Prefeitura emite comunicado sobre vacinação contra a gripe em Petrolina

(Foto: Ascom PMP)

A Prefeitura de Petrolina informa que já está em contato com o governo do estado para o envio do novo lote da vacina contra a gripe. A campanha de vacinação começou nesta segunda-feira (23), em todo o país, e em Petrolina – assim como em outras cidades – a vacina já está em falta.

Ressalta-se que o município de Petrolina só recebeu 19% do quantitativo (16.670 doses) para essa primeira fase da campanha, que vai imunizar apenas idosos (com 60 anos ou mais) e profissionais de saúde.

Apesar da falta temporária dos insumos, a prefeitura garante que todos que integram o grupo prioritário – idosos e trabalhadores de saúde – serão vacinados no prazo da campanha. É válido destacar que a vacina contra a gripe não protege contra o coronavírus, mas contra tipos de influenza: B, H1N1 e H2N3. O esquema e a rotina de vacinação continuam iguais, nos postos.

O cronograma de vacinação em Petrolina previsto é o seguinte:

– 23/03: 1ª fase – Idosos (60 anos ou mais) e trabalhadores da saúde;

– 16/04: 2ª fase – Professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;

– 09/05: 3ª fase- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, mães no pós-parto, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de  liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.

Pernambuco registra 42 casos confirmados da Covid-19

Número de casos confirmados tem aumentado no país.

Pernambuco registrou cinco novos casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas. Em boletim divulgado na tarde desta segunda-feira (23), a Secretaria Estadual de Saúde contabiliza um total de 42 casos confirmados, sendo 30 no Recife, três em Jaboatão dos Guararapes, dois em Olinda, um em Caruaru, um em Belo Jardim e um em Petrolina. Há um caso de um paciente residente em outro estado e três de outros países, porém todos com sintomas manifestados durante passagem pelo Estado (dois deles eram passageiros no navio Silver Shadow, atracado no Porto do Recife).

Do total de casos confirmados em Pernambuco, oito estão hospitalizados (sete na rede privada e um na pública), 31 cumprem isolamento domiciliar e três já apresentaram cura clínica – uma mulher de 66 anos, que manifestou sintomas após viagem para a Itália, outra de 31, sem histórico de viagem ao exterior, e um adolescente vindo dos Estados Unidos.

Em Pernambuco, são 24 mulheres e 18 homens notificados com a Covid-19. Por faixa etária, a de maior incidência é entre pessoas de 30 a 39 anos, com 10 casos, sendo oito mulheres. Em seguida está o grupo com idade entre 60 e 69 anos – nove casos, sendo sete mulheres.

De 0 a nove anos não há nenhum registro. De 10 a 19 são dois pacientes, enquanto de 20 a 29 anos há quatro confirmações. Entre aqueles de 40 a 49 anos, há seis casos, assim como na faixa de 50 a 59 anos. Entre aqueles que têm de 70 a 79 anos, há quatro infectados. Acima de 80 anos existe um único registro, uma senhora de 97 anos, mãe da primeira paciente com cura clínica comprovada no Estado.

Seguindo decreto do Estado, prefeito Miguel Coelho também proíbe circulação de mototaxi na cidade

O novo decreto divulgado ontem (23), pelo prefeito Miguel Coelho, vai interferir na oferta de vários serviços na cidade  com o objetivo de garantir prevenção à população em face do Novo Coronavírus (COVID-19). A partir desta terça-feira (24), ficam suspensos: as gratuidades para uso do transporte coletivo urbano; o vale estudantil para uso do transporte coletivo urbano; o vale transporte para o servidor público municipal, excetuado aquele que se encontre exercendo funções essenciais no combate ao novo coronavírus; velórios, devendo os sepultamentos se darem de forma direta e o transporte de passageiros via mototaxi.

Também estão proibidas as aglomerações ou reuniões com mais de 10 pessoas, seguindo o novo decreto publicado pelo Governo do Estado.

Hospital Universitário de Petrolina suspende consultas e exames ambulatoriais

(Foto: Internet)

O Hospital Universitário de Petrolina (antigo Hospital de Traumas) tomou novas medidas para diminuir o fluxo de pessoas na unidade e na Policlínica, a fim de combater e prevenir a proliferação da COVID-19.

Baseado em recomendações do Ministério da Saúde e da Organização de Saúde, o HU suspendeu as consultas e exames de imagens ambulatoriais. A equipe do hospital entrará em contato com os pacientes, posteriormente, para remarcação.

Somente a programação de cirurgias eletivas ortopédicas e oncológicas será mantida, as outras especialidades realizarão apenas cirurgias emergenciais.

As visitas a todos os setores de internamento da unidade também foram suspensas. As informações sobre estado de saúde de pacientes serão repassadas aos seus familiares através de boletins médicos na recepção de visitas, nos seguintes horários:

Unidade de Cuidados Intermediários – 10h

Sala de Observação da Emergência – 11h

Unidade de Terapia Intensiva – 12h

Sala de Emergência –  15h

Coordenadora do banco de leite do IMIP orienta amamentação em tempos de coronavírus

(Foto: ASCOM)

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ainda não há comprovação científica de transmissão do novo coronavírus pelo leite materno. No entanto, como o vírus é facilmente transmitido, é preciso que as mulheres tomem alguns cuidados na hora da ordenha e da amamentação.

A coordenadora do Banco de Leite Humano do IMIP, Vilneide Braga Serva, destacou que a recomendação da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano é que a amamentação seja mantida, já que o alimento protege o bebê de diversas doenças e reforça o sistema imunológico, inclusive em caso da mãe estar contaminada pelo novo coronavírus.

LEIA MAIS

Prefeito de Juazeiro amplia decreto que restringe acesso ao Mercado do Produtor e serviços bancários aos meios eletrônicos

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Nesta segunda-feira (23), o prefeito Paulo Bomfim ampliou as medidas restritivas como forma de prevenir e combater a propagação do coronavírus e da gripe H1N1 em Juazeiro.

Em decreto que passa a vigorar a partir desta terça-feira (24), algumas medidas já haviam sido amplamente divulgadas, a exemplo do fechamento do comércio, do Camelódromo e das feiras livres, dos bares e restaurantes, da suspensão de cobrança da Zona Azul e de restrições de acesso ao Mercado do Produtor.

LEIA MAIS

Governador de Pernambuco anuncia contratação de mais de 4 mil profissionais de saúde e proibição de mototáxi em todo o estado

Para garantir a assistência necessária à população durante a pandemia da Covid-19, o governador Paulo Câmara, de Pernambuco, determinou nesta segunda-feira (23), a contratação de mais de quatro mil profissionais da saúde. Serão contratados 430 médicos e 1.552 outros profissionais aprovados no último concurso da Secretaria Estadual de Saúde.

Nesta terça-feira (24), serão abertas duas seleções simplificadas com 2.747 vagas para novos médicos, enfermeiros, farmacêuticos, entre outros profissionais.

Para ajudar os municípios pernambucanos, o governador anunciou o repasse de R$ 11 milhões para as prefeituras. Paulo Câmara também editou um novo decreto que proíbe reuniões e aglomerações com mais de dez pessoas e transporte de passageiros em mototáxi.

Miguel Coelho anuncia suspensão do São João de Petrolina

(Foto: Ascom/PMP)

Na noite desta segunda-feira (23), durante transmissão ao vivo em suas redes sociais, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, informou que o São de Petrolina, e todos os festejos juninos que tenham aporte financeiro da prefeitura, deste ano está suspenso enquanto dure o estado de emergência de saúde pública na cidade, ou seja, por tempo indeterminado.

Segundo o gestor, a saúde da população petrolinense é prioridade neste momento. Vale ressaltar que, nesta segunda, Petrolina teve seu primeiro caso do novo coranavírus confirmado.

Isso a gente já havia deixado muito claro. Nossa prioridade é a saúde pública, são os investimentos necessários para que a gente possa segurar a transmissão do coronavírus e do H1N1. Todo dinheiro que era planejado para o São João está sendo investido na saúde, no social e na segurança para poder dar as respostas necessárias à sociedade”, disse Miguel.

Prefeitura de Petrolina reforça orientações para prevenção a Covid-19 e a H1N1

No cenário atual, muitas são as dúvidas que surgem diante a proliferação dos vírus da Covid-19 (coronavírus) e da H1N1 (gripe do tipo influenza A). Nesse momento, algumas medidas profiláticas são essenciais para conter o avanço das doenças. Com o intuito de alertar e informar a população, a Prefeitura de Petrolina tem divulgado, diariamente, diversas ações simples, mas de enorme eficácia para todos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a adoção de recomendações das instituições oficiais de saúde do Brasil são a principal forma de reduzir o contágio das doenças. Em caso contrário, de acordo com observação da evolução dos casos no país, estima-se que o número de casos do coronavírus dobre a cada três dias, agravando ainda mais o quadro da pandemia.

Confira as principais medidas de prevenção contra a contaminação com coronavírus e influenza A:

LEIA MAIS

Escolas públicas também serviram de local de vacinação no primeiro dia de imunização contra a gripe H1N1 em Juazeiro

(Foto: ASCOM)

Unidades de Saúde e escolas, disponibilizadas pela gestão municipal como postos de vacinação, receberam nesta segunda-feira (23), idosos e profissionais de saúde para o início da campanha nacional contra a Influenza. A ideia de utilizar os prédios escolares foi para evitar aglomerações e apesar do grande número de pessoas atendidas no primeiro dia de campanha, a medida surtiu efeito.

Além dos idosos e profissionais de saúde, o governo do estado estendeu nesta segunda-feira, a vacinação da primeira etapa para funcionários do sistema prisional, população indígena e a privada de liberdade, que podem se vacinar até o dia 15 de abril.

A partir do dia 16 de abril o público será: professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, além dos portadores de doenças crônicas e outras clínicas especiais. A partir de 9 de maio, serão as crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos,11 meses e 29 dias), mulheres grávidas, mães no pós-parto, jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativa, pessoas com 55 anos ou mais e pessoas portadoras de deficiências.

LEIA MAIS

Após confirmação do primeiro caso da Covid-19, Miguel Coelho reforça que não há motivo para pânico

(Foto: Alexandre Justino/Ascom PMP)

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, postou em uma rede social na tarde desta segunda-feira (23), que apesar da confirmação do primeiro caso do novo Coronavírus no município, não há motivo para pânico.

Diz o pôster: “Recebemos há pouco a confirmação do primeiro caso do novo Coronavírus em nossa cidade. Retardarmos o quanto podemos a sua chegada, mas sempre tivemos consciência de que seria inevitável impedi-la.”

LEIA TAMBÉM

Depois de Juazeiro, Petrolina tem 1º caso confirmado de coronavírus

Na postagem, Miguel destaca a importância das medidas preventivas para combater o vírus.

“Neste momento, confirmamos também o quão importantes têm sido todas as nossas medidas preventivas, e o quanto elas continuarão sendo vitais para evitarmos um aumento repentino no número de casos.”

E tenta acalmar a população.

“Reforço que não há motivo para pânico, mas sim muitas razões para que sigamos unidos, cada um em suas casas. Por favor, se você não precisa sair, não saia. Siga todas as nossas orientações e não compartilhe nenhuma informação sem antes checar as minhas páginas ou as da prefeitura de Petrolina. Mais que nunca, precisamos ter responsabilidade conosco e com a saúde de todos.” Finalizou o gestor municipal com a #juntostemosforça.

Prefeito de Macururé fecha estradas de acesso à cidade para evitar o Coronavírus

(Foto: Reprodução/Calila Notícias)

O prefeito Everaldo Carvalho Soares, da cidade de Macururé, na região norte do estado da Bahia, fechou todas as entradas que dão acesso ao município como forma de conter a disseminação do novo Coronavírus.

O chefe do executivo usou maquinas pesadas e caçambas como bloqueio as vias que dão acesso ao município, seja em pista de asfalto ou em estradas vicinais.

Segundo informações de um blog da região, a prefeitura emitiu nota, aconselhando que pessoas que têm familiares e amigos em Macururé e que moram fora não voltem ao município nessa época de proliferação da covid-19.

“Aconselhamos o isolamento social nas localidades em que residem”, diz trecho do comunicado. Só terão acesso permitido a Macururé veículos enquadrados no quesito urgência e emergência. Mesmo assim eles passarão por triagem.

É estável quadro de Saúde de criança da cidade de Itiúba internada no HDM/IMIP, em Petrolina, com problemas respiratórios

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Depois de matéria publicada na manhã de hoje (23), no Blog Waldiney Passos, sobre uma criança de apenas 11 meses que, foi internada no Hospital Dom Malan/IMIP em Petrolina no último sábado (21), com sintomas de síndrome aguda grave respiratória, o hospital se manifestou sobre o caso.

Em nota enviada a nossa redação, a assessoria de comunicação do hospital informou que a paciente regulada do município de Itiúba (BA) se encontra estável e aguarda resultado de exames.

A informação da transferência da criança que, inicialmente foi atendida no hospital municipal de sua cidade natal, foi dada pela prefeita do município baiano, Cecilia Petrina (PC do B) em uma live durante o final de semana.

A nota esclarece ainda, que a Secretaria de Saúde do Estado reforça que casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) – que acontece quando o indivíduo hospitalizado apresenta febre, acompanhada de tosse ou dor de garganta, e que apresente dificuldade de respirar – podem ser provocados por diversos agentes, a exemplo de bactérias, vírus, influenzas A e B, além do Coronavírus. Então, é essencial aguardar o resultado dos exames para classificação do paciente.

E continua a nota: “em tempo, a direção do Hospital Dom Malan (HDM) informa que está funcionando normalmente e prestando a devida assistência à população de acordo com cada caso. As medidas de higiene e de segurança, como isolamento respiratório, também estão sendo seguidas de acordo com os protocolos estabelecidos e as recomendações dadas aos serviços de saúde neste momento.”

Pernambuco: Governo anuncia decreto que permite trabalho remoto a servidores e terceirizados

Servidores estaduais e terceirizados estão em home office (Foto: Paulo Paiva/DP)

O Governo de Pernambuco publicou na noite de domingo (22) mais um decreto com medidas de enfrentamento ao novo coronavírus durante a pandemia. As orientações são voltadas aos servidores estaduais e já estão valendo nessa segunda-feira (23).

Por meio de decreto, o Governo determina que o atendimento presencial prestado por órgãos estaduais deve ser substituído por atendimento remoto, buscando proteger os servidores e diminuindo a aglomeração de pessoas num mesmo ambiente.

As orientações também valem para os terceirizados que atuam na administração estadual. Contudo, não se aplicam aos serviços públicos essenciais e presenciais, a exemplo das áreas de saúde, segurança pública, prevenção e assistência social, transporte público, infraestrutura e recursos hídricos, abastecimento de água, segurança alimentar, sistema prisional e socioeducativo e defesa do consumidor.

Depois de Juazeiro, Petrolina tem 1º caso confirmado de coronavírus

Paciente esteve no exterior (Foto: Ascom/PMP)

A Prefeitura de Petrolina confirmou, no início da tarde dessa segunda-feira (23), o primeiro caso de coronavírus na cidade. Trata-se de uma paciente que viajou ao exterior, foi submetida a exames no dia 17 de março e testou positivo. Ela segue em isolamento domiciliar e continua sendo monitorada pela Secretaria de Saúde.

LEIA TAMBÉM

Juazeiro confirma 1º caso de coronavírus

O resultado do exame foi divulgado hoje. O município tem 14 casos suspeitos da Covid-19 e nove notificações de H1N1, que segue sem confirmações. Mais cedo Juazeiro também confirmou seu primeiro caso de coronavírus: um idoso que viajou à Europa.

“Recebemos três resultados hoje, sendo dois descartados e um positivo. A paciente testada como positivo está em quarentena, seu estado de saúde é estável e nossos profissionais continuam realizando o acompanhamento de perto. Ressaltamos que não há motivos para pânico, mas é preciso que as pessoas se mantenham em casa como forma de prevenção às doenças respiratórias, conforme vem sendo recomendado“, explicou a secretária de Saúde de Petrolina, Magnilde Albuquerque.