Prefeitura de Petrolina e Hospital Universitário montam UTI exclusiva para tratamento de casos de Covid-19

(Foto: Jonas Santos)

A prefeitura de Petrolina e o Hospital Universitário (HU) montaram uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para atendimento de casos relacionados ao coronavírus. O centro funcionará no Hospital Universitário, a partir desta semana, e será referência na região do São Francisco.

LEIA TAMBÉM

“Pedimos calma à população”, diz secretária de saúde, após notificação do primeiro caso suspeito de coronavírus em Petrolina

O prefeito Miguel Coelho visitou, nesta segunda-feira (16), o espaço onde foi montada a UTI. A decisão do prefeito de implantar uma UTI especializada tem a intenção de evitar longas viagens e maior exposição de pacientes que tenham a confirmação da Covid-19. Sem a criação da unidade médica, as pessoas em situação mais grave teriam de se deslocar até o Recife, sob risco, inclusive, de não encontrar vagas nas urgências.

LEIA MAIS

Câmara Municipal de Petrolina suspende atividades até 31 de março

(Foto: Arquivo)

Devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o presidente da Câmara Municipal de Petrolina, o vereador Osório Siqueira , no uso de suas atribuições, considerando vários aspectos, como a aglomeração de pessoas em sessões ordinárias e solenes, em gabinetes de parlamentares, entre outros, resolveu suspender as atividades da Casa Plínio Amorim até o dia 31 de março.

A portaria que prevê a suspensão das atividades na Câmara Municipal entrou em vigor hoje e se estende pelo prazo de 15 dias, podendo ser prorrogado por igual período em “conformidade com o estado do Covid-19.”

Confira os pontos da portaria:

Art. 1º. Ficam suspensas todas as sessões ordinárias, solenes e outras, até o dia 31 de março do ano em curso.

Art. 2º. Ficam suspensos o atendimento ao público neste período, passando a funcionar normalmente a administração e os gabinetes parlamentares apenas para expediente interno.

Art. 3º. Fica a critério de cada setor e de cada gabinete parlamentar o funcionamento, procurando evitar o aglomerado de pessoas.

Art. 4º. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação pelo prazo de 15 (quinze), podendo ser prorrogado por igual período de conformidade com o estado do Covid-19.

STJ suspende sessões de julgamento até 27 de março devido ao coronavírus

(Foto: Internet)

As sessões de julgamento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) estão suspensas a partir desta segunda-feira (16) até 27 de março, informou a Corte nesta segunda-feira. O motivo é o risco de disseminação do coronavírus.

Também está suspenso qualquer atendimento presencial no STJ. Os prazos processuais, porém, continuam vigentes, e os ministros seguem trabalhando em sessões de julgamento virtuais, informou a assessoria do tribunal.

Na semana passada, o STJ já havia restringido o acesso do público ao tribunal, cujos julgamentos ocorriam com a presença somente das partes, de seus advogados e do Ministério Público.

A maioria dos 33 ministros do STJ tem mais de 60 anos, integrando o grupo considerado de maior risco de complicações graves em caso de contaminação pelo Covid-19, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

LEIA MAIS

Prefeitura esclarece morte de criança de seis anos em Petrolina

(Foto: Ascom/PMP)

A morte de uma criança de seis anos, registrada na manhã desta segunda-feira (16), no Residencial Vivendas em Petrolina (PE), gerou especulações e notícias falsas que circularam nas redes sociais e em grupos de WhatsApp. Em nota, a prefeitura municipal esclareceu que a morte não foi provocada pelo novo coronavírus.

“A paciente foi atendida por profissionais da Unidade Móvel de Atendimento Médico, e esta já chegou em situação extremamente grave. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi acionado e encaminhou uma equipe ao local. Foram feitas manobras de ressuscitação, mas a paciente não respondeu, evoluindo a óbito. A causa da morte foi registrada como desidratação”, esclareceu a prefeitura.

LEIA MAIS

Mãe contesta fala de Marcos Bacelar e critica órgãos da Justiça de Petrolina

Mãe do garoto questiona juiz

Após a participação do juiz da Vara da Infância e Juventude, Marcos Bacelar, foi a vez de Tânia Coelho, mãe do garoto João Pedro Rodrigues Coelho. No programa Repercutindo com Daniel Campos, na Rádio Jornal Petrolina, a mãe contestou a fala do magistrado.

LEIA TAMBÉM

Marcos Bacelar comenta caso de criança com alergia a leite de vaca e nega ter tornado mãe ré na Justiça

“Ele tem alergia em grave altíssimo, tem exames que sinalizam que ele possa ter nascido com uma síndrome. O plano de saúde juntou médicos para desdiagnosticar a questão da alergia que era grave, ninguém do plano nunca quis diagnosticar o câncer. Todos, juízes, promotores e médicos, sabem que João Pedro tem um câncer. O doutor Marcos falou pra mim que o caso do meu filho só Deus resolveria“, disse Tânia.

LEIA MAIS

Lagoa Grande: Prefeitura anunciará plano de contingenciamento ao covid nesta terça-feira

Entidades se mobilizam para evitar casos e atender possíveis pacientes

Em meio a preocupação com os casos de coronavírus, a Prefeitura de Lagoa Grande (PE) convocou secretários e coordenadores para definir um plano de contingenciamento ao covid-19. A reunião acontecerá foi realizada no final de semana e as orientações serão apresentadas na próxima terça-feira (17).

A Prefeitura destaca que, até o momento, não há nenhum caso suspeito ou confirmado na cidade. Porém, assim como outras gestões, em Lagoa Grande o foco é prevenir e se preparar para possíveis problemas futuros. “Como medida de prevenção será baixado um decreto nas próximas horas, onde será publicado, uma série de medidas que visam reforçar o plano de contingenciamento municipal de saúde, que foi elaborado pela equipe da Secretaria de Saúde, que traz todos os trabalhos de fluxograma, de atendimento”, explica a Prefeitura.

No Sertão, o único caso suspeito em investigação foi anunciado no último sábado (14), de uma turista que chegou a Petrolina na véspera. Ela teve contato com um paciente infectado em Brasília (DF) e está em isolamento.

Coronavírus: instituições de ensino superior suspendem aulas em Petrolina

Univasf já havia suspendido aulas em Juazeiro (Foto: Arquivo)

As instituições que integram o Consórcio Pernambuco Universitas decidiram suspender as aulas a partir dessa segunda-feira (16). A medida anunciada no domingo (15) tem como objetivo prevenir possíveis novos casos de coronavírus no Estado.

LEIA TAMBÉM

Prefeitura de Petrolina anuncia medidas preventivas ao covid-19 e opta por não cancelar aulas da rede municipal

Seguindo recomendações da Prefeitura, Univasf suspende aulas no campus Juazeiro

Dessa forma Univasf, UPE, UFRPE, Ufape e Unicap, além do IF-Sertão e IFPE ficarão sem aula até o dia 31 de março. A Univasf ainda adotará medidas nos campi da Bahia e Piauí.

LEIA MAIS

Medidas preventivas contra epidemia do Coronavírus é tema de reunião em Dormentes-PE

Visando a saúde e o bem estar da população dormentense e levando em conta medidas tomadas pelo governador do Estado, Paulo Câmara e cidades do Vale do São Francisco, em relação à epidemia do coronavírus, a prefeita Josimara Cavalcanti convoca secretários para uma reunião nesta segunda-feira (16), com o objetivo de definir algumas ações de prevenção e se organizarem para eventuais casos que possam surgir no município.

Para Josimara, o momento é de manter a calma, buscar mais informações, e promover cuidados para a não proliferação do vírus “Ultimamente só o que vimos e ouvimos é sobre o Coronavírus. E por isso, precisamos nos unirmos pra debater mais sobre o assunto,   entender e  consequentemente tomarmos medidas cabíveis  para que não  surjam vítimas na região”, finalizou a prefeita.

PETROLINA

Em Petrolina o prefeito Miguel Coelho publicou decreto no último sábado (14), proibindo a realização de qualquer evento cultural, esportivo, político, administrativo, religioso com mais de 100 pessoas. Congressos, shows de artistas, torneios de futebol, inaugurações, eventos religiosos com grande público, que dependam de autorização da prefeitura, portanto, serão adiados. A gestão municipal ainda recomendará a empresas, faculdades e outras instituições a adotarem o mesmo padrão.

Outra medida estratégica do novo protocolo é a determinação de quarentena de sete dias para qualquer pessoa oriunda de países estrangeiros. Dessa forma, esse público terá de notificar a Secretaria de Saúde e permanecer em um local fixo pelo período estipulado, evitando contato externo até o fim da quarentena.

Na coletiva de imprensa, Miguel Coelho ressaltou que as medidas têm caráter preventivo, mas não podem ser encaradas com alarde pela população. O prefeito adiantou que uma ampla campanha de orientação ao público será desenvolvida com medidas educativas e preventivas sobre o Covid-19. “Nenhum caso de coronavírus foi confirmado em Petrolina. Portanto, não existe motivo para pânico. A alteração em nosso protocolo ocorreu em razão da elevação do patamar na transmissão no Brasil, tendo como prioridade então a prevenção. Tudo vem sendo feito em Petrolina com antecedência, de maneira preventiva e seguindo determinações dos especialistas do Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde”, explica o prefeito sertanejo.

Confira as medidas do novo protocolo de enfrentamento ao coronavírus para Petrolina:

LEIA MAIS

Paulo Câmara tem reunião com secretários, membros do Poder Judiciário e outros órgãos sobre o Novo Coronavírus

O governador de Pernambuco Paulo Câmara se reuniu, na manhã deste domingo (15), com membros do Poder Judiciário e de outros órgãos de Pernambuco para apresentar as medidas que o Governo do Estado vem tomando em decorrência do enfrentamento ao coronavírus. Durante a reunião, realizada no Palácio do Campo das Princesas, os representantes das instituições divulgaram as ações que estão sendo tomadas dentro das suas competências e destacaram a importância da iniciativa .
“Acabamos de realizar uma importante reunião com representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público, Defensoria Pública, dos Tribunais de Contas, Regional do Trabalho, Eleitoral, entre outros órgãos. O nosso objetivo foi o de repassar todas as informações sobre o covid-19 em nosso estado e alinhar medidas que vão nos ajudar a atravessar esse momento. O engajamento de todos é fundamental. Logo mais, reunirei toda minha equipe para avaliação do dia de hoje e adoção de novas medidas”, afirmou o governador Paulo Câmara.

“Pedimos calma à população”, diz secretária de saúde, após notificação do primeiro caso suspeito de coronavírus em Petrolina

(Foto: Ascom/PMP)

No último sábado (14), a prefeitura de Petrolina notificou o primeiro caso suspeito de coronavírus no município. Um mulher de 40 anos, que chegou de Brasília (DF) na última sexta-feira (13) sentiu sintomas compatíveis com a doença, procurou a Secretaria Municipal de Saúde e relatou ter tido contato com caso confirmado da doença. Segundo a mulher, os sintomas iniciaram ainda durante o voo para Petrolina – tosse e coriza. Como ela teve contato com um caso confirmado do Covid-19 na capital federal.

De acordo com a prefeitura, foi feita a coleta de material da mulher, que será encaminhada neste domingo (15) para o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), no Recife. O resultado deve sair em até 72 horas.

Diante do fato, a Secretaria de Saúde de Petrolina reforçou à população que mantenha a calma, e  que as medidas de higiene e prevenção continuam sendo as principais orientações para reduzir o risco geral de infecções respiratórias.

LEIA MAIS

Governo de Pernambuco proíbe eventos com mais de 500 pessoas

(Foto: Hélia Scheppa/SEI)

O governador Paulo Câmara determinou, por meio de decreto, no último sábado (14), a suspensão temporária de eventos com público acima de 500 pessoas em Pernambuco, como uma das ações para o enfrentamento emergencial contra o coronavírus. A medida é apenas uma, entre várias que foram anunciadas pelo chefe do Executivo estadual, após reunião realizada no Palácio do Campo das Princesas com o comitê de acompanhamento da Covid-19.

Na ocasião, Paulo também informou que foram confirmados outros cinco casos do novo coronavírus. Com a confirmação desses casos, o Estado possui agora sete pessoas infectadas pelo Covid-19. Outros 40 casos já foram descartados e 44 continuam em investigação, além de 12 prováveis (pessoas investigadas que tiveram contato próximo ou domiciliar com caso confirmado). Com isso, totalizam 103 notificações entre 25 de fevereiro e a manhã deste sábado (14.03).

LEIA MAIS

Primeiro caso suspeito de coronavírus é registrado em Petrolina

A Prefeitura notificou o primeiro caso suspeito do novo coronavírus (Covid-19) em Petrolina (PE). A informação foi divulgada neste sábado (14), e segundo a nota da Secretaria de Saúde, trata-se de uma mulher de 40 anos, que chegou de Brasília (DF) na última sexta-feira (13).

LEIA TAMBÉM

Senador Fernando Bezerra está em isolamento domiciliar após apresentar sintomas de covid-19

Prefeitura de Petrolina anuncia medidas preventivas ao covid-19 e opta por não cancelar aulas da rede municipal

De acordo com a paciente, os sintomas iniciaram ainda durante o voo para Petrolina – tosse e coriza. Como ela teve contato com um caso confirmado do Covid-19 na capital federal, foi feita a coleta, que será encaminhada neste domingo (15) para o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), no Recife. O resultado deve sair em até 72 horas.

LEIA MAIS

Paulo Câmara proíbe atracação de cruzeiros em Pernambuco

Medida terá validade enquanto durar pandemia (Foto: Heudes Regis/SEI)

O coronavírus tem levado vários estados a adotarem medidas preventivas em todo Brasil. No início desse final de semana em Pernambuco, o governador Paulo Câmara (PSB) proibiu a atracação de cruzeiros e embarcações de grande porte, com passageiros.

A medida é válida até durar o estado de emergência, por conta da pandemia global do covid-19. Pernambuco tem dois casos confirmados e vários outros sendo investigados. Outra ação preventiva resultou na instalação do Comitê Estadual de Combate ao coronavírus, sob a coordenação da Secretaria Estadual de Saúde.

O Nordeste ainda tem poucos casos confirmados da doença, somando Bahia, Alagoas e Pernambuco. A preocupação é com turistas vindos da Europa, atual centro do covid-19 segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Sertão, ainda não houve nenhuma confirmação da gripe.

“Corona Fest”: ala radical mantém ato de domingo em favor de Bolsonaro

Mesmo com as orientações para evitar aglomerações, uma das medidas de prevenção ao coronavírus, os apoiadores e simpatizantes do presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) mantiveram os protestos do dia 15 de março.

Nas redes sociais, há inclusive convites para o 1º Corona Fest, como a mobilização deste domingo está sendo chamada. Um dos incentivadores da manutenção do ato é Olavo de Carvalho, considerado o guru do bolsonarismo. Ele inclusive compartilhou convites para o ato.

O Brasil tinha quase 100 casos confirmados até o início do final de semana, inclusive de membros da equipe de Bolsonaro. O grupo esteve nos Estados Unidos e testou positivo para o covid-19. O próprio presidente da República foi submetido a exames, dando negativo.

Senador Fernando Bezerra está em isolamento domiciliar após apresentar sintomas de covid-19

Miguel comentou sobre saúde do pai (Foto: Blog Waldiney Passos)

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) foi submetido a exames para investigar o coronavírus. Ele teve contato com membros do Governo Federal e segundo o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), apresenta sintomas de uma possível contaminação.

LEIA TAMBÉM

Prefeitura de Petrolina anuncia medidas preventivas ao covid-19 e opta por não cancelar aulas da rede municipal

“A previsão é que o resultado saia até amanhã, os sintomas dele infelizmente são febre e gripe. Em tese ele está enquadrado, ele está em isolamento domiciliar desde que chegou de Brasília e está esperando o resultado do diagnóstico”, disse o gestor na coletiva de imprensa realizada em seu gabinete nesse sábado (14).

FBC teve contato direto com integrantes do alto escalação, inclusive os que visitaram os Estados Unidos. O senador está na capital Recife.