Primeiro paciente com suspeita de coronavírus é internada em Petrolina

O prefeito Miguel Coelho acabou de anunciar em uma live no Instagram, que encontra-se internada em Petrolina a primeira paciente com suspeita de coronavírus. No entanto, ela ainda não testou positivo para a contaminação do Covid 19.

A paciente, que está em observação médica, chegou recentemente da Itália, país com um grande número de pessoas infectadas.

LEITOS DE UTI DISPONÍVEIS EM PETROLINA

Hoje Petrolina dispões de 8 leitos de UTI no Hospital Universitário, 51 leitos de UTI na rede privada, podendo ser contratados 10 leitos do Hospital Memorial em parceria com o Governo do Estado.

Medidas contra coronavírus provoca mudanças nos serviços da Policlínica de Petrolina

(Foto: Ascom/PMP)

Diante do atual cenário de pandemia, a Prefeitura de Petrolina está tomando diversas medidas de prevenção ao novo coronavírus. E como forma de diminuir os riscos de proliferação da covid-19 e outras doenças respiratórias, além de resguardar a saúde dos pacientes, a Policlínica Municipal de Petrolina está adequando os atendimentos para diminuir aglomerações.

LEIA MAIS

Gonzaga Patriota propõe a aplicação do fundo eleitoral no combate ao novo coronavírus

(Foto: Internet)

O Deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) protocolou na Câmara dos Deputados, na manhã de hoje (18), uma Emenda solicitando o cancelamento dos mais de R$ 2 bilhões do fundo eleitoral, e a soma deste valor à Medida Provisória nº 924/2020, que trata do enfrentamento emergencial ao Novo Coronavírus.

Com os R$ 5 bilhões já autorizados no último dia 13 de março, nesta Medida Provisória destinada a combater o novo coronavírus, adicionado ao valor que já está aprovado e destinado ao financiamento público da eleição deste ano, serão cerca de 7 bilhões de reais destinados exclusivamente ao financiamento de ações para o enfrentamento da nova pandemia.

Para Gonzaga Patriota, a prioridade é o combate ao Novo Coronavírus, e o momento que o país está atravessando na luta contra essa pandemia mundial requer esforço de toda a sociedade. “O vírus é extremamente potente e de fácil proliferação, e não há que se pensar em destinar recursos públicos, oriundos do suor do trabalho do contribuinte brasileiro, para financiar campanhas políticas, ao tempo em que é notória a necessidade urgente de mobilização de profissionais de saúde e aquisição de equipamentos voltados à assistência e tratamento dos doentes, principalmente o aumento de leitos de UTI”, justificou Gonzaga Patriota.

O fundo eleitoral, é o recurso destinado à confecção de santinhos, alugueis de comitês, combustível para carros de som, contratação de agências publicitárias, cabos eleitorais, entre outros.

Brasil registra mais duas mortes por Covid-19 em São Paulo; número de óbito sobe para três

(Foto: Reuters / Kai Pfaffenbach / Direitos Reservados)

Mais duas pessoas morreram por Covid-19 na capital paulista. Segundo o Hospital Sancta Maggiore, unidade Paraíso, os casos se referem a um paciente de 65 anos e outro de 80 anos, ambos com comorbidade. Os sexos dos pacientes não foram informados.

O hospital informou que ambos estavam internados desde domingo (15). As informações passadas pelo hospital foram confirmadas pela Secretaria Estadual de Saúde na tarde desta quarta-feira (18).

Com isso, já são três as mortes por Covid-19 em São Paulo, todas elas na capital paulista e ocorridas no mesmo hospital.

Na última terça-feira (17), o governo anunciou a primeira morte por Covid-19 no estado, a de um homem de 62 anos, morador de São Paulo, que tinha diabetes e hipertensão e sem histórico de viagem. Esse paciente começou a sentir os sintomas no dia 10 de março, foi internado no dia 14 e faleceu ontem.

Prefeitura descarta primeiro caso suspeito de coronavírus em Petrolina

(Foto: ASCOM)

O primeiro caso suspeito do novo coronavírus (Covid-19) no município de Petrolina (PE) foi testado negativo para a doença. A informação foi divulgada há pouco pela prefeitura municipal.

O caso havia sido notificado pela Secretaria de Saúde do município no último sábado (14) e o resultado foi divulgado pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), nesta quarta-feira (18).

Às 18h, o prefeito Miguel Coelho realizará uma transmissão ao vivo (live) em seus perfis nas redes sociais, para falar sobre o assunto e informar os casos que estão em investigação no município.

Governo de Pernambuco decreta medidas mais rigorosas de combate à Covid-19

O governador Paulo Câmara anunciou, na última terça-feira (17), um novo pacote de medidas preventivas com o objetivo de intensificar as ações de enfrentamento ao novo coronavírus no Estado, que contabiliza atualmente 19 casos confirmados. O novo decreto determina a suspensão de eventos com público superior a 50 pessoas, além da interrupção de operações de pouso e decolagem de aeronaves no Aeroporto de Fernando de Noronha, onde foi identificado um novo caso suspeito.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, explicou que o novo paciente notificado configura um estágio comunitário, quando não se identifica a transmissão de origem. “A nossa vigilância epidemiológica e a aceleração na testagem dos exames foi fundamental para que pudéssemos detectar o mais rápido possível a situação, o que nos permitiu adotar medidas mais adequadas para a nossa realidade”, afirmou. O 19ª caso em Pernambuco é de uma mulher de 63 anos, moradora do Recife, que não tem histórico de viagem para área de transmissão da doença nem contato com paciente suspeito ou positivo.

LEIA MAIS

Restaurante Popular de Petrolina passa a fornecer marmitas mantendo preços das refeições

(Foto: Ascom/PMP)

A prefeitura anunciou uma série de mudanças no funcionamento dos serviços públicos municipais, a fim de proteger a população do novo coronavírus. Entre elas, está a suspensão do acolhimento e das atividades realizadas no Centro Pop e a alteração no funcionamento do Restaurante Popular, que deixa de ser no formato “bandeijão” e passa a distribuir marmitas aos clientes. O decreto municipal tem vigência de 15 dias, prorrogáveis por igual período.

Apesar das recomendações, não haverá mudanças nos preços das refeições. O almoço, servido das 11h às 13h30, custa R$ 1,50 e a sopa, servida das 16h30 às 18h, continua saindo por R$ 0,50. O Restaurante Popular funciona na Rua Januário Alves, área central de Petrolina.

Centro Pop

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Jorge Assunção, o público que utiliza os serviços do Centro Pop faz parte do grupo de risco. “São moradores de rua que, em muitos casos, apresentam doenças respiratórias entre outros problemas de saúde. Visto que eles frequentam o serviço apenas de passagem, como um ponto de apoio, não achamos prudente reuni-los em ambiente fechado, pois isso poderá aumentar as chances de contágio”, explica.

Os usuários do Centro Pop terão acesso a refeições ofertadas pelo Restaurante Popular, no almoço e jantar. As fichas serão distribuídas conforme orientação dos servidores aos beneficiados. Além disso, o público do Restaurante Popular também terá que se adequar à nova forma de servir as refeições, que serão servidas em marmitas, junto com talheres descartáveis. Não será autorizado fazer refeições dentro do equipamento.

Um dia após decreto, Miguel recebe líderes religiosos para discutir medidas preventivas ao covid

Entidades religiosas acataram pedido (Foto: Jonas Santos/Ascom PMP)

Após anunciar medidas mais restritivas no começo da semana, ontem (17) o prefeito de Petrolina Miguel Coelho (MDB) recebeu líderes religiosos para debater as ações conjunta de combate ao novo coronavírus. No encontro o gestor pediu a compreensão e apoio das entidades.

LEIA TAMBÉM

Coronavírus: Miguel Coelho recomenda que igrejas suspendam missas e cultos

Uma das ações impostas na segunda-feira (17), a Prefeitura impediu a realização de celebrações religiosas, coibindo a formação de aglomerações. Os pastores demonstraram apoio às medidas e chegaram a um consenso de que é necessário prudência nesse momento.

“Como líderes de comunidades cristãs, eles sabem da importância de preservar vidas e unir as pessoas em torno dessa missão. E, como cristão, sei também da necessidade de garantir o direito ao culto e de os fiéis ouvirem uma palavra de conforto e fé”, destacou Miguel.

Devido ao coronavírus, Prefeitura de Petrolina suspende curso de formação da Guarda Civil

Alunos ainda farão segunda etapa da formação (Foto: Ascom PMP)

Como reflexo das medidas de prevenção adotadas pela gestão municipal contra o coronavírus, o curso de formação da Guarda Civil Municipal de Petrolina foi suspenso. Segundo a Prefeitura, a decisão continuará enquanto “o município estiver em estado de emergência em saúde”.

De acordo com o secretário executivo de Segurança Pública, Cícero Dirceu, a decisão visa proteger a saúde dos alunos. “Levando em consideração o número de alunos e o corpo docente, são mais de 100 pessoas aglomeradas, o que vai de encontro ao decreto municipal em vigência. Apesar de atrasar a formação da turma, os alunos não terão prejuízos. Este é um momento para nos preocuparmos exclusivamente com a saúde da população“, explica.

O curso já havia concluído a primeira etapa da formação. A expectativa é finalizar a segunda etapa dentro de um mês e meio, contando a partir da data de retorno das aulas.

General Augusto Heleno testa positivo para covid-19 e aguarda contraprova

General Augusto Heleno. (Foto: Marcello Casal Jr./ABR)

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno testou positivo para o coronavírus. Ele é mais um membro do governo Federal a apresentar sintomas da doença e aguarda a contraprova para confirmar ou descartar o covid-19.

A informação foi confirmada pelo próprio Heleno, hoje (18), em sua conta no Twitter. “Informo que o resultado do meu segundo exame, realizado no HFA, acusou positivo. Aguardo a contraprova da Fiocruz. Estou sem febre e não apresento qualquer dos sintomas relacionados à covid-19. Estou isolado, em casa, e não atenderei telefonemas”, escreveu.

Ontem (17) o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), líder do Governo comunicou que não estava com o covid. Ele estava em isolamento domiciliar há alguns dias, com sintomas da doença.

Uauá tem primeiro caso suspeito de H1N1

Em Uauá há primeiro caso suspeito (Foto: Reprodução/ Internet)

O município de Uauá, na Bahia, registrou o primeiro caso suspeito de H1N1, na terça-feria (17). De acordo com a Secretaria de Saúde, trata-se de um paciente de 23 anos com histórico de internamento cirúrgico, tosse e febre. Ele foi transferido para o Hospital Regional de Juazeiro e está na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

Seguindo o protocolo de saúde, o material do paciente foi coletado e encaminhado ao  Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA). O resultado final deve sair nos próximos dias. Diante desse cenário, a Prefeitura pede calma à população.

“Neste momento é importante atenção e o compromisso firme com as medidas de isolamento familiar e precauções sanitárias contra as formas de exposição comunitária ou individual exigidas neste atual momento de disseminação do H1N1 e da grave pandemia de coronavirus“, destaca a gestão.

LEIA MAIS

Fernando Bezerra afirma que exame deu negativo para coronavírus

Desde que voltou de Brasília (DF) na semana passada o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) estava em isolamento domiciliar. Segundo o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), o líder do Governo no Senado tinha sintomas do novo coronavírus.

LEIA TAMBÉM

Senador Fernando Bezerra está em isolamento domiciliar após apresentar sintomas de covid-19

Porém, o resultado do exame deu negativo. A informação foi confirmada pelo próprio senador, em suas redes sociais na noite de terça-feira (17). “Meus amigos, o teste que fiz para o novo coronavírus deu resultado negativo! Quero agradecer as manifestações de carinho e solidariedade nesses dias de apreensão e lembrar a todos que redobrem os cuidados pra evitar a propagação do vírus, principalmente entre os mais vulneráveis“, escreveu FBC.

A preocupação foi porque ele teve contato com vários membros da comitiva de Jair Bolsonaro que visitou os Estados Unidos, entre eles o secretário de Comunicação, Fabio Wajngarten.

Governo pedirá reconhecimento de calamidade pública no país

A avaliação apresentada pelo ministério é que a situação deve piorar nos próximos meses, com aumento dos casos.

O governo federal solicitará ao Congresso Nacional que aprove o reconhecimento de estado de calamidade pública no país, com efeito até 31 de dezembro deste ano. A medida, prevista no Artigo 65 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), dispensa a União do cumprimento da meta de resultado fiscal prevista para este ano, que é de déficit primário de R$ 124,1 bilhões.

O estado de calamidade pública também suspende obrigações de redução de despesa com pessoal quando este gasto ultrapassa os limites previstos na própria lei. A medida foi tomada em virtude da pandemia de Covid-19, aliada a questões econômicas como a  perspectiva de queda de arrecadação.

LEIA MAIS

Corona Vírus: Em Casa Nova Prefeito proíbe visita às Dunas e controla visitantes

(Foto: Reprodução/Site da prefeitura de Casa Nova)

Em um longo decreto, com 22 artigos, publicado nessa terça-feira (17), o prefeito Wilker Torres deu seguimento às determinações na área do município de Casa Nova destinadas a impedir a ocorrência da COVID 19. Dentre as orientações, o gestor decidiu proibir as visitas às Dunas do Velho Chico.

O prefeito lembrou que, por determinação sua, a Secretaria de Educação já havia adiado o início do ano letivo e falou que “cidades próximas já registram ocorrências da doença, declarada pandemia e é nosso dever zelar pela saúde da população, mesmo tendo de restringir direitos individuais, entre eles o de ir e vir, em benefício de direitos comunitários”.

LEIA MAIS

Hospital Universitário restringe visitas para prevenir COVID-19

(Foto: Internet)

O Hospital Universitário vem implementando uma série de ações que visam prevenir e combater a proliferação da COVID-19, baseadas em recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde. Algumas dessas medidas impactarão no fluxo de visitas a pacientes na unidade.

A partir desta quarta-feira (18), todas as visitas estendidas estarão suspensas, incluindo os pacientes em paliação. Setores que abrigam pacientes em estado delicado, como: Sala de Emergência, Sala de Cuidados Intermediários e UTI, também não receberão visitantes.

LEIA MAIS