Covid-19: possível vacina é autorizada para novo teste no Brasil

(Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

A fase três de testes clínicos para a vacina contra o novo coronavírus Coronavac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em pareria com o Instituto Butantan, foi aprovada pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). A informação foi anunciada nesta quinta-feira (9) pelo governador de São Paulo (PSDB-SP) João Doria no Twitter.

A previsão é que a Coronavac comece a ser testada em brasileiros nas próximas semanas. Em entrevista coletiva, o governador revelou que o processo de testagem pode iniciar no dia 20 de julho em São Paulo, Brasília, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. A fase vai custar R$ 38 milhões o governo paulista.

A possível vacina vai ser testada em 9 mil voluntários brasileiros em um estudo liderado pelo Instituto Butantan. Os participantes serão apenas profissionais de saúde. As inscrições para o voluntariado poderão ser feitas a partir do dia 13 de julho, por meio de um aplicativo, ainda não lançado.

Covid-19: veja a taxa de ocupação dos leitos destinados a pacientes de Juazeiro nesta quinta-feira (09)

Descritivo de pacientes de Juazeiro internados na UPA e em hospitais da rede PEBA:

UPA – Juazeiro: 8 leitos com respiradores. Não há nenhum paciente internado, com 0% de taxa de ocupação. 12 leitos intermediários, e nenhum paciente internado,  com 0% de taxa de ocupação.

Hospital Regional de Juazeiro: 5 pacientes de Juazeiro na UTI e 6 pacientes de Juazeiro em leitos intermediários.

Hospital São Pedro – Remanso: 5 pacientes de Juazeiro na UTI e nenhum paciente de Juazeiro em leito intermediário.

Hospital Ernesto Simões – Salvador: 1 paciente de Juazeiro na UTI..

Hospital Neurocardio – Petrolina: 1 paciente de Juazeiro internado em leito de UTI SUS e  2  em leitos de UTI privados.

Hospital Memorial – Petrolina: 2 pacientes de Juazeiro internados em leitos de UTI SUS.

Hospital PROMATRE – Juazeiro: 3 pacientes de Juazeiro internados em leitos de UTI –SUS.

Pernambuco confirma mais 1.163 casos e 86 mortes por covid-19

(Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou, nessa quinta-feira (9), mais 1.163 novos casos e 86 mortes por covid-19. Com os números de hoje o estado soma 68.767 contaminados e 5.409 óbitos.

Dos novos casos, 1.050 (90,3%) foram classificados como leves e 113 (9,7%) são graves. Quanto aos óbitos, 61 (71%) aconteceram entre 21 de abril e 5 de julho. Outros 25 (29%) são dos três últimos dias. Os números de curados serão informados ao final do dia.

Ex-ministro da Educação, Mendonça Filho testa positivo para covid-19

(Foto: ASCOM)

O ex-ministro da Educação e candidato a senador por Pernambuco, Mendonça Filho testou positivo para covid-19 nessa quinta-feira (9). A confirmação foi feita por ele, em suas redes sociais. Atual pré-candidato à Prefeitura do Recife, Mendonça tem sintomas leves da doença.

“Recebi há pouco o resultado do exame PCR. Testei positivo para covid-19. Estou em casa com sintomas leves da doença, sendo tratado com acompanhamento médico e adotando os procedimentos de isolamento necessários”, escreveu Mendonça nesta quarta-feira (8).

Ele está em isolamento domiciliar e permanecerá em observação. Mendonça Filho tem 53 anos e foi ministro da Educação (MEC) no governo do ex-presidente Michel Temer (MDB).

Salgueiro supera marca de 100 pessoas curadas, mas volta a registrar novos casos positivos de covid-19

(Foto: Arquivo)

Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, superou a marca de 100 pacientes curados da covid-19. Mais cinco pessoas conseguiram vencer a batalha contra o coronavírus e de acordo com o boletim de quarta-feira (8), são 103 recuperados no município.

Por outro lado, a Secretaria de Saúde registrou mais sete casos positivos, elevando para 187 o total de pacientes infectados. Seis são mulheres e o outro é um homem, todos submetidos a testes rápidos. Três pessoas estão internadas e as demais seguem em isolamento domiciliar.

Salgueiro ainda tem 10 óbitos e 14 pacientes em investigação, aguardando resultado das coletas. Quem tiver alguma dúvida pode procurar a Prefeitura através do “Informa Salgueiro”, pelo número: (87) 98139-1050 (WhatsApp).

Pernambuco tem mais 1,4 mil casos confirmados de coronavírus

Coronavirus

Nas últimas 24 horas, Pernambuco confirmou mais 1.453 casos do novo coronavírus. Agora, Pernambuco totaliza 67.604 casos de pessoas infectadas, desde o início da pandemia, com 5.323 vidas perdidas.

De acordo com boletim divulgado, nesta quarta-feira (8), pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), também confirmados 89 novos óbitos em decorrência da covid-19, que ocorreram desde o dia 12 de abril, em que 68 (76%) foram nos meses de abril, maio e junho e outras 21 (24%) neste mês de julho.

Dos casos confirmados nesta quarta, 177 (12%) foram diagnosticados como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.276 (88%) como leves, ou seja, pacientes que não demandaram internamento hospitalar e que estavam na fase final da doença ou já curados. Já com relação ao número total de casos, 20.575 foram considerados graves e 47.029, leves.

LEIA MAIS

Prefeitura disponibiliza testes rápidos da Covid-19 para profissionais da imprensa de Petrolina

A Prefeitura de Petrolina realizará, nesta quinta-feira (9), mais uma ação que segue protocolos de cuidados e prevenção contra o novo coronavírus. Dessa vez, disponibilizando testes rápidos para os profissionais da imprensa local.

A ação visa proporcionar maior segurança para esta categoria que também consta na linha de frente, atuando para conscientização da população e combate à pandemia e que acaba por se expor à contaminação diariamente ao garantir esses serviços.

A prefeitura fez levantamento junto aos meios de comunicação e instituições para listar os profissionais que demonstraram interesse na realização do teste rápido. A testagem acontecerá nesta quinta-feira (9), das 09h às 15h, no Centro de Convenções, na área central da cidade.

Vacinação contra a gripe continua em Petrolina somente para grupos prioritários

(Foto: Ascom/PMP)

A Prefeitura de Petrolina reforça que a vacinação contra a gripe no município não está disponível para toda a população, como vem acontecendo em algumas cidades do país. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a imunização está mantida apenas para o público-alvo previamente definido na campanha pelo Ministério da Saúde, porque apesar de o município ter batido a meta e vacinar 100% do público geral, três grupos – crianças, gestantes e mulheres no pós-parto até 45 dias – ainda não alcançaram o percentual estipulado pelo Ministério da Saúde, que é de 90%.

A campanha encerrou no final de junho e o prazo para continuar registrando esse público no sistema do governo federal é até 24 de julho. Até essa data, o público-alvo da campanha pode procurar os postos de saúde e se imunizar.

LEIA MAIS

Brasil registra mais de 44 mil novos casos e 1.223 mortes por Covid-19 em 24h

(Foto: Cadu Rolim/FotoArena/Estadão Conteúdo)

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registra, até a noite desta quarta-feira (8), 1.713.160 casos confirmados da Covid-19 e um total de 67.964 óbitos em decorrência da doença. Nas últimas 24h, baseado em dados disponibilizados pelas secretarias estaduais de Saúde, a pasta contabilizou o equivalente a 44.571 novos casos e 1.223 novas mortes.

O mesmo boletim epidemiológicos apontam que 1.020.901 pessoas já foram consideradas curadas da doença. Outras 624.295 permanecem em acompanhamento e são considerados casos ativos.

Bahia repete recorde de 61 mortes registradas nas últimas 24 horas nesta quarta

(Foto: ASCOM/SESAB)

A Secretaria da Saúde da Bahia registrou novos 3.582 diagnósticos positivos de Covid-19 nas últimas 24 horas. O estado chegou a 95.536 casos confirmados desde o início da pandemia nesta quarta-feira (8), dia em que o recorde de óbitos se repetiu com o registro de novos 61 mortes por causa da doença.

O mesmo número foi notificado na segunda-feira (6). Com isso, a Bahia chegou a 2.277 óbitos pelo novo coronavírus. No dia anterior, terça-feira (7), o estado tinha 91.954 casos confirmados e 2.216 mortes registradas.

O número de casos considerados recuperados da doença na Bahia é de 66.550, de acordo com o boletim da Sesab. A pasta ainda informa 26.609 pacientes seguem monitorados e são considerados casos ativos.

Paciente recebe alta após passar oito dias internado em Hospital de Campanha de Salgueiro

Paciente teve alta após vencer covid-19 (Foto: Ascom PMS)

Cada vida recuperada na batalha contra o novo coronavírus é motivo de festa. Em Salgueiro (PE), onde já são 180 pacientes infectados, a Secretaria de Saúde celebrou a cura clínica de João Dário. O paciente tem 55 anos e estava internado no Hospital de Campanha Nova Esperança.

Seu João recebeu alta nessa quarta-feira (8). A despedida foi celebrada pela equipe médica que prestou atendimento a ele durante os oito dias de internamento. Ele é um dos 98 pacientes recuperados – dados referentes ao boletim de ontem – em Salgueiro.

É com o sentimento de gratidão que Seu João se despede dos heróis que trabalham e se arriscam na linha de frente da pandemia para que esse final feliz se torne rotina por aqui“, destacou a Prefeitura. Salgueiro soma ainda 10 óbitos.

Pernambuco volta a ter alta nos casos positivos de covid-19 e ultrapassa 67 mil pacientes infectados

Mais 1.453 foram registrados hoje (Foto: Internet)

Os números da covid-19 voltaram a subir em Pernambuco nessa quarta-feira (8). No boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) foram confirmados hoje 1.453 casos positivos e 89 óbitos nas últimas 24 horas.

Dos novos pacientes, 1.276 (88%) são leves e 177 (12%) foram classificados como graves. Em números totais, Pernambuco soma 67.604 pacientes infectados pelo novo coronavírus: 20.575 graves e 47.029 leves.

Em relação às mortes contabilizadas hoje, 68 (76%) ocorreram desde 12 de abril. Apenas 21 (24%) foram registradas em julho. São 5.323 óbitos desde o início da pandemia do novo coronavírus. O número de recuperados ainda não foi divulgado.

Cedro: confira o que está liberado após lockdown de 15 dias

Município viveu dias de rigidez por conta da pandemia (Foto: Wellyson CDS)

A partir dessa quarta-feira (8) o município de Cedro, no Sertão de Pernambuco, tenta retomar a rotina após 15 dias de lockdown para controlar a covid-19. Os setores da economia, no entanto, funcionarão de forma limitada, inclusive aos finais de semana.

O que está liberado

Padarias podem reabrir das 5h. O comércio está liberado das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira e aos sábados, até 13h. Aos domingos somente postos de combustíveis e farmácias estão liberados. Templos religiosos podem abrir, mas apenas com 10 pessoas por vez.

O que não pode

Transporte alternativo para outras cidades segue vetado. A entrada de caminhões será controlada e apenas os carregamentos destinados a Cedro poderão entrar, com a finalidade de não deixar o setor desabastecido. Vendedores ambulantes estão impedidos de entrar.

Bares, restaurantes, pizzarias, lanchonetes, clubes, academias, quadras e campos de futebol continuarão fechados. Apenas delivery está liberado, sem horário de restrição.

A Prefeitura ressalta a importância de seguir os protocolos de higiene e distanciamento entre clientes. O uso de máscaras permanece obrigatório e quem descumprir as determinações será punido conforme prevê o Código Penal.

Emissoras afastam jornalistas que cobriram coletiva de Bolsonaro

Os jornalistas e cinegrafistas da Rede EBC, CNN Brasil e Record, foram afastados de suas atividades após cobrirem a coletiva de imprensa do presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido). Na terça-feira (7) Bolsonaro anunciou que seu teste para covid-19 deu positivo e em determinado momento removeu a máscara que usava.

LEIA TAMBÉM

URGENTE: Bolsonaro testa positivo para covid-19

A Rede EBC afirmou que os profissionais envolvidos na atividade de ontem ficarão em isolamento pelos próximos quatro dias. Após esse período serão submetidos a testes para identificar a covid-19. A equipe da CNN Brasil cumprirá isolamento por sete dias.

A Record não se posicionou oficialmente, mas procurada pelo portal UOL confirmou que afastou seus profissionais e que a equipe somente voltará ao trabalho depois de ser submetida a testes. Bolsonaro apresentou sintomas gripais no começo da semana e positivou para o novo coronavírus na manhã de ontem.

Próximo de 800 casos, Serra Talhada ganhará Hospital de Campanha ainda nesse mês

Estado quer ampliar rede em Serra Talhada (Foto: Reprodução)

Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, segue com números preocupantes da covid-19. São 791 casos positivos e para aumentar o suporte aos pacientes da região, o Governo do Estado anunciou na terça-feira (7) que em breve será inaugurado o Hospital de Campanha na cidade.

“Um comboio com 12 caminhões chegou em Serra Talhada com 35 respiradores, camas hospitalares, equipamentos de raio-x entre diversos outros materiais médico hospitalares. É mais um passo para que nos próximos dias possamos ter o Hospital Geral Eduardo Campos e o Hospital de Campanha, anexo a esse hospital. Ao todo serão 158 leitos, sendo 30 de UTI que vão garantir a assistência da IIIª Macro-Região, cuja sede encontra-se em Serra Talhada“, destaca o secretário de Saúde do Estado, André Longo.

Ampliar rede

“Estamos em expansão de leitos lá. O investimento que será feito, nos próximos 10 dias, a gente tem a expectativa de colocar operacional parte do Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada. Isso vai dar um novo formato à assistência da covid-19 no Sertão, abrangendo 800 mil pessoas da macro-região“, disse.

Petrolina e Juazeiro

Longo também cobrou a expansão de leitos na Bahia, em especial Juazeiro, para desafogar os leitos do Hospital Universitário em Petrolina, que terá o Hospital de Campanha em parceria com a instituição até o final desse mês. “Estamos em constante diálogo com a Bahia, que faça seu dever se casa para expansão de leitos em Juazeiro”, afirmou.