Maconha ganha reconhecimento da Anvisa como planta medicinal

(Foto: Ilustração)

Pela primeira vez a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reconhece o potencial terapêutico da planta in natura, a planta em questão é a Cannabis Sativa, maconha.  A resolução da Diretoria Colegiada (RDC), inclui a erva na Farmacopeia Brasileira e libera o uso da maconha para fins medicinais.

A Anvisa já tinha admitido, em janeiro de 2015, as propriedades terapêuticas do canabidiol (CBD). O produto, que ganhou notoriedade nacional no início de 2014, por seu poder de controlar convulsões em epilepsias de difícil controle. Em novembro de 2015, foi a vez de o THC ter sua prescrição permitida, desta vez por via judicial, graças a uma ação do Ministério Público do Distrito Federal. Agora, é a primeira vez que a Anvisa reconhece que a planta, o vegetal in natura, como se fuma, e não apenas seus componentes, tem potencial terapêutico.

Com informações do JC

Pais iniciam rede de solidariedade para ajuda filha com problema no coração

(Foto: Divulgação)

A pequena Lara ainda não nasceu, mas seus pais, o jogador de futebol, Elvis e sua esposa Vanessa Parente, já iniciaram uma campanha para arrecadar dinheiro para o tratamento cardíaco da pequena. Elvis joga na posição de meia no time do Salgueiro.

Lara está com o nascimento previsto para acontecer no próximo dia 25 de junho, ela foi diagnosticada com Síndrome de Hipoplasia do Coração Esquerdo (SHCE) ou meio coração, problema raro que atinge um a cada 5 mil bebês nascidos vivos e deixa a parte esquerda do órgão atrofiada.

Por causa deste problema, a criança terá que ser submetida a uma cirurgia logo após o nascimento e realizar mais duas, um aos 4 meses e outra aos 4 anos com um custo total de R$ 600 mil. Para o procedimento, Vanessa viaja no próximo dia 26 para São Paulo, onde deve ficar por sete meses e fará um ecocardiograma fetal e ainda terá que gastar com a passagem.

Para arrecadar dinheiro para o tratamento da pequena Lara, Vanessa informou os dados da conta de sua mãe para quem quiser contribuir:

Número da conta: 47435-7
Agência:0776
OP: 013 Maria Edna Parente Primo
Banco: Caixa econômica CPF: 007574834-70 (conta da mãe de Ayanne)

Servidores municipais de categorias de lei específicas vão à Câmara de Vereadores buscar apoio em negociação de reajuste salarial

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Os servidores municipais de categorias de lei específica estiveram na sessão ordinária da Câmara Municipal de Petrolina, nessa terça-feira (16), para buscar o apoio dos parlamentares no processo de negociação do reajuste salarial.

As categorias não contempladas são médicos, dentista e enfermeiro do PSF, agente comunitário de saúde, agente de combate às endemias, auditor fiscal da fazenda, procurador do município, analista de controle interno, fiscal de transporte e agente de trânsito.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (Sindsemp), Walber Lins, aproximadamente 25% dos servidores não foram contemplados com o reajuste.

“Os servidores vieram à Casa Legislativa porque as categorias de lei específicas não foram contempladas na lei de reajuste dos servidores municipais. Cerca de 25% dos servidores ainda não foram contemplados. Apesar de resguardar os serviços essenciais de segurança e saúde, nós estamos reunidos aqui com uma parte desses servidores para requerer a mediação para termos avanço nas negociações. Isso é um direito constitucional e, infelizmente, o Poder Executivo está ferindo esse direito”.

LEIA MAIS

Profissionais da atenção básica de Petrolina recebem capacitação sobre programas da Vigilância Epidemiológica

Em 2015 foram diagnosticados em Petrolina 364 casos de hanseníase. Em 2016, foram 249. (Foto: ASCOM)

Acontece durante toda esta semana, em Petrolina, uma capacitação para os profissionais de saúde, vinculados à Atenção Básica, sobre Vigilância Epidemiológica, abordando os fluxos dos principais programas: hanseníase; tuberculose; doença de chagas e leishmaniose visceral; além do boletim de produção ambulatorial de testes rápidos de HIV e Sífilis em gestantes.

Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Flávia Freire, a capacitação ocorre devido à renovação, em torno de 60%, no quadro de funcionários da Secretaria de Saúde.

“A proposta é tornar a linguagem comum e padronizada com relação aos fluxos dos programas. Estamos conversando com todas as equipes da Atenção Básica para que a gente possa dar um bom andamento no serviço de vigilância, além de discutir estratégias para melhoria dos procedimentos com pacientes acometidos por essas doenças”, frisou.

LEIA MAIS

Mãe e filhos envenenados no Dia das Mães recebem alta, no Recife

(Foto: Internet)

Três integrantes da família envenenada em Camaragibe, no Grande Recife, no último fim de semana, receberam alta nesta segunda-feira (15). Uma mulher e os dois filhos estavam em observação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dos Torrões, na Zona Oeste da capital. Outros seis parentes permanecem internados.

O principal suspeito seria um ex-namorado de Débora Regina Belo, 22 anos, que também foi envenenada. Segundo vizinhos da jovem, ela teria discutido com o ele na noite da sexta-feira (12). Débora segue em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Restauração (HR), na área central do Recife.

O ex-namorado, identificado apenas como Kiko, não tinha sido localizado até as 22h desta segunda, de acordo com a Delegacia de Plantão de Camaragibe. Segundo a polícia, ele já foi preso por receptação de produto roubado e está solto desde 2003.

O ex-namorado teria colocado chumbinho, substância usada para exterminar ratos, nos alimentos que foram oferecidos durante o almoço de Dia das Mães, realizado na casa dos avós paternos de Débora, no bairro de Jardim Primavera. No local, foram encontrados vestígios de um granulado preto no colorau usado na produção da comida.

LEIA MAIS

Secretaria de Saúde divulga balanço da vacinação do Dia D em Petrolina

(Foto: Divulgação)

Aproximadamente 9 mil pessoas foram vacinadas neste sábado (13) durante o Dia D em Petrolina. Os dados foram divulgados hoje (15) pela Secretaria de Saúde do município.

A campanha contra a influenza segue até o próximo dia 26 e cerca de 29 mil pessoas já foram imunizadas, ou seja, 48% do público alvo de Petrolina. A procura foi intensificada no último sábado (13), dia em que foi realizado o ‘dia D’ de vacinação. Aproximadamente, nove mil pessoas procuraram os pontos estratégicos e as Unidades Básicas (UBS), disponibilizados pela Secretaria de Saúde de Petrolina, para receber a dose da vacina. No município, 56 mil pessoas fazem parte do público a ser vacinado.

O público-alvo da campanha é formado pelas crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, idosos maiores de 60 anos, indivíduos de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (comorbidades) e professores das redes pública e privada.

Continua a programação de comemorações da Semana de Enfermagem do UPAE/IMIP de Petrolina

(Foto: Divulgação)

Nesta segunda-feira (15) a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) segue celebrando a Semana de Enfermagem, que começou na última sexta-feira (12).

A programação segue até o próximo sábado (20) e tem como proposta promover uma reflexão sobre a profissão, repensado o papel deste profissional na assistência e na gestão, fortalecendo assim os laços de equipe.

 No Brasil, o Dia do Enfermeiro é comemorado durante a Semana da Enfermagem (de 12 a 20 de maio), instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

Secretaria de Saúde de Petrolina faz mutirão de cirurgia ortopédica e atende 16 pacientes

(Foto: ASCOM)

A Secretaria de Saúde de Petrolina, com parceria do Hospital Universitário (HU), vem realizando mutirões para fazer andar a fila de espera por cirurgias ortopédicas que, atualmente, conta com 89 pacientes. Na terceira edição, que aconteceu neste final de semana, o mutirão realizou 16 procedimentos.

De acordo com a diretora técnica em saúde, Ana Carolina Freire, os procedimentos ortopédicos, principalmente aqui na região, ficam entre as principais demandas, já que existe um alto índice de acidentes com motociclistas.

“Esse é o nosso terceiro mutirão. Em menos de um mês já realizamos 53 procedimentos. A proposta da Secretaria é aumentar o número de cirurgias semanalmente e realizar o mutirão duas vezes por mês. O município está disponibilizando a equipe médica e instrumentadores. Em parceria com o HU, estamos trabalhando para resolver essa demanda ortopédica com celeridade, porém, com muito profissionalismo e competência”, explicou.

LEIA MAIS

Juazeiro: Procura pela vacina contra Influenza dobra no Dia D da campanha

(Foto: ASCOM)

Neste sábado (13), no período das 08h às 14h, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Juazeiro abriram as portas para vacinar a população prioritária contra o vírus Influenza, causador da gripe. No Dia ‘D’ da campanha, o número de imunizados cresceu de 8.265 para 16.533, alcançando 40,36% da meta municipal. A campanha segue até o dia 26.

A abertura da ação foi realizada no posto do Alto da Aliança. Na ocasião, o secretário de Saúde, Plínio Amorim, explicou que o objetivo do Dia ‘D’ é uma estratégia para alcançar um número maior de pessoas. “Com a abertura das unidades em um sábado, o usuário que não tem tempo para ir ao posto durante a semana tem uma oportunidade a mais para ser imunizado”, pontuou.

Durante a abertura, a equipe do Núcleo de Comunicação e Promoção à Saúde (Neps) realizou a apresentação de um cordel. “Fizemos uma leitura educativa, abordando todos os grupos que tem prioridade nessa campanha. Também demos um enfoque especial ao Dia das Mães, que é comemorado amanhã”, contou Jakiline Vargas, componente do Neps.

LEIA MAIS

Deputados da Oposição criticam Governo de Paulo Câmara durante visita ao Sertão do Araripe

(Foto: Divulgação)

Nesta sexta-feira (12) foi encerrada as visitas dos deputados da Oposição ao Sertão do Araripe. Os parlamentares nesta edição do Pernambuco de Verdade criticaram a falta de investimentos na região e o abandono de obras pelo executivo estadual.

A programação da Oposição começou por Ouricuri, na manhã da quinta-feira (11), quando foram visitados o Hospital Regional Fernando Bezerra, a Maternidade Mãe Coruja e a recém-inaugurada UPAE do município. Entre os problemas identificados estão a sobrecarga e falta de equipamentos no HRFB, ausência de UTI Neo-natal na maternidade e a não realização de uma série de exames na UPAE.

“Sem a UTI Neonatal os partos de alta complexidade precisam ser transferidos para o Hospital Dom Malan, em Petrolina. Você sabe o que obrigar uma gestante a se deslocar cerca de 260 quilômetros para poder ter seu filho ou sua filha”, questionou a deputada Socorro Pimentel (PSL), anfitriã do grupo no Araripe.

Ainda em Ouricuri, os deputados visitaram o 7º Batalhão da Polícia Militar, que hoje conta com um efetivo de 265 homens nas ruas, quando seriam necessários cerca de 450 para o policiamento da região.

“O déficit de policiais não é exclusividade de Garanhuns. É um problema comum em todos os batalhões e em todas as regiões. A falta de investimentos na Polícia, o déficit de pessoal e a falta de diálogo são alguns dos motivos que levaram ao atual descontrole da criminalidade no Estado”, avaliou o deputado Joel da Harpa (PTN), vice-líder da Oposição.

Na frente do batalhão, uma equipe de patrulhamento ficou impossibilitada de sair por problemas na viatura, que não funcionou. “Como os policiais podem cumprir seu papel se os veículos estão sucateados e não funcionam. Como podem atender a demanda da população”, questionou o deputado Álvaro Porto (PSD).

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro promove a VII Semana do Bebê

(Cartaz Divulgação)

Começa neste domingo (14) a VII Semana do Bebê de Juazeiro, um evento intersetorial articulado pelas Secretarias de: Saúde (Sesau), Educação e Juventude (Seduc) e a de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedis). A ação que segue até o dia 20 de maio, este ano tem o tema “Pré-natal: saúde da mãe, direito do bebê!”.

A Semana do Bebê é um momento para convidar os atores envolvidos no processo educativo da primeira infância. “Essas ações são voltadas para garantir o direito da criança. Por meio de ações diversas, iremos abordar várias temáticas direcionadas para mãe e para o cuidado com a criança”, afirma a assessora de Educação Infantil da Seduc, Miranery Amorim.

A programação conta com oficinas, rodas de conversa, palestras e, inclusive, com uma Audiência Pública com o tema “Humanização além do parto: o que podemos fazer para avançar?”. Para Fátima Carvalho, diretora de Proteção Especial da Sedis, a Semana do Bebê é um momento muito importante. “Conseguimos envolver grande parte do nosso público – CRAS, CIAM e unidades de acolhimento – na temática do evento, levando ações que trazem resultados efetivos no dia a dia”, constata.

A Semana do Bebê de Juazeiro ainda conta com a parceria da Câmera de Vereadores de Juazeiro, Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA).

SAMU divulga números emergenciais em Juazeiro

(Foto: Arquivo)

Com o número 192, temporariamente indisponível, a Secretaria de Saúde de Juazeiro, informou neste sábado (13) o novo número de telefone para acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do município.

A população pode ligar para (74) 99198-0828. A direção do SAMU, já cobrou celeridade para que a situação seja resolvida o mais breve possível.

Anvisa proíbe comercialização de um lote do molho de tomate Heinz

(Foto: Divulgação)

A Anvisa determinou, nesta sexta-feira (12), o recolhimento do lote L.25 20:54 M3-1 do molho de tomate “com pedaços da marca”. A empresa foi notificada e vai recolher o produto de maneira voluntária.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), determinou a proibição e comercialização dos produtos do lote L25 20:54 M3 1 do molho de tomate tradicional com pedaços da empresa Heinz Brasil S/A.

A determinação ainda notifica a empresa, Heinz Brasil S/A para o recolhimento do estoque do produto existente no mercado brasileiro.

Senac Petrolina oferta cursos de saúde

Estão abertas as inscrições para cinco cursos na área de saúde, ofertados pelo o Senac Petrolina. As capacitações têm carga horária entre 15h e 42h e alguns cursos estão com opções de turmas aos sábados.

Os cursos ofertados são: Procedimento Técnicos em Sala de Vacina, Técnicas de Faturamento e Auditoria de Contas Médicas, Socorrista/Primeiros Socorros, Novas Tendências em Curativos e Massagem Relaxante.

Para se inscrever, os interessados devem comparecer à unidade do Senac em Petrolina (Rua Projetada, 650, Antigo Aeroporto), levando RG, CPF, comprovante de residência e de escolaridade.

Pernambuco registra aumento de 22% nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

(Foto: Ilustração)

Segundo dados divulgados pelo o Governo, Pernambuco registrou um aumento de 22% no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A síndrome é caracterizada com febre, tosse ou dor de garganta associado à dispneia ou desconforto respiratório

Diferente de 2016, que a maioria dos pacientes teve resultado laboratorial positivo para a influenza A (H1N1) – 56, com 15 mortes -, agora, as ocorrências estão associadas a outro tipo de influenza, a A(H3N2), com 1 morte ocorrida em abril confirmada pelo vírus no último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Ambos os tipos, além da influenza B, fazem parte da composição da vacina contra a influenza, que está disponível nos postos de saúde para os grupos prioritários e que terá seu Dia D neste sábado (13). Até o momento, 511.496 pessoas (21,9%) já foram imunizadas, de um total de mais de 2,3 milhões de pernambucanos.

“Neste ano, foi identificado um aumento de casos de influenza antes do período esperado e, com essa época de chuvas, precisamos ficar ainda mais atentos às ocorrências. O predomínio de casos tem sido da influenza A (H3N2) com evolução leve dos quadros. Mas as pessoas que fazem parte do grupo de maior risco para o agravamento precisam ser vacinadas. Este ano, já ocorreu um óbito de uma idosa com comorbidade”, diz a gerente de Prevenção de Doenças Imunopreveníveis da SES, Ana Antunes.

A coordenadora do Programa Estadual de Imunização da SES, Ana Catarina de Melo, reforça que o Estado tem encaminhado as doses da vacina para todos os municípios pernambucanos. “Além de chamar a população para tomar a vacina, também estamos sensibilizando os gestores municipais para que eles intensifiquem suas ações para ampliarmos o número de pessoas imunizadas”, esclarece Ana Catarina.