Comunidade do Mandacaru, em Petrolina, ganha nova Unidade Básica de Saúde

(Foto: ASCOM/ Jonas Santos)

Após mais de cinco anos, o bairro Mandacaru, em Petrolina (PE), voltou a contar com uma Unidade Básica de Saúde (UBS) exclusiva para atendimento médico e odontológico dos moradores da comunidade. Na noite desta sexta (01), o prefeito Miguel Coelho entregou o equipamento para o local, numa solenidade com a presença do deputado Fernando Filho, vereadores, secretários e centenas de moradores.

A estrutura funcionará na Rua Quadra M, sempre de segunda à sexta, com médicos, enfermeiros, dentistas, agentes de saúde e diversos técnicos. O novo posto foi equipado com recepção, salas de vacina, procedimentos e curativos, consultório médico, odontológico e assistência farmacêutica.

LEIA MAIS

Prefeito de Petrolina afirma que “período de incerteza” motivou realização da Jecana do Capim

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho afirmou mais cedo que o combustível garantido pela Justiça de Pernambuco à Prefeitura vai garantir a manutenção dos serviços por pelo menos mais oito dias. Mesmo com o estoque obtido, na terça-feira (29) a Prefeitura optou por adiar a realização da 47ª ediação da Jecana do Capim, programada para este final de semana.

LEIA TAMBÉM:

Crise do combustível: Jecana do Capim é adiada pela Prefeitura de Petrolina

Para Miguel, a decisão foi tomada para evitar problemas, tendo em vista o contexto no qual o município está inserido. “Ontem nós tivemos uma reunião com os organizadores e a gente estava preocupado exatamente por isso, porque a gente não sabe se vai ter combustível para a Guarda Municipal, para a Polícia e para o Samu, se vai ter gás de cozinha para fazer as comidades, se vai ter diesel para ligar os geradores. As pessoas precisam de gasolina para chegar ao Capim, então diante dessas dificuldades e dessas incertezas que se instalou no Brasil, a gente preferiu ser comedido e tomar uma decisão para poder dar ai mais 15 dias e fazer uma Jecana organizada e grande como ela merece”, afirmou em participação no programa Super Manhã, na Rádio Jornal Petrolina.

LEIA MAIS

Combustível obtido pela Prefeitura de Petrolina garante realização dos serviços públicos, afirma prefeito Miguel Coelho

O prefeito Miguel Coelho comentou sobre a situação de Petrolina em relação à falta de combustível que tem alterado o andamento de alguns serviços municipais, a exemplo da limpeza urbana. De acordo com o gestor, apesar dos obstáculos o município não registrou nenhum problema grave desde a semana passada.

“A gente está trabalhando desde a semana passada quando a greve foi instalada, a gente vem acompanhando a situação dos serviços de emergência. A gente iniciou um grande contingenciamento do combustível e priorizou a saúde, a Guarda Municipal e os serviços da educação: o transporte escolar e merenda para que não faltasse nenhum serviço para nossas crianças”, disse em entrevista no programa Super Manhã, da Rádio Jornal Petrolina.

Estado de emergência

Petrolina decretou nessa semana estado de emergência, criando um comitê para avaliar a situação de cada secretaria municipal e essas avaliações diárias têm sido cruciais para a manutenção da normalidade, inclusive no transporte coletivo, avalia Miguel.

LEIA MAIS

Miguel Coelho decreta situação de emergência em Petrolina

A falta de combustível em Petrolina ocasionou a suspensão de aulas e no atendimento na saúde do município. Em consequência do contexto nacional, o prefeito Miguel Coelho assinou um decreto na segunda-feira (28) decretando situação de emergência na cidade.

Na justificativa, o prefeito afirma que a paralisação nas rodovias federais “impõe o desabastecimento de combustíveis, gêneros alimentícios, água potável, medicamentos, gás, entre outros serviços considerados urgentes e essenciais à coletividade” e pede que as secretarias façam um levantamento do estoque de combustível, alimento, medicamento, água potável e outros itens de extrema necessidade.

O decreto também autoriza as pastas a elaborarem um plano de manutenção de serviços públicos essenciais, entre eles o transporte coletivo para que haja funcionamento dos ônibus e a coleta de lixo domiciliar. Confira a íntegra do Decreto no link a seguir: Decreto de Emergência.

Em nota, Miguel afirma que nunca faltou apoio político a Maria Elena

Um dia após a vereadora Maria Elena (PRTB) anunciar a desistência de ser pré-candidata pelo grupo da família Coelho, o prefeito de Petrolina afirmou surpresa com a decisão da edil. Através de uma nota, Miguel alegou estranhamento com as declarações de Elena durante sua fala na Tribuna Livre da Câmara de Vereadores na sessão da quinta-feira (24).

Em sua decisão, Maria Elena disse que a conjuntura não era favorável ao seu nome, já que o irmão de Miguel, Antônio Coelho é o principal nome do grupo político nas eleições para uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), conforme disse a própria vereadora durante conversa com a imprensa.

LEIA TAMBÉM:

Maria Elena desiste de concorrer a uma vaga na Alepe

Apesar da possível rusga com a fala da vereadora e ex-secretária de Cultura, Turismo e Esportes durante o primeiro ano de sua gestão, Miguel Coelho afirmou que continuará contando com o apoio de Maria Elena dentro do grupo político na cidade.

Confira a íntegra da nota assinada pelo prefeito de Petrolina:

LEIA MAIS

Em Brasília, Miguel garante recursos para recapeamentos e obras de turismo

(Foto: ASCOM)

O prefeito Miguel Coelho realiza nesta semana uma série de agendas em Brasília. O gestor petrolinense participa da Marcha dos Prefeitos e aproveitou a passagem pela capital federal para se reunir com ministros para liberar recursos para obras de infraestrutura, habitação e turismo para Petrolina.

No Ministério do Turismo, Miguel foi recebido, nesta terça (22), pelo chefe de gabinete da pasta, Maurício Almeida, para agilizar a liberação de R$ 10 milhões. Os recursos serão utilizados em quatro intervenções de impacto para a atração de turistas. A principal delas é a requalificação da orla fluvial.

Os recursos também serão destinados para a reforma da Oficina do Artesão, revitalização dos quiosques da Avenida Eraldo Gueiros e a construção de um novo parque municipal.

Acompanhado pelo deputado Fernando Filho, Miguel ainda se encontrou com o ministro das Cidades, Alexandre Baldy. O prefeito recebeu a confirmação de recursos para a construção de mil moradias para a área urbana e outras 800 para a zona rural através do programa Minha Casa, Minha Vida.

O ministro ainda assegurou a liberação da verba de emenda do deputado Fernando Filho para o recapeamento de cinco avenidas da cidade. “São obras importantes como a recuperação das avenidas das Nações e da Integração. Junto a isso, estamos concluindo os projetos do Minha Casa, Minha Vida para iniciar um grande projeto de habitação popular na cidade”, resume o prefeito.

Com aprovação de Lei Complementar, mais de 10 mil famílias serão beneficiadas com isenção do IPTU em Petrolina

(Foto: Divulgação/PMP)

O Projeto de Lei Complementar aprovado pela Câmara dos Vereadores na sessão de terça-feira (15) garantiu aos beneficiários do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida a isenção no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

A matéria foi proposta pelo Poder Executivo e foi aprovada por unanimidade pelos edis, sendo publicada no Diário Oficial dias após sua aprovação. Com a isenção, mais de 10 mil famílias as quais residem em 13 empreendimentos do programa em Petrolina não pagarão o imposto.

O prefeito Miguel Coelho explicou como funcionará a isenção. “É preciso entender que essa lei está voltada para as pessoas que têm uma enorme dificuldade de pagar um imposto e, ao mesmo tempo, dar condições básicas para suas famílias. Então, estamos adotando mais esta medida de inclusão social porque o dinheiro que essas famílias usariam para pagar o IPTU, agora poderá ser destinado para outra necessidade, como alimentação, por exemplo”, disse.

O prazo para solicitar a isenção do IPTU segue até 31 de agosto desse ano e vale para 2018 e também para o ano seguinte. Com a Lei Complementar  tem direito à isenção proprietário de um único imóvel residencial que receba até 1 salário mínimo; o proprietário de um único imóvel (que tenha doença grave e que receba até 3 salários mínimos); ou o beneficiário do Programa Minha Casa Minha Vida.

Mais de 7 mil pessoas vão a abertura do São João dos Bairros de Petrolina, afirma o prefeito Miguel Coelho

(Foto: ASCOM)

Resgatado no ano passado, o São João dos Bairros de Petrolina (PE) foi reeditado com sucesso e tradição em 2018, segundo o prefeito Miguel Coelho. Na noite desta sexta-feira (18), o pátio de eventos do bairro José e Maria recebeu uma multidão para acompanhar os shows de Mastruz com Leite, Gean Mota e Mauro Lima. O arrasta-pé animou mais de sete mil pessoas durante quase seis horas de forró, dando uma ideia clara do que virá pelas próximas semanas na programação do São João de Petrolina.

LEIA MAIS

Além de sistema de segurança eletrônica, Guarda Municipal vai reforçar ronda em bairros vulneráveis de Petrolina

Creches são alvo constante de arrombamentos

Conforme anunciado pelo prefeito Miguel Coelho na entrega dos kits escolares aos alunos da rede municipal de ensino, as unidades de ensino receberão um sistema de segurança eletrônica. De acordo com a secretária interina de Educação, Larissa Soeiro, a intenção é reforçar a segurança dentro das escolas e creches.

LEIA TAMBÉM:

Unidades educacionais de Petrolina ganharão sistema de segurança eletrônica, afirma Miguel Coelho

“Estamos em fase de finalização para que seja efetuada a licitação do projeto de segurança nas escolas, tem escola que em dois meses já foi arrombadas oito vezes e esse problema não é só no nosso município, a gente está vendo em todo estado”, afirmou a secretária interina em entrevista no programa Super Manhã, da Rádio Jornal.

O sistema contará com sensores para vigiar as unidades e câmeras de vigilância no entorno dos prédios. Segundo Larissa, além da implantação do reforço com o monitoramento, a Guarda Civil Municipal também ampliará a ronda para contemplar as escolas dos bairros mais vulneráveis.

Câmara de vereadores aprova viagem do prefeito Miguel Coelho para o exterior no segundo semestre

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Por 20 votos a favor e nenhum contra, a Câmara de Vereadores de Petrolina (PE) aprovou na sessão plenária desta quinta-feira (17), o Projeto de Decreto Legislativo Nº. 012/2018 de autoria da Mesa Diretora da Casa Plínio Amorim que autoriza o prefeito do Miguel Coelho a ausentar-se do País, no período de 07 à 14 de julho deste ano.

Miguel Coelho vai a cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, participar do Curso Accelerating Growth in Brazilian Cities – Special Program for Brazilian Mayors, que acontecerá no Campus da Universidade de Columbia, uma das dez melhores Universidades mundiais. O evento contará com a participação de 16 prefeitos do Brasil para troca de experiências. Segundo o decreto, a viagem não terá despesas para o município.

Secretária destaca investimentos na educação infantil de Petrolina

(Foto: Ascom/PMP)

A secretária interina de Educação de Petrolina, Larissa Soeiro participou na manhã dessa terça-feira (15) do programa Super Manhã, da Rádio Jornal. Durante a entrevista, ela falou sobre os investimentos do município na rede municipal de ensino.

De acordo com Larissa, desde o início da gestão de Miguel Coelho a Prefeitura conseguiu destravar R$ 52 milhões em convênios travados no Governo Federal. “Nós encontramos a Prefeitura Municipal de Petrolina com 52 milhões de convênios travados e desses 52 milhões, 41 milhões já foram destravados. Aproximadamente 15 milhões são referentes às novas 10 creches“, destacou a secretária.

Novas unidades de CMEIs

As novas creches seguem o padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com uso de verba federal e algumas já tiveram obras iniciadas, a exemplo da Vila Eulália e Antônio Cassimiro. Fernando Idalino Bezerra, Henrique Leite, Vila Marcela, Loteamento Padre Cícero e Nova Petrolina também terão novas Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI).

LEIA MAIS

José e Maria recebe mutirão de limpeza para abertura do São João nos Bairros

(Foto: Ascom)

O bairro José e Maria recebeu nessa segunda-feira (14) equipes de limpeza da Prefeitura de Petrolina. O mutirão de serviços foi levado até a comunidade que abrirá os festejos do São João 2018, neste final de semana. Durante quatro dias, mais de 30 homens trabalharão para deixar tudo em ordem até a abertura do São João dos Bairros.

As equipes da Prefeitura iniciaram o mutirão com podas e varrição nas avenidas Francisco Coelho Amorim, José Hermano Gomes, Lili Amorim e o pátio onde serão abertas as festividades do São João. “Esse é um dos bairros mais populosos da cidade e sempre terá a prioridade da Prefeitura na limpeza e zeladoria. Depois que terminarmos o José e Maria, vamos levar o mutirão para outros pontos da cidade, garantindo mais conforto e infraestrutura para a população“, disse o prefeito Miguel Coelho.

Segundo a Prefeitura, também serão beneficiadas as transversais desses corredores nos próximos dias. O São João dos Bairros no José e Maria acontecerá na sexta-feira (18) e sábado (19), com apresentações de artistas locais e de fora, entre eles Mastruz com Leite e Iohannes. Os shows são gratuitos.

Unidades educacionais de Petrolina ganharão sistema de segurança eletrônica, afirma Miguel Coelho

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Além dos investimentos na construção de creches e materiais para os alunos da rede municipal, o prefeito Miguel Coelho anunciou que a Prefeitura de Petrolina investirá na segurança das unidades educacionais. O anúncio da implantação do sistema de segurança foi feito na sexta-feira (10), no CMEI do bairro Vale do Grande Rio.

LEIA TAMBÉM:

Alunos do CMEI no Vale do Grande Rio recebem kits escolares do município

“A gente vai contratar segurança eletrônica para todas as creches e todas as escolas, para prover mais segurança e proteger nosso maior bem que são as nossas crianças”, destacou o prefeito. Miguel esteve na unidade educacional para entregar os kits de material escolar aos 253 estudantes do CMEI.

A creche do bairro está localizada nas proximidades da Escola Estadual Raulino Sampaio, alvo constante de criminosos. O CMEI Raimunda Benta de Jesus também sofreu com ações de vandalismo e teve parte de suas telhas levadas, no entanto, a Secretaria de Educação já providenciou os reparos.

Ruas e campo do N-7 ganham nova iluminação

Para implantar a rede no campo e nas ruas do N-7, a Prefeitura de Petrolina investiu R$ 56 mil. (Foto: ASCOM)

Principal espaço esportivo da comunidade, o campo de futebol do N-7 agora tem uma iluminação especial que permitirá a disputa de jogos no período noturno. Os novos projetores da área esportiva foram inaugurados pelo prefeito Miguel Coelho na última semana. A solenidade teve a presença do senador Fernando Bezerra, do deputado Fernando Filho, vereadores e os moradores da área irrigada.

O campo do N-7 ganhou 18 projetores de luz, seis postes e 700 metros de iluminação para permitir condições adequadas para partidas noturnas. Além disso, foi inaugurada a rede de iluminação de algumas ruas da comunidade, que estavam às escuras e agora contam com 40 luminárias de 70 watts.

Para implantar a rede no campo e nas ruas do N-7, a Prefeitura de Petrolina investiu R$ 56 mil. “Já investimos mais de R$ 1 milhão em expansão da rede de iluminação de Petrolina. É um esforço grande da Prefeitura para trazer mais conforto e segurança aos moradores da cidade e da zona rural”, resumiu o prefeito na inauguração.

A nova iluminação do N-7 faz parte das ações do programa Mais Luz. Desde o ano passado, mais de 20 comunidades tiverem a implantação de luminárias e expansão da rede. Além disso, a iniciativa permitiu o atendimento de 13 mil solicitações da população para revisão e conserto.

Alunos do CMEI no Vale do Grande Rio recebem kits escolares do município

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Estudantes do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Raimunda Benta de Jesus, no bairro Vale do Grande Rio receberam os kits escolares do município. A entrega foi feita pelo prefeito Miguel Coelho, na manhã dessa sexta-feira (11). Segundo a Prefeitura de Petrolina, 55 mil kits serão distribuídos aos alunos da rede municipal de ensino, nas escolas e creches, por meio de um investimento de R$ 4,1 milhões.

Acompanhado pelo senador Fernando Bezerra Coelho, do deputado federal Fernando Filho e do pré-candidato a deputado estadual, Antônio Coelho, Miguel falou sobre os investimentos do município na educação. “Nossa prioridade é a educação, a primeira infância de certa forma é especial. No nosso primeiro ano de gestão nós criamos mais de mil novas vagas”, destacou.

O gestor do CMEI, Dilson Gonçalves agradeceu o apoio do município. “Sempre que peço ajuda à Secretaria de Educação, sou atendido com equipamentos novos, livros, cadeiras, kits”, disse. A unidade recebeu 253 kits escolares, alguns estudantes receberam simbolicamente os materiais, durante a solenidade.

De acordo com Miguel Coelho, o prédio teve algumas telhas furtadas durante uma ação criminosa e já está recebendo os reparos necessários. O CMEI é localizado nas proximidades da Escola Estadual Raulino Sampaio, frequente alvo da vândalos.