Decreto determina que big techs devem prevenir conteúdos criminosos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta quarta-feira (20), decreto que atualiza a regulamentação do Marco Civil da Internet. O texto trata dos deveres e possibilita a responsabilização das plataformas digitais sobre os conteúdos distribuídos em seus ecossistemas.

A medida ainda atribui competência à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) para regular, fiscalizar e apurar infrações ao Marco Civil da Internet.

O texto, que ainda será publicado no Diário Oficial da União, reforça que empresas que operam no Brasil precisam cumprir a legislação brasileira e atuar de forma proativa e proporcional para impedir a circulação massiva de conteúdos criminosos.

A assinatura ocorreu em cerimônia no Palácio do Planalto para marcar os 100 dias do Pacto Nacional Brasil Contra o Feminicídio. Na ocasião, Lula também firmou decreto que visa reforçar a proteção das mulheres no ambiente digital.

LEIA MAIS

Nova regra: WhatsApp anuncia limitação para envio de mensagens

(Foto: Pixabay/Fonte padrão)

O WhatsApp anunciou, nesta segunda-feira (21), mudanças nas regras de compartilhamento do aplicativo, limitando o número de destinatários para encaminhar mensagens — a alteração, no entanto, ainda permite que elas sejam enviadas a cinco grupos diferentes.

A restrição vai valer para todos os usuários do aplicativo no mundo — 1,5 bilhão de pessoas. Mas, para isso, será preciso baixar uma atualização a ser recebida ainda nesta segunda, informou a empresa.

Antes, era possível encaminhar uma mensagem para 20 destinatários, fossem pessoas ou grupos. Com a nova medida, o máximo de destinatários passa a ser 5 por vez. Assim, será possível encaminhar uma mensagem para 2 pessoas e 3 grupos, por exemplo.

Por que o Whatsapp decidiu limitar os usuários?

A medida foi primeiramente implementada na Índia, no ano passado. O país, que segundo a companhia é campeão no encaminhamento de mensagens, fotos e vídeos pelo WhatsApp, já registrou até mortes por linchamentos após a disseminação de acusações falsas por meio de mensagens.

LEIA MAIS

Obrigatoriedade de uso do farol baixo aceso durante o dia começa a vigorar sexta-feira (8)

(Foto: Ilustração/Internet)

O uso de farol baixo nas estradas já era exigido durante a noite e madrugadas e em túneis. (Foto: Ilustração/Internet)

A partir desta sexta-feira (8) entra em vigor a Lei 13.290, que obriga motoristas a utilizarem o farol baixo aceso durante o dia. Aqueles que forem flagrados com as luzes apagadas serão multados em R$ 85,13, além de perder quatro pontos na carteira de habilitação.

As autoridades de segurança viária passaram a recomendar a extensão do farol baixo aceso também durante o dia como forma de prevenir e reduzir acidentes, pois, dessa forma, melhoraria a percepção dos motoristas quando aparecessem outros veículos nas vias.

LEIA MAIS