Carnaval de Petrolina será lançado na próxima segunda-feira

Dada a largada para a contagem regressiva do Carnaval de Petrolina. Com o tema “A folia começa aqui”, a programação oficial será lançada na próxima segunda-feira (22), a partir das 19h, na Praça 21 de Setembro. O coreto será o palco para apresentar todos os detalhes da folia de Momo na capital do Sertão. O evento de lançamento terá a presença do prefeito Miguel Coelho e da personalidade que será homenageada no Carnaval 2018.

A festividade é realizada pela Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (SECULTE). Segundo o prefeito, o público pode esperar novidades para o Carnaval 2018. “Ano passado, conseguimos resgatar a força e a tradição do Carnaval de Petrolina. Agora, estamos empenhados em consolidar e trazer novidades. Teremos boas surpresas para os foliões. Todos estão convidados a participar do lançamento na próxima segunda-feira”, convida Miguel.

O lançamento contará com a apresentação da grade completa e polos de Carnaval. O evento ainda terá um “esquenta” da folia com atrações locais como Alan Cleber, Jonathan Araújo, Dalmo Natan e Matingueiros.

Presidente da Compesa defende investimentos em Petrolina e atribui disputa com o município à política

Sem meias palavras, o presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares, em entrevista ao programa Super Manhã, da Rádio Jornal, afirmou que a celeuma em torno da Compesa é mais uma vez devido ao ano eleitoral.

“Geralmente em ano eleitoral esse assunto volta à tona, o que eu acho que prejudica a cidade de Petrolina”, salientou.

No entanto, Tavares desconversou ao ser questionado sobre a possibilidade do governador Paulo Câmara está dando um tratamento diferenciado ao município devido ao rompimento político com o senador Fernando Bezerra Coelho, pai do prefeito Miguel Coelho.

“Justamente ao contrário, o governador Paulo Câmara me determinou que fosse para Brasília para conseguir o empréstimo para Petrolina. Nós assinamos esse empréstimo, é público está em todos os jornais, no dia 29 de dezembro assinamos um contrato de empréstimo, ou seja, tomando um dinheiro emprestado para pagar em 20 anos do FGTS de R$ 38 milhões para Petrolina”, assegurou.

Demonstrando preocupação Roberto Tavares relembrou que Petrolina já perdeu muito tempo entre os anos de 2001 e 2007 quando ficou nesta briga pela privatização dos serviços.

“Ficou naquela briga de municipaliza, disputa judicial, acho que é uma coisa que afetou os investimentos em Petrolina”

De acordo com Tavares em 2017, na gestão do ex-prefeito Odacy Amorim, a Compesa assinou um novo contrato de concessão até o ano de 2037 que permitiu o investimento de mais de R$ 150 milhões no município.

“Investimentos comemorados em toda a cidade por lideranças comunitárias, o próprio prefeito Miguel esteve conosco tanto na estação de tratamento de água nova, que é o sistema Vitória, que era um sistema almejado pelos petrolinenses, teve vendo a nossa estação de tratamento de esgoto que é modelo em todo o nordeste”, pontuou.

Apesar de reconhecer que o município tem o direito de escolher quem quer operar, ele disse acreditar em um entendimento na reunião do próximo dia 25 com o prefeito Miguel Coelho.

“Petrolina tem graves problemas a serem enfrentados com relação a esgotamento sanitário por conta das bacias do Dom Avelar e Antônio Cassimiro, falei para o prefeito Miguel que estou disposto a assumir toda a responsabilidade desde que coloque na mesa qual é o planejamento, quais são as prioridades e possamos executar como executamos as obras que nos comprometemos nos último dez anos”,  concluiu.

Ouça o áudio da entrevista:

Presidente da Compesa se diz “surpreso” com anuncio de privatização dos serviços de abastecimento d’água e esgotamento sanitário em Petrolina

“Ficamos surpresos”, essa foi a reação do presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares, com  o anuncio da privatização dos serviços de abastecimento d’água e esgotamento sanitário de Petrolina, feito pelo prefeito de Petrolina, Miguel Coelho.

Confira a íntegra da nota:

Ficamos surpresos com a proposta de privatização em Petrolina. A Compesa apoiou a operação de combate a ligações irregulares na rede de esgotos, atuou em parceira na limpeza da Orla, iniciou obras importantes de abastecimento d’água, como está realizando no Serrote do Urubu, e obras de esgotamento sanitário como está fazendo nos Bairros do Vale do Grande Rio, Pedro Raimundo e Jardim Amazonas. Além disso, estamos prontos para iniciar o Esgotamento Sanitário do Park Jatobá, num investimento de R$ 4,6 milhões que depende apenas de chegarem os recursos da Codevasf. Por fim, trabalhamos duro nos meses de novembro e dezembro para vencer a burocracia e conseguimos assinar contrato de empréstimo de R$ 38 milhões para investir em Petrolina”, lamentou Tavares.

Petrolina poderá ter nova empresa para gerenciar o esgotamento sanitário e o fornecimento de água

(Foto: ASCOM)

O anuncio feito na tarde desta segunda-feira (15), pelo o prefeito Miguel Coelho através de sua assessoria.

A nota enviada a imprensa afirma, que diante das dificuldades apresentadas pela Compesa para gerenciar as redes de esgoto e abastecimento, a Prefeitura de Petrolina decidiu iniciar os procedimentos para uma nova concessão desses serviços.

A primeira ação foi publicar um edital, na semana passada, para instituições públicas ou privadas do setor realizarem estudos técnicos na capital do Sertão sobre esgotamento e fornecimento de água. As interessadas devem se cadastrar neste mês para apresentar, até maio, as propostas que melhorem o abastecimento e o saneamento de Petrolina.

Os estudos técnicos de viabilidade são apenas a primeira etapa de um processo que resultará em uma nova forma de gerenciar a água e o esgoto da cidade. Após receber as propostas, a Prefeitura irá definir um plano municipal de saneamento e abastecimento para Petrolina.

“O petrolinense é exigente, não tolera serviço de baixa qualidade. Eu sempre disse que não me omitiria de enfrentar essa questão, seja cobrando resultados, buscando investimentos em Brasília como fizemos ou optando pela decisão de buscar um novo caminho. Queremos apenas garantir o serviço de qualidade, por isso, a nova concessionária terá de fazer o saneamento em bairros que vivem com o esgoto na porta e expandir o abastecimento”, explica o prefeito Miguel Coelho.

Depois de definir o plano municipal para água e esgoto, a Prefeitura de Petrolina abrirá uma concorrência pública para a concessão desses serviços. A expectativa é de que em agosto o edital seja publicado com todas as exigências e metas para as empresas interessadas.

Segundo Miguel Coelho, a Compesa continuará autorizada a operar as redes de água e esgoto enquanto todos os trâmites para o novo serviço não forem concluídos.

“Desde o começo do ano, tentamos uma solução pelo diálogo. Reuni-me diversas vezes com os diretores da Compesa. Reconhecemos que no começo houve melhoria, mas depois a situação voltou a ser de insatisfação de toda a população. É inadmissível que a cidade fique sem água por semanas, como ocorreu recentemente, ou sem as obras de saneamento que tiveram ordem de serviço assinada em junho. Por isso, decidimos por abrir um novo processo licitatório”, justifica o prefeito.

Responsável por acompanhar todas as fases de implantação da nova concessionária, o presidente da Comissão de Parcerias Público-Privadas, Emício Junior, acredita que em novembro será iniciada a nova gestão de água e esgoto em Petrolina.

“Temos um calendário de etapas a serem cumpridas. Pode parecer um tempo longo para a população que vem sofrendo com o serviço de baixa qualidade, mas é preciso ter responsabilidade e muito planejamento para esse processo de transição e mudança. Petrolina é uma cidade muito complexa, com mais de 300 mil moradores, então, não é simples fazer tudo isso. O mais importante é que estamos buscando enfrentar um problema grave que se arrasta há anos.”

Etapas da nova concessão:

1 – Até o final de janeiro, abertura para cadastro de instituições públicas ou privadas para formulação de estudos sobre a abastecimento e saneamento de Petrolina;

2 –  As instituições cadastradas terão 90 dias para realizarem os estudos de viabilidade e projetos (sem custos para a Prefeitura). Essas propostas devem apresentar os problemas e soluções para esgoto e água na cidade, além de custos e tarifas para operar o serviço em Petrolina;

3 – Em maio, a Prefeitura analisará os estudos para definir um plano de água e esgoto para a cidade;

4 – Em junho, será lançado o edital público para as instituições concorrerem à concessão de água e esgoto em Petrolina;

5 – caso o processo licitatório não sofra interferências, como recursos entre outros processos, até novembro será conhecida a concessionária de água e esgoto de Petrolina;

6 – Anunciada a vencedora da concorrência, ainda em novembro, a nova concessionária deve começar a operar os serviços.

Prefeito Miguel Coelho visita obras de reforma do Matadouro em Petrolina

(Foto: Instagram)

O prefeito de Petrolina Miguel Coelho postou em sua conta em uma rede social na tarde desta quinta-feira (11), que tinha acabado de fazer uma visita as obras de reforma do matadouro municipal, que estava fechando há vários anos.

Acompanhado do Senador Fernando Bezerra Coelho, ele disse que gostou do que viu. No post, o prefeito diz que o ritmo do trabalho é muito intenso.

“As obras tão aceleradas e a gente já pode ver o sonho dos marchantes e de todos nós tomando forma! Tem mais saúde para a nossa mesa vindo aí e, tudo seguindo o previsto, até junho já teremos o novo matadouro”, garantiu Miguel Coelho em sua mensagem.

Prefeito Miguel Coelho antecipa entrega de novo trecho da ciclovia

(Foto: ASCOM)

O prefeito Miguel Coelho fez um giro por diversas obras em andamento, na manhã dessa segunda-feira (8). Entre as intervenções visitadas, a construção do segundo trecho da ciclovia, na altura da Facape e serviços de manutenção de ruas e corredores no Centro e Vila Eduardo.

Na passagem pela ciclovia, o prefeito encontrou as obras em ritmo adiantado. Por conta disso, a previsão para entrega da pista para ciclistas entre o 72º Batalhão e a Facape será antecipada para até o dia 18 de janeiro.

“Em 2018, a população vai ver um ritmo mais intenso, com obras não só de manutenção como tapa-buracos, mas também ações estruturadoras como pavimentação de ruas e novos equipamentos como a ciclovia”, garante o prefeito.

Na Avenida da Integração, Miguel acompanhou a Operação Tapa-Buracos, que investirá R$ 4,8 milhões durante todo o ano em dezenas de localidades de Petrolina. Os serviços de manutenção estão concentrados, neste mês, no Centro, Vila Eduardo, São José e próximo à praça da Sementeira.

“Estamos impondo um novo ritmo às obras de infraestrutura. No primeiro ano já fizemos muita obra e conseguimos a liberação dos recursos junto ao ministro Fernando Filho, o senador Fernando Bezerra, deputados e colaboradores de nossa cidade” destacou Miguel.

Petrolina vai receber R$ 5,5 milhões para investir em quadras esportivas em 2018

(Foto: ASCOM)

O Governo Federal vai liberar R$ 5 milhões e meio de reais para a Prefeitura de Petrolina reformar ou construir, pelo menos 30 quadras esportivas em 2018. O investimento vai atender a zona urbana e o interior do município.

Os recursos foram empenhados, nesta quinta-feira (28), para a prefeitura programar o calendário de reformas e construções. A expectativa é de que as licitações para as primeiras quadras sejam iniciadas já no próximo mês.

“Falei com o ministro Fernando Filho hoje e ele conseguiu junto ao Governo Federal a liberação desses recursos no finalzinho do ano. É uma grande notícia para a população de Petrolina” comemorou o prefeito Miguel Coelho.

A verba é resultado de emenda parlamentar do deputado licenciado e ministro Fernando Filho e vinha sendo cobrada pelo prefeito Miguel Coelho desde abril, quando o gestor reivindicou pessoalmente ao ministro dos Esportes, Leonardo Picciani.

Além da verba para as quadras, a Prefeitura receberá cerca de R$ 900 mil para reformar o Estádio Municipal Paulo Coelho.

Miguel Coelho assina convênio de R$ 2,3 milhões para pavimentação na zona rural de Petrolina

As comunidades da Tapera, Roçado, Agrovila Massangano, Vila Timorante e Sítio São João serão beneficiadas por um pacote de obras de pavimentação. Os serviços foram acertados, nesta terça-feira (26), entre o prefeito Miguel Coelho e o superintendente regional da Codevasf, Aurivalter Cordeiro. Os dois gestores assinaram um convênio no valor de R$ 2,3 milhões, no qual a companhia federal liberou os recursos para a Prefeitura de Petrolina realizar a intervenção nessas cinco áreas do interior.

Os investimentos são resultado de emenda parlamentar do deputado licenciado Fernando Filho. A licitação das obras será realizada pela Prefeitura já a partir de janeiro, com expectativa de início dos primeiros serviços de pavimentação em maio.

O convênio vai garantir o calçamento de 15 mil metros quadrados distribuídos em diversas ruas nos cinco distritos. “Esse tipo de serviço é geralmente o que mais a população pede porque valoriza o bairro e assegura mais conforto aos moradores. No interior, tem um peso ainda maior porque durante muito tempo a prefeitura deixou de priorizar quem mora na zona rural. Então, existia uma expectativa enorme de mudança, mas as pessoas agora já percebem que a prefeitura voltou a tratar de forma igual quem mora na cidade ou no interior”, destacou o prefeito Miguel Coelho.

Prefeito de Petrolina anuncia antecipação de salários

(Foto: ASCOM)

No início desta noite na entrega da Ciclovia Major Prado em frente ao Batalhão do Exército, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, anunciou que os salários dos servidores municipais que normalmente são pagos até o 5º dia útil serão pagos a partir de amanhã dia 27/12.

Durante o evento o prefeito estava acompanhado do secretário de Infraestrutura, Coronel Leite, vereadores e correligionários. Foram investidos na obra R$ 700.000,00.

Os servidores do município já receberam a segunda parcela do décimo terceiro no dia 20/12.

Miguel Coelho inaugura hoje primeira etapa da nova ciclovia da cidade

No início da noite desta terça-feira (26), o prefeito de Petrolina Miguel Coelho (PSB) vai inaugurar o trecho da nova ciclovia da cidade que fica próximo ao 72º Batalhão de Infantaria Motorizada (BIMtz), na Vila Eduardo.

A solenidade terá a participação de 100 soldados, que farão o plantio de 150 mudas de ipês e pata de vaca ao longo da nova ciclovia.

A ciclovia da Vila Eduardo será batizada em homenagem ao Major Prado, que comandou o batalhão de Petrolina na década de 70. O novo equipamento faz parte de uma rede de pistas para uso dos ciclistas conectando até a orla de Petrolina. O equipamento tem por objetivo incentivar o uso de bicicletas na cidade, garantindo mais saúde e redução de trânsito de veículos na Avenida Cardoso de Sá. Para isso, a Prefeitura investiu cerca de R$ 700 mil na construção da ciclovia da Vila Eduardo.

A pista também faz parte de ações para requalificar a Avenida Cardoso de Sá. Recentemente, o corredor teve a iluminação ampliada com equipamentos de maior potência. Além disso, com o plantio das novas mudas, a Avenida ganhará uma nova cobertura vegetal para permitir um ambiente mais arejado.

Prefeitura instala novas luminárias no povoado da Tapera, em Petrolina

Foram cerca de 1.500 metros de extensão de cabos com nova iluminação na comunidade. (Foto: Divulgação)

O prefeito Miguel Coelho inaugurou a nova iluminação no acesso ao porto e em vias do povoado da Tapera, em Petrolina. Miguel também obras para a região ribeirinha. Com investimento de R$ 52 mil, foram instaladas 52 novas luminárias de 70 watts na comunidade.

Outra novidade levada por Miguel Coelho, durante a inauguração, é que a quadra da comunidade da Tapera será reformada.”Quando a gente andava pela área ribeirinha na campanha o que mais ouvia era: ‘dê uma atenção para o interior’. É isso estamos fazendo. Em um ano, fizemos mais do que em oito da gestão passada. A Tapera recebe essa iluminação, mas também vai ter a quadra reformada, ruas pavimentadas, carro pipa, enfim, voltará a ter a atenção da Prefeitura como não teve antes”, garantiu o prefeito no discurso aos moradores da comunidade.

“Briga na Câmara, fica na Câmara e eles precisam resolver”, diz Miguel Coelho sobre confusões entre bancada de situação e de oposição

Em meio a perguntas ligadas a gestão, Miguel Coelho foi questionado sobre as brigas envolvendo a bancada de oposição e a de situação na Câmara de Vereadores de Petrolina. O prefeito afirmou, nesta sexta-feira (22) que é normal que isso aconteça.

Semanalmente noticiamos os principais fatos das sessões da Casa Plínio Amorim, a confusão e brigas entre as bancadas, chama atenção, mas se tornou algo comum. Veja o que Miguel Coelho falou sobre:

 

Além do laboratório municipal e Centro de Diagnóstico, Miguel Coelho busca a retomada das obras de UPA municipal

Miguel Coelho durante entrevista do programa Super Manhã, da Rádio Jornal. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Em entrevista ao programa Super Manhã, da Rádio Jornal, o prefeito de Petrolina Miguel Coelho, fez uma retrospectiva sobre sua gestão e comemorou os investimentos na saúde do município. Emendas do seu grupo político, garantiram um laboratório municipal, Centro de Diagnóstico e UPA municipal.

Com o encerramento das atividades do Laboratório Central (Lacen), a prefeitura de Petrolina recorreu para instituições privadas para manter o atendimento à população. O investimento na rede privada poderá ser suspenso, em breve, com a construção de um novo laboratório municipal.

“O senador Fernando Bezerra, junto com o deputado Fernando Filho, conseguiram um novo laboratório de exames. Hoje a prefeitura depende única e exclusivamente da iniciativa privada para fazer os exames dos seus pacientes, a partir do ano que vem a gente vai começar essas obras e virar essa página”, comemorou Miguel Coelho.

Ainda durante a entrevista, o prefeito falou sobre o Centro de Diagnóstico, que também é fruto do seu grupo político, com o deputado Fernando Filho. “Tem também Centro de Diagnóstico, para que a gente dependa cada vez menos da iniciativa privada e possa ter serviço próprio. É motivo de muita alegria, de muita comemoração porque quem mais se beneficia deste investimento, são as pessoas mais carentes. O laboratório foi uma emenda do senador Fernando Bezerra e o Centro de Diagnóstico do deputado Fernando Filho, se somar os dois dá aproximadamente R$ 2,2 milhões em investimento, apenas para estes dois equipamentos”, explicou Miguel.

Unidade de Pronto Atendimento Municipal

Antes de assumir a prefeitura de Petrolina, Miguel Coelho usou emenda parlamentar para investir em uma Unidade de Pronto Atendimento Municipal em Petrolina. Segundo o gestor, a unidade não ficou pronta, por falta de investimento da prefeitura, na época.

“Essa era uma emenda minha, quando deputado estadual, da UPA Municipal, que está parada desde outubro do ano passado, por que não concluíram a obra a tempo e a prefeitura não fez os aportes necessários com recursos próprios. Agora eu consegui colocar uma emenda, antes de assumir a prefeitura, no valor de R$ 1. 353.000, para que a gente possa concluir a UPA Municipal, com mais um equipamento que chega para poder reforçar toda a nossa rede de atendimento de urgência para a nossa população”, concluiu.

Miguel Coelho assina ordem de serviço da reforma do Matadouro de Petrolina nesta quinta-feira

Durante entrevista ao programa Super Manhã, com Waldiney Passos, na Rádio Jornal de Petrolina, o prefeito Miguel Coelho, anunciou que vai assinar nesta quinta-feira (21), às 9h, a ordem de serviço para a reforma e recuperação do Matadouro do Município, que está desativado.

Segundo o prefeito, as obras devem começar imediatamente e terão um prazo de 120 dias para serem concluídas. Após a reforma, será feita a compra e instalação de novos equipamentos. A previsão feita por Miguel Coelho, é de que o matadouro volte a funcionar entre os meses de junho e julho do ano que vem.

De acordo com o prefeito, serão investidos 1 milhão e 100 mil reais para a recuperação do local. Dinheiro que foi adquirido junto ao Ministério da Agricultura. Miguel anunciou ainda que a manutenção do abatedouro não ficará apenas sob responsabilidade da prefeitura. Será feita através de uma parceria entre o município e as empresas que utilizarão o espaço para abater seus animais.

Miguel Coelho lamenta falecimento da professora Wilza Barros

(Foto: Ilustração)

Recebemos com muita tristeza a notícia do falecimento da professora Maria Wilza Barros. Trata-se de uma perda inestimável para o povo de Petrolina. Professora Wilza contribuiu na formação de milhares de petrolinenses ao longo de muitos anos de dedicação na rede de ensino. Isso por si só já demonstra o quanto ela foi importante na vida de nossa gente. Num momento de profunda dor, quero manifestar meus sentimentos a toda a família da professora Wilza, em especial, ao meu amigo e companheiro de trabalho, Geraldo Miranda, que perde a mãe e professora de toda a vida.

Miguel Coelho – prefeito de Petrolina