37 kg de queijo são apreendidos durante fiscalização da Vigilância Sanitária em Petrolina

(Foto: Divulgação)

Uma equipe da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS) realizou uma ação de fiscalização no comércio de Petrolina, nesta quinta-feira (11). Foram apreendidos 37 kg de queijo.

A apreensão foi feita em uma panificadora, localizada na Rua São José, Centro. O material apreendido estava com registro da Bahia (SIE-BAHIA) e sem autorização para a comercialização em Pernambuco.

Segundo o diretor da Agência de Vigilância Sanitária, Anderson Miranda, os produtos de origem animal que possuem o Serviço de Inspeção Estadual de outro estado não tem comercialização autorizada dentro do município de Petrolina.

“Os produtos precisam estar registrados em Pernambuco ou possuir registro federal. Esse controle tem como objetivo garantir a qualidade dos produtos que chegam a nossa mesa. Vale lembrar que essas fiscalizações acontecem rotineiramente”, destacou.

Petrolina conta com mais de 15 mil doses para o ‘Dia D’ de vacinação contra gripe neste sábado

(Foto: Ilustração)

Neste sábado (13) será realizado em Petrolina, o ‘Dia D’ de vacinação contra gripe nas 45 Unidades Básicas de Saúde espalhadas pelo o município. Mais de 15 mil doses serão disponibilizadas para a população.

A expectativa da Secretaria de Saúde, é de que 56 mil pessoas sejam imunizadas até o final da campanha, em Petrolina. Devem receber a vacina crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérpera (Mulheres com até 45 dias após o parto), profissionais de saúde, professores, idosos, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, trabalhadores do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

Segundo informações da secretária de saúde, cerca de 24 mil pessoas já foram imunizadas. Neste sábado o funcionamento dos postos de atendimento será das 8h às 17h e das 8h às 13h na Zona Rural. A campanha segue até o dia 26 de maio.

Governo declara fim de emergência nacional pelo vírus Zika

(Foto: Arquivo)

Ministério da Saúde anunciou, nesta quinta-feira (11), o fim da emergência nacional em saúde pública por zika e microcefalia no Brasil. Segundo a pasta, o fim da emergência ocorre devido à queda no número de casos de zika e microcefalia no país.

Do início do ano até 15 de abril, foram registrados 7.911 casos de zika no país, o que representa uma redução de 95,4% em relação a 2016. Na mesma época do ano passado, havia 170.535 casos da doença.

Em 2017, foram confirmados 230 novos casos de microcefalia e 2.837 casos suspeitos continuam sob investigação. Ao todo, desde o início da emergência em saúde, em novembro de 2015, o Ministério da Saúde recebeu 13.490 notificações de casos suspeitos de microcefalia, dos quais 2.653 foram confirmados.

No primeiro ano da emergência – desde o início da emergência até o fim de 2016 – o país teve 2.205 casos confirmados de bebês afetados, de um total de mais de 10 mil notificações de suspeitas. Além disso, 259 mortes de fetos e recém-nascidos tiveram a confirmação de relação com o vírus nesse período.

O governo tinha declarado a situação de emergência em novembro de 2015, quando foi notado um aumento incomum dos casos de microcefalia no Nordeste. A malformação foi, posteriormente, relacionada à infecção pelo vírus da zika.

Com informações do G1

Petrolina tem ‘Dia D’ de vacinação contra a Influenza

(Foto: Internet)

No próximo sábado (13), as Unidades Básica de Saúde (UBS) de Petrolina participam do ‘dia D’ de vacinação contra a influenza. No município, aproximadamente 56 mil pessoas fazem parte do público a ser vacinado até o dia 26 de maio.

A abertura do evento será na Unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado (AME) Júlio Andrade, do bairro Cacheado. A Secretaria de Saúde de Petrolina estará disponibilizando 44 pontos de vacinação; na zona urbana funcionará de 08h às 17h e na área rural de 08h às 13h.

O público-alvo da campanha é formado pelas crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, idosos maiores de 60 anos, indivíduos de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (comorbidades) e professores das redes pública e privada. Neste ano a meta do Ministério da Saúde é que seja vacinado 90% de cada um dos grupos prioritários para a vacinação.

LEIA MAIS

Novas regras da ANS para cancelar plano de saúde entram em vigor

(Imagem ilustrativa)

A partir desta quarta-feira (10) começam a valer as novas regras que regulamentam o cancelamento de planos de saúde. Publicada em novembro do ano passado, a resolução cria regras específicas para quando o cliente deseja cancelar seu contrato com a operadora.

Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a resolução 412 se aplica apenas a planos contratados após 1º de janeiro de 1999 ou sob a lei 9.656/98. A norma pretende dar maior “clareza, segurança e previsibilidade” nos cancelamentos de planos de saúde por desejo do consumidor e extinguir “possíveis ruídos de comunicação” com as operadoras, esclareceu a ANS.

Hospital Dom Malan abre vagas para médicos obstetras e pediatras

(Foto: arquivo)

O Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina está contratando médicos obstetras e pediatras para atuar no serviço de referência de alta complexidade materno/infantil. Há vagas disponíveis para contratação imediata, com salário a combinar.

Os interessados devem entrar em contato com a superintendência ou diretoria médica, através dos telefones (87) 3202-7007 / 7001.

Artistas locais participam de ‘São João Beneficente’ em prol do Hospital Dom Tomás

(Foto: Arquivo)

No próximo sábado (13) Flávio Leandro e Elisson Castro, com o Forró Pega Leve participam do ‘São João Beneficente’, que terá toda a renda destinada ao Hospital Dom Tomás (HDT). O evento é promovido pela Associação do Comércio Agropecuário do Vale do São Francisco (Acavasf).

A festa está prevista para ter início a partir das 22h, na casa de shows Zé Matuto. Os ingressos são limitados e custam R$ 20 (individual) e R$ 200 (mesa).

Drogarias do Programa Farmácia Popular precisam renovar credenciamento

(Foto: Ilustração)

O Ministério da Saúde, iniciou o prazo para recadastramento das drogarias que fazem parte do Programa Farmácia Popular do Brasil. O período segue até o dia 31 de julho deste ano.

O responsável legal da farmácia ou usuários autorizados deverão acessar o portal, entrar no Sistema Farmácia Popular (SIFAP) com o Número de Identificação Social (NIS) e a senha do Cartão do Cidadão cadastrada em agência da Caixa Econômica Federal para providenciar a atualização do cadastro no referido portal (tanto da matriz quanto da filial, se for o caso), utilizando o item “Renovar Cadastro” na opção “Credenciamento”.

“Essa informação é muito importante, pois, em função de notícias sobre o fim do Farmácia Popular, estava ocorrendo uma série de questionamentos relacionadas às drogarias participantes do programa Aqui Tem Farmácia Popular. Esse posicionamento do Ministério da Saúde mostra a continuidade desse braço do programa. Mas é importante que as lojas se apressem a realizar o recadastramento. O prazo é de dois meses”, conta Edison Tamascia, presidente da Federação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias (Febrafar).

Com informações do FolhaPE

Dia do Enfermeiro é comemorado com palestras e cursos no HU-Univasf

(Foto: Divulgação)

Durante a manhã de hoje (9), foram iniciadas as atividades da III Semana de Enfermagem do Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), com o tema “Segurança e qualidade no exercício da enfermagem”. A programação segue até o dia 12, com palestras, cursos e apresentações de trabalhos científicos, voltados para enfermeiros e técnicos de enfermagem.

A programação começou com uma palestra sobre o “Olhar Humanizado em Saúde”, ministrada pela psicóloga e Superintendente da Gestão de Pessoas da Secretaria de Saúde de Juazeiro Carla Lorena Pesqueira.

A programação completa da III Semana de Enfermagem do HU-Univasf pode ser consultada através do link.

Boletim divulgado pelo Ministério da Saúde revela queda de 89% nos casos de dengue, zika e chikungunya

(Foto: Arquivo)

Segundo boletim epidemiológico elaborado pelo Ministério da Saúde, os primeiros meses de 2017, até o dia 15 de abril, o Brasil registrou uma redução de 88,9% no número de casos de dengue, chikungunya e zika.

Os números revelam o registro de 113.381 casos suspeitos de dengue, 43.010 de chikungunya e 7.911 de zika. Os números de casos em comparação ao mesmo período de 2016. O país teve 7.911 casos de zika em 2017, em comparação com 170.535 no mesmo período do ano passado. A região Centro-Oeste é a que apresentou maior incidência e não houve nenhuma morte confirmada pela doença este ano.

Com informações do G1

Deputado Rodrigo Novaes instala Comissão Especial para elaborar Estatuto da Pessoa com Câncer em PE

(Foto: Divulgação)

Nesta segunda-feira (08) o deputado Rodrigo Novaes (PSD), instalou Comissão Especial que irá elaborar o Estatuto da Pessoa com Câncer em Pernambuco, na Casa Joaquim Nabuco.

De acordo com o deputado, nas próximas duas semanas a comissão serão feitas visitas ao Hospital do Câncer, ao Instituto Materno Infantil de Pernambuco (IMIP), ao Núcleo de Apoio a Criança com Câncer (NACC), ao Grupo de Ajuda a Criança Carente com Câncer (GAC), além da Secretária de Saúde do Governo do Estado.

“Estaremos nestes dias discutindo e colhendo sugestões para depois consolidar isso no Estatuto com prerrogativas e direitos aos pacientes”, comentou.

São membros titulares da Comissão os deputados Júlio Cavalcanti (PTB) e Roberta Arraes (PSB). Os deputados Clodoaldo Magalhães (PSB), Isaltino Nascimento (PSB), Priscila Krause (DEM), Silvio Costa Filho (PRB) e Terezinha Nunes (PSDB) estão como suplentes.

Policlínica da Univasf oferece serviços odontológicos em parceria com a prefeitura de Petrolina

(Foto: Ilustração)

A Policlínica da Univasf firma parceria com a prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde e oferece serviços odontológicos com 40 radiografias odontológicas periapicais.

As radiografias facilitam o diagnóstico durante o tratamento dentário oferecido pela rede de unidades básicas de saúde do município.

“O município realiza esse procedimento, porém, essa parceria vem para reforçar o nosso serviço e diminuir as demandas. Muitas vezes o profissional precisa dar um diagnóstico de alguma lesão, para encaminhar para um canal e precisa da radiografia. A quantidade que era realizada no município não estava suprindo a necessidade da população”, frisou a diretora do núcleo de saúde bucal, Roberta Teixeira.

Prefeitura de Petrolina cumpre acordo com UNIVASF e garante a manutenção de 25 médicos na rede da Atenção Básica

O cumprimento do acordo vai garantir a manutenção do atendimento médico de cerca de 100 mil pessoas em nossa cidade. (Foto: Ilustração)

O coordenador/supervisor do Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade da Univasf (PRMFC-UNIVASF), Flávio Arcângelis, havia afirmado que Petrolina poderia perder 25 médicos da Rede de Atenção Básica devido ao descumprimento de um acordo entre a Prefeitura e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Contudo, o prefeito Miguel Coelho, juntamente com a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque, cumpriram o acordo firmado entre as instituições e garantiram a manutenção dos 25 médicos na Rede de Atenção básica.

Os médicos responsáveis pela especialização dos médicos-residentes foram contratados e remunerados para exercerem os seus ofícios. O programa atende as AMES dos bairros Areia Branca, Antônio Cassimiro, Ouro Preto, Vila Eduardo, Jd. Amazonas, Henrique Leite e Pedra Linda.

Após o anúncio, Flávio Arcângelis emitiu uma nota pública agradecendo à Prefeitura de Petrolina pelo compromisso com o programa. Segundo o coordenador do PRMFC-UNIVASF, a ação garantiu a manutenção do atendimento médico de cerca de 100 mil pessoas em nossa cidade.

Confira

É com grande satisfação que anunciamos o cumprimento do acordo por parte da Prefeitura de Petrolina no que tange às necessidades do Programa de Residência Médica de Medicina de Família e Comunidade (PRMFC-UNIVASF). Após o impasse inicial entre as instituições, tanto o Prefeito Miguel Coelho quanto a Secretária de Saúde Magnilde Albuquerque, anunciaram que resolveriam o problema e assim o fizeram.

Os médicos-preceptores que são responsáveis pela especialização dos médicos-residentes nas sete unidades de saúde participantes do programa foram devidamente contratados e remunerados. Com a medida, firmou-se o compromisso de manutenção do modelo técnico-assistencial e pedagógico do Programa.

Agradecemos a Prefeitura/SMS de Petrolina pela sensibilidade de manter esse importante Programa. Atualmente o programa é responsável pela especialização de 25 médicos nas AMES dos seguintes bairros: Areia Branca, Antônio Cassimiro, Ouro Preto, Vila Eduardo, Jd. Amazonas, Henrique Leite e Pedra Linda. Ao todo, a ação garantiu a manutenção do atendimento médico de cerca de 100 mil pessoas em nossa cidade.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer ao reitor da UNIVASF, o Prof. Julianeli Tolentino e o vice-reitor Prof. Télio Nobre, ambos fundamentais no processo de negociação. Seguimos buscando melhorar as condições de vida e de saúde do nosso querido povo de Petrolina. Contem conosco.

Flávio Arcângelis
Médico de Família e Comunidade e Preceptor de Residência Médica
Supervisor do PRMFC-UNIVASF
UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO

Campanha de vacinação contra a gripe imuniza idosos nos centros de convivência em Petrolina

(Foto: ASCOM)

Ao longo desta semana, os idosos que frequentam os Centros de Convivência de Petrolina tiveram um motivo a mais para comparecer ao espaço. É que além das atividades de lazer, os idosos também puderam receber a vacina contra a gripe que foi disponibilizada através de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e a Secretaria de Saúde.

A ação começou na última quarta-feira (3) no Centro de Convivência Raízes II, localizado no bairro Cohab Massangano e seguiu com ações no Centro de Convivência Raízes I, no bairro José e Maria, e ainda no Centro de Convivência Mimi Cruz, localizado no bairro Alto do Cocar.

Para finalizar as ações desta semana, a vacinação foi realizada durante toda a manhã desta sexta-feira (5) no Centro de Atenção à Pessoa Idosa localizado na Vila Eduardo. A campanha ‘Vacinar para não gripar’ levou imunização a pessoas com 60 anos ou mais e faz parte da campanha nacional de vacinação contra a gripe. ​​

Embalagens de cigarro podem ganhar mensagens mais diretas

(Foto: Divulgação)

As novas advertências propostas pela Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa), estão em consulta pública até o dia 26 de maio e propõe mensagens mais diretas para alertar sobre os malefícios do tabaco para a saúde.

“Você brocha e fica impotente consumindo esse produto” e “Você morre de câncer de pulmão e enfisema consumindo este produto” são algumas das novas advertências propostas. A mudança das embalagens e de regras sobre pontos de venda de cigarro estão em consulta pública até o dia 26 de maio.

Imagens fortes de problemas decorrentes do tabagismo vêm sendo utilizadas em maços de cigarro no Brasil desde 2001. Os nove modelos de advertência usados atualmente nos maços estão vigentes desde 2013 e incluem alertas como “Fumaça Tóxica”, “Impotência”, “Gangrena” e “Infarto”. Mas já foram utilizados dois outros grupos de imagens anteriormente.

Com informações do G1