Secretaria de saúde de Canudos registra mais 2 casos positivos para a covid-19

(Foto: Internet)

A Secretaria Municipal de Saúde de Canudos informa à população que registrou, nessa terça-feira (7), mais dois novos casos confirmados de infecção por coronavírus.

Um dos casos trata-se de uma mulher de 29 anos, que teve contato com a paciente que veio a óbito no último dia 30 e teve o diagnóstico de covid-19 confirmado através de exame realizado pelo Lacen. A Secretaria de Saúde de Canudos respeitou a janela imunológica de 8 dias e realizou teste rápido na paciente de 29 anos que confirmou a infecção por coronavírus.

LEIA MAIS

Brasil recebe carregamento recorde de 11,8 milhões de máscaras

(Foto: Reprodução / Ministério da Infraestrutur)

Uma aeronave chegou nesta terça-feira (7) a São Paulo transportando mais 11,8 milhões de máscaras cirúrgicas de procedência chinesa. O voo trouxe a maior quantidade de insumos para combate à pandemia transportado de uma única vez no Brasil, segundo o Ministério da Infraestrutura.

A carga faz parte da encomenda de equipamentos de proteção individual (EPIs) feita pelo Ministério da Saúde, com a coordenação operacional viabilizada pelo Ministério da Infraestrutura. Segundo os registros dos ministérios, essa é a 35ª remessa de mais de 40 previstas.

LEIA MAIS

Petrolina registrou 76 novos casos de infecção pelo coronavírus nesta terça-feira (7)

Só nesta terça-feira (7), 485 testes foram realizados, com a confirmação de 52 novos casos. Dos testes, são 20 pessoas do sexo masculino com idades entre 20 e 64 anos e 32 do sexo feminino, entre 09 e 71 anos. A prefeitura ainda recebeu 24 resultados positivos de exames laboratoriais: são 14 pacientes do sexo masculino, entre 01 mês de vida e 80 anos, e 10 do sexo feminino entre 32 e 90 anos.

Com esses 76 novos positivados, Petrolina chegou ao total de 1.240 casos da Covid-19 – destes, 98 são detentos da Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes. São 946 confirmações por testes rápidos da prefeitura e 294 casos diagnosticados através de exames laboratoriais. Petrolina contabiliza mais um óbito, totalizando 30. O paciente tinha 64 anos e faleceu no Hospital Universitário (HU).

A prefeitura aguarda o resultado da análise do material biológico que foi coletado de uma mulher de 48 anos que faleceu no bairro Fernando Idalino, nesta terça-feira. A paciente havia feito um teste rápido no dia 29 de junho, após apresentar suspeitas da Covid-19, com resultado negativo.

Na notificação, antes da realização do teste, a paciente disse que era hipertensa. Segundo a família, ela teria sofrido um desmaio e veio a falecer. A médica da Unidade Básica de Saúde (UBS) foi à residência da paciente e atestou o óbito. Como a paciente havia apresentado síndrome gripal, o material biológico foi coletado e encaminhado ao Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE). A prefeitura aguarda o resultado.

EUA iniciam retirada formal da OMS, diz Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (7), ao Congresso do país e às Organizações das Nações Unidas (ONU), o início do processo de retirada formal norte-americana da Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo o G1, portal de notícias das Organizações Globo, esta saída terá efeito a partir de 6 de julho de 2021.

De acordo com o Departamento de Estado americano, “o aviso de retirada dos Estados Unidos, em 6 de julho de 2021, foi submetido ao Secretário-Geral da ONU, que é o depositário da OMS”.

No dia 29 de maio, Trump já havia indicado a que os EUA iriam encerrar as relações com a OMS, e que iria realocar os investimentos na instituição para outros órgãos.

À época, ele acusou a China de estar à frente das decisões da OMS mesmo, apesar de o país asiático financiar menos que os EUA a organização.

Vigilância Sanitária de Petrolina aperta cerco contra estabelecimentos durante pandemia

População pode ajudar no trabalho da equipe (Foto: Ascom PMP)

Enquanto algumas pessoas ainda teimam em descumprir o isolamento social, equipes da Agência Municipal de Vigilância Sanitária de Petrolina, da Guarda Municipal, Departamento de Postura e Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla) seguem com as fiscalizações na cidade.

A retomada das atividades econômicas está permitida, mas deve-se seguir as orientações sanitárias do Governo do Estado. Diariamente as equipes estão nas ruas, atuando nas feiras livres, fiscalizando bares e demais estabelecimentos que não seguem as normas.

“Com o apoio das forças de segurança, as visitas são feitas em supermercados, bancos, lotéricas e em outros estabelecimentos comerciais, a fim de comunicar e orientar proprietários e funcionários sobre as determinações que especificam quais obrigações esses estabelecimentos devem cumprir para que possam mantê-los abertos ao público“, explica a Prefeitura.

A população pode contribuir com os trabalhos, denunciando os infratores para a Ouvidoria do Município no número 156. A Polícia Militar de Pernambuco também é parceira no enfrentamento e pode ser acionada no 190.

Após testar positivo para covid-19, Bolsonaro cancela agenda na Bahia

A visita de Jair Bolsonaro (sem partido) a Bahia foi adiada após o presidente da República testar positivo para covid-19. Na agenda estava uma passagem por Campo Alegre de Lourdes, onde inauguraria uma adutora, nesta sexta-feira (10). Enquanto se recupera Bolsonaro despachará as demandas diárias de forma virtual.

LEIA TAMBÉM

URGENTE: Bolsonaro testa positivo para covid-19

Jair Bolsonaro cumprirá agenda em Petrolina e na Bahia em julho

“Vou ficar despachando por videoconferência, cancelei minha ida na sexta-feira para a Bahia, juntamente com o Rogério Marinho, onde nós inauguraríamos algumas obras“, afirmou em coletiva de imprensa nessa terça-feira (7).

A visita a Bahia foi anunciada na live da quinta-feira passada, pelo próprio Marinho, ministro do Desenvolvimento Regional. Bolsonaro testou positivo para covid-19 após sentir sintomas gripais na segunda-feira (6). A Prefeitura de Campo Alegre de Lourdes manteve a data da inauguração, mesmo sem a presença do presidente.

URGENTE: Bolsonaro testa positivo para covid-19

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) confirmou há pouco que testou positivo para covid-19. Ele concede entrevista coletiva no Palácio da Alvorada, em Brasília (DF). Ele havia apresentado sintomas gripais na segunda-feira (6) e por precaução foi aconselhado a cancelar sua agenda de compromissos.

O resultado do exame saiu há uma hora. “Ele acabou de dar positivo. Como que isso tudo aconteceu? Começou domingo, com uma certa indisposição e se agravou ao longo do dia da de segunda-feira. Cansaço, febre e dor muscular. Resolvei então, com esses sintomas, o médico da presidência apontando para contaminação da covid-19 fomos fazer uma tomografia“, disse.

Medicação

Aos jornalistas ele afirmou ter tomado duas doses de hidroxicloroquina: a primeira na segunda-feira e outra hoje (7), conforme indicado pelo seu médico. Apesar da contaminação, Bolsonaro voltou a afirmar que a pandemia está sendo “superdimensionada” e que fatalidades aconteceriam. “No meu entender houve um superdimensionamento [da pandemia], sabemos da fatalidade do vírus para aqueles que têm uma certa idade“, afirmou.

Pernambuco registra mais 509 casos de covid-19 e 71 mortes

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou, nessa terça-feira (7), mais 509 casos de covid-19 e 71 mortes. Com os números de hoje, o estado soma 66.151 pacientes infectados pelo novo coronavírus e 5.234 óbitos.

Dados de hoje

Dos novos casos, 381 (75%) são casos leves e 128 (25%) foram classificados como graves. Já as mortes, 44 (62%) foram registradas entre 25 de abril e 3 de julho. Outras 27 (38%) são dos três últimos dias. As curas somente serão informadas ao final do dia, no boletim completo da SES.

Trindade registra mais oito curas da covid-19 e soma 135 recuperados

(Foto: Google Street/Reprodução)

Trindade (PE) confirmou mais oito curas clínicas de covid-19 no boletim de segunda-feira (6). Agora são 135 recuperadas do novo coronavírus, desde o início da pandemia.

LEIA TAMBÉM

Comércio de Trindade funcionará das 7h às 14h por conta da pandemia, anuncia prefeito

O número é positivo, já que o município somava 169 pacientes infectados (oito a mais do que no domingo, 5 de julho). Os dados de ontem também informam 19 pessoas em investigação, aguardando resultado dos exames laboratoriais. Nove pacientes já morreram por conta da covid-19.

Prefeitura abre semana realizando quase 500 testes rápidos da covid-19 em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina iniciou mais uma semana dando sequência ao trabalho de intensificação de testes rápidos para detectar a covid-19. Dos 487 testes realizados nesta segunda-feira (06), 53 deram positivos para o novo coronavírus.

São 35 pessoas do sexo feminino com idades entre 08 meses de vida e 98 anos, e 18 do sexo masculino, entre 11 meses de vida e 54 anos. Exames analisados laboratorialmente confirmaram mais 24 casos: 17 do sexo feminino com idades entre 27 e 94 anos, e 7 do sexo masculino, entre 26 e 39 anos.

LEIA MAIS

Casa Nova: Apesar do avanço do coronavírus, políticas de prevenção contém óbitos e internações

Apesar de mais sete pessoas testarem positivo para a Covid-19 nessa segunda-feira (6) em Casa Nova (BA), o número de óbitos se manteve em quatro. Dentre todos os infectados, só um permanece internado sob cuidados médicos.

O índice de recuperação está entre os mais altos na região e o percentual de mortes um dos mais baixos. Nestes dois dias foram 18 recuperações, clinicamente curados.

“Desde o primeiro momento priorizamos a vida. Vamos retomar as atividades com calma, dentro das expectativas. Quando mais nos cuidarmos hoje, mais rápido retomaremos as atividades”, destaca o Prefeito Wilker Torres.

LEIA MAIS

Bolsonaro faz exame de covid-19; resultado sai nesta terça

A Secretaria Especial de Comunicação Social divulgou em nota que o presidente Jair Bolsonaro realizou na noite dessa segunda-feira (6) um teste de covid-19 em um hospital de Brasília. Segundo a nota, o resultado do exame sairá hoje(7).

“O presidente apresenta, nesse momento, bom estado de saúde e está em sua residência”, diz a nota. Em março, Bolsonaro informou ter feito dois exames para detecção da covid-19 e ambos deram negativo.

Gonzaga Patriota critica Programa que substituiu o “Mais Médicos”

Deputado Gonzaga Patriota. (Foto: Arquivo)

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) destacou algumas ressalvas ao programa Médicos pelo Brasil, que substituiu o Programa Mais Médicos, criado pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Segundo o parlamentar, o novo programa não leva em consideração os “bolsões de pobreza” do país, que precisam ser considerados para “evitar perdas”.

“Segundo o Governo Federal, o Programa Médicos pelo Brasil atenderia plenamente a população brasileira. Mas essa não é a realidade. Com o fim do programa Mais Médicos, muitas regiões carentes deixaram de receber atendimento e isso, com certeza, colaborou para fragilidade do nosso sistema de saúde”, avalia Patriota.

LEIA MAIS

Sobradinho ultrapassa a marca de 200 casos positivos do novo coronavírus

(Foto: Edmilson Santos)

Com sete novos casos confirmados nesta segunda-feira (6), o município de Sobradinho atingiu a soma de 201 casos positivos do Coronavírus. Desse total 152 já são considerados curados clinicamente. Os pacientes positivados hoje são, três homens de 44, 46 e 48 anos, dois idosos de 63 e 64 anos e duas mulheres de 48 e 52 anos, sendo que um exame foi realizado pelo Lacen, coletado em Juazeiro, e os demais diagnosticados através de teste rápido.

Até momento o município registra um número bem maior de curados clinicamente do que pacientes na fase ativa da doença. Sobradinho também registra dez óbitos causados pela Covid-19.

A Secretaria de Saúde informa que a testagem está sendo realizada atendendo rigorosamente as recomendações médicas. Até o momento, Sobradinho atinge a marca de 1.162 testes já realizados, entre os testes rápido e os que são feitos pelo Laboratório Central (Lacen).

Qualquer dúvida ou denúncias referentes a Covid 19, a população pode ligar para: Vigilância Sanitária: (74) 98814-0095 ou Vigilância Epidemiológica: (74) 9 8818-3736.

Petrolina começa a semana com 77 novos casos de infecção pelo coronavírus

A Prefeitura de Petrolina iniciou mais uma semana dando sequência ao trabalho de intensificação de testes rápidos para detectar a covid-19. Dos 487 testes realizados nesta segunda-feira (06), 53 deram positivos para o novo coronavírus. São 35 pessoas do sexo feminino com idades entre 08 meses de vida e 98 anos, e 18 do sexo masculino, entre 11 meses de vida e 54 anos.

Exames analisados laboratorialmente confirmaram mais 24 casos: 17 do sexo feminino com idades entre 27 e 94 anos, e 7 do sexo masculino, entre 26 e 39 anos.

Com esses 77 novos positivados, Petrolina chegou ao total de 1.164 casos do novo coronavírus – destes, 98 são detentos da Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes. A boa notícia é que as curas clínicas aumentaram de 497 para 526.

Petrolina contabiliza mais um óbito, totalizando 29. O paciente tinha 84 anos, faleceu no dia 20 de junho, no Hospital Universitário (HU). A Declaração de Óbito (DO) saiu como residente no município de Dormentes-PE, mas após investigação, constatou-se que o idoso residia em Petrolina.