Fake news: médico petrolinense volta a ser associado a Adélio Bispo

Mensagens alegam que o médico é irmão de Adélio Bispo

O médico ortopedista Marcos Heridjano Mauro Bezerra voltou a ser alvo de fake news. Ele atua em Petrolina e se viu novamente no meio de um turbilhão de mensagens alegando que ele é irmão de Adélio Bispo, o homem que esfaqueou Jair Bolsonaro (sem partido) na campanha de 2018.

A repercussão foi tamanha que o checador de fatos ou fakes do portal UOL fez uma matéria nessa quarta-feira (29) para desmentir o boato. Teorias conspiratórias alegam uma foto do médico ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicam ser a esquerda a responsável pelo atendado.

A foto que ilustra a matéria foi tirada em setembro de 2016, em um evento de apoio à candidatura de Odacy Amorim (PT) à prefeitura de Petrolina, no qual Lula participou. Segundo as mensagens falsas, isso explicaria o fato de Adélio ter atentado contra Bolsonaro na campanha passada.

Contudo, o UOL não encontrou qualquer indicativo de parentesco entre Marcos e Adélio. Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, Adélio tem quatro irmãos e, como ele, nenhum deles tem o nome ou sobrenomes iguais aos de Marcos. A assessoria do ex-presidente Lula negou que o médico seja parente de Adélio.

Antes do UOL, Aos Fatos e o Estadão Verifica já haviam checado a mesma informação como falsa em outras situações em que a corrente circulou.

Planalto confirma agenda de Bolsonaro em Campo Alegre de Lourdes

Presidente volta ao Nordeste nessa semana

Conforme o Blog mostrou mais cedo, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) visitará a Bahia na manhã desta quinta-feira (30). Às 10h30 ele deve desembarcar no município de Campo Alegre de Lourdes, onde participará na inauguração do Sistema de Abastecimento de Água.

LEIA TAMBÉM

Recuperado da covid-19, Bolsonaro deve visitar Bahia e Piauí nesta quinta-feira 

A agenda de Bolsonaro foi confirmada pelo Palácio do Planalto. O sistema a ser entregue compõe uma adutora que traz água do Rio São Francisco para as cidades de Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes. Ainda não há detalhes sobre os demais compromissos, já que o presidente também deve passar pelo Piauí.

A visita deveria ter acontecido há duas semanas, mas o compromisso na Bahia precisou ser cancelado por conta do diagnóstico positivo de covid-19 de Bolsonaro.

 

Recuperado da covid-19, Bolsonaro deve visitar Bahia e Piauí nesta quinta-feira 

Equipe do Governo já está no Piauí (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Depois de se recuperar da covid-19, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) cumprirá a agenda que precisou ser adiada há 20 dias. Nesta quinta-feira (30) ele deve desembarcar em Campo Alegre de Lourdes (BA) para inaugurar um sistema de abastecimento de água na zona rural do município.

O compromisso precisou ser adiado, pois na semana da inauguração Bolsonaro testou positivo para o novo coronavírus. Além de visitar a Bahia, o presidente também fará uma parada no Piauí. Equipes do Governo Federal já estão em São Raimundo Nonato, organizando a chegada da maior autoridade do país.

Oficialmente os compromissos não constam na agenda de Bolsonaro, mas a informação já foi veiculada por veículos do Piauí e Bahia, além dos jornais O Globo e UOL.

Novo exame de Bolsonaro dá negativo para Covid-19

(Foto: Reprodução/ Twitter)

Após novo exame, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) testou negativo para a Covid-19. A informação foi divulgada pelo presidente em publicação nas redes sociais no início da manhã deste sábado (25). Bolsonaro estava com coronavírus desde o dia 7 de julho, mas sempre apresentou sintomas leves da doença.

Ele publicou uma foto dele segurando uma caixa de hidroxicloroquina acompanhando postagem em que informa ter dado negativo novo teste de Covid-19. “Bom dia a todos”, disse o presidente, em uma imagem tomando café no Palácio do Alvorada.

LEIA MAIS

Bolsonaro volta a testar positivo para covid-19, afirma emissora

O novo exame realizado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) deu positivo para covid-19. A informação é da CNN Brasil. O teste foi feito na terça-feira (21) e o próprio Bolsonaro teria confirmado o resultado à equipe da emissora na manhã de hoje (22).

Esse é o terceiro teste ao qual Bolsonaro é submetido e todos tiveram resultado positivo. Isso significa que o presidente segue infectado pelo novo coronavírus, duas semanas após confirmar a contaminação. Bolsonaro permanece em isolamento no Palácio da Alvorada.

De acordo com a CNN Brasil, apesar de novamente testar positivo, Bolsonaro está sem febre. Ele ansiava poder viajar ao Piauí caso o teste fosse negativo. Além dele, outros membros da equipe ministerial, como Onyx Lorenzoni (Cidadania) e o novo ministro da Educação, Milton Ribeiro estão com covid-19.

Governo quer R$ 6 bi do Fundeb para bancar ‘voucher-creche’ no setor privado

(Foto: Reprodução/Poder 360)

O governo Jair Bolsonaro quer deslocar recursos do Fundo para a Educação (Fundeb) para custear uma proposta de financiamento de vagas em creches particulares. Chamado “voucher-creche”, um auxílio equivalente a R$ 250 seria acrescentado ao pagamento do novo Bolsa Família, renomeado para Renda Brasil. O Fundeb é um fundo reservado para o financiamento do sistema público de ensino.

O ministro Paulo Guedes (Economia) quer R$ 6 bilhões ao ano para esses pagamentos, que seriam usados pelos beneficiários na rede privada.

Pronto para ser votado na Câmara dos Deputados, o novo texto do Fundeb propõe a ampliação da complementação adicional feito pela União de 10% para 20%. Em uma contraproposta o governo tenta repartir esse aumento com o Renda Brasil. O Fundeb seria ampliado para 15% de maneira gradativa, e os 5% restantes iriam para o novo programa social, diz a Folha de S. Paulo.

De acordo com o governo, esse recurso não seria livremente usado no pagamento de benefícios assistenciais. Haveria uma espécie de carimbo para que a verba seja direcionada especificamente para o pagamento do voucher-creche. Com esse recurso em mãos, o beneficiário poderia procurar uma creche particular para matricular o filho.

Após Bolsonaro, Onyx Lorenzoni testa positivo para covid-19

Ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni testou positivo para covid-19. Ele fez o anúncio em sua rede social, na manhã dessa segunda-feira (20). Segundo o ministro, os sintomas começaram a aparecer na última quinta-feira. O exame foi feito no dia seguinte e o resultado foi liberado hoje.

Onyx seguirá o isolamento social e também revelou que está tomando azitromicina, ivermectina e cloroquina. É importante lembrar que tais medicamentos ainda não tem comprovação científica da eficácia contra o novo coronavírus.

Jair Bolsonaro

Antes de Onyx, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), havia testado positivo para covid-19. O resultado saiu no dia 7 de julho e após um novo exame, na semana passada, novamente Bolsonaro voltou a positivar. A expectativa é que o presidente faça um novo teste nessa semana.

Câmara aprova projeto de socorro ao esporte durante pandemia da covid-19

Esportistas devem receber aporte durante pandemia da covid-19

Depois da cultura, o esporte é o próximo na lista do auxílio emergencial. A Câmara dos Deputados aprovou, na quinta-feira (16), a destinação de R$ 1,6 bilhão aos esportistas, categoria afetada pela pandemia da covid-19. A ajuda virá por meio de benefícios, renegociação de dívidas e linhas de crédito.

Apesar da tentativa do Governo Federal de tentar retirar o projeto da pauta, a maioria da Casa aprovou a matéria. O próximo passo é o Senado debater o PL n° 2.824/2020, proposto por Felipe Carreras (PSB-PE). Se a proposta da Câmara entrar em vigor os profissionais do esporte terão acesso a três parcelas do Auxílio Emergencial, no valor de R$ 600,00.

Quem tem direito

Estão contemplados atletas, paratletas, técnicos, preparadores, professores de educação física, árbitros, promotores de competições, profissionais de saúde, massagistas, entre outros. Se passar no Senado, a matéria ficará pendente da sanção do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

Com propaganda de Bolsonaro, cloroquina tem aumento de 358% no consumo e gera lucro

Cinco empresas tiveram os negócios empurrados graças a campanha do presidente Jair Bolsonaro a favor da cloroquina para o tratamento a Covid-19. O medicamento não tem ação contra o coronavírus comprovada pela ciência.

As empresas autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a produzir o medicamento no País não informam quanto o faturamento aumentou, mas dados do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos (Sindusfarma) mostram que o consumo de cloroquina pelos brasileiros cresceu 358% durante a pandemia.

LEIA MAIS

Facebook derruba rede de fake news ligada à família Bolsonaro e ao PSL

O Facebook anunciou nesta quarta-feira (8) que derrubou uma rede de perfis falsos ligados ao PSL e a funcionários dos gabinetes do presidente Jair Bolsonaro, do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos) do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL) e dos deputados estaduais pelo PSL do Rio de Janeiro Anderson Moraes e Alana Passos.

O anúncio foi feito numa chama online com jornalistas de diversos países, segundo o Estado de S. Paulo, que participou da chamada. Foram identificadas 35 contas, 14 páginas, 1 grupo e 38 contas no Instagram. As páginas no Facebook tinham 883 mil seguidores, enquanto as contas no Instagram tinham 917 mil seguidores. 350 pessoas estavam no grupo., diz o jornal.

No material postado estavam conteúdos relacionados às eleições, memes políticos, críticas à oposição, empresas de mídia e jornalistas, além de material relacionado ao coronavírus. Segundo a rede social, parte do conteúdo dessa rede já havia sido removido da plataforma por violar os padrões de comunidade. Entre as violações estavam conteúdo de discurso de ódio.

Além do Brasil, foram derrubadas redes nos EUA, na Ucrânia e na América Latina, incluindo países como El Salvador, Argentina, Uruguai, Venezuela, Equador e Chile. No caso brasileiro, as investigações e remoções ocorreram a partir de notícias na imprensa brasileira e referências feitas ao assunto no Congresso durante a CPMI das fake news.

Emissoras afastam jornalistas que cobriram coletiva de Bolsonaro

Os jornalistas e cinegrafistas da Rede EBC, CNN Brasil e Record, foram afastados de suas atividades após cobrirem a coletiva de imprensa do presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido). Na terça-feira (7) Bolsonaro anunciou que seu teste para covid-19 deu positivo e em determinado momento removeu a máscara que usava.

LEIA TAMBÉM

URGENTE: Bolsonaro testa positivo para covid-19

A Rede EBC afirmou que os profissionais envolvidos na atividade de ontem ficarão em isolamento pelos próximos quatro dias. Após esse período serão submetidos a testes para identificar a covid-19. A equipe da CNN Brasil cumprirá isolamento por sete dias.

A Record não se posicionou oficialmente, mas procurada pelo portal UOL confirmou que afastou seus profissionais e que a equipe somente voltará ao trabalho depois de ser submetida a testes. Bolsonaro apresentou sintomas gripais no começo da semana e positivou para o novo coronavírus na manhã de ontem.

Após testar positivo para covid-19, Bolsonaro cancela agenda na Bahia

A visita de Jair Bolsonaro (sem partido) a Bahia foi adiada após o presidente da República testar positivo para covid-19. Na agenda estava uma passagem por Campo Alegre de Lourdes, onde inauguraria uma adutora, nesta sexta-feira (10). Enquanto se recupera Bolsonaro despachará as demandas diárias de forma virtual.

LEIA TAMBÉM

URGENTE: Bolsonaro testa positivo para covid-19

Jair Bolsonaro cumprirá agenda em Petrolina e na Bahia em julho

“Vou ficar despachando por videoconferência, cancelei minha ida na sexta-feira para a Bahia, juntamente com o Rogério Marinho, onde nós inauguraríamos algumas obras“, afirmou em coletiva de imprensa nessa terça-feira (7).

A visita a Bahia foi anunciada na live da quinta-feira passada, pelo próprio Marinho, ministro do Desenvolvimento Regional. Bolsonaro testou positivo para covid-19 após sentir sintomas gripais na segunda-feira (6). A Prefeitura de Campo Alegre de Lourdes manteve a data da inauguração, mesmo sem a presença do presidente.

URGENTE: Bolsonaro testa positivo para covid-19

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) confirmou há pouco que testou positivo para covid-19. Ele concede entrevista coletiva no Palácio da Alvorada, em Brasília (DF). Ele havia apresentado sintomas gripais na segunda-feira (6) e por precaução foi aconselhado a cancelar sua agenda de compromissos.

O resultado do exame saiu há uma hora. “Ele acabou de dar positivo. Como que isso tudo aconteceu? Começou domingo, com uma certa indisposição e se agravou ao longo do dia da de segunda-feira. Cansaço, febre e dor muscular. Resolvei então, com esses sintomas, o médico da presidência apontando para contaminação da covid-19 fomos fazer uma tomografia“, disse.

Medicação

Aos jornalistas ele afirmou ter tomado duas doses de hidroxicloroquina: a primeira na segunda-feira e outra hoje (7), conforme indicado pelo seu médico. Apesar da contaminação, Bolsonaro voltou a afirmar que a pandemia está sendo “superdimensionada” e que fatalidades aconteceriam. “No meu entender houve um superdimensionamento [da pandemia], sabemos da fatalidade do vírus para aqueles que têm uma certa idade“, afirmou.

Bolsonaro está com sintomas do novo coronavírus, diz CNN

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) está com sintomas do novo coronavírus. A informação é da CNN Brasil, na noite desta segunda-feira (6). Segundo a emissora, o resultado do exame só deve sair até às 12h desta terça-feira (7).

Ainda de acordo com a reportagem, o próprio Bolsonaro indicou que apresentou 38 °C de febre, 96 de oxigenação. Após sentir estes sintomas, o chefe de Estado foi encaminhado ao Hospital das Forças Armadas, em Brasília. Segundo a matéria, embora não tenha sido diagnosticado ainda, ele já está sob tratamento com hidroxicloroquina. Por conta disto, a agenda presidencial da semana foi suspensa.

A reportagem indicou que o presidente afirmou que os pulmões estão limpos, após radiografia. Ele também teria se mostrado tranquilo.

Esta não é a primeira vez que a possibilidade de Bolsonaro estar com coronavírus vem à tona. Anteriormente, ele foi submetido a exames que, posteriormente, confirmaram que ele testou negativo. Contudo, ele não quis divulgar os resultados – só o fez após a Justiça obrigá-lo.

Durante a polêmica, ele chegou a classificar o vírus como “gripezinha” e indicou que, por ter um “histórico de atleta” não precisaria se preocupar, caso fosse diagnosticado com o vírus.

Aeroporto de São Raimundo Nonato recebe avião da FAB e aumenta especulação sobre visita de Bolsonaro

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) cumprirá agenda no Nordeste nesta sexta-feira (10) e a agenda pode incluir uma rápida parada em São Raimundo Nonato (PI). Ele foi convidado para conhecer o Museu do Homem Americano, mas não confirmou a passagem.

Hoje (6) a passagem de Bolsonaro ganhou força depois de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) ter sido flagrada durante a manhã, no aeroporto da cidade. Extraoficialmente está confirmada a passagem de Bolsonaro pelo Piauí para sobrevoar parte da Transnordestina de helicóptero.

Em uma live na semana passada o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, já havia confirmado compromissos na Bahia e Pernambuco. Enquanto a oficialização sobre a ida de Bolsonaro a São Raimundo Nonato não vem, o aeroporto passa por uma limpeza na parte externa.