Comunidade do N-4 terá atendimento do CAF Itinerante durante o Bora Petrolina

Nesse sábado (23), a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SEDRU), vai estar com a equipe do CAF Itinerante, realizando os serviços de Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), durante a 22ª edição do Programa Bora Petrolina. Os atendimentos da equipe serão feitos gratuitamente das 8h às 12h, na Escola Municipal Manoel Alves Nogueira, localizada na Rua B, nº 60, no Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho (PSNC) – Núcleo 4.

Além da comunidade do N-4, a equipe vai atender também moradores de diversas localidades rurais, como o Acampamento José Arnaldo, os assentamentos Primeiro de Maio, Bonança e Água Viva 1 e 2, a localidade do Angical e os moradores dos núcleos C-2, N-3 e N-5.

LEIA MAIS

Daniel Vorcaro aceita subir de R$ 40 bilhões para R$ 60 bilhões valor a ser devolvido em eventual delação com a PGR

Diante da resistência da Polícia Federal (PF) em fechar uma delação premiada com ele, o banqueiro Daniel Vorcaro aceitou subir de R$ 40 bilhões para R$ 60 bilhões o valor a ser devolvido caso seja fechada uma colaboração premiada com a Procuradoria-Geral da República (PGR).

A informação é de interlocutores que acompanham o caso.

Do seu lado, a PGR informou aos advogados de Vorcaro que, além de elevar o valor a ser devolvido, será necessário refazer seu roteiro de delação.

Do jeito que está, a equipe do procurador-geral da República, Paulo Gonet, concorda com a PF de que não é possível fechar qualquer acordo com o dono do Banco Master

Na avaliação de investigadores, a Procuradoria-Geral da República pode ser uma derradeira janela de oportunidade para uma delação de Daniel Vorcaro ser aceita.

LEIA MAIS

City anuncia saída de Guardiola após 10 anos e 20 títulos conquistados

Manchester City anuncia saída de Pep Guardiola — Foto: David Ramos / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

Fim de uma era. O Manchester City anunciou, nesta sexta-feira, a saída do técnico Pep Guardiola no final desta temporada. Em 10 anos no comando do clube inglês, o treinador espanhol conquistou, ao todo, 20 títulos, entre eles a Champions League, o Mundial de Clubes e seis edições do Campeonato Inglês.

— Que momentos maravilhosos vivemos juntos. Não me perguntem por que estou partindo. Não há motivo, mas lá no fundo, sei que chegou a minha hora. Nada é eterno; se fosse, eu estaria aqui. Eternos serão os sentimentos, as pessoas, as lembranças, o amor que tenho pelo meu Manchester City — disse Pep Guardiola.

O treinador espanhol fará sua despedida no próximo jogo, contra o Aston Villa, na última rodada da Premier League, no Etihad Stadium. Pep Guardiola havia renovado com o City em novembro de 2024, com vínculo até junho de 2027. Ainda assim, optou por encerrar a passagem de dez anos antecipadamente.

LEIA MAIS

Caso Miguel: TJPE rejeita recurso e mantém condenação de Sari Corte Real

A Seção Criminal do Tribunal de Justiça de Pernambuco manteve, por maioria de votos, a condenação de Sari a sete anos de prisão em regime inicialmente fechado pela morte da criança.

A Seção Criminal do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) decidiu, por maioria de votos, rejeitar o recurso apresentado pela defesa de Sari Corte Real e manteve a sua condenação a sete anos de prisão em regime inicialmente fechado pela morte do menino Miguel Otávio Santana da Silva.

“Por maioria, julgou-se improcedente a revisional, vencido o relator”, afirmou o presidente da sessão, desembargador Mauro Alencar de Barros após a conclusão do julgamento.

A sessão teve início às 14h16 com a sustentação oral do advogado Jailson Rocha, assistente de acusação que representa Mirtes Renata Santana de Souza, mãe da criança. Durante a manifestação, ele defendeu a manutenção da condenação fixada anteriormente pela Terceira Câmara Criminal do TJPE.

LEIA MAIS

Novo Desenrola renegocia quase R$ 12 bilhões em dívidas

Programa beneficiou mais de 1 milhão de pessoas

O Novo Desenrola renegociou cerca de R$ 12 bilhões em dívidas de famílias e contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) desde o lançamento, disse nesta quinta-feira (21) o ministro da Fazenda, Dario Durigan. Segundo ele, as negociações beneficiaram mais de 1 milhão de pessoas.

“O programa já alcançou mais de 1 milhão de CPFs e cerca de 1,1 milhão de operações”, afirmou durante coletiva para apresentar o balanço da iniciativa.

Dívidas quitadas
De acordo com o Ministério da Fazenda, 449 mil dívidas foram quitadas à vista no eixo voltado às famílias.

O valor original desses débitos somava R$ 1,06 bilhão, mas caiu para R$ 154,2 milhões após os descontos aplicados nas negociações. O abatimento médio ficou em aproximadamente 85%.

LEIA MAIS

Decreto determina que big techs devem prevenir conteúdos criminosos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta quarta-feira (20), decreto que atualiza a regulamentação do Marco Civil da Internet. O texto trata dos deveres e possibilita a responsabilização das plataformas digitais sobre os conteúdos distribuídos em seus ecossistemas.

A medida ainda atribui competência à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) para regular, fiscalizar e apurar infrações ao Marco Civil da Internet.

O texto, que ainda será publicado no Diário Oficial da União, reforça que empresas que operam no Brasil precisam cumprir a legislação brasileira e atuar de forma proativa e proporcional para impedir a circulação massiva de conteúdos criminosos.

A assinatura ocorreu em cerimônia no Palácio do Planalto para marcar os 100 dias do Pacto Nacional Brasil Contra o Feminicídio. Na ocasião, Lula também firmou decreto que visa reforçar a proteção das mulheres no ambiente digital.

LEIA MAIS

Exposição gratuita no Vale do São Francisco apresenta o universo dos fungos à população

Oficina sobre “Técnicas para Identificação de Fungos Macroscópicos” ministrada na exposição.

Uma imersão pelo universo dos fungos tem despertado a curiosidade de estudantes, professores e visitantes em Petrolina. Com uma proposta educativa e acessível, o projeto “Do Litoral ao Sertão: Museu Itinerante da Micologia Pernambucana (MIMPE)”, coordenado pelo professor Renan Barbosa, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), está aproximando ciência e população por meio de uma exposição gratuita no Espaço Arte, Ciência e Cultura (EACC), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), na Orla 1 do município.

Idealizado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do Departamento de Micologia, o projeto conta com a parceria da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), do Espaço Arte, Ciência e Cultura (EACC) e financiamento da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE). A iniciativa reúne professores e pesquisadores de instituições como UFPE, Univasf, UFAPE e UFRPE/UAST.

A exposição apresenta, de forma educativa e acessível, a importância dos fungos para o meio ambiente, a saúde, a produção de alimentos e a biotecnologia, aproximando ciência e sociedade por meio de curiosidades, aplicações práticas e informações científicas sobre esses organismos.

LEIA MAIS

Projeto educativo da AMMPLA orienta crianças sobre segurança viária em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina, por meio da Autarquia Municipal de Mobilidade (AMMPLA), mantém em funcionamento o projeto “Turminha do Trânsito”, iniciativa de caráter educativo voltada à conscientização de crianças sobre segurança nas vias públicas. Implementada em 2022, a ação realiza atividades semanais no Parque Municipal Josepha Coelho com o objetivo de instruir os participantes sobre regras de mobilidade urbana e convivência social.

O programa utiliza uma estrutura que simula a malha rodoviária urbana, equipada com ruas sinalizadas, semáforos, placas de trânsito, faixas de pedestres e ciclovias. No circuito, as crianças realizam o percurso a pé ou na condução de minicarros, alternando entre os papéis de pedestres e motoristas para compreender o funcionamento prático da sinalização e os direitos e deveres de cada cidadão no trânsito.

LEIA MAIS

Libertadores: Mirassol garante classificação antecipada para oitavas

Vaga veio com vitória de 2 a 1 do Leão sobre o Always Ready

O Mirassol fez história na noite desta terça-feira (19), pois, em sua primeira participação na Copa Libertadores da América, derrotou o Always Ready (Bolívia) pelo placar de 2 a 1 no estádio Tigo La Huerta, em Assunção (Paraguai), e garantiu a classificação antecipada para as oitavas de final da competição continental.

Graças ao triunfo alcançado fora de casa, o Leão chegou aos 12 pontos, na liderança do Grupo G da competição. Desta forma, o time comandado por Rafael Guanaes pode ser alcançado apenas por Lanús (Agentina) ou LDU (Equador), que se enfrentam na próxima quarta-feira (20), o que garante aos brasileiros um lugar na próxima fase.

O Mirassol abriu o placar logo aos 10 minutos do primeiro tempo, quando o Always Ready vacilou na saída da defesa e a bola foi lançada na ponta esquerda para Carlos Eduardo, que rolou, no meio da área, para Shaylon, que escorou para o fundo do gol defendido por Baroja.

Após o intervalo, aos 30 minutos, o meio-campista Maraude chegou a empatar, mas seis minutos depois o Leão contou com o faro de gol do atacante Nathan Fogaça para garantir a vitória e a classificação.

Agência Brasil

Lula cria programa de R$ 30 bilhões para motoristas de aplicativos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta terça-feira (19), em São Paulo, a medida provisória que cria o Move Aplicativos, iniciativa que faz parte do programa Move Brasil, que vai oferecer linhas especiais de financiamento para compra de carros novos a juros mais baixos para motoristas de aplicativos e taxistas.

“Um carro que custa R$ 143 mil, financiado em 72 meses, vai permitir que vocês paguem R$ 3 mil de financiamento”, explicou Lula.

“Muitas vezes um companheiro que trabalha de Uber prefere alugar o carro porque a manutenção é muito cara. Mas com o carro novo, a manutenção vai ser mais rara. E o que vai acontecer é que você estará pagando metade do que você pagava e com um patrimônio que será seu. Esse dinheiro vai sobrar para o seu filho, para a sua mulher e para a sua filha. Ele será extraordinariamente vantajoso para vocês”, acrescentou.

LEIA MAIS

Lula diz que ouvirá demandas de empresários sobre fim da escala 6×1

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a redução da jornada de trabalho será feita de forma colaborativa, com o governo federal atento às demandas específicas de cada setor econômico, de forma a beneficiar a sociedade como um todo.

A declaração foi feita após Lula ter recebido, em São Paulo, uma pauta de reivindicações da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), nesta terça-feira (19), durante a abertura do Encontro Internacional da Indústria da Construção (Enic).

“Não se escondam de fazer qualquer proposta para nós. A construção civil é imprescindível para o futuro deste país. Em qualquer momento histórico, ela é quem gera emprego com mais facilidade. É ela quem pode fazer as coisas acontecerem”, disse o presidente.

LEIA MAIS

Resultado do 3º LIRAa aponta Petrolina com baixo risco para o Aedes aegypti

Entre os dias 11 e 15 de maio Petrolina realizou o 3º Levantamento de Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). O resultado do levantamento classificou o município com baixo risco de infestação do Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. O índice de infestação da cidade ficou em 1%. No entanto, alguns bairros chegaram a apresentar valores elevados, que demonstra a necessidade de desenvolver ações imediatas, como mutirões e atividades educativas para evitar a proliferação dos mosquitos.

Os bairros que apresentaram sinal de alerta foram: São Gonçalo, Jardim Petropólis, Park São Gonçalo, Dom Avelar, São Joaquim e São Jorge, que ficaram com índice de 1,9% de infestação. Dom Avelar, Maria Auxiliadora e Vila Débora registraram índice de 1,7%. Já Novo Tempo e Pedra Linda ficaram com índice de 1,6%. Ao todo, a amostra foi realizada em 118 localidades na zona urbana.

LEIA MAIS

Museu de Fauna da Caatinga promove programação especial durante a 24ª Semana Nacional de Museus

Ciência, biodiversidade e educação ambiental vão se encontrar em uma programação especial preparada pelo Museu de Fauna da Caatinga (MFC), equipamento do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna), vinculado à Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), durante a 24ª Semana Nacional de Museus. Desde esta segunda-feira (18) até 24 de maio, estudantes e comunidade terão a oportunidade de mergulhar no universo da fauna da Caatinga por meio de oficinas educativas, visitas mediadas e atividades interativas. Neste ano, o evento traz como tema “Museus unindo um mundo dividido”.

Com oficinas educativas, visitas mediadas e ações de portas abertas, a programação irá contemplar estudantes da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio Edson Nolasco, localizada na Vila C1 do Projeto Senador Nilo Coelho, além da comunidade dos núcleos irrigados adjacentes. As atividades começaram no dia 18 de maio, às 7h, com a oficina educativa “Aves da Caatinga”, voltada para estudantes do 6º e 8º ano do Ensino Fundamental II. Já no dia 20 de maio, a programação segue com oficinas sobre “Serpentes da Caatinga” e “Morcegos da Caatinga”, direcionadas a estudantes do Ensino Médio.

LEIA MAIS

Prefeitura conclui ciclo de ações de saúde no sistema prisional de Petrolina

A Prefeitura de Petrolina, concluiu, neste mês de maio, mais uma etapa das ações de educação em saúde e testagens rápidas realizadas na Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes. A iniciativa segue as diretrizes do Ministério da Saúde voltadas ao fortalecimento do acesso à saúde, ao diagnóstico precoce e à assistência integral da população privada de liberdade. Desenvolvida entre novembro de 2025 e maio de 2026, a ação contou com a parceria da VIII Gerência Regional de Saúde.

Ao longo do período, 618 pessoas privadas de liberdade foram contempladas, com a realização de 2.472 testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Além da testagem, as equipes promoveram atividades educativas, orientações e ações de conscientização voltadas ao autocuidado e à ampliação do acesso à informação qualificada no ambiente prisional.

A iniciativa integra as estratégias permanentes do Programa Municipal de Doenças Vetoriais Negligenciadas e Infecções Sexualmente Transmissíveis fortalece as ações de vigilância, prevenção e assistência, além de ampliar o cuidado integral ofertado pela Secretaria de Saúde.

Lagoa Grande fortalece protagonismo no turismo nacional com renovação no Mapa do Turismo Brasileiro

O município de Lagoa Grande, no Sertão de Pernambuco, teve sua permanência confirmada no Mapa do Turismo Brasileiro, programa coordenado pelo Ministério do Turismo que identifica municípios focados no desenvolvimento do setor. Conhecida pela produção de uvas e vinhos no Nordeste, a cidade também renovou, com validade até 2027, a certificação do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).

A certificação atesta o cumprimento das diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), que exige critérios de governança local e planejamento estratégico para o setor.

LEIA MAIS
34567