Diálogo é importante para segurança das crianças na internet

Com os desdobramentos da Operação Dark Room – que prendeu acusados de utilizar o aplicativo Discord para a prática de crimes relacionados a violência sexual e psicológica, como estupro e estímulo à automutilação e ao suicídio –, a questão da segurança de crianças e adolescente na internet voltou a ganhar destaque.

Segundo a psicóloga e diretora da Organização não Governamental (ONG) Safernet, Juliana Cunha, é um grande desafio para as famílias mediar a relação dos filhos com a tecnologia. Ela pondera que alguns pais preferem ter mais controle com algum programa que monitore a navegação dos filhos pela internet. “As próprias redes sociais oferecem ferramentas de controle parental”, lembra.

“Outros pais adotam a abordagem de dar mais autonomia e liberdade para os filhos para construir confiança. Esses pais adotam o diálogo o que também é importante. Mas não adianta a gente usar as ferramentas de controle e não ter o diálogo, e também deixar só no diálogo e não ter algum tipo de acompanhamento dos filhos na internet”, diz Juliana.

Para a psicóloga, o diálogo é fundamental para preparar as crianças a responder aos riscos. “As famílias também precisam conversar sobre sexualidade. É importante entender que a adolescência é o momento de florescimento da sexualidade. Os pais precisam lidar com isso e muitas vezes não estão preparados para ver os filhos crescerem. É um grande obstáculo os filhos terem medo de conversar com os pais por temerem ser punidos com a retirada do celular”.

A diretora da Safernet destaca que a escola pode ser uma importante aliada para as famílias que ficam perdidas nesse trabalho de mediação parental dos filhos com a internet e pode ser esse espaço de conscientizar as famílias para os problemas.

O delegado responsável pela Operação Dark Room no Rio, Luiz Henrique Marques, titular da Delegacia da Criança e Adolescente Vítima, ressalta que os pais precisam observar eventual mudança de comportamento, porque os filhos podem ser vítimas mas também abusadores.

“O quarto do seu filho é um ambiente com portas abertas para o mundo. Dali, com a internet, você tem acesso a tudo de bom que a internet trouxe, mas a tudo de ruim que também se apresenta ali. A investigação mostrou que os menores de idade não podem ter acesso livre à internet, têm que ser monitorados. Também é preciso conversar muito com seus filhos”, diz o delegado.

Ele destaca que, na Operação Dark Room, abusadores e vítimas têm 15 e 16 anos e que a maioria dos pais não sabia que seu filho era abusador ou vítima.

Agência Brasil

Estudantes desenvolvem carro de corrida elétrico com carregamento mais rápido do mundo

Alunos da Universidade de de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, desenvolveram o carro elétrico com o carregamento mais rápido para corridas de longa distância do mundo. O automóvel inovador é capaz de recarregar totalmente em menos de quatro minutos, tempo muito similar ao reabastecimento de um carro movido a combustível.

A bateria utilizada no modelo, produzida pela empresa InMotion, começou a ser projetada em novembro de 2022, por uma equipe com mais de trinta alunos. O produto desenvolvido carrega em apenas 3 minutos e 56 segundos, com uma potência de carregamento de 322 kW, uma capacidade total de 29,2 kWh e um alcance de aproximadamente 250 quilômetros. Durante o projeto, a equipe conseguiu cortar 66% do tempo de carregamento, que já foi de 12 minutos.

O projeto soluciona um dos principais empecilhos da implementação dos carros elétricos no ambiente de corrida: o tempo de carregamento. Reduzir esse intervalo é essencial para tornar a condução elétrica mais fácil nos ambientes competitivos, além de tornar o produto mais acessível para o consumidor padrão.

A InMotion sonha em mostrar a tecnologia durante as 24 Horas de Le Mans, uma das corridas mais tradicionais do automobilismo, onde a bateria será testada nas condições mais desafiadoras.

Diversas variáveis podem interferir no tempo total de recarga da bateria de um carro elétrico, como a potência do carregador e do conversor do veículo, além do tamanho da bateria. Um carro elétrico comum tem, normalmente, uma capacidade de armazenamento da bateria que varia de 24 a 90 kWh.

Em redes elétricas domésticas, de 220V, os carros normais podem levar de cinco a oito horas para alcançar a carga total. Em potência 110V, a recarga demora em torno de 20 horas. No entanto, em carregadores mais potentes ou estações de recarga rápida, o carregamento demora em torno de uma hora.

Resfriamento no nível celular
Durante o carregamento rápido, uma quantidade significativa de calor é gerada, levando à degradação acelerada das células da bateria. O diferencial do produto desenvolvido pelos alunos holandeses está exatamente nesta característica. A equipe desenvolveu um modelo com as placas de resfriamento cheias de refrigerante automotivo, colocadas entre os módulos que contém as células. Isso permitiu que muito calor fosse extraído da bateria.

Recentemente, com a evolução do método, foi desenvolvido um sistema que permite o resfriamento diretamente na célula, com o líquido refrigerante fluindo entre cada uma delas. Dessa forma, a quantidade de calor extraída do pacote tem um efeito muito positivo na vida útil e no carregamento rápido da bateria. A nova tecnologia de refrigeração ainda não é comum no mercado.

Implementação do novo método
A tecnologia foi testada no instituto de pesquisa TNO e Prodrive Technologies, também na Holanda, onde a equipe de estudantes implementou a tecnologia em um carro de corrida LMP3. O modelo é a classe protótipo das famosas 24 Horas de Le Mans, projetada para permitir que jovens pilotos e novas equipes entrem na competição.

Agência O Globo

Robô explorador da Nasa encontra matéria orgânica em Marte

O robô explorador da Nasa encontrou matéria orgânica em Marte. O achado foi publicado na revista científica “Nature”, nessa quarta-feira (12).  O material foi localizado pelo robô Perseverance, lançado pela empresa em 2020, com o objetivo se buscar vestígios de vida em Marte, e que pousou no ponto investigado em 2021.A matéria orgânica foi achada na Cratera Jezero, que foi um lago há bilhões de anos, é o que sugere o “Sherloc”, instrumento capaz de mapear e analisar minerais de moléculas orgânicas.

A hipótese se baseia na interação entre água e rocha, depósitos de poeira interplanetária e possível colisão de meteoros. As buscam pretendem entender a formação e evolução do planeta, além de seus processos geológicos ao longo do tempo e possibilidade de vida.

Portal Folha de Pernambuco

 

Através de parceria, jovens e adultos de Petrolina têm acesso a formação gratuita na área de tecnologia

A Prefeitura de Petrolina firmou uma parceria com a RECODE e a Delloite, entidades sem fins lucrativos que atuam na capacitação técnica através do empoderamento digital em mais de 12 países e no Brasil. O acordo permitirá que jovens a partir de 14 anos e adultos tenham acesso a formações através da plataforma RECODE.

LEIA MAIS

Twitter restringe leitura de tuítes para conter uso de dados pela IA

Elon Musk anunciou, neste sábado (1º) que o Twitter restringiria temporariamente a leitura de tuítes para reduzir o uso massivo de dados por terceiros para alimentar modelos de inteligência artificial (IA). No dia anterior, ele já havia anunciado que, daqui para frente, não seria possível ler mensagens na rede social sem estar conectado a uma conta pessoal e fornecer suas credenciais.

“Centenas de organizações (talvez mais) estavam coletando dados do Twitter de forma extremamente agressiva, a ponto de afetar a experiência real do usuário”, disse Musk, acionista majoritário e CEO da rede social. Ao limitar a quantidade de tuítes que podem ser lidos por conta, Musk busca evitar que essas organizações coletem quantidades massivas de dados que são usados, em particular, para desenvolver os chamados modelos de inteligência artificial generativa.

Para desenvolver um modelo generativo capaz de responder de forma humana a solicitações linguísticas cotidianas, essas empresas precisam “treinar” a interface fornecendo exemplos de conversas. “Quase todas as empresas que trabalham com IA, desde startups até algumas das maiores corporações do mundo, estavam coletando grandes quantidades de dados”, enfatizou o magnata.

“É bastante irritante ter que adicionar urgentemente uma grande quantidade de servidores apenas para facilitar a supervalorização escandalosa de algumas startups de IA”. Esses servidores adicionais eram necessários para que o Twitter suportasse um tráfego pesado e o uso da plataforma por software ou bots, mas não por usuários comuns.

O Twitter não é o único enfrentando as consequências da explosão da IA generativa e do desenvolvimento de serviços baseados em modelos linguísticos. Em meados de junho, a plataforma de discussão Reddit aumentou os preços cobrados de desenvolvedores externos pelo uso de dados e conversas publicadas na rede social. A decisão causou protestos, uma vez que até então essas plataformas haviam fornecido acesso a dados públicos em seus sites a preços moderados ou gratuitos.

A rede social limitará a leitura a 6.000 mensagens por dia para contas verificadas, 600 para usuários não verificados e 300 para contas novas não verificadas. Esses limites devem ser aumentados “em breve” para 8.000, 800 e 400, respectivamente, de acordo com o proprietário da plataforma. A decisão foi tomada “para remediar os níveis extremos de coleta de dados e manipulação do sistema”, explicou Musk em um tuíte.

AFP

Tablet que encontra vestígios ‘invisíveis’ ajuda polícia na investigação de crimes

Um novo tablet utilizado pela Polícia Científica de Pernambuco permite que vestígios não visíveis a olho nu, deixados por criminosos, sejam identificados através de fotos e vídeos com mais precisão. O estado é o primeiro da região Nordeste a utilizar o equipamento, que tem tecnologia turca (veja vídeo acima). O tablet é equipado com um conjunto de lentes que emitem luzes de diferentes espectros e são capazes de revelar diversos vestígios, inclusive em superfícies escuras.

Antes, as análises eram feitas pelos peritos com um equipamento de luz acoplado a um tripé. Essa parafernália permitia a amostra do resultado a uma pessoa por vez, e apenas com o uso de um óculos especial. Isso não é necessário com o tablet, que, com a câmera, fotografa e registra as evidências, apontando na tela do dispositivo os vestígios analisados. Devido às luzes, que transmitem diferentes tipos de ondas, como ultravioleta e infravermelho, ele também reflete em tempo real no objeto os pontos onde os materiais foram identificados.

Segundo o diretor do Laboratório de Genética Forense de Pernambuco, Jayzon Valeriano, isso facilita a coleta de elementos da cena do crime, como DNA e de disparos de arma de fogo. “O tablet forense multiespectral permite visualizar o local exato de manchas de sangue, sêmen, urina, saliva e outros vestígios de não estejam visíveis, que estão encobertos, ocultos. […] Isso não é apenas para vestígios biológicos. Ele também pode ser usado em vestígios não-biológicos e na documentoscopia, para identificação de falsidade de documentos, e na balística”, disse. Ele diz, ainda, que o equipamento traz praticidade para perícias, por ser pequeno e poder ser transportado para qualquer local, e que o equipamento traz mais precisão aos procedimentos.

Após identificadas, as evidências são enviadas para a análise para, então, passarem pelo teste de comprovação. “Antes do tablet, por exemplo, as vezes tínhamos que fazer as coletas ‘às cegas’, e a presença do vestígio era indicada mais ou menos de uma forma presumida e por inferência. Imagina examinar um sapato cheio de lama para um caso de assassinato, a olho nu. A gente pode erroneamente identificar lama como sangue, ou o contrário”, afirma Jayzon.

Duas unidades do tablet turco foram recebidas pela corporação em maio deste ano. O investimento foi de R$ 580 mil, e foi realizado por meio do Fundo Nacional de Segurança Pública. Ao todo, 40 profissionais foram treinados pela Polícia Científica para usar o equipamento.
Um dos tablets ficou com o laboratório de genética e o outro, com a Divisão Especializada em Perícias Patrimoniais (DEPP), que investiga crimes contra o patrimônio, como assalto a banco e arrombamento de instituições e veículos.

Ainda de acordo com o diretor, grande parte dos casos é de crimes sexuais e, geralmente, o material examinado consiste em tecidos, como lençóis, peças de roupa e sapatos. “São materiais que podem nos ajudar a traçar o perfil genético daquele infrator”, explicou. Ele também conta que o laboratório, que funciona na Área de Segurança Integrada 6, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, ajuda nas investigações de, em média, 3 mil casos por mês, e recebe materiais de cenas de crime e diretamente do Instituto de Medicina Legal (IML). “Sem dúvida queremos mais unidades, mas tudo vai depender do orçamento. Com a cotação do dólar atual, um tablet desse custa cerca de R$ 300 mil”, disse Jayzon.

 

G1 Pernambuco

Senadores realizam a primeira visita da comissão especial em Suape para debate sobre hidrogênio verde

O Porto de Suape foi escolhido pela Comissão Especial para Debate de Políticas Públicas sobre Hidrogênio Verde (H2V) do Senado para a primeira visita externa do colegiado, realizada na última sexta-feira (19). Os senadores conheceram a estratégia do estado para atrair negócios e se tornar um polo produtor de pesquisa, desenvolvimento e inovação com foco no chamado “combustível do futuro”.

“Estudos realizados por empresas de pesquisa internacionais, como a BloombegNEF, indicam que o Brasil tem condições de se tornar um dos principais produtores e exportadores mundiais de hidrogênio verde e o Complexo de Suape oferece localização estratégica e as condições necessárias se transformar um dos principais polos de produção de H2V do país”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti.

O secretário fez uma apresentação para os senadores Cid Gomes, presidente da comissão, e Fernando Dueire, que integra o colegiado. Guilherme Cavalcanti destacou a infraestrutura do Porto de Suape e como a produção de H2V dialoga com a tradição de geração de energia limpa de Pernambuco – representada pelo etanol e usinas de biomassa do setor sucroenergético – e com a instalação recente de grandes projetos de energia solar e eólica no estado.

“Além de conhecer o que está sendo desenvolvido em Pernambuco, queremos nos colocar à disposição para contribuir nesse trabalho. O Brasil precisa amadurecer uma legislação, uma regulação, que possa dar segurança à iniciativa privada para que possam ocorrer investimentos na área de pesquisa e produção do hidrogênio verde”, afirmou o senador Cid Gomes.

TecHub Suape

Um dos projetos apresentados ao colegiado foi o TecHub H2V, iniciativa liderada pela CTG Brasil (uma das principais empresas de geração de energia limpa no país), em parceria com o Departamento Nacional do Senai, Senai Pernambuco e o Governo de Pernambuco. O empreendimento contribuirá significativamente no processo de descarbonização do complexo, por meio do projeto Carbono Zero.

Idealizado em julho de 2022, o TecHub é uma plataforma de pesquisa, desenvolvimento e inovação, com foco no H2V. O empreendimento será voltado para a implementação, em Suape, de projetos inovadores nas áreas de produção, transporte, armazenamento e gestão de hidrogênio verde. Juntos, esses projetos receberão inicialmente investimentos de até R$ 45 milhões. As propostas foram selecionadas por meio de chamada pública promovida pelo Senai e pela CTG Brasil.

Para o presidente de Suape, Marcio Guiot, o espaço será um ambiente voltado para novos modelos de negócio na transição energética. “Nosso objetivo é que seja um local preparado para receber novas tecnologias voltadas para o mercado da descarbonização. Isso reafirma o compromisso de Suape com a Agenda ESG (sigla em inglês para gestão ambiental, social e de governança)”, detalhou o executivo.

“Queremos atrair indústrias que tenham interesse em utilizar o combustível do futuro em suas atividades, para fomentar, cada vez mais, a cadeia de valor do hidrogênio verde no Brasil. Quando a planta estiver funcionando, o projeto pode vir a se transformar em um case de sucesso internacional”, acrescentou

Estrutura
O empreendimento ocupará uma área de 1,38 hectare, a apenas 1 quilômetro do edifício-sede de Suape. A estrutura contemplará usinas solares, três usinas de hidrogênio verde, conjunto de contêineres para o desenvolvimento de projetos, estações de abastecimentos de H2V, além de outros equipamentos que transformarão o porto pernambucano em um laboratório vivo em escala real, com toda infraestrutura necessária para o desenvolvimento, testagem e experimentação de soluções na cadeira do hidrogênio de baixo carbono. As obras vão ser iniciadas este ano e a operação da planta está prevista para 2024.

Comissão
A comissão do senado tem prazo de dois anos para debater políticas públicas sobre o hidrogênio verde (H2V), com o objetivo de fomentar o ganho em escala dessa tecnologia de geração de energia limpa e que incentivem a produção do combustível do futuro. O plano de trabalho do colegiado inclui visitas para conhecer as iniciativas já em andamento no país, a fim de obter subsídios que embasem a elaboração de políticas públicas que fomentem a tecnologia de geração de energia limpa.

“Estamos tentando oferecer uma contribuição ao futuro do planeta, com uma energia que possa ser competitiva e eficiente no médio e longo prazos. Nosso trabalho é sobretudo propor um conjunto de políticas públicas que possam balizar a produção de hidrogênio verde no Brasil, fortalecendo as bases tecnológicas na busca de diminuição de custos, aumento da eficiência, formação de capital humano, planejamento energético, regulação e cooperação internacional”, disse o senador por Pernambuco, Fernando Dueire.

Para o diretor de Inovação e Tecnologia do Senai Pernambuco, Oziel Alves, o TecHub Hidrogênio Verde tem o potencial de contribuir de forma efetiva para a transição energética, por meio do desenvolvimento de novas tecnologias que possam viabilizar questões como produção, armazenamento e transporte desse e de outros combustíveis sustentáveis.

“A adoção do hidrogênio sustentável em escala industrial ainda é um desafio em todo o mundo. Com essa iniciativa, o Senai se propõe a colaborar com o fortalecimento de toda essa cadeia e, consequentemente, com a economia de baixo carbono”, pontua. “O TecHub é uma das estruturas que fazem parte do Cluster Suape de Inovação Industrial, que irá reunir indústrias, universidades, empresas de investimento e gestão pública no propósito de desenvolver projetos estruturantes para áreas como manufatura avançada, logística e transição energética”, acrescenta Oziel.

 

Sobre Suape
Fundado há 44 anos, no Litoral Sul de Pernambuco, entre os municípios de Ipojuca e Cabo de Santos Agostinho, o Complexo Industrial Portuário de Suape é considerado uma das principais locomotivas de desenvolvimento do Estado, atraindo grandes empreendimentos em suas cadeias produtivas.

Localizado a apenas 40 quilômetros do Recife, está instalado em uma área de 17,3 mil hectares (incluindo áreas adjacentes). Soma investimentos privados de 74,5 bilhões de reais, com mais de 80 empresas instaladas, gerando mais de 17 mil empregos. Exemplo em sustentabilidade, 59% do território ocupado pela estatal pernambucana compõem uma Zona de Preservação Ecológica (ZEPC). O atracadouro é o quinto porto público do Brasil em movimentação de cargas.

Diário de Pernambuco

Prefeitura de Juazeiro realiza formação com profissionais da educação para implantação de metodologia inovadora

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação (Seduc), segue inovando para garantir a oferta de uma educação de excelência nas escolas que integram a rede municipal de ensino. Nesta sexta-feira (05), mais de 10 escolas receberam formação do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM). A iniciativa teve como objetivo apresentar aos professores programas, tecnologias e metodologias inovadoras que serão utilizadas em sala de aula.

A equipe do NTM esteve presente no planejamento pedagógico da Escola Municipal de Tempo Integral Professora Iracema Pereira da Paixão, além de outras 11 escolas da rede municipal de ensino. A meta é que o NTM junto com a Superintendência de Ensino consigam participar do planejamento pedagógico de todas as 138 escolas da rede municipal ao longo do ano para introduzir novas tecnologias na rotina educacional.

Segundo o coordenador geral do NTM, Reginaldo Medrado, “o cronograma de planejamento conjunto prevê levar para o professor novidades tecnológicas que podem ser aproveitadas no ensino e aprendizagem. Em cada planejamento mensal será trabalhado o uso de uma ferramenta diferente, que irá potencializar a prática pedagógica dos educadores”, afirma Reginaldo.

Gamificação, filosofia robótica e outras metodologias foram partilhadas nesse dia de planejamento. Elidinalva Gonçalves, coordenadora da Escola Municipal de Tempo Integral Professora Iracema Pereira da Paixão, comenta sobre a importância da presença do NTM no planejamento. “O trabalho in loco nos aproxima e temos a oportunidade de tirar dúvidas, ao dominarmos essas práticas tornamos o conhecimento atrativo para os estudantes”, relata Elidinalva.

Texto: Lucas Oliveira – Ascom/PMJ

Foto: Ícaro Alexandre – Ascom/PMJ

Fogões ecológicos preservam meio ambiente e geram economia e saúde para agricultores familiares do Semiárido da Bahia

O fogão ecológico é uma das tecnologias implantadas pelo Governo do Estado com o intuito preservar o bioma Caatinga, a partir da redução do uso doméstico de lenha, e já é uma realidade para 291 famílias de agricultores e agricultoras familiares do Semiárido baiano. A ação é promovida via Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), por meio do projeto Pró-Semiárido.

Kátia Pereira de Lacerda mora na comunidade Lagoa do Gado, no município de Campo Alegre de Lourdes, com seu esposo e as três filhas. Ela recebeu o fogão ecológico e, hoje, comemora a redução no uso de lenha, a não emissão de fumaça dentro de casa, a economia com a compra de botijão de gás e, sobretudo a melhoria na qualidade de vida e de saúde de sua família.

Na casa de Kátia eram necessários quase dois carrinhos de lenha por dia para preparar as refeições no fogão à lenha convencional. Hoje, um carrinho dá para cozinhar dois dias. “Antes, eu utilizava bastante lenha no fogão antigo e quando eu terminava de cozinhar meu rosto estava todo queimado da quentura, mas com esse fogão agora economizamos muita lenha, não tem quentura no rosto e é muito bom. Sem contar que tem o forno e o melhor de tudo, não tem fumaça dentro de casa. Melhorou a qualidade vida, melhorou tudo”, destaca a agricultora.

Já no Povoado Volta de Cima, também em Campo Alegre de Lourdes, Maria do Socorro Silva comemora a melhoria na renda com a tecnologia. “Esse fogão foi a coisa melhor que chegou e que eu pude possuir! Hoje, a gente tem o forno para assar o frango, o bolo, o pão, a marmota de tapioca. Antes, a gente tinha vontade de fazer essas coisas, mas quando pensava, lembrava que a renda era pouca para comprar gás. Hoje, eu consigo fazer muitos produtos até para vender… já é mais renda e economiza botijão de gás. Meu gás, eu nem lembro quando troquei. E o dinheiro que seria para eu comprar gás, eu compro outra coisa”.

Além do fogão, foram implantados também sistemas de reuso de águas cinzas e de águas totais (incluindo o descarte do vaso sanitário); cisternas de placas, biodigestores, banheiros, viveiros de mudas e outros.

A implantação dessa tecnologia faz parte das metas ambientais do projeto, dentro da ação de Recaatingamento, desenvolvida pelo Pró-Semiárido. O projeto é executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) com cofinanciamento do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida). A ação conta com a parceria do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa).

Ascom/CAR

 

Única cidade da Bahia contemplada com o Programa Educação Conectada, Juazeiro se destaca em tecnologia educacional e recebe representantes do CIEB para articulação de novas iniciativas

Juazeiro foi a única cidade baiana escolhida pelo Ministério da Educação (MEC) para implantação do Programa de Inovação Educação Conectada, uma iniciativa do Governo Federal, que promove o uso pedagógico da tecnologia digital na Educação Básica. A Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), junto ao Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), recebeu a equipe técnica da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), vinculada ao Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) em visita a escolas da rede municipal de ensino.

Na ocasião foram visitadas as Escolas Municipais Estação do Saber José Carlos Tanuri, Professora Terezinha Ferreira de Oliveira, e a Escola de Formação de Professores Parlim (EFEP), onde foram apresentadas as práticas pedagógicas exitosas desenvolvidas por meio do uso de tecnologias.

Atualmente a Educação municipal conta com 58 unidades de ensino contempladas com o Programa Educação Conectada, que foram avaliadas de forma positiva pelo representante da equipe de monitoramento da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Weslley Nascimento. “Nós observamos que a execução do Programa, no município de Juazeiro, tem funcionado de forma extraordinária, se consolidando como uma referência de excelência no desenvolvimento de práticas pedagógicas a partir do uso de metodologias, e materiais educacionais tecnológicos inovadores”, avaliou Weslley.

Entusiasmo com o reconhecimento do uso efetivo da tecnologia na Educação, Reginaldo Medrado, coordenador geral do NTM, comentou sobre a ocasião. “Essa visita técnica representa o comprometimento da Educação com a proposta de inovação tecnológica na rede municipal de ensino de Juazeiro, que tem conquistado significativos avanços por meio das ações desenvolvidas através do Núcleo de Tecnologia Municipal. A ideia é dar continuidade a implementação do Educação Conectada, somado a proposta de introdução da disciplina de Robótica no Projeto Político Pedagógico do município. Pensando nisso, temos realizado alguns encontros formativos com os articuladores de Educação Tecnológica, e professores da rede de ensino, tudo isso viabilizado por meio da contribuição e participação efetiva do secretário de Educação, Wank Medrado, que esteve reunido com os técnicos do RNP, em apoio a efetivação das próximas conquistas”, concluiu Reginaldo.

“Juazeiro conta com projetos como Maluquinho por Robótica, ofertado nos Anos Iniciais, Explorum, disponível para os Anos Finais, e Alfabetização e Letramento Digital, exclusivo para Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com a implantação do Educação Conectada, nós observamos que a evasão escolar diminuiu, a procura e interesse dos alunos pelo ensino é maior, e esses indicadores nos motiva a buscar expandir a iniciativa para outras escolas, ampliando as oportunidades, projetos e possibilidades, mantendo o reconhecimento de uma Educação municipal protagonista em tecnologia educacional”, comentou Francisco Hernandes, articulador de Programas Tecnológicos Educacionais da Seduc.

De acordo com Ana Bastos, líder técnica da equipe de monitoramento do Programa Educação Conectada, e representante da RNP, a visita foi uma oportunidade de avaliar o funcionamento do Programa e mobilizar a implantação das próximas etapas da iniciativa. “Nós realizamos o monitoramento proativo das escolas beneficiadas com o Programa, identificando a necessidade de possíveis intervenções técnicas, além de colher informações sobre as contribuições do mesmo no ensino do município. Juazeiro tem se destacado nesse sentido, conquistando a implantação da próxima etapa do projeto que deve viabilizar o acesso à internet de forma gratuita no período de 10 anos, incluindo a oferta do provedor RNP para todas as instituições de ensino contempladas”, finalizou Ana.

Texto: Camila Santana – Ascom/Seduc/PMJ
Fotos: Marcel Cordeiro – Ascom/PMJ

Redes que não removerem conteúdo considerado ilítico serão suspensas, afirma Dino


O ministro da Justiça, Flávio Dino, realizou uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira (12) para anunciar novas medidas de enfrentamento aos ataques em escolas. A iniciativa de hoje envolve as empresas como Facebook, Twitter e Instagram.

Ele anunciou que a Secretaria Nacional do Consumidor vai instalar procedimentos para apurar responsabilidade de plataformas virtuais na disseminação de ameaças. A medida vem após tentativa de diálogo com o Twitter, que se recusou a adotar medidas para endurecer a disseminação de discurso de ódio e compartilhamento de imagens de ataques.

LEIA MAIS

Programa de apoio à inovação prorroga inscrições até dia 10

As micro e pequenas empresas com projetos inovadores têm uma chance de tirar a ideia do papel e expandir os negócios. As inscrições para a quinta e última chamada do Programa Ideiaz, que pretende ajudar gratuitamente projetos inovadores de pequenas empresas, foram prorrogadas até a próxima segunda-feira (10).

Em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) está escolhendo até 300 ideias para receberem capacitação empreendedora, mentorias e apoio tecnológico por dez semanas. O prazo original de inscrição acabaria no último domingo (2), mas foi reaberto por mais oito dias.

Empresas de todo o país podem se inscrever. A assistência aos negócios escolhidos será feita de forma gratuita pelas incubadoras e aceleradoras de empresas associadas ao Programa Ideiaz – Powered by InovAtiva. A rede, que opera em todos os estados, tem como objetivo democratizar o atendimento técnico a empresas inovadoras, ampliando o alcance nacional de negócios que recebem assessoria técnica.

Essa será a quinta e última chamada do Programa Ideiaz. Nos ciclos anteriores, o programa ajudou 696 projetos, que receberam treinamento e assistência tecnológica gratuitos. Nesta chamada, o programa conta com 33 incubadoras e aceleradoras credenciadas.

Procedimentos

Podem inscrever-se empreendedores com projetos nas fases de criação ou ideação, ou seja, cujo produto ainda não tenha sido comercializado ou cujo modelo de negócio ainda não esteja concretizado. Cerca de um terço das vagas serão destinadas às ideias das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Outros 20% irão para projetos com impacto socioambiental positivo.

As propostas serão avaliadas por um comitê de seleção composto por representantes do Sistema Sebrae, da Anprotec e da Secretaria de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC. Também participação da escolha parceiros como entidades de fomento, investidores, especialistas do setor produtivo e professores de universidades. Com as cerca de 300 ideias selecionadas nesta chamada, o programa pretende concluir as atividades atingindo a meta de 1 mil projetos atendidos.

Cada projeto selecionado será encaminhado para um atendimento de dez semanas, totalmente online, com uma das incubadoras ou aceleradoras credenciadas no Ideiaz. Os empreendimentos receberão pelo menos 18 horas de apoio ao seu desenvolvimento. Desse total, pelo menos 10 horas serão de atendimento individualizado, que abrangerá as seguintes atividades:

●   Mentoria;
●   Consultoria organizacional;
●   Suporte tecnológico;
●   Suporte para formalização do negócio;
●   Qualificação empreendedora.

Depois do processo de capacitação, os projetos serão acompanhados e deverão cumprir as seguintes metas: ter um modelo de negócios desenhado e validado, apresentar um protótipo do produto ou serviço desenvolvido e avaliado por clientes e constituir um pitch (discurso) de venda e de defesa do negócio pronto.

Cada projeto deverá ter pelo menos dois integrantes para participarem das dez semanas de atendimento. A capacitação irá além das 18 horas de atendimento. A Anprotec recomenda que os integrantes da equipe dediquem pelo menos meio expediente por dia para desempenhar as atividades necessárias para atingirem os resultados mínimos. O tempo necessário poderá aumentar, de acordo com o nível de conhecimento do time e da maturidade do projeto.

Mais informações podem ser obtidas no edital, disponível na página do Programa Ideiaz na internet. As dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected].

Cronograma

●   Período de inscrição: até 10 de abril
●   Avaliação das propostas: de 12 a 30 de abril
●   Divulgação dos resultados: 8 de maio
●   Formalização da relação entre ambientes e projetos: de 8 a 19 de maio
●   Período da capacitação: de 22 de maio a 28 de julho
●   Prazo final para a entrega dos resultados mínimos: 28 de julho
●   Entrega do questionário respondido: 4 de agosto

Petrolinense é o único nordestino aprovado em seleção para Embaixador do Clima de 2023

Apenas dois brasileiros foram escolhidos para ser embaixadores climáticos no ano de 2023, em um programa internacional. E um deles é o petrolinense Alan da Silveira. Único nordestino na lista, Alan passou por um processo seletivo que contou com mais de 2700 aplicantes, de mais de 140 países.

LEIA MAIS

BC libera pagamento com cartão de crédito via WhatsApp

O Banco Central (BC) anunciou nesta semana que permitirá transações com cartões de crédito ou débito pelo aplicativo WhatsApp.

Segundo o BC, as transações de pagamento por meio do WhatsApp devem ser comunicadas pelos instituidores a todos os participantes de seus arranjos de pagamento com antecedência mínima de 30 dias.

As medidas que impediam transações foram retiradas junto com a cessação completa de punições contra a Mastercard e à Visa, o que inviabilizava a modalidade no Brasil.

Startups petrolinenses são contempladas em edital do Governo de Pernambuco

Duas startups de Petrolina foram reconhecidas pelo Governo de Pernambuco em um edital de fomento à inovação e tecnologia. INNOVCHAT e InnovationBI ficaram em primeiro e segundo lugar, respectivamente, numa seleção da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE).

O edital buscava startups e projetos inovadores que chamam atenção e que estão em fase inicial de desenvolvimento, para financiar e incentivar esses negócios inovadores a desenvolver o seu produto viável mínimo.

LEIA MAIS
1234