Coronavírus: Pernambuco anuncia 1º caso de cura em mulher que foi infectada

Anúncio foi feito, nesta sexta-feira (20), pelo Secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo

Sobe para 31 o número de casos confirmados do novo coronavírus em Pernambuco, segundo o novo balanço divulgado, nesta sexta-feira (20), pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Durante coletiva de imprensa, o secretário André Longo anunciou o primeiro caso, em Pernambuco, de cura em mulher que foi infectada pelo novo coronavírus. No Brasil, são 904 casos e 11 mortos.

Ao anunciar o caso, o secretário usou o termo cura clínica. Logo em seguida, em entrevista à titular desta coluna, o médico infectologista Demetrius Montenegro, chefe do setor de Infectologia do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), explicou que cura clínica e cura têm o mesmo significado. “A paciente ficou curada. Como se trata de uma doença viral, passou o ciclo do vírus. Ela ficou curada das complicações, foi tratada da pneumonia, sem precisar de medicação específica para covid-19. A paciente não tem mais sintomas da doença”, explicou Demetrius.

O caso de cura é de uma mulher de 66 anos, que foi infectada pelo novo coronavírus na Europa e está em condições de alta. A paciente, que, ao lado do marido, foi a primeira diagnosticada com a covid-19 em Pernambuco, teve cura constatada nesta sexta-feira (20). Ela estava internada no Real Hospital Português (RHP).

Segundo Demetrius Montenegro, depois de 14 dias, “a pessoa não transmite mais a doença, não tem viremia, sai da quarentena, do isolamento”. O infectologista acrescenta que a paciente curada não precisou passar por exames para pesquisar a presença do vírus ao final do tratamento. “Isso não faz parte do protocolo da Organização Mundial de Saúde”, acrescentou.

Outros nove pacientes permanecem internados, todos estáveis.

O marido dela, de 71 anos, e outros oito pacientes infectados pelo covid-19, permanecem internados, todos estáveis. Os demais casos confirmados estão em isolamento domiciliar. Nas últimas 24 horas, o número de casos confirmados da Covid-19 em Pernambuco subiu de 28 para 31. Dois deles são residentes no Recife e um em Jaboatão dos Guararapes.

MEDIDAS RESTRITIVAS

Com o objetivo de reduzir ao máximo o avanço do novo coronavírus, o governador Paulo Câmara anunciou, na manhã desta sexta-feira (20), novas medidas restritivas. Por meio de decreto, o Governo determina, a partir do próximo domingo (22), o fechamento do comércio e dos serviços em todo o Estado, além da paralisação das obras da construção civil. O transporte intermunicipal também será proibido, mas nesse caso, só a partir da próxima segunda-feira (23).

O governador ressaltou ainda que não estão incluídos na lista do novo decreto serviços relacionados à alimentação, como supermercados, padarias, mercadinhos, casas de ração animal, farmácias e depósitos de água mineral e gás, além de obras de serviços essenciais (como hospitais e abastecimento de água, gás, energia e internet). Obras contratadas pelo serviço público de todos os entes federativos também estão mantidas.

O governador também encaminhou, nesta sexta-feira (20), à Assembleia Legislativa de Pernambuco, três expedientes: o primeiro institui o fundo estadual para recebimento de doações para enfrentar a epidemia de coronavírus; outro informa a adoção de rito sumário para aquisição de equipamentos, insumos, prestação de serviços e contratação de profissionais de saúde; e, por fim, a decretação de estado de calamidade pública no Estado.

Sobre as requisições administrativas de imóveis e produtos, o Governo do Estado esclarece que todas as ações estão sendo acompanhadas pela Secretaria da Fazenda, e que os pagamentos referentes a essas requisições serão prioridade.

Outro ponto importante é que, neste mês de março, Pernambuco está pagando o segundo grupo do 13º do Bolsa Família. Serão 395.930 famílias que receberão até R$ 150 a mais em suas contas. Em fevereiro, o primeiro grupo de 381.789 beneficiados já recebeu a parcela extra. Em abril, o terceiro grupo, com 380 mil pessoas, será beneficiado.

Sistema de saúde pode entrar em colapso em abril, diz ministro

Luiz Henrique Mandetta (Foto: Internet)

O sistema de saúde pode entrar em colapso em abril em decorrência da pandemia do novo coronavírus, disse hoje (20) o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante videoconferência da qual participaram o presidente Jair Bolsonaro e representantes de associações empresariais brasileiras hoje (20).

“No final de abril sistema entra em colapso. O colapso é quando você pode ter o dinheiro, o plano de saúde, a ordem judicial, mas não há o sistema para entrar”, afirmou o ministro.

LEIA MAIS

Vereador Tiano Felix propõe série de medidas para amenizar impactos provocados pela pandemia do novo coronavírus

(Foto: Ascom/Tiano Felix)

O vereador de Juazeiro (BA), Tiano Felix (PT), sugeriu às autoridades competentes em nível municipal e estadual, a adoção de medidas para amenizar a emergência sanitária no município de Juazeiro, diante da pandemia do novo coronavírus.

Para o petista, o momento é de propor medidas que venham contribuir para minorar a crise. “Como homem público, ex-secretário de desenvolvimento econômico do município e, atualmente, vereador, não posso me eximir da responsabilidade, do meu dever com o povo de Juazeiro. Por isso, estamos aqui contribuindo com indicações que possam ser analisadas. Temos que enfrentar essa crise juntos”, disse Tiano.

Confira as medidas sugeridas pelo parlamentar

Medida 1: Solicita ao SAAE que seja suspenso o corte de água nas residências de famílias de baixa renda, que possuam NIS e não ultrapassem a renda per capta mensal de um (1) salário mínimo, durante a validação do decreto de emergência do Prefeito Paulo Bomfim; Água é um direito humano básico. Nesse caso da Covid-19, o procedimento mais eficaz contra o vírus é lavar as mãos com ÁGUA e SABÃO.

LEIA MAIS

Hospital Regional de Juazeiro cria comitê para enfrentamento do coronavírus

(Foto: Arquivo)

Com a confirmação de casos de coronavírus no país, tornam-se prioridade as medidas de prevenção contra a transmissão da doença e o desenvolvimento do organograma assistencial para o tratamento. E, para assegurar a qualidade de atendimento e segurança da população assistida pelo Hospital Regional de Juazeiro (BA), a direção da unidade hospitalar promoveu, na última terça-feira (17), uma reunião com os coordenadores e equipe multidisciplinar, para abordar sobre a Nota Técnica no 01 do Gasec/COVID-19 emitida pela SESAB.

No encontro foi criado o Comitê Interno de Enfrentamento ao Covid-19, que atua na prevenção, orientação e combate à epidemia no HRJ determinando: área exclusiva para pacientes com suspeita de contaminação pelo vírus, fluxos de acessos, uso de máscaras, orientações pós-alta com os esclarecimentos sobre o período de isolamento, dentre outros pontos importantes.

O Comitê será responsável por atender as demandas da SESAB e criar fluxos, rotinas e treinamentos para enfrentamento ao Covid-19.

Empresários, médicos e instituições do Vale do São Francisco lançam campanha virtual para compra de respiradores e EPIs

A pandemia do novo coronavírus já é realidade no Vale do São Francisco. São mais de 20 casos suspeitos de covid-19 em Juazeiro (BA) e Petrolina (PE). Diante desse cenário, empresários, médicos e instituições da região lançaram uma campanha virtual, através do site Vakinha, para comprar respiradores e EPIs.

De acordo com o grupo composto pela FIEPE, OAB, SICREDI, médicos e empresários, o objetivo é arrecadar R$ 200 mil, até o momento a arrecadação ultrapassa o valor de R$ 8 mil. O recurso será aplicado na compra de 20 respiradores e Equipamentos de Proteção Individual para profissionais de saúde.

Os interessados em doar devem acessar o site da Vakinha. As doações são feitas através de cartão de crédito ou boleto bancário bancário. Além da campanha virtual, o grupo também disponibiliza uma conta bancária: Banco 748/AG: 2101/CC: 08194-9/CPF: 501.721.905-87/titular: Itamar Santos.

Por conta do coronavírus, organização adia 5ª Clisertão para 2021

A 5ª edição do Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura no Sertão – Clisertão não acontecerá em 2020. Devido ao coronavírus, a organização do evento suspendeu a feira desse ano, remarcando o Clisertão para maio de 2021.

“Essa decisão foi motivada pela postura ética (de respeito ao outro, portanto) da Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina-Colegiado de Letras.Com certeza, o CLISERTÃO, o maior evento da área do livro do Sertão de Pernambuco e da UPE será realizado em 2021 mais forte do que aquele que aconteceria agora em maio“, destaca a organização.

A feira seria realizada entre 4 e 9 de maio, na Universidade de Pernambuco (UPE) de Petrolina. A programação já havia sido divulgada.

Cumprindo decreto municipal, Diocese de Juazeiro suspende missas dominicais

Diocese cancelou missas abertas

A Diocese de Juazeiro (BA) emitiu hoje (20) uma nova nota com orientações aos fiéis durante a pandemia do coronavírus. Desta forma estão suspensas todas as celebrações, incluindo as dominicais, mesmo que ao ar livre enquanto estiverem em vigor os decretos municipais, estaduais e federais.

“Considerando, todavia, recentes normas dos poderes públicos dos municípios abrangidos por nossa Igreja Particular e, sobretudo, com grave senso de zelo pastoral e de responsabilidade com a vida de todos determinamos: ficam também suspensas todas as celebrações, incluindo dominicais, mesmo ao ar livre“, orienta a Diocese.

O documento é assinado pelo bispo Dom Beto Breis, que pede calma aos juazeirenses em meio ao pânico causado pelo covid-19. “Não vivemos tempos propícios para o pânico e o desespero, mas para a prevenção e o cuidado com a vida, dom de Deus”, destacou

Anvisa aprova primeiros testes rápidos para diagnosticar novo coronavírus

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou os primeiros oito kits específicos para o diagnóstico do novo coronavírus. Os testes rápidos buscam auxiliar os profissionais da saúde no diagnóstico da doença no país. Estima-se que os resultados fiquem prontos em 15 minutos.

Os resultados dos testes rápidos devem ser analisados, juntamente com os dados e informações do paciente. De acordo com a Anvisa, a oferta e a produção dos kits irão depender da capacidade de cada empresa que recebeu o registro.

A rapidez do órgão em autorizar os kits é uma estratégia para o enfrentamento da pandemia global. Os kits são divididos em dois grupos: os que usam amostra de sangue e detectam anticorpos (IgM e IgG) e os que usam amostras das vias respiratórias dos pacientes, nasofaringe (nariz) e orofaringe (garganta).

Apenas tratamento de radioterapaia está mantido no TFD de Petrolina

Entre os inúmeros serviços alterados em Petrolina devido a pandemia do coronavírus está o Tratamento Fora de Domicílio (TFD). As viagens a Recife foram suspensas, como medida preventiva para evitar a disseminação do vírus na região.

Recife já tem casos suspeitos e confirmados. Soma-se ao fato de que em Pernambuco já foi registrada a transmissão comunitária, quando não é possível identificar o transmissor. De acordo com a gestora do TFD de Petrolina, Wanicleyde Passos, apenas a radioterapia está mantida.

“Exceto o tratamento de radioterapia [de pacientes] que precisam ir de fato a Recife é que devem nos procurar nesse momento. Quem tem algum tipo de cirurgia, mesmo sabendo que as cirurgias eletivas foram suspensas, é importante que essas pessoas nos procurem para a gente entrar em contato com o hospital e estar reagendando”, disse ao programa Super Manhã com Waldiney Passos dessa sexta-feira (20).

Durante a entrevista na Rádio Jornal, a gestora também orientou os pacientes a seguirem as recomendações dos governos federal, estadual e municipal. “A gente pede que as pessoas fiquem em casa, quando passar essa fase vocês podem etar nos procurando e a gente vai analisar situação por situação“, finalizou.

Paulo Afonso tem mais seis casos suspeitos de coronavírus

Município tem 12 casos suspeitos (Foto: Ascom/PMPA)

O último boletim informativo divulgado pela Prefeitura de Paulo Afonso (BA), na quinta-feira (19) traz mais seis casos suspeitos de coronavírus na cidade. Os pacientes já tiveram o material coletado e aguardam o resultado dos exames feitos em Salvador.

LEIA TAMBÉM

Paulo Afonso: 1º caso suspeito de covid-19 é descartado

Com casos suspeitos de coronavírus, Prefeitura de Paulo Afonso implanta barreira sanitária na Rodoviária e Aeroporto

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os casos suspeitos são cinco homens, com 21, 24, 37, 48 e 76 anos idade, além de uma mulher de 21 anos. No total Paulo Afonso tem 12 casos em investigação e um já descartado, após exame laboratorial.

Todos os casos suspeitos estão seguindo as recomendações da Vigilância em Saúde e permanecem em isolamento domiciliar, além do acompanhamento das equipes de saúde da cidade. Em meio a pandemia global, a Prefeitura pediu aos munícipes e imprensa local que se atentem às fake news e busquem sempre informações nos canais oficiais da gestão, como Facebook e Instagram.

Petrolina: município atualiza números de casos suspeitos e descartados do coronavírus e H1N1

Sete casos no total já foram descartados (Foto: Alexandre Justino/Ascom PMP)

Em uma live realizada na noite de quinta-feira (19) o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB) atualizou os dados sobre o coronavírus na cidade. Seis casos foram descartados e outros 13 continuam sendo investigados como suspeitos. Do H1N1, dois deram negativo e sete permanecem em avaliação.

LEIA TAMBÉM

Miguel cobra à ANAC fechamento do aeroporto de Petrolina

Com os seis de ontem, Petrolina já descartou sete casos suspeitos de covid-19. Durante a live o gestor anunciou a entrega dos kits alimentares para alunos da rede municipal, cuja aulas estão suspensas seguindo o decreto municipal publicado no começo dessa semana.

Sem casos confirmados até o momento, o prefeito pediu aos petrolinenses que respeitem as recomendações: isolamento e higiene pessoal. “Todas as medidas estão sendo reforçadas e comunicadas com transparência. Contudo, é fundamental que a população permaneça em suas casas. Já está provado que a grande maioria das pessoas infectadas não apresenta sintomas, então, o jeito é evitar contato nesse período e preservar a saúde de todos”, disse.

Sindsemp se mobiliza para avaliar condições de trabalho de servidores da saúde que atuam contra coronavírus

Para o presidente do Sindsemp, Walber Lins, o acompanhamento nas unidades de saúde é importante para avaliar a segurança do trabalho dos servidores.

Nessa quinta-feira (19), a diretoria do Sindicato de Servidores Públicos Municipais de Petrolina esteve em algumas unidades de saúde da cidade para saber como está sendo realizada a assistência aos profissionais que estão na linha de frente contra o coronavírus.

Na Policlínica Municipal, o Sindsemp percebeu que os servidores usavam máscaras e faziam higiene das mãos com o uso constante de álcool em gel. A coordenação da unidade já organizou a suspensão de parte do atendimento eletivo.

Na Areia Branca, na AME Manoel Possídio, a equipe está usando máscaras em todo o tempo de atendimento. O Sindsemp fez um remanejamento de uma servidora gestante da sala de vacina, já que a legislação federal, determina que mulheres nesse período não devem trabalhar nesse setor.

LEIA MAIS

Coronavírus: missas de Sobradinho são suspensas

A diocese de Juazeiro, no âmbito da paróquia São Francisco de Assis de Sobradinho, através do seu pároco Pe. Íbis Cassius Demetrius de Sales Pereiral, emitiu um comunicado a todos os paroquianos e comunidades atendidas pela paróquia informando sobre a suspensão de todas as atividades da paróquia por tempo indeterminado.

A decisão se dá em virtude da pandemia do coronavírus, e, em consonância às orientações do Bispo D. Carlos Alberto Breis Pereira, e o decreto de N° 010/2020 do prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente Berti Torres Sanjuan. “São medidas necessárias para que possamos cuidar do dom da vida, que Deus nosso pai nos concedeu”, diz o comunicado.

Agrovale vai doar solução de álcool 70 para unidades de saúde

(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A Agro Indústrias do Vale do São Francisco S.A (Agrovale) decidiu doar ao sistema público de saúde, através do Governo do Estado de Bahia, a solução de álcool 70 para a produção de álcool em gel, com o objetivo de contribuir com o combate à disseminação do novo coronavírus (Covid-19).

Para a doação, que também vai contemplar os municípios de Juazeiro e Petrolina, a empresa já iniciou as tratativas com a prefeitura da cidade pernambucana e procederá os encaminhamentos com o executivo municipal de Juazeiro.

LEIA MAIS

Ceará está com 24 casos de coronavírus confirmados

O Ceará tem 24 casos do novo coronavírus confirmados até a tarde desta quinta-feira (19), conforme aponta o boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde (Sesa). Já o número de casos ainda suspeitos quase triplicou desde o boletim divulgado nesta quarta-feira (18), passando de 259 para 766. Foram descartadas 118 notificações da doença.

Os casos confirmados estão distribuídos entre Fortaleza, Aquiraz e Sobral. Uma outra pessoa detectada com o Covid-19 é residente de São Paulo, mas fez os exames no Ceará.

O governador do Ceará, Camilo Santana, pediu aos cearenses que se isolem socialmente até o domingo (22), como estratégia para evitar a proliferação do novo coronavírus no Estado. “Meu apelo é que todos permaneçam em casa nos próximos quatro dias”, disse em uma live em suas redes sociais no início da tarde desta quarta-feira (18).

Novas ações no combate à pandemia no Ceará também foram anunciadas por Santana, entre elas a autorização para a Secretaria da Saúde comprar ou alugar 600 novas UTIs para ampliar o atendimento em unidades públicas de saúde, incluindo respiradores, camas, entre outros.