Sindicatos assinam nota conjunta e cobram mais fiscalização nas fazendas durante pandemia do coronavírus

Os municípios da região estão com comércio, escolas e órgãos públicos fechados como medida de enfrentamento ao novo coronavírus. Diante desse cenário os sindicatos ligados ao homem e mulher do campo assinaram uma nota conjunta cobrando mais fiscalização no interior.

Eles cobram a adoção de medidas sanitárias específicas aos trabalhadores da fruticultura irrigada, bem como aos familiares desses funcionários. A fiscalização mais rígida também é cobrada em Juazeiro (BA), Curaçá, Abaré e outros municípios da região.

O documento é assinado pela CONTAR, FETAEPE, FETAR BAHIA, STTAR PE, STJR Juazeiro, SINTAGRO dos municípios de Casa Nova, Curaçá, Sento Sé, Sobradinho e Juazeiro (BA), entidades de Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Belém do São Francisco.

Juazeiro confirma 1º caso de coronavírus

O primeiro caso de coronavírus na cidade de Juazeiro (BA) foi confirmado há pouco pela Secretaria de Saúde (SESAU). O paciente em questão está em quarentena desde que chegou ao município, tinha feito o exame e o resultado deu positivo.

Juazeiro já havia confirmado casos de H1N1, incluindo óbitos. “O paciente é do sexo masculino, está sendo monitorando e acompanhando, não apresenta nenhum agravo e nem complicação em seu quadro de saúde. Reforçamos à população que é necessário e obrigatório o isolamento domiciliar”, disse a secretária Fabíola Ribeiro.

A cidade tem hoje 38 notificações de H1N1, nove já confirmados, oito descartados e 21 em investigação. De coronavírus, são 13 notificados, seis descartados e seis em investigação.

Itiúba tem caso suspeito de Síndrome Respiratória, paciente está internada em Petrolina

Criança está internada no HDM (Foto: Blog Waldiney Passos)

Uma criança de apenas 11 meses está internada no Hospital Dom Malan/IMIP em Petrolina desde o sábado (21). A paciente deu entrada com sintomas de síndrome aguda grave respiratória, o que pode indicar uma suspeita de coronavírus, vindo transferida de Itiúba (BA).

A informação foi dada pela prefeita da cidade baiana, Cecilia Petrina (PC do B) em uma live durante o final de semana. Inicialmente a criança foi atendida no hospital municipal e posteriormente transferida a Petrolina, onde continua internada.

O Blog Waldiney Passos entrou em contato com a assessoria de Comunicação do HDM, bem como da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e estamos aguardando mais informações sobre o estado de saúde da paciente.

Durante a live a prefeita de Itiúba aproveitou para pedir mais atenção dos moradores com as recomendações municipais. “Vão pra casa, tranquem suas portas. Fiquem com suas famílias. É muito sério, a mídia está a todo momento trazendo a situação da Itália, da China e de todos os lugares onde o povo foi afetado. Qual é a estrutura de saúde que nós temos para enfrentar isso?”, apelou a prefeita.

Sobradinho registra morte suspeita por H1N1

Vítima tinha 91 anos (Foto: Agência CH)

O município de Sobradinho (BA) confirmou uma morte por suspeita de H1N1. A vítima é uma mulher de 91 anos que morreu no sábado (21), depois de ser assistida pela equipe do hospital municipal. A informação foi confirmada pela Prefeitura na noite de domingo (22).

Segundo o governo municipal, na cidade já foram registrados dois casos suspeitos de H1N1 e nenhum confirmado. Em relação ao coronavírus, até o momento nenhuma suspeita foi contabilizada. A confirmação do óbito por H1N1 depende dos exames enviados a Salvador.

“Reforçamos a importância dos cuidados com a higiene, principalmente das mãos, das superfícies, utensílios domésticos e alimentos, e do distanciamento social. Evitem sair as ruas. Vamos todos ficar em nossas casas, evitando contato físico e aglomerações”, salientou a Prefeitura.

Boletim da prefeitura atualizado aponta casos suspeitos da Covid-19 em Petrolina

Miguel em reunião com secretários nesta segunda.

A Prefeitura de Petrolina atualizou o número de casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19) na cidade. O boletim, divulgado na noite desse domingo (22), aponta que já são 24 casos suspeitos; desses, 7 foram descartados e 8 aguardam o resultado. Restam 17 em investigação.

Segundo a prefeitura, casos leves acompanhados em domicílio não estão sendo notificados, seguindo orientação do governo do estado. Não há nenhuma confirmação da Covid-19 em Petrolina até o momento.

Ressalta-se que, dos casos 17 suspeitos, 9 estão aguardando a chegada do kit no município para testagem e 8 esperam resultado do Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), no Recife.

LEIA MAIS

Sobe para 37 o número de casos confirmados em PE. Olinda registra primeira confirmação

Nas últimas 24 horas, Pernambuco registrou quatro novos casos confirmados. Um deles é em Olinda, o primeiro caso confirmado do município. Os outros três casos novos são do Recife. Agora, são 37 confirmações, três casos prováveis e 310 casos em investigação. Outros 375 já foram examinados e descartados pelos médicos.

Das 37 confirmações, nove pacientes estão hospitalizados e 25 cumprem isolamento domiciliar. Desde a quinta-feira passada, o Estado também já registrou três casos de cura clínica, pessoas que estavam internadas e conseguiram debelar a infecção viral, tendo condições de receber alta.

Vacinação

Nesta segunda-feira (23), idosos maiores de 60 anos e profissionais de saúde começam a receber a vacina contra gripe. Eles são o público-alvo da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe, que foi antecipada em um mês. Nesta primeira fase, Pernambuco tem uma população a vacinar de 1.148.115.

LEIA MAIS

No Brasil, 1546 pessoas foram infectadas pela covid-19

(Foto: Cadu Rolim/FotoArena/Estadão Conteúdo)

Dados divulgados nesse domingo (22) pelo Ministério da Saúde mostram que o número de mortes em decorrência da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, subiu de 18 para 25 de sábado para domingo. Já o número de pessoas que contraíram o vírus passou de 1.128 para 1546.Os números foram apresentados pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em coletiva transmitida pela TV Brasil.

Na última sexta-feira (20), o Ministério da Saúde reconheceu a transmissão comunitária do coronavírus (Covid-19) em todo o país. Segundo a pasta, com a nova atualização, todos os estado brasileiros possuem casos do novo coronavírus. A Região Sudeste concentra o maior número de casos (926), seguida da Região Nordeste (231), da Sul (179), da Centro-Oeste (161) e a Região Norte (49).

São Paulo acumula o maior número de casos (631), seguido por Rio de Janeiro (186), Distrito Federal (117), Ceará (112), Minas Gerais (83) e Rio Grande do Sul (73).

LEIA MAIS

Governo de Pernambuco remove passageiros que estavam em cruzeiro no Porto do Recife

Uma ação do Governo de Pernambuco resultou na liberação dos turistas que estavam no cruzeiro Silver Shadow. A embarcação estava atracada no Porto do Recife há 10 dias, devido a casos de coronavírus confirmados. Por volta das 9h desse domingo (22) os ocupantes começaram a deixar o local.

Os norte-americanos embarcaram aos Estados Unidos ao meio dia. A ação de remoção dos passageiros começou na sexta-feira (20) e a intenção é liberar os 342 ocupantes que seguirão de volta aos seus países de origem.

Para remover os passageiros em segurança e evitar o contato com a população, 120 profissionais dos órgãos federais, estaduais, municipais e empresas privadas trabalham nessa ação.

Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira

Idosos são prioritários na campanha (Foto: Ascom)

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começa nesta segunda-feira (23) e os postos de saúde de Petrolina já se preparam para receber o público alvo da primeira etapa. A estimativa é que 65 mil petrolinenses sejam imunizados até 22 de maio.

A campanha foi antecipada pelo Ministério da Saúde e vale lembrar que a vacina não protege contra o coronavírus, mas pode evitar o H1N1. A partir de amanhã devem ser imunizados idosos e trabalhadores da saúde que estão na linha de frente do atendimento à população.

“Para evitar aglomerações, os profissionais de saúde vão auxiliar na organização, orientando as pessoas a manterem distância de dois metros uma das outras. Toldos serão instalados em algumas unidades para evitar aglomeração dentro dos postos”, ressalta a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.

A vacina contra a gripe previne três tipos de vírus: influenza B, H1N1 e H2N3. Os postos de saúde funcionam das 7h às 17h na sede e das 8h às 13h na zona rural. Confira a seguir o cronograma da campanha:

LEIA MAIS

Jacobina: por conta do coronavírus, Prefeitura interditada cachoeiras

Cachoeiras estão fechadas até segunda ordem (Foto: Ascom/PMJ)

Ponto turístico frequentado não apenas pela população local, mas turistas de todo país, as cachoeiras de Jacobina (BA) foram interditadas pela Prefeitura. No sábado (21) equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Guarda Civil Municipal e Diretoria de Turismo fecharam o local.

A medida é uma prevenção ao coronavírus, evitando assim a aglomeração de pessoas. Além disso o Parque Municipal também foi fechado. O município também determinou o fechamento do comércio, bares e restaurantes.

“Já interditamos a Cachoeira Véu de Noiva, o Coxinho também já está interditado, tomaremos medidas no Parque Municipal das Macaqueiras e outras cachoeiras em nosso município, é hora de todos ficarmos em casa, precisamos da colaboração de todo cidadão na luta contra o coronavírus”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente, Daniel Moura.

Após receber denúncias, Prefeitura interdita Orla de Petrolina a partir dessa tarde

Orla será fechada na tarde de hoje (Foto: Ascom/PMP)

Equipes de fiscalização da Prefeitura de Petrolina interditaram a Orla da cidade nesse domingo (22). A medida foi necessária, já que o local estava servindo para a aglomeração de pessoas, o que é proibido nesse momento de quarentena e enfrentamento ao coronavírus.

De acordo com o município, as pessoas estão descumprindo os decretos municipais e a própria população denunciou o fato à Prefeitura. Dessa forma, o local será interditado neste domingo (22), a partir das 16h na altura do posto de combustíveis L3, até o restaurante Bêra D’Água.

“Mais uma vez, reforçamos o apelo para que a população fique em casa. Todas essas medidas estão sendo tomadas para o bem de todos. Infelizmente, a fiscalização não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo e precisamos que cada um faça sua parte, para que nossas medidas sejam eficientes“, disse o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Giovanni Costa.

A população que tiver interesse em ajudar no enfrentamento ao covid-19 e quiser denunciar estabelecimentos e demais situações pode ligar para o número 153.

Coronavírus: funcionários do setor hoteleiro de Petrolina citam apreensão durante pandemia

A determinação dos governos estadual e municipal é ficar em casa, evitar aglomerações e se proteger contra o coronavírus. O comércio a partir de hoje (22) está fechado, funcionando apenas os serviços essenciais, todavia em Petrolina os funcionários do setor hoteleiro e de motéis estão preocupado.

Nossa Redação recebeu queixas de trabalhadores dessas áreas, relatando que eles de alguma forma têm contato com os usuários dos serviços e pode haver a propagação de doenças. Os leitores nos questionaram como ficaria o funcionamento desses estabelecimentos.

Higiene e contato com usuários

“Camareiras têm contato com clientes e não sabemos de onde esses clientes vêm. Até o momento não está havendo fiscalização, os empregados estão tomando as medidas que têm que ser feitas: higienização em tudo, uso de máscara, luvas e álcool”, contou um leitor que será mantido em sigilo.

Um outro leitor relatou que os motéis estão abertos e continuam recebendo clientes. “As pessoas continuam frequentando os motéis“, relatou.

Ações de Vigilância

O Blog Waldiney Passos entrou em contato com a Prefeitura de Petrolina para saber se está havendo alguma ação específica nesse segmento, bem como se há orientações aos empresários e funcionários do setor. Até o encerramento dessa matéria não recebemos uma resposta.

Ipubi registra primeiro caso suspeito de coronavírus

(Foto: Cadu Rolim/FotoArena/Estadão Conteúdo)

Ipubi (PE) é mais um município do Sertão de Pernambuco a registrar casos suspeitos do novo coronavírus. A informação foi confirmada pela Prefeitura na manhã desse domingo (22).

De acordo com o governo municipal, trata-se de uma paciente com 43 anos. Ela tem os sintomas de gripe e esteve em um local de transmissão do covid-19.

“A mesma foi orientada e está em quarentena. Reforçamos mais uma vez a importância de que todos devem permanecer em casa“, alerta a Prefeitura.

Companhias aéreas suspendem voos para Petrolina

Voos sofrem alterações por conta do coronavírus (Foto: Infraero)

As companhias aéreas que operam no Aeroporto Senador Nilo Coelho, em Petrolina, anunciaram a suspensão dos voos. A medida é reflexo da queda de passageiros, consequência do novo coronavírus que afeta todo país e vários países da Europa.

A empresa Azul informou que suspenderá as operações na base de Petrolina, de 23 de março a 30 de junho. Outra a ter voos na cidade, a Voepass Linhas Aéreas – Passaredo informou também que vai suspender temporariamente todos os seus voos, a partir de segunda-feira (23).

O Aeroporto de Petrolina não atende apenas a cidade, mas os municípios vizinhos e as suspensões podem afetar ainda mais a economia local. (Com informações do G1 Petrolina).

Uauá registra primeiros casos suspeitos de coronavírus

O município de Uauá (BA) é mais uma cidade da região a registrar casos suspeitos do novo coronavírus. De acordo com a Prefeitura, na noite de sábado (21) foram notificados três casos e todos os pacientes já tiveram seus materiais coletados.

LEIA TAMBÉM

Uauá tem primeiro caso suspeito de H1N1

Tratam-se de dois adultos e uma criança. Um homem de 42 anos foi o primeiro a dar entrada no Hospital Municipal Dr. Jair Braga. Ele apresentava sintomas como tosse, febre e garganta inflamada e disse ter visitado Feira de Santana, cidade que já teve casos confirmados da doença. Ele está em quarentena domiciliar.

Os demais pacientes são sua esposa e filho, que apresentaram os mesmos sintomas do homem. Dessa forma toda família está em quarentena e segue monitorada pela Vigilância Epidemiológica da cidade. Os resultados dos exames deve sair nos próximos dias.