
(Foto: ASCOM)
O Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina sediou ontem (24) o I Simpósio de Hemofilia do Vale do São Francisco, que reuniu profissionais de saúde de diversas instituições públicas e privadas da região para discutir sobre a doença e a abordagem clínica aos pacientes. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a unidade materno/infantil, Hospital Universitário da Univasf/HU e o Hemope.
Sob a organização do hematologista Jandir Nicácio, o evento contou com a participação de convidados especialistas do Hemope Recife que, entre outros assuntos, abordaram o tratamento periodontal do paciente hemofílico e o papel da enfermagem na assistência ao paciente e ao cuidador. Além das atividades teóricas, foi realizado um treinamento prático para a enfermagem e a fisioterapia, com foco na administração de medicamentos e os tipos de exercícios indicados para o paciente hemofílico, que apresenta, entre outros sintomas, sangramento nas articulações.
Segundo Jandir, o Hospital Dom Malan foi o local escolhido para sediar o evento pela proximidade com o tema. “Temos em média 60 pacientes hemofílicos, sendo mais de 50% crianças. Por ser referência em pediatria, o HDM é o que faz, geralmente, essa primeira abordagem. Então, a nossa intensão é proporcionar um maior conhecimento sobre a doença aos profissionais de saúde do serviço, para que seja oferecida uma assistência de melhor qualidade ao usuário. Na maioria das vezes, a criança chega sangrando à urgência e emergência, e os profissionais precisam rapidamente identificar o paciente hemofílico e saber como tratá-lo”, esclarece.























