Brasil tem 621 casos confirmados de Covid-19 e seis mortes

(Foto: Reuters / Kai Pfaffenbach / Direitos Reservados)

As mortes em razão do novo coronavírus subiram para seis, conforme última atualização divulgada hoje (19) pelo Ministério da Saúde. Já os casos confirmados saíram de 428 para 621 entre ontem e hoje.

São Paulo segue como foco da disseminação do vírus, com 286 casos. Em seguida vêm Rio de Janeiro (65), Brasília (42), Bahia (30), Minas Gerais (29) e Rio Grande do Sul e Pernambuco (28). Além desses estados, foram registrados casos no Paraná (23), Santa Catarina e Ceará (20), Goiás (12), Espírito Santo (11), Mato Grosso do Sul (sete), Sergipe (seis), Alagoas (quatro), Acre e Amazonas (três) e Pará, Tocantins, Rio Grande do Norte e Paraíba (um).

A partir de hoje, o Ministério da Saúde deixará de trabalhar com casos suspeitos, passando a divulgar apenas as situações confirmadas e as mortes decorrentes da doença resultante da infecção pelo vírus.

LEIA MAIS

População denuncia aglomeração de pessoas nos ônibus coletivos e prefeitura de Petrolina anuncia aumento da frota de veículos

(Foto: Reprodução/WhatsApp)

Em meio à pandemia do novo coronavírus, a recomendação é que as pessoas não saiam de casa. No entanto, alguns serviços não foram suspensos, as lojas do comércio continuam abertas e os funcionários precisam trabalhar. Em Petrolina (PE), muitas pessoas ainda insistem em transitar pelas ruas da cidade, o que tem gerado aglomeração de pessoas nos ônibus coletivos.

Uma leitora do Blog Waldiney Passos flagrou a superlotação de um ônibus do transporte coletivo, e, diante das medidas preventivas decretadas em nível municipal, estadual e nacional, ela cobra a higienização dos veículos, além de outras medidas que garantam a segurança da população.

Hoje (19), a Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla) anunciou que já está fazendo adequações na frota e também no número de viagens para diminuir, ainda mais, o fluxo dentro dos veículos. De acordo com o diretor presidente da Ammpla, Edilson Leite, uma das primeiras medidas foi ampliar a frota circulante de 75 para 80 veículos.

LEIA MAIS

Governo de Pernambuco determina fechamento de shoppings, clubes, salões de beleza, bares, restaurantes e lanchonetes

(Foto: Aluísio Moreira/SEI)

Com o objetivo de intensificar as ações de enfrentamento ao novo coronavírus em Pernambuco, que contabiliza atualmente 22 casos confirmados, o governador Paulo Câmara anunciou, nesta quinta-feira (19), um novo pacote de medidas restritivas. O novo decreto que entra em vigor a partir deste sábado (21) determina o fechamento dos shoppings, salões de beleza e correlatos, clubes sociais, bares, restaurantes, lanchonetes e comércio de praia.

“Bares e restaurantes poderão continuar a funcionar, desde que apenas para a realização de entregas. Os parques e praias permanecerão abertos exclusivamente para corrida, caminhada e outras práticas esportivas”, destacou o governador.

Durante o pronunciamento, o governador pediu para que a população ficasse em casa. “A mensagem principal que quero deixar para cada um dos senhores e das senhoras é que precisamos que o máximo possível de pessoas permaneçam em suas casas. Limitem, efetivamente, suas saídas, a ir ao supermercado, farmácia, itens de primeira necessidade”, declarou.

Rio de Janeiro confirma primeira morte por coronavírus

(Foto: Ilustração)

O governo do Rio de Janeiro e a Prefeitura de Miguel Pereira confirmaram, nesta quarta-feira (18), o primeiro caso de morte em decorrência do Covid-19 no Estado. A vítima é uma mulher de de 63 anos. Ela morreu na terça-feira (17), no município de Miguel Pereira, onde vivia.

LEIA TAMBÉM

Exame de idoso que morreu no RJ aponta presença do coronavírus

Empregada doméstica, trabalhava no Rio de Janeiro e entrou em contato com sua empregadora, que, ao voltar de uma viagem à Itália, foi submetida a teste e teve confirmada a doença.

LEIA MAIS

Detran da Bahia suspende provas teóricas e práticas

Medida afeta unidades do interior, como em Juazeiro (Foto: Reprodução/Google Maps)

O governador da Bahia, Rui Costa (PT) decretou Situação de Emergência devido a pandemia global do novo coronavírus. Com isso vários serviços públicos estão sofrendo modificações, um deles é o ofertado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

LEIA TAMBÉM

Bahia: Rui Costa anuncia medidas preventivas ao coronavírus e suspende eventos religiosos

As provas teóricas e práticas para primeira habilitação estão suspensas, a partir dessa quinta-feira (19). A expectativa, segundo o portal G1, é que a determinação dure por pelo menos 15 dias. A prorrogação ou mudança acontecerá apenas com uma alteração no quadro do covid-19 na Bahia.

A medida é válida não apenas para Salvador e demais municípios afetados, atingindo todas as unidades do estado, inclusive em Juazeiro. De acordo com o Detran, a convocação das provas será feita por uma ordem cronológica, seguindo os agendamentos dos candidatos.

Urgente: Brasil fecha fronteiras com países vizinhos da América do Sul

Decisão foi anunciada nessa quinta-feira (Foto: Internet)

O Governo Federal determinou o fechamento de fronteiras do Brasil com seus países vizinhos na América do Sul. O decreto foi anunciado no início da tarde dessa quinta-feira (19), via decreto e leva em conta a pandemia global do coronavírus.

A medida vale para estrangeiros que estejam nesses países e queiram entrar no Brasil. Cidadãos brasileiros que estiverem nesses locais podem entrar no Brasil. No entanto o governo não informou até quando as fronteiras ficarão fechadas.

O fechamento vale para os seguintes países:

LEIA MAIS

Juazeiro tem 10 casos notificados de coronavírus e 30 de H1N1

Na terra de João Gilberto, H1N1 é a maior preocupação (Foto: Ascom/PMJ)

Juazeiro tem hoje 10 casos notificados do novo coronavírus e 30 de H1N1. Os dados foram apresentados no final da manhã dessa quinta-feira (19), pela Secretaria de Saúde (SESAU). Apesar da pandemia global do covid-19, o que preocupa na cidade baiana é a gripe.

Já são cinco casos confirmados no município, um deles resultando em morte. Outros 18 seguem em investigação e sete já foram descartados. Em relação ao coronavírus, dos 10 notificados sete permanecem em investigação pela SESAU.

O município está em Situação de Emergência e adotou medidas para evitar a aglomeração de pessoas nos espaços públicos. As aulas na rede municipal foram suspensas, eventos e atos públicos estão proibidos e ontem (18) o Governo Municipal publico um decreto criando um Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao covid.

Exame de idoso que morreu no RJ aponta presença do coronavírus

(Foto: Cadu Rolim/FotoArena/Estadão Conteúdo)

O primeiro exame feito em um idoso de 69 anos, morto na terça-feira (17) em Niterói (RJ) indicou a presença do novo coronavírus. A informação foi repassada pelo prefeito da cidade, Rodrigo Neves na manhã dessa quinta-feira (19).

Agora o município aguarda a contraprova para confirmar ou descartar o que seria o primeiro óbito do RJ pela doença. O homem morreu na rede articular, em decorrência de um choque séptico e pneumonia. O enteado da vítima estava nos Estados Unidos e testou positivo em 11 de março.

No começo da semana São Paulo confirmou a primeira morte do Brasil, por conta da doença. Os dois estados são os mais afetados do país e têm encontrado dificuldades para notificar a presença do covid-19.

Prevenção: feiras livres e Mercado Turístico de Petrolina são fechados

Mercado Turístico ficará de portas fechadas (Foto: ASCOM)

Já está valendo o decreto municipal que determina o fechamento do Mercado Turístico de Petrolina e a suspensão das feiras livres, a partir de hoje (19). A ação é uma medida preventiva da Prefeitura para evitar o surgimento de casos do coronavírus.

LEIA TAMBÉM

Com 15 suspeitas e 1 caso descartado de coronavírus, Petrolina vai fechar feiras livres e recomendar limite de público nos supermercados

Até o momento o município tem 15 suspeitos, um descartado e os demais em análise. Segundo a Governo Municipal, a decisão de fechar o Mercado Turístico busca “diminuir o risco de transmissão entre os comerciantes e frequentadores”. A mesma lógica vale às feiras.

Nessa quinta-feira o diretor de Feiras, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Tony Cesar, se reuniu com os comerciantes, buscando alinhar as ações de higiene e prevenção. “Nós sabemos do impacto econômico, mas é a melhor forma de prevenção da saúde da nossa população. Inicialmente, tínhamos montado um outro plano, mas após a orientação do governador estamos seguindo e conversando com cada feirante e nos colocando à disposição para ajudar dentro das nossas possibilidades”, disse.

Mesmo com recomendações, juazeirenses e petrolinenses fazem fila em busca de álcool em gel

Uma recomendação simples: evitar aglomerações durante a pandemia do coronavírus. Contudo, os petrolinenses não estão cumprindo essa orientação dos governos Federal, Estadual e Municipal. Diversos leitores do Blog Waldiney Passos entraram em contato conosco para relatar as longas filas em estabelecimentos comerciais nessa quinta-feira (18).

LEIA TAMBÉM

Miguel decreta estado de emergência; Petrolina tem nove casos suspeitos de coronavírus e três de H1N1

Juazeiro: Prefeitura declara Situação de Emergência por conta do coronavírus e estende suspensão das aulas

O motivo? A busca por álcool em gel, item que teve um “boom” desde o registro dos primeiros casos da doença no país. Nas filas é possível ver homens e mulheres, com ou sem máscara, colocando sua saúde e a de outros em risco por conta de um item.

Os flagrantes foram feitos na Rua Dom Vital, Centro de Petrolina; no bairro Maria Auxiliadora, também em Petrolina e no Centro de Juazeiro. Apesar de ser útil na higiene das mãos, o álcool em gel não substitui o simples ato de lavar as mãos com água e sabão.

Senhor do Bonfim tem caso suspeito de coronavírus e Prefeitura adota medidas

Prefeito publicou Decreto e falou sobre caso suspeito

Senhor do Bonfim (BA) é mais um município da região a notificar um caso suspeito do novo coronavírus. A informação foi confirmada na quarta-feira (17) pelo prefeito Carlos Brasileiro (PT) durante uma live. De acordo com o gestor, a Secretaria de Saúde aguarda o resultado do exame feito em Salvador.

“Uma colega nossa, professora de Educação Física foi a Salvador fazer um treinamento, voltou para Bonfim e de pronto ficou acamada. A coisa se agravou e ela foi internada em um hospital da cidade. Já foi feita a coleta e foi enviado a Salvador“, disse o prefeito.

Ainda ontem Brasileiro publicou o Decreto n° 055/2020, no qual determina as ações preventivas na cidade. Eventos públicos e aulas estão suspensas por 30 dias, servidores com mais de 60 anos poderão trabalhar de casa. O Decreto está disponível no Diário Oficial de Senhor do Bonfim.

Leitora questiona funcionamento da Policlínica de Petrolina em meio a pandemia de covid-19; Prefeitura responde

Medidas de prevenção também são aplicadas na unidade (Foto: Ascom/PMP)

Desde sábado (14) a Prefeitura de Petrolina tem adotado medidas de prevenção ao coronavírus no município, contudo uma leitora do Blog Waldiney Passos entrou em contato via WhatsApp para questionar um ponto: o funcionamento da Policlínica Municipal.

Segundo ela, a unidade localizada no Centro da cidade, vive lotada de pacientes e algo mais incisivo precisa ser feito. “Ela está super lotada todos os dia. Será que vai adiantar fechar as escolas?“, perguntou. A indagação foi repassada à Secretaria de Saúde.

Outro lado

De acordo com a gestão municipal, “a Policlínica Municipal da Prefeitura de Petrolina está adequando os atendimentos de forma a diminuir aglomerações”. Foram suspensas consultas ambulatoriais e serviços menos urgentes acabaram reduzidos.

Em nota, a Secretaria de Saúde ressaltou que “serão mantidos atendimentos essenciais para grupos prioritários como gestantes, hipertensos, diabéticos, pacientes com comorbidades e a realização de pré-natal de alto risco”.

Coronavírus: Salgueiro suspende atividades no Cornélio de Barros

(Foto: Kris de Lima/ TV Grande Rio)

Com a paralisação do Campeonato Pernambucano, o Salgueiro optou por suspender todas as atividades no Estádio Cornélio de Barros, sua casa para treinos e jogos. A medida também se estende à academia do clube. Segundo a Diretoria do Carcará, a decisão é por tempo indeterminado.

LEIA TAMBÉM

Coronavírus: federações estaduais suspendem campeonatos Baiano e Pernambucano

O estadual foi paralisado no começo da semana, antes de encerrar a 1ª Fase da competição, cujos jogos estavam previstos para 25 de março. O Salgueiro estava na segunda posição da tabela, já classificado para as semifinais e jogaria em casa.

Já o Petrolina iria até São Lourenço da Mata. Com a paralisação do estadual, as equipes seguem incertas sobre a manutenção do elenco. Confira a seguir a íntegra do comunicado do Salgueiro:

LEIA MAIS

Pernambuco registra casos de transmissão comunitária do coronavírus

(Foto: Ilustração)

O estado de Pernambuco registrou seu primeiro caso de transmissão comunitária do coronavírus. Isso acontece quando não é mais possível saber a origem da infecção por ter se alastrado aleatoriamente.

A secretaria de saúde do estado confirmou que o caso é referente a uma mulher de 63 anos, moradora do Recife, que testou positivo para o vírus. Ela disse que não viajou para lugar nenhum e não teve contato com quem ninguém que viajou.

LEIA MAIS

Com 15 suspeitas e 1 caso descartado de coronavírus, Petrolina vai fechar feiras livres e recomendar limite de público nos supermercados

Foto: Alexandre Justino

O prefeito Miguel Coelho fez um balanço, nesta quarta (18), dos números de casos de coronavírus em Petrolina. Em transmissão ao vivo nas redes sociais, o gestor informou o crescimento de ocorrências na cidade sertaneja. Os casos suspeitos da Covid-19 subiram de 9 para 15. Além disso, o primeiro resultado dos testes realizados na cidade deu negativo. Até o momento, portanto, nenhum desses casos teve resultado confirmado.

Miguel anunciou no pronunciamento novas medidas que serão decretadas para reforçar o trabalho de contenção do vírus em Petrolina. Após orientação do Governo do Estado, a cidade sertaneja vai vetar eventos, reuniões e aglomerações acima de 50 pessoas. Também seguindo determinação estadual, as feiras livres terão as atividades suspensas.

O prefeito ainda antecipou que outras medidas preventivas serão recomendadas para evitar concentração de público em ambientes privados. A Prefeitura vai orientar supermercados e atacados a limitar o acesso a 50 pessoas. Por fim, Miguel também informou no pronunciamento que já solicitou à Infraero a restrição de embarques e desembarques no Aeroporto Nilo Coelho. “Estamos fazendo tudo que é possível para evitar o crescimento de casos. Alerto mais uma vez para as pessoas evitarem aglomerações. Esse momento é para se cuidar e pensar no próximo. Portanto, fiquem em casa e ajudem a enfrentar juntos esse grande teste”, advertiu o prefeito.

Miguel respondeu comentários da população na transmissão ao vivo e questionamentos enviados por jornalistas e radialistas. O pronunciamento virtual foi um modelo adotado para preservar a segurança dos profissionais de imprensa de Petrolina. “Estamos sendo transparentes e verdadeiros desde o começo. Num momento desse, a população exige a verdade e, por isto, vamos continuar informando. Mas para preservar a segurança dos comunicadores e de todos da prefeitura não vamos mais fazer entrevistas coletivas. É outra medida preventiva e que ajuda a difundir a seriedade desse desafio”, explicou Miguel.