Secretária de Saúde presta contas na Câmara de Vereadores de Petrolina

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Durante a sessão desta quinta-feira (1) na Câmara de Vereadores de Petrolina, a secretária de saúde de Petrolina, Magnildes Albuquerque, prestou contas de sua gestão através de um relatório do 1º quadrimestre de 2017.

As despesas com pagamentos, apresentadas pela secretária chegam, a R$ 19.657.734,35 no 1º quadrimestre/2017. Com o acréscimo do INSS e IGPREV o valor sobe para R$ 22.148.318,60. Em comparação a 2016, a redução é de R$ 678.148,39. Os números  revelam um déficit com o total de 3.015.156,99. Outro ponto levado em consideração, foi o sucateamento encontrado pela nova gestão. Segundo o relatório, dos 66 veículos apenas 7 estão em bom funcionamento e todos com manutenção e multas em atraso.

(Foto: Divulgação)

As farmácias nas unidades básicas de saúde estão, segundo o relatório, com o estoque comprometido devido ao armazenamento problemático, sem proteção solar e ar condicionado. Além disso, o espaço é dividido com arquivos das unidades.

A maioria das unidades de saúde apresentadas estavam com a estrutura comprometida e a mobília destruída. Faltando vidro nas janelas, equipamentos com ferrugem, mofo, telhado comprometido, mato e problemas com a higiene.

O setor de endemias também apresentou problemas estruturais e de armazenamento, além dos veículos que estão sem manutenção. No Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), o centro cirúrgico  está parado devido à falta de energia elétrica no local.

Muitos medicamentos foram encontrados com o prazo de validade vencido, entre eles anticoncepcional, 234 caixas de esparadrapos e medicamentos de uso controlado.

(Foto: Divulgação)

Foram apresentados também, alguns serviços que foram retomados, como as atividades da Unidade Móvel de Atendimento Médico do Bairro Vivendas e Monsenhor Bernardino que estava sem funcionamento desde novembro de 2016 e das atividades da Unidade Móvel de Saúde Bucal para atender a área rural sem cobertura, segundo o relatório.

Magnilde afirmou ainda, que a sede da Secretaria municipal da Saúde deve retornar ao prédio, que deveria funcionar a maternidade municipal, mas que está sem uso devido à problemas estruturais.

Notificação Oficial de Justiça

Antes de iniciar a apresentação do relatório, a secretária de saúde, Magnildes Albuquerque foi notificada, por um oficial de justiça na Câmara. Segundo informações, a notificação seria devido a um enterro feito no município, sem o atestado de óbito do cadáver. O caso será apurado pela secretaria.

Caravana da Saúde zera demanda de ortopedia e endocrinologia em Campos, Maniçoba

(Foto: Divulgação/Ascom)

A Caravana da Saúde realizada esta semana em Campos, povoado localizado no distrito de Maniçoba, zerou a fila de espera para consultas com ortopedista e endocrinologista.

Nesta 69ª edição da Caravana, 127 atendimentos foram realizados. Segundo o secretário de Saúde, Plínio Amorim, este é um programa que se consolida. “Estamos felizes em poder oportunizar que especialistas venham para o interior, zerando filas e proporcionando para o povo de Juazeiro – que tanto merece, uma saúde de qualidade”, diz.

Encontro entre Miguel Coelho e Paulo Bomfim reforça parceria entre Petrolina e Juazeiro

(Foto: Ivaldo Reges)

Durante a manhã desta quinta-feira (31) o prefeito de Juazeiro, Paulo Bonfim (PC do B) recebeu em seu gabinete o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB) para reforçar a parceria entre os dois municípios e apresentar a programação junina da cidade.

Em rede social, Miguel Coelho compartilhou o registro do encontro e convidou Paulo Bonfim para as festividades juninas de Petrolina. “Atravessei a ponte e vim aqui em Juazeiro bater um papo com o prefeito Paulo Bonfim, reforçando nosso desejo de manter a proximidade das nossas cidades pra que, juntos, possamos realizar projetos que beneficiem a todos. Aproveitando que tô por aqui, já vendi o peixe e deixei o convite pra ele vir curtir o São João mais retado do Brasil, aqui em Petrolina. Com as bênçãos do Velho Chico, a gente segue trabalhando pelas duas cidades! ” declarou Miguel Coelho.

A proposta para um trabalho em conjunto entre as duas prefeituras prevê o fortalecimento e ampliação da parceria na área da saúde. Alguns projetos de infraestrutura também entram na pauta, a exemplo do Anel Viário de Juazeiro e Petrolina.

LEIA MAIS

Campanha de vacinação contra a febre aftosa termina nesta quarta em PE

(Foto: Ilustração)

Os criadores de bovinos têm até amanhã (31) para vacinar o rebanho contra a Febre Aftosa. A meta é imunizar 90% do rebanho para que a região permaneça com o selo de zona livre da aftosa.

A comercialização das doses da vacina termina nesta quarta, a partir do dia 1º a venda só será permitida com autorização da Adagro, após pagamento de multa. O frasco com 10 doses pode ser comprado por R$ 21 em lojas de produtos de uso veterinário

Até o momento 60% dos bovinos já foram imunizados nas cidades de Petrolina, Orocó, Afrânio, Lagoa Grande, Dormentes e Santa Maria da Boa Vista.

Campus Petrolina do IF Sertão promove o projeto ‘Plantas medicinais: Multiplicando Saúde’

(Foto: Divulgação)

Através do projeto “Plantas medicinais: Multiplicando Saúde”, o campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE promove orientação e distribuição de mudas para a população.

O projeto é coordenado pela professora Dra. Flávia Cartaxo, ao lado de estudantes de Agronomia.  De acordo com a professora Flávia Cartaxo, através do projeto já foram feitas distribuições de medicinais em outros campi do IF Sertão-PE, assentamentos, escolas, creches de comunidades de Petrolina, Juazeiro e Casa Nova.

“A gente distribui a muda e pode instalar a horta. Tem comunidades que ficam longe de postinho, que o médico demora a vir. Enquanto esse médico chega tem medicinais que ajudam, baixam uma febre, diminuem os sintomas de uma gripe, aliviam o mal-estar. Até o médico chegar e consultar”, informou. 

LEIA MAIS

Audiência pública com secretária de saúde é adiada para próxima quinta

(Foto: Blog Waldiney Passos)

A audiência pública que aconteceria nessa terça-feira (29) na Câmara de Vereadores de Petrolina com a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque, para apresentação e apreciação do relatório detalhado quadrimestral (RDQ) referente ao 1º quadrimestre do ano 2017, foi adiada para a próxima quinta-feira (01)

De acordo com a secretaria, a ausência da secretária se deu devido à falta de comunicação por parte da Casa Legislativa.

A apresentação do relatório quadrimestral ao legislativo é em cumprimento a lei de responsabilidade fiscal e a lei complementar nº 141/2012.

Secretária de Saúde de Petrolina vai à Câmara Municipal apresentar relatório do primeiro quadrimestre do ano

 

(Foto: Arquivo)

Está marcada para às 10:00 da manhã desta terça-feira (30), na Câmara Municipal de Petrolina, uma audiência pública com presença da secretária de Saúde, Magnilde Alves Cavalcanti de Albuquerque, conforme ofício nº 531/2017, para apresentação e apreciação do relatório detalhado quadrimestral (RDQ) referente ao 1º quadrimestre do ano 2017, do município de Petrolina.

A apresentação do relatório quadrimestral ao legislativo é em cumprimento a lei de responsabilidade fiscal e a lei complementar nº 141/2012.

Caravana da Saúde atende a comunidade de Campos, em Juazeiro

(Foto: divulgação)

Nesta quarta-feira (31), das 08h às 14h, a Caravana da Saúde atende os moradores do povoado de Campos, localizado na zona rural de Juazeiro. Na ocasião, serão realizados exames, bem como consultas com ortopedista, cardiologista, clínico geral e endocrinologista.

A Caravana atende toda quarta-feira, um bairro ou distrito de Juazeiro com médicos especialistas, com intuito de diminuir as demandas reprimidas de cada localidade.

Feira de Saúde celebra Maio da Diversidade no CIAM

(Foto: Ilustração/Internet)

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade em parceria com a Secretaria de Saúde promoverá, dentro da programação do Maio da Diversidade, uma feira de saúde nesta terça-feira (30) no Centro Integrado de Atenção à Mulher (CIAM).

A feira trará serviços de aferição de pressão e glicemia, teste rápido para HIV, sífilis e hepatites e coleta de citologia (preventivo). O evento acontece das 8h às 12h.

Mutirão de saúde atende o bairro Pedra Linda, em Petrolina

(Foto: Divulgação/Ascom)

Neste sábado (27), a segunda edição do Projeto ‘Construindo um novo tempo na Saúde’, atendeu moradores do bairro Pedra Linda, em Petrolina. O serviço contou com atividades de prevenção e promoção a saúde, com diversos serviços oferecidos, entre eles: consultas clínicas, reumatologista, cirurgião geral e ginecologista; coleta de preventivo ginecológico; Nutricionista e Educador Físico; Fisioterapeuta; Psicólogo, entre outros.

O Projeto tem o objetivo de levar os serviços da Secretaria de Saúde de Petrolina para os bairros com maiores áreas descobertas, reforçando o trabalho feito pelos profissionais das Unidades.

O prefeito Miguel Coelho (PSB), que esteve presente juntamente com o senador Fernando Bezerra (PSB) e o ministro, Fernando Filho (PSB), ressaltou a importância do programa.

“É um mutirão importante porque leva os serviços de saúde para próximo da população com maior demanda, como o Pedra Linda. Nossa ideia é ampliar e intensificar esse trabalho, diminuindo a demanda existente e facilitando a vida das pessoas que precisam de assistência”, frisou.

Centro de Controle de Zoonoses promove o dia ‘D’ de vacinação para cães e gatos neste sábado em Petrolina

(Foto: Arquivo)

Neste sábado (27) o Centro de Controle de Zoonoses (CCT) promove o dia ‘D’ de vacinação de cães e gatos, a partir dos 3 meses de idade, em Petrolina. A expectativa é de que cerca de 80% da população de cães e 100% dos gatos sejam vacinados.

A campanha segue até o dia 27 de junho, das 8h às 17h, com 14 pontos de vacinação, em 6 bairros da cidade. Os animais com mais de três meses de idade já podem ser vacinados.

O atendimento acontece das 8h às 17h, com vacinações nos bairros Cohab Massangano, São Gonçalo, José e Maria, Vila Eduardo e Centro.

Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada em Petrolina

(Foto: Ilustração)

O Ministério da Saúde prorrogou até o dia 9 de junho, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. Em Petrolina, 65% do grupo prioritário recebeu a vacina.

Com a nova data, a expectativa é de que as pessoas que fazem parte do público-alvo, estabelecido pelo MS, possam ir até uma unidade de saúde para receber a dose da vacina. A vacina pode ser encontrada em todas as Unidades Básicas de Saúde de Petrolina. Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, devem apresentar um laudo médico.

Devem receber a dose da vacina crianças de seis meses a menores de cinco anos, idosos, trabalhadores de saúde, indígenas, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), professores, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas não transmissíveis.

Fórum discute ampliação do acesso aos serviços de saúde para o público LGBT

(Foto: ASCOM)

Nesta quinta-feira (25), a Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau), por meio da Superintendência de Gestão de Pessoas, realizou o I Fórum de Saúde da População LGBT. O evento ocorreu na Câmara de Vereadores e contou com representantes da Sesau, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedis), da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), além dos profissionais de saúde e das lideranças do movimento.

Na ocasião, foram discutidas políticas públicas para promover o cuidado integral com a saúde deste grupo. De acordo com Ariane Sena, vice-presidente do Conselho Estadual LGBT, a política nacional da população LGBT diz que os determinantes sociais, como o preconceito, afetam a saúde, por exemplo.

“A sensibilização das categorias, desde o segurança da unidade até o médico, é o mais importante. Muitos transexuais e travestis deixam de procurar as Unidades Básicas de Saúde porque temem o preconceito que já sofrem no seu cotidiano. Isso faz com que a saúde seja um caos”, afirma.

Segundo o coordenador de Equidade em Saúde da Sesab, Antônio da Purificação, Juazeiro se destaca pelo pioneirismo entre os municípios da região. “É um passo importante para a qualificação das equipes. Conhecer a população LGBT é importante, porque ela está dentro do SUS. É preciso ter outro olhar, entender que a orientação sexual não é sincronizada com a identidade de gênero, para que todos sejam tratados com respeito”, pontua.

LEIA MAIS

Juazeiro: Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada por duas semanas

(Foto: ASCOM)

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) informa que, em virtude da baixa procura da população em âmbito nacional, a campanha de vacinação contra Influza (gripe) foi prorrogada por duas semanas. As pessoas que se enquadram no público alvo, têm até o dia 09 de Junho para procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa, entre 08h e 14h.

O grupo prioritário desta campanha inclui idosos, gestantes, professores ativos em sala de aula, mulheres em até 45 dias pós parto, crianças com a idade entre 6 meses e 5 anos incompletos e portadores de doenças crônicas.

Campanha de vacinação contra a gripe termina amanhã em Petrolina

(Foto: Ilustração)

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, termina amanhã (26) em Petrolina. De acordo com a Secretaria municipal de Saúde, devem ser imunizados na cidade cerca de 60 mil pessoas.

A vacina pode ser encontrada em todas as Unidades Básicas de Saúde das 8h às 17h e na Zona Rural o atendimento é das 8h às 13h.

Devem receber a vacina crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérpera (Mulheres com até 45 dias após o parto), profissionais de saúde, professores, idosos, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, trabalhadores do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.