Bahia confirma mais 1.575 novos casos de covid-19

A Bahia confirmou mais 1.575 casos positivos de covid-19 nas últimas 24 horas. Os dados estão no boletim desse domingo (12), divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesab), ao final da tarde. Isso representa um crescimento de 1,5% em relação aos dados de sábado (11).

Também foram contabilizados mais 47 óbitos (alta de 1,9%) e 594 curados (+0,8%). De acordo com a Sesab, dos 105.763 pacientes infectados desde o início da pandemia, 73.730 já estão clinicamente recuperados, enquanto 2.483 morreram.

Ao todo 398 cidades da Bahia já registraram pacientes infectados. Salvador segue com a liderança do ranking estadual, seguida por Gandu, Itajuípe, Ipiaú, Lauro de Freitas e Itabuna. Entre os óbitos confirmados hoje, há pacientes de Jaguarari e um de Lagoa Grande (PE), internado em Juazeiro.

Juazeiro confirma mais seis casos positivos de covid-19

(Foto: ASCOM/PMJ)

A Secretaria de Saúde (SESAU) de Juazeiro (BA) confirmou, nesse domingo (12), mais seis casos positivos de covid-19. Com isso, a cidade soma 1.342 pacientes infectados desde o início da pandemia. O número de óbitos permanece em 37 e as curas somam 432.

Casos de hoje

Os pacientes são três homens e três mulheres. Um deles é profissional de saúde. Os positivados nesse domingo têm entre 24 e 83 anos. Metade foi testada no LACEN e a outra metade, via teste rápido da SESAU. Quatro deles estão sem gravidade e ficaram em isolamento domiciliar.

Dois estão internados em unidades não informadas. A Prefeitura também não forneceu detalhes sobre o estado de saúde de ambos. Veja a seguir a ocupação dos leitos disponíveis na cidade:

LEIA MAIS

Anvisa alerta para efeitos colaterais da ivermectina e não recomenda remédio contra covid-19

(Foto: Divulgação/ Prefeitura de Itajaí)

A ivermectina ganhou destaque nas últimas semanas por supostamente ter efeito no tratamento da covid-19. Contudo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alertou que o remédio usado no combate a vermes e parasitas não é efetivo contra o novo coronavírus.

Efeitos colaterais preocupam

A preocupação da Anvisa está nos efeitos colaterais da ivermectina, especialmente nos casos de automedicação (sem consultar um profissional).

No caso da Ivermectina, os principais problemas (eventos adversos) são: diarreia e náusea, astenia [perda da força física], dor abdominal, anorexia, constipação e vômitos; em relação ao sistema nervoso central, podem ocorrer tontura, sonolência, vertigem e tremor. As reações epidérmicas incluem prurido, erupções e urticária”, afirma a nota da Agência na quinta-feira (9).

Nota refeita

Após uma live do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), a Anvisa atualizou a nota na sexta-feira (10). Procurada pela reportagem do Metrópoles, a Agência não explicou o porquê da revisão. Veja a seguir a revisão:

LEIA MAIS

MPPE recomenda cumprimento do decreto municipal em Petrolina

(Foto: Ascom/CDL)

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) emitiu uma recomendação a entidades de Petrolina para que façam cumprir o decreto municipal anunciado pelo prefeito Miguel Coelho (MDB) na última sexta-feira (10). A partir desta segunda-feira (13), somente poderá funcionar o comércio essencial.

LEIA TAMBÉM

Miguel Coelho decide fechar comércio de Petrolina novamente

No texto, fica determinado a necessidade de adotar “providências necessárias para fazer cumprir as normas sanitárias municipais, notadamente as medidas de isolamento social já impostas no âmbito do Decreto Municipal”. O MPPE ressalta que nesse momento, a determinação municipal deve prevalecer em relação a estadual por ser “mais restritivas”.

A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindilojas são mencionados, para que ambos cumpram o decreto no segmento da economia classificado como essencial. As Polícias Civil e Militar devem fazer valer o isolamento mais rígido e fiscalizar a quarentena.

Ouricuri registra mais três óbitos por covid-19

Cidade agora soma seis óbitos (Foto: Ascom PMO)

Ouricuri, no Sertão de Pernambuco, teve um salto no número de mortes provocadas pelo novo coronavírus. Apenas no sábado (11) foram registradas mais três vítimas fatais, elevando para seis o total de óbitos pela doença. A Prefeitura não forneceu mais informações sobre os pacientes.

A Secretaria de Saúde também confirmou mais cinco novos casos de covid-19, mas sem informar faixa etária e sexo dos pacientes. Agora são 113 pacientes infectados desde o início da pandemia, dos quais 66 estão curados.

Há ainda 20 pessoas em investigação, aguardando resultado da coleta laboratorial. O índice de isolamento social em Ouricuri é de apenas 41%, quando o mínimo recomendado é de 70%.

Brasil confirma mais 39 mil casos de covid-19 e 1.071 óbitos

O boletim de sábado (11), divulgado pelo Ministério da Saúde do Brasil, confirmou mais 39 mil casos positivos de covid-19 e 1.071 novos óbitos provocados pela doença. Com os números de ontem já são 1.839.850 de pacientes infectados desde o início da pandemia, no mês de março.

Em relação aos óbitos, o número total é de 71.469. Quanto aos recuperados, já são 1.100.873. Veja a seguir o número de casos por cada região, com base nos dados coletados até 19h:

Bahia: Governador prorroga suspensão de aulas, eventos e transporte intermunicipal até 31 de julho

Governador Rui Costa. (Foto: Secom/BA)

O Governo do Estado publicou, no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (11), decreto que mantém suspensas em todo território baiano, até o dia 31 de julho, as aulas nas redes pública e privada e as atividades que envolvem aglomeração de pessoas, eventos religiosos, shows, feiras, apresentações circenses, eventos científicos, passeatas, aulas em academias de dança e ginástica, além da abertura e do funcionamento de zoológicos, museus, teatros, dentre outros.

Outro decreto publicado no DOE também determina medidas mais duras em 62 municípios. Todas essas restrições estão estabelecidas no decreto n° 19.586, que teria validade até este domingo (12). A prorrogação do decreto também inclui a suspensão do transporte intermunicipal em 385 cidades baianas, conforme anexo publicado no DOE. Central, Iramaia, Lafaiete Coutinho, Macaúbas, Marcionílio Souza, Mirante e Saúde passaram a fazer parte desta lista neste sábado.

Nesta sexta-feira (10), o governador Rui Costa também afirmou que os jogos de futebol, sem público, não poderão ser realizados na Arena Fonte Nova. No estádio foram instalados leitos de enfermaria e de Unidade de Terapia Intensiva para tratar pacientes contaminados pelo novo coronavírus. “Entendemos que a Arena Fonte Nova não deve ser utilizada até porque, para a plena alegria e comemoração do futebol e jogadores é melhor que os jogos sejam realizados no estádio de Pituaçu”, destaca.

Covid-19: prefeitura divulga boletim com mais 70 detentos positivados em Petrolina

 

Mais 70 detentos da Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes (PDEG) testaram positivo para a covid-19. Com os 98 casos confirmados anteriormente, o total de presos positivados chegou a 168. Os dados estão no boletim desta sexta-feira (10), que ainda mostra outros 39 casos confirmados por testagens da prefeitura e 8 por exames laboratoriais. Com isso, o total de positivados nesta sexta-feira é de 117.

Os positivados por testes rápidos são 90 pessoas do sexo masculino com idades entre 01 e 85 anos, e 19 do sexo feminino, entre 01 e 66 anos. Dos exames laboratoriais são 6 pacientes do sexo feminino, entre 21 a 56 anos, e 2 do sexo masculino de 24 e 37 anos.

Com esses novos positivados, Petrolina chegou ao total de 1.499 casos do novo coronavírus. São 1.162 foram confirmados por testes rápidos da prefeitura e 337 diagnosticados através de exames laboratoriais. As curas clínicas aumentaram para 594 e, deste total, 48 são detentos da PDEG.

A cidade registrou mais dois óbitos: uma mulher de 63 anos e homem, de 45. Eles tinham histórico de comorbidades e estavam internados no Hospital Universitário (HU). Com isso, o número de mortes totaliza 35.

Brasil passa de 70 mil mortes e já possui mais de 1,8 milhão de casos da Covid-19

(Foto: Cadu Rolim/FotoArena/Estadão Conteúdo)

O Brasil passou a marca das 70 mil mortes em razão da Covid-19. O país agora tem 70.398 óbitos, sendo computados nas últimas 24 horas 1.214 novas mortes. Já o número de casos chegou a 1.800.827, segundo boletim do Ministério da Saúde divulgado nesta sexta-feira (10).

O número de casos nas últimas 24 horas somaram mais 45.048 no quadro da doença, com um aumento de 2,5% desde o último balanço.

Conforme o balanço, 651.666 pessoas estão em acompanhamento e 1.078.763 se recuperaram. Há ainda 4.000 mortes em investigação.

Bahia passa dos 100 mil infectados e 2,3 mil mortos pelo coronavírus

(Foto: ASCOM/SESAB)

A Bahia alcançou e ultrapassou a marca dos 100 mil infectados pelo novo coronavírus nesta sexta-feira (10). O estado soma 101.186 casos confirmados desde o início da pandemia e 2.383 mortes. Nas últimas 24 horas o estado registrou 2.867 novos casos de Covid-19 e 55 óbitos, de acordo com a Secretaria da Saúde.

Até o dia anterior, quinta-feira (9), A Bahia tinha 98.319 casos confirmados e 2.328 tiveram óbito confirmado.

Em relação aos recuperados da doença, a Sesab informa que são 71.926 no estado. Enquanto 26.877 encontram-se ativos.

As confirmações ocorreram em 397 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (42,31%). No interior os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Gandu (2.484,34), Itajuípe (2.318,09), Ipiaú (1.879,10), Lauro de Freitas (1.664,48) e Itabuna (1.588,95).

Covid-19: veja a taxa de ocupação dos leitos destinados a pacientes de Juazeiro nesta sexta-feira (10)

A partir dos dados deste boletim é possível dizer que 63% dos pacientes que adquiriram a doença estão sem gravidade e em isolamento domiciliar, quase 32% das pessoas que tiveram a Covid-19 já estão clinicamente curadas, totalizando assim 95% entre pacientes em isolamento sem gravidade e recuperações. Os outros 5% são aproximadamente 2,25% internados e 2,75% que foram a óbito por complicações ocasionadas pela doença.

Descritivo de pacientes de Juazeiro internados na UPA e em hospitais da rede PEBA:

UPA – Juazeiro: 8 leitos com respiradores. Tem 2 pacientes internados, com 25% de taxa de ocupação. 12 leitos intermediários e 6 pacientes internados,  com 50% de taxa de ocupação.

Hospital Regional de Juazeiro: 5 pacientes de Juazeiro na UTI e 2 pacientes de Juazeiro em leitos intermediários.

Hospital São Pedro – Remanso: 4 pacientes de Juazeiro na UTI e nenhum paciente de Juazeiro em leito intermediário.

Hospital Ernesto Simões – Salvador: 1 paciente de Juazeiro na UTI.

Hospital Neurocardio – Petrolina: 1 paciente de Juazeiro internado em leito de UTI SUS e  2  em leitos de UTI privados.

Hospital Memorial – Petrolina: 2 pacientes de Juazeiro internados em leitos de UTI SUS.

Hospital PROMATRE – Juazeiro: 3 pacientes de Juazeiro internados em leitos de UTI –SUS.

Juazeiro registra mais 88 novos casos do Coronavírus e mais um óbito nas últimas 24 horas

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Nesta sexta-feira (10), a Secretaria da Saúde informa que nas últimas 24h em Juazeiro 88 pessoas tiveram resultado positivo para a COVID 19, sendo 42 do sexo masculino, 46 do sexo feminino e 06 dos confirmados são profissionais de saúde. Com este dado, sobe para 1.308 o número de pessoas que contraíram a doença na cidade.

Os pacientes confirmados neste boletim têm idades entre 2 e 77 anos, tiveram resultado por meio do teste rápido e estão sem gravidade, em isolamento, domiciliar acompanhados pelas equipes de saúde do município. A SESAU ainda confirma a recuperação de mais 36 pessoas e, com isso, o município registra agora 417 pessoas clinicamente curadas.

Sobre o óbito registrado neste boletim, a SESAU informa que o paciente era do sexo masculino, tinha 78 anos e como comorbidade possuía doença neurológica. O óbito aconteceu nesta sexta-feira (10) no Hospital Promatre. Com este registro, agora são 36 óbitos pela doença na cidade.

Juazeiro tem contabilizado até esta sexta-feira, 9.105 exames realizados, sendo que 7.797 tiveram resultado negativo para a COVID-19, considerados assim descartados. Sobre os 1.308 casos confirmados, 726 são do sexo feminino, 582 do sexo masculino e, destes, 115 são profissionais de saúde. Juazeiro tem nesta data 827 pessoas em isolamento domiciliar, 28 internados, sendo 20 em leitos de UTI e oito em leitos intermediários.

Com mais 56 casos positivos, Serra Talhada se aproxima de 900 infectados pela covid-19

O boletim divulgado pela Prefeitura de Serra Talhada (PE) na quinta-feira (9) confirmou mais 56 casos positivos da covid-19. Dessa forma, o município soma 892 pacientes infectados.

A Secretaria de Saúde não forneceu detalhes sobre a faixa etária e sexo dos pacientes notificados ontem. Serra Talhada ainda soma 56 pacientes em investigação, aguardando resultado de exames.

Desde o início da pandemia já foram registrados 14 mortes provocadas pelo novo coronavírus. A boa notícia é que dos quase 900 registros positivos, 586 já estão recuperados.

Nessa semana o Governo de Pernambuco encaminhou um comboio com 12 caminhões, levando equipamentos para o Hospital Eduardo Campos, onde em anexo funcionará o Hospital de Campanha de Serra Talhada. A unidade deve inciar sua operação em até 10 dias.

Covid-19: taxa de ocupação cresce em Petrolina e Miguel pode anunciar medidas mais rígidas

Em um vídeo publicado em suas redes sociais nesta quinta-feira (09), o prefeito de Petrolina Miguel Coelho afirmou que vai se reunir com o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 para discutir novas medidas de combate à pandemia.

De acordo com o gestor, nas últimas semanas, a taxa de ocupação na rede hospitalar e o número de casos confirmados têm crescido mais do que estava sendo registrado. “A nossa prioridade é a vida”, disse.

Após a reunião, Miguel deve decidir se será necessário tomar alguma medida mais rígida e restritiva para que possa ser priorizada a saúde dos munícipes. “Queremos garantir que sempre tenha vaga [nas UTI’s] para que aqueles que vão precisar possam ter um tratamento de saúde digno”, afirmou.

LEIA MAIS

Prefeitura faz testagem rápida para Covid-19 em mais de 150 profissionais da imprensa de Petrolina

(Foto: Alexandre Justino/PMP)

Mais de 150 profissionais que compõem a imprensa local realizaram o teste rápido para a Covid-19 nesta quinta-feira (9), no Centro de Convenções da cidade. Este é mais um dos protocolos da Prefeitura de Petrolina que fazem parte da rotina de cuidado e combate ao novo coronavírus. A ação foi realizada pela Secretaria de Saúde e Coordenadoria de Imprensa do município.

Tal demanda é reforçada pela gestão para com os profissionais que estão se expondo de alguma maneira no enfrentamento ao vírus, e nesta etapa a categoria da imprensa foi contemplada por se expor à contaminação diariamente ao garantir que sejam divulgadas notícias verdadeiras e de conscientização da população no combate à pandemia do novo coronavírus.

As testagens foram feitas por equipes da Secretaria de Saúde que realizam, desta maneira, um levantamento epidemiológico, identificando quantos testarão positivo para a Covid-19 mesmo não apresentando sintomas. Os resultados são entregues em até 15 minutos após a coleta. Sete pessoas foram positivadas, destas, apenas duas são de Petrolina e as outras cinco foram notificadas em Juazeiro (BA) e serão acompanhadas pela prefeitura baiana.

Os profissionais que testaram positivo para a doença foram orientados a seguir todas as medidas preventivas como afastamento do ambiente de trabalho, isolamento e observação dos sintomas pela Atenção Básica.