prioridade, inclusive, as áreas que são de domínio do Governo Federal. O projeto Maria Tereza é muito importante para a produção de frutas e a estrada precisa urgentemente de uma ação estruturante, por isso, estamos buscando esse convênio entre a prefeitura e o Governo Federal. O ministro sinalizou de forma positiva para essas ações e estamos na expectativa de o mais breve possível assinar este convênio”, detalhou o prefeito após a reunião.

Miguel Coelho assina termo para ampliar cobertura de internet na zona rural 

(Foto: ASCOM)

O prefeito Miguel Coelho foi um dos cerca de 2500 participantes do lançamento do programa do Governo Federal “Internet para Todos”. A iniciativa tem por objetivo expandir a cobertura por banda larga para localidades sem conectividade ou com acesso precário. Na cerimônia ocorrida em Brasília, nesta segunda (12), Miguel assinou o termo de adesão ao programa, cujo prazo para início de implantação está previsto para maio deste ano.

No caso de Petrolina, a ideia é levar a cobertura por banda larga para comunidades da zona rural. No ano passado, a Secretaria de Planejamento e Inovação fez um levantamento das áreas mais precárias em termos de conectividade.

O relatório aponta cerca de 70 localidades com déficit de comunicação digital em Uruás, Bebedouro, Cristália, Caititu, Projeto Maria Tereza, Pedrinhas, Ilha do Massangano, Caatinguinha, Roçado entre outras. O programa priorizará a cobertura de internet em postos de saúde e escolas públicas da zona rural de Petrolina.

“Nós indicamos todas essas comunidades do interior para serem contempladas com o Internet Para Todos. Esse serviço é fundamental para garantir a informação ao público, melhorar o aprendizado nas escolas e também para ter acesso a serviços básicos da Prefeitura, consultas entre outras demandas que hoje a população pode fazer pela internet, mas na zona rural ainda existe restrição”, explica o prefeito Miguel Coelho.

Cerca de 40 mil localidades no Brasil devem ser contempladas pelo programa do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. As primeiras antenas serão instaladas nas cidades beneficiadas, segundo o Governo Federal, a partir de maio.

“Ainda não temos um prazo preciso para o início em Petrolina, mas nossa meta é que a instalação das antenas nas comunidades do interior de Petrolina ocorra já neste semestre”, antecipa o prefeito.

Comunidade do Fernando Idalino ganha quadra poliesportiva

(Foto: Divulgação)

Desde a sexta-feira (9) os estudantes e moradores do bairro Fernando Idalino têm um novo espaço de lazer. A quadra poliesportiva da Escola Nicolau Boscardin foi entregue à população e atenderá aos mais de 100 alunos da instituição.

Para a construção do espaço foram investidos R$ 545 mil. A quadra tem cobertura, arquibancadas, vestiários, sanitários, chuveiros, iluminação e mede 25 metros de largura por 38 de comprimento.

“Essa quadra é mais uma de várias que iremos construir ao longo da gestão porque consideramos o esporte um caminho para a vida saudável, inserção social e humanização das comunidades”, argumento o prefeito Miguel Coelho.

No sábado (10) Miguel esteve no CRAS do Rio Corrente para lançar o programa Segundo Tempo. A ex-secretária de Cultura, Turismo e Esportes, Maria Elena também esteve no local, para apresentar o espaço  Centro de Artes e Esporte Unificados (CEU) das Águas a Emício Júnior, novo responsável pela pasta.

Miguel oficializa Aero Cruz como líder do governo na Câmara de Vereadores

(Foto: ASCOM)

O vereador Aero Cruz é oficialmente o novo líder do governo na Casa Plínio Amorim. O edil se encontrou com o prefeito Miguel Coelho nessa sexta-feira (9) e já recebeu as primeiras orientações do seu líder político.

Acompanhados do secretário de Governo, Giovani Costa, Aero e Miguel discutiram as primeiras articulações da base aliada. O vereador assume o posto até ontem ocupado por Ruy Wanderley, que concorrerá a uma vaga na Alepe, neste ano.

Aero já atuava como uma das lideranças do governo na Câmara de Vereadores e passará a articular os projetos do Executivo na Casa Plínio Amorim. No começo da semana o edil afirmou que estava pronto para seguir as ordens do grupo, fosse para concorrer a uma vaga como deputado estadual ou como líder no Poder Legislativo.

LEIA MAIS

“No momento oportuno nós vamos apresentar nossos candidatos” afirma prefeito Miguel Coelho

Ruy Wanderley deixará liderança da Situação para disputar vaga como Deputado Estadual (Foto: Ascom PMP)

As eleições de outubro já estão movimentando os políticos em Petrolina e o grupo do prefeito Miguel Coelho ainda não definiu quais serão seus candidatos. A vereadora Maria Elena deixou a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes para retornar à Casa Plínio Amorim, pleiteando uma pré-candidatura.

Segundo o prefeito Miguel Coelho, a vereadora tem todo direito de disputar uma vaga. “Nós vamos ter candidatos aqui, é mais do que natural, mas a gente vai se posicionar disso no momento oportuno. É legítimo que ela queira pleitear uma vaga, como eu disse ela tem currículo, tem história, tem trabalho, tem serviço prestado. Mas no momento oportuno nós vamos apresentar nossos candidatos”, destacou o gestor.

Outro nome cotado para representar o grupo é o do presidente da Câmara de Vereadores, Osório Siqueira. Aero Cruz, que assumirá o posto de Líder da Situação no lugar de Ruy Wanderley, também demonstrou interesse, mas assim como Orlando Tolentino deve abrir mão.

Aero Cruz faz coro a Miguel e afirma que trabalhos na Sete de Setembro não estão parados

Prestes a assumir a liderança da Situação na Casa Plínio Amorim, o vereador Aero Cruz ratificou a fala do prefeito Miguel Coelho sobre as obras na Avenida Sete de Setembro.

Na quarta-feira (7), este Blog publicou uma matéria onde Miguel rebateu as críticas da população sobre a duplicação no local. Aero Cruz também refutou os comentários contrários a obra e explicou mais sobre a situação.

LEIA TAMBÉM:

Vereador Ruy Wanderley confirma candidatura a deputado estadual

Miguel Coelho rebate críticas sobre duplicação na Avenida Sete de Setembro

LEIA MAIS